Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Ronan 10/09/2020

Já tinha saído de algumas mesmo
O autor desse livro já trabalhou em grandes empresas do vale do silício, as chamadas big techs. Foi nesses empregos que ele reuniu subsídios para escrever essa obra repleta de argumentos para você deletar suas contas nas redes sociais, e ele é bem convincente. Alguns dos dados e informações por ele apresentados nós até já desconfiávamos que existissem ou que funcionassem dessa forma. Eu, por minha vez, já deixei todas as redes sociais (com exceção do Whatsapp, que eu gostaria muito de substituir ou eliminar também e outras de leitura que eu acho que valem a pena) há mais de um ano, quando percebi que aquilo tudo me afogava em uma maré de informações, muitas vezes sufocantes, além de aumentar minha ansiedade.
Ele lista 10 argumentos e detalha-os:
1. As redes alteram nosso comportamento através de seus algoritmos, e elas vendem essa possibilidade de alterarem nossos comportamentos a empresas, esse é seu principal produto.
2. Há uma gigantesca máquina por trás desse negócio, movida pelas empresas Bummer (Behaviors of User Modified, and Made into an Empire for Rent, Facebook, Twitter, Google e em menor medida segundo o autor Microsoft e Apple) isso significa comportamentos de usuários modificados e transformados em um império para ser alugado. Normalmente, o mecanismo que tenta engajar o usuário nas redes implica em dar destaque para o que personagens “heterodoxos” dizem e postam, não o que pessoas sensatas postam, ou seja, dar e ampliar a voz dos “babacas”.
3. Por favorecerem movimentos “de manada” elas ajudam a minar nossa individualidade.
4. Justamente por dar e ampliar a voz de pessoas que não falam a verdade e que muitas vezes são polêmicas (o autor cita Trump como exemplo) mas que garantem engajamento, elas acabam por minar a verdade. Até porque, o que chega até você é tão manipulado e direcionado por algoritmos que é difícil fazer essa distinção entre o que é verdadeiro ou não.
5. Ao tirar as informações que colocamos lá de seu contexto elas fazem com que nossas palavras, fotos ou o que quer que seja perca o sentido original, ela descontextualiza nossas produções.
6. Por favorecerem um comportamento de manada e por individualizarem demais os conteúdos para aumentar o engajamento elas diminuem nossa capacidade de empatia, pois já não mais sabemos a que tipo de conteúdo o outro foi exposto, assim como o outro não sabe ao que fomos expostos, diminuindo a empatia mútua.
7. Dentro dessa enorme capacidade manipulativa de nossos comportamentos, essas empresas também têm a habilidade de nos fazer infelizes, pois você está sendo julgado o tempo todo, sem necessidade e por pessoas que muitas vezes nem nos importam.
8. Elas (se pensarmos em UBER ou IFOOD, que também usam o modelo Bummer) ampliam a precarização do trabalho e profissionalmente minam nossa autoconfiança por não trabalharmos nessas áreas “criativas” e “inovadoras”. Como se boa parte dos empregos atuais fossem obsoletos.
9. Elas tornam a política virtualmente impossível pois são capazes de manipular a atenção das pessoas e, dentro de seu funcionamento, privilegiam amplificar candidatos ou ideias que geram mais engajamento em seus usuários, independente da posição política ou ética deste. Ao mesmo tempo em que pessoas boas usam as Bummer para espalhar boas ideias, elas são rechaçadas por idiotas amplificados (por gerarem engajamento), a partir daí essas pessoas boas usam a própria Bummer para reclamar disso, ou seja, alimentam um círculo vicioso em que só a Bummer ganha.
10. Na medida em que elas nos desindividualizam via comportamento de manada, diminuem nossa empatia, limitam nossa visão de mundo via exposição personalizada pelos algoritmos e dificultam que os outros nos conheçam de fato descontextualizando nossas produções.
O autor diz que elas odeiam nossas almas porque nos tratam como máquinas evoluídas e que podem ser reprogramadas via algoritmo para seu benefício.

Com essa última frase eu concluo minha leitura e reitero minha saída dessas redes, recomendo para quem quer refletir sobre o tema, embora ache que a tradução fica confusa em alguns pontos.

cheledrum 14/09/2020

Que mundo é esse?
A leitura é complexa. Fez eu refletir sim e junto com outros elementos fez eu me convencer a deletar algumas redes sociais. Dá medo do mundo que estamos nos tornando

Bibi 17/09/2020

É maneiro
Acabei lendo depois de assistir o documentário da Netflix em que o autor aparece e sinceramente os argumentos são bem parecidos. Particularmente, gosto muito da pessoa que é o autor, da para notar suas boas intenções em como ele tenta fazer que tenhamos nossas próprias opiniões sobre o assunto.
Não tive muitos problemas com o linguajar técnico porque já sou da área de TI mas aparentemente algumas pessoas o tiveram, então tenha isso em mente se você pensa começar a ler o livro.
Um tanto repetitivo mas nos faz refletir sobre algumas coisas, definitivamente vou monitorar melhor como uso as redes sociais

Luis454 20/09/2020

Sobre os argumentos
Claramente escrito por alguém que conhece o problema de dentro, os dez argumentos fazem todo o sentido, são claros e com exemplos práticos e facilmente reconhecíveis malefícios. E impossível não repensar sua papel mas redes e que talvez não valha a pena ter um, agora.
Recomendo ler com celular o computador perto para checar as notas.

