Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

duda 08/10/2020

Eu li esse livro beeem devagar, ele e bem denso e nem sempre estava no clima pra lidar com ele hahah

Apesar de alguns momentos tudo soar um pouco repetitivo, a leitura tem bons momentos também! Não conseguiria deletar todas as redes sociais porque trabalho com elas, mas olha deu uma vontadezinha de tentar

Lutty 17/10/2020

Deletei ???
Não desista da internet. Tem muita coisa boa nela só é preciso saber distinguir e usar de forma que não nos deixemos ser manipulados. É um bom livro, bem escrito, com fortes argumentos, todos embasados em boas referências e links bem direcionados. O autor conhece os bastidores do Vale do Silício, até por que atua nele. Sua visão, contudo é a de quem entende que a rede pode ser melhor utilizada sem nos tornar PRODUTO ao invés de usuários ou clientes. Perpassa por questões que nos induzem às reflexões de sobrevivência sem a rede. O poder de um algoritmo é imenso e não fazermos ideia do quanto, mas acredito que quando chegamos a ler esse livro já temos uma ideia do que há por trás da rede. Aqueles que não têm essa noção não se interessarão por esse tipo de leitura. Nos dez argumentos, um por capítulo basicamente, discorre sobre engajamento, espiritualidade, livre arbítrio, religião e chega até o ápice de nos classificar (incluindo-se) como babacas! Na conclusão deixa claro que a intenção não é audaciosa ao ponto de querer acreditar que vamos sim deletar nossas redes mas que podemos nos manter em equilíbrio e tornar algumas investidas um pouco mais trabalhosas. Compartilho com o autor minha repulsa ao Facebook. Recomendo sim!

Camila.Dias 18/10/2020

Me surpreendeu
Li esse livro porque assisti o Dilema das redes e achei que seria um bom com complemento.
Realmente me surpreendi, pois devido ao título, achei que seria um livro alarmista com regras rasas sobre porque deixar as redes sociais, mas não, os argumentos usados são bem plausíveis e o fato do autor trabalhar no vale do silício e com tecnologia há muitos anos traz uma base sólida para a argumentação.

Iza Macharette 18/10/2020

Usando bem ,que mal tem ?
Não, eu não vou deletar minhas redes sociais ,mas estou aprendendo aos poucos a me policiar quanto ao tempo que as uso ,eu não tenho mais face pois pra mim perdeu a graça ,não me pergunte porque .

O livro fala mais na parte tecnológica ,mas deu pra absorver algumas coisas importantes nele, não é fácil de se ler, tem que ser lido aos poucos, pois algumas partes são cansativas.

Quotes:

"O viciado vai perdendo gradualmente o contato com o mundo e as pessoas reais "

"Para manter as aparências , o número de seguidores da pessoa deve ser maior que o de perfis que ela acompanha."

"Se você compartilha um espaço com indivíduos que não estão olhando para seus smartphones,todos estão juntos."

"Mas quando todos estão usando o celular , você não tem qualquer noção do que está acontecendo com eles."

"Pesquisadores do Facebook praticamente se grabaram de que podíamos deixar as pessoas infelizes sem que elas percebessem.

" Não rejeite a internet aproveite o que ela tem de melhor.A internet em si não é o problema.

Irineu.Dias 26/10/2020

Delete suas redes agora!
Não uma ameaça utópica, mas um livro que se parece um aviso da consequências de nos viciar em redes bummer. Seus efeitos na sociedade e em nossa vida pessoal.

And 29/10/2020

Controle de comportamento e atrofia de habilidades sociais
O livro aponta os truques estatísticos que nos mantém sob controle e que estimulam comportamentos problemáticos. Mesmo que você não tenha vontade de deletar suas redes sociais, você poderá usá-las com uma consciência de quem foi avisado sobre como elas operam e os possíveis danos que você pode sofrer.

brunoleomont 29/10/2020

Faça um teste
O autor te dará alguns bons motivos para refletir sobre quem você se tornou, o que tem feito da vida e tanta influência que você tem recebido involuntariamente.

Natani2 31/10/2020

Eu excluí minhas redes sociais.
Há 3 anos excluí meu Facebook, há alguns meses excluí meu Twitter e, após, ler o segundo argumento deste livro, excluí meu Instagram. Logo, o livro não foi o único responsável pelo meu isolamento virtual, todavia foi um empurrãozinho.
O livro pode ser convincente, mas não creio que você deletará suas redes sociais após lê-lo, no máximo você ficará reflexivo ou até ansioso, pois o que a máquina das redes sociais é capaz de fazer conosco é indigesto. Somos manipulados com nosso consentimento e, pior, somos conscientes disso todos os dias. Mas as redes sociais são uma nova “cocaína”, não é tão fácil livrar-se desse vício, mesmo sabendo das consequências.
O que mais me motivou a excluir as redes foram um ataque de ansiedade que tive uns dias antes de ler o livro (o Twitter eu já estava em processo de ansiedade e o Facebook foi um outro ataque de ansiedade que tive em 2017, pré-eleições presidenciais).
Dica de auto-cuidado: delete suas redes sociais!

Arthur.Moreira 15/11/2020

Há um tempo atrás eu já havia deletado os apps de redes sociais do meu smartphone, mantendo somente os de mensagem. Não pelos motivos do livro, mas pelo fato de eu estar perdendo muito tempo rolando feeds.
Não cheguei a deletar as contas por ainda ter alguns logins vinculados em diversos sites, mas desde então não acesso nenhuma dessas redes sociais. Ao ler o livro a vontade diminuiu mais ainda. Por mais que muitas das coisas que o autor conta eu já tivesse conhecimento, os fatos trazidos em cada argumento me fizeram ter mais certeza de que tomei a decisão certa. Não sinto nem um pouco de falta.
Gostei da forma com que o livro foi escrito: fácil de entender e bem simples.
Só achei que para que os argumentos ganhassem mais força, ao invés de somente numerar as referências do final de cada capítulo ao longo dos mesmos, o autor poderia fazer algumas citações no texto.
No geral é um bom livro pra apresentar o mal que o "engajamento" pode fazer..

AllineP 15/11/2020

Essencial
Claro que o tema é apelativo, e tem de ser. Considero uma leitura essencial porque agrega e abre a nossa mente para entendermos onde estamos pisando.

Vou deletar todas as minhas redes sociais depois de ler esse livro? Não. Porém, não nego que vontade dá! :')

Talvez tenha sido mais fácil pra mim digerir e gostar dessas informações, já que nunca fui extremamente engajada nesse mundo. Sempre tive medo de ter minha personalidade negativamente afetada em nome de acabar querendo chamar atenção, como a maioria. Mas independente de você ser louco pelo Facebook ou não... Leia este livro. Tenha noção de onde você se encontra e como agir para ser mais você mesmo e menos o resultado imposto por uma máquina.

Gosto muito do Jaron Lanier! Ele é um escritor com propriedade do assunto e não é mais um sensacionalista por aí.

Camis 17/11/2020

bolsonaro = merda seca
Peguei esse livro para ler depois de assistir o documentário "Dilema das redes", por isso já sabia mais ou menos o que encontraria e já estava também com uma opinião pré-formada sobre o assunto. O autor do livro, Jaron Lanier, é um engenheiro das antigas do Vale do Silício, então ele traz um olhar crítico de dentro da bolha das high-tech norte-americanas que hoje controlam nosso mundo. Ele explica que o problema central das redes sociais é o modelo de negócio delas - nós, usuários, somos os produtos sendo vendidos e infelizmente quem nos compra são empresas cujas motivações muitas vezes cagam na cabeça da nossa sociedade.
As redes sociais estão vendendo para essas empresas mudança no nosso comportamento, e isso é absolutamente sério e problemático. Se fosse só influenciar nossas compras seria ok, mas essa manipulação vai muito além como a gente pode perceber com o crescimento da extrema-direita no mundo todo.
Essa manipulação causou, indiretamente, problemas incontornáveis na nossa sociedade - o estrago no meio-ambiente brasileiro é um exemplo; o retrocesso na educação, o aumento do desemprego e da pobreza do nosso país também... Tudo isso foi ocasionado pelo governo Bolsonaro e essa mula sem cabeça só é presidente justamente por causa dessa manipulação sobre a qual o autor explica.
Gostei muito e acho que as reflexões que Lanier traz são extremamentes urgentes e necessárias, o único defeito para mim (que me fez dar 4 estrelas ao invés de 5) é a escrita do autor, que acho ser a maior prova de que ele é um engenheiro (desculpa aí para os engenheiros). Simplesmente não é tão bem escrito, o autor não consegue explicar direito as coisas e faz umas comparações/metáforas que parecem só complicar o que seria fácil de entender.
Mas, fora isso, reforço que as críticas que ele faz são urgentes de serem discutidas. Fiquei tensa principalmente porque me identifiquei com muitas das coisas que ele descreve serem causadas por essa manipulação das redes sociais - percebi de uns tempos para cá, por exemplo, que minha irritabilidade tá podre, me estresso facilmente com o que leio online, coisa que Lanier explica ser um dos meios das empresas de rede social para produzir engajamento.

Cássia 24/11/2020

Todos deveriam ler!
Realmente são argumentos que o autor lhe ?mostra? sobre o que as redes estão fazendo com as pessoas. Recomendo para pessoas que como eu, são leigas no assunto e estão abertas para aprender. A princípio, nunca tinha pensado nos malefícios que estas podem trazer para as nossas vidas, mas com a leitura aprendi muito. Além disso, o autor deixa claro que a internet por si só é boa e devemos aproveitá-la, mas algumas plataformas estão realmente nos controlando e nos transformando.
Leiam!

Esther 11/12/2020

O livro é interessante, mostra a ?máfia? da internet, mas não me abala tanto, pois não sou movida pela internet. Obviamente sou viciada, mas eu consigo viver sem, não sou influenciada digitalmente, não mudo meu jeito para me conectar a alguém.

giu 12/12/2020

Tecnologia
Digo logo de cara que, se você não tem o real conhecimento de como as redes sociais funcionam, tem que ler este livro! Eu li ele depois de ver o autor em um documentário na Netflix, O Dilema das Redes, em que o assunto de como a rede social funciona é abordado, mas não de forma tão aprofundada que nem no livro.
Não garanto que ler este livro te fará largar as redes sociais de fato, mas te deixará mais consciente do que de fato acontece quando você as utiliza. Recomendo para todos por ser um livro esclarecedor!