Querido Ex

Querido Ex Juan Jullian

Resenhas - Querido ex,

iasminnaara 09/03/2024

Recomendações de amigos, parte 1: San
Amei esse livro! Ouvi narrado pelo próprio Juan Jullian e me diverti muito (e chorei também). Tem humor e personalidade próprios pra tratar de temas muito difíceis.

É uma história sobre amadurecimento e vale muito a pena dar uma chance! Minha única ressalva é que eu acredito que esse livro precisava de um final menos anticlimático.

Fiquei com a sensação de que o autor buscou por um final chocante, quando essa narrativa precisava de um final mais esperançoso. Se o último capítulo não existisse, se acabasse simplesmente no anterior, eu teria dado 5 estrelas, mas realmente o final me pegou de maneira negativa.

Christie 04/03/2024

Querido ex
Eu gosto da premissa livro em formato de carta, flui muito bem a leitura. O personagem principal me levou numa montanha russa de sentimentos indo da raiva a compaixão, muitas vezes eu me pegava julgando sabendo que minha mente é tão bagunçada quanto kkkkk até a última carta, apesar de tudo, eu tava firme segurando a mão do autor, mas meu querido que final foi esse??? Sério, passa o livro falando do ex como se aproveita da luta pra benefício próprio e no final faz exatamente isso? Pqp só existe sofrimento na vida dessa gay? Já não basta a realidade ser ruim o suficiente??? Sério eu sei lá

Amanda 25/02/2024

O bom desse livro é que ele é curto e acaba. Ser escrito em cartas faz fluir, mas não torna mais fácil suportar o protagonista. Acho que nunca tinha lido um personagem tão chato em todo minha vida, não consegui encontrar uma característica redentora. O final foi abrupto, mas me fez empatizar pq ninguém merece tal coisa, ninguém merece!

Helo 21/02/2024

A premissa é interessante, mas cada vez mais começo a achar que o formato epistolar não funciona comigo, fico com dificuldade de me conectar com o personagem. Pra mim, o baque do final fez toda a diferença na minha experiência mais positiva do livro. Uma coisa que me incomodou um pouco foi o exagero no uso de referências da cultura pop ? normalmente eu acho legal, mas acho que o autor foi um pouco além do necessário.

Thami Bumussi 19/02/2024

Criei muitas expectativas e me decepcionei
Apesar de amar livros escritos através de cartas, esse livro não funcionou para mim.

Eu gostei do enredo do livro em si e o último capítulo me fez dar 3 estrelas, mas achei o protagonista INSUPORTÁVEL!!

O livro passa num período de 5 meses e não vi evolução alguma do personagem principal e achei que isso, junto ao excesso de referências pop ?largadas?, fez com que a leitura se tornasse repetitiva e maçante.

É um livro que trás temas importantes de representatividade e saúde mental, mas por ter pego ranço do protagonista eu ficava meio que Mike Wazowski ?mimimimi?seboso?.

A princípio quero ler o segundo livro pois acho que história será mais interessante visto que gostei mais desse personagem, maaaaaaas vamos ver?

Hailita 18/02/2024

Querido ex,
Ai caras, eu adorei esse livro! Mesmo tratando de alguns assuntos serios, eu achei ele bem descontraído pela personalidade do personagem principal que narra o livro, alem da escrita muuito gostosa e leve (com direto a muitas referências, até do meu filme favorito: hoje eu não quero voltar sozinho!!!!) , alem de ser bem curtinho, o que fez a leitura fluir mto pra mim!
Então eu gostei bastante e recomendaria pra quem quer ler um livro rapido mas q trata de um assunto mais sério de uma forma responsável e descontraída :)

SJFRUTI 18/02/2024

"O amor que eu verdadeiramente mereço."
Um livro deverás curto; "simples", mas com uma mensagem bonita e verdadeira. Se eu pudesse definir esse livro em uma palavra seria "Profundo", acredito que "Querido ex" tenha realmente muitas camadas; respostas e ensinamentos do que aparentam.
Não é só uma história de alguém que terminou um namoro e o ex virou uma subcelebridade. Não, esse livro é a história de alguém que se doou por uma relação e foi totalmente machucado; humilhado e diminuído enquanto resistia por amar o parceiro. Uma relação que machucou e foi um livro que me fez perceber o quão a mente humana pode ser frágil diante de tantas coisas.

"Querido