Patricia 28/09/2020

Saia da sua bolha
O livro é muito direto e explica bem seus argumentos, como estamos sendo leve e gradualmente influenciados pelas grandes empresas de redes sociais e o impacto na vida real das pessoas em todo o mundo. Recomendo a todos que utilizam essas redes, para que tenham pelo menos consciência do que está acontecendo e possam escolher com liberdade o que fazer.

Thayse 02/10/2020

Faz a gnt repensar
O livro apresenta ótimos argumentos para a gente repensar o uso das redes sociais e o que estamos fazendo com nosso tempo.

duda 08/10/2020

Eu li esse livro beeem devagar, ele e bem denso e nem sempre estava no clima pra lidar com ele hahah

Apesar de alguns momentos tudo soar um pouco repetitivo, a leitura tem bons momentos também! Não conseguiria deletar todas as redes sociais porque trabalho com elas, mas olha deu uma vontadezinha de tentar

Lutty 17/10/2020

Deletei ???
Não desista da internet. Tem muita coisa boa nela só é preciso saber distinguir e usar de forma que não nos deixemos ser manipulados. É um bom livro, bem escrito, com fortes argumentos, todos embasados em boas referências e links bem direcionados. O autor conhece os bastidores do Vale do Silício, até por que atua nele. Sua visão, contudo é a de quem entende que a rede pode ser melhor utilizada sem nos tornar PRODUTO ao invés de usuários ou clientes. Perpassa por questões que nos induzem às reflexões de sobrevivência sem a rede. O poder de um algoritmo é imenso e não fazermos ideia do quanto, mas acredito que quando chegamos a ler esse livro já temos uma ideia do que há por trás da rede. Aqueles que não têm essa noção não se interessarão por esse tipo de leitura. Nos dez argumentos, um por capítulo basicamente, discorre sobre engajamento, espiritualidade, livre arbítrio, religião e chega até o ápice de nos classificar (incluindo-se) como babacas! Na conclusão deixa claro que a intenção não é audaciosa ao ponto de querer acreditar que vamos sim deletar nossas redes mas que podemos nos manter em equilíbrio e tornar algumas investidas um pouco mais trabalhosas. Compartilho com o autor minha repulsa ao Facebook. Recomendo sim!

Camila.Dias 18/10/2020

Me surpreendeu
Li esse livro porque assisti o Dilema das redes e achei que seria um bom com complemento.
Realmente me surpreendi, pois devido ao título, achei que seria um livro alarmista com regras rasas sobre porque deixar as redes sociais, mas não, os argumentos usados são bem plausíveis e o fato do autor trabalhar no vale do silício e com tecnologia há muitos anos traz uma base sólida para a argumentação.

Iza Macharette 18/10/2020

Usando bem ,que mal tem ?
Não, eu não vou deletar minhas redes sociais ,mas estou aprendendo aos poucos a me policiar quanto ao tempo que as uso ,eu não tenho mais face pois pra mim perdeu a graça ,não me pergunte porque .

O livro fala mais na parte tecnológica ,mas deu pra absorver algumas coisas importantes nele, não é fácil de se ler, tem que ser lido aos poucos, pois algumas partes são cansativas.

Quotes:

"O viciado vai perdendo gradualmente o contato com o mundo e as pessoas reais "

"Para manter as aparências , o número de seguidores da pessoa deve ser maior que o de perfis que ela acompanha."

"Se você compartilha um espaço com indivíduos que não estão olhando para seus smartphones,todos estão juntos."

"Mas quando todos estão usando o celular , você não tem qualquer noção do que está acontecendo com eles."

"Pesquisadores do Facebook praticamente se grabaram de que podíamos deixar as pessoas infelizes sem que elas percebessem.

" Não rejeite a internet aproveite o que ela tem de melhor.A internet em si não é o problema.

Irineu.Dias 26/10/2020

Delete suas redes agora!
Não uma ameaça utópica, mas um livro que se parece um aviso da consequências de nos viciar em redes bummer. Seus efeitos na sociedade e em nossa vida pessoal.

And 29/10/2020

Controle de comportamento e atrofia de habilidades sociais
O livro aponta os truques estatísticos que nos mantém sob controle e que estimulam comportamentos problemáticos. Mesmo que você não tenha vontade de deletar suas redes sociais, você poderá usá-las com uma consciência de quem foi avisado sobre como elas operam e os possíveis danos que você pode sofrer.

brunoleomont 29/10/2020

Faça um teste
O autor te dará alguns bons motivos para refletir sobre quem você se tornou, o que tem feito da vida e tanta influência que você tem recebido involuntariamente.

Natani2 31/10/2020

Eu excluí minhas redes sociais.
Há 3 anos excluí meu Facebook, há alguns meses excluí meu Twitter e, após, ler o segundo argumento deste livro, excluí meu Instagram. Logo, o livro não foi o único responsável pelo meu isolamento virtual, todavia foi um empurrãozinho.
O livro pode ser convincente, mas não creio que você deletará suas redes sociais após lê-lo, no máximo você ficará reflexivo ou até ansioso, pois o que a máquina das redes sociais é capaz de fazer conosco é indigesto. Somos manipulados com nosso consentimento e, pior, somos conscientes disso todos os dias. Mas as redes sociais são uma nova “cocaína”, não é tão fácil livrar-se desse vício, mesmo sabendo das consequências.
O que mais me motivou a excluir as redes foram um ataque de ansiedade que tive uns dias antes de ler o livro (o Twitter eu já estava em processo de ansiedade e o Facebook foi um outro ataque de ansiedade que tive em 2017, pré-eleições presidenciais).
Dica de auto-cuidado: delete suas redes sociais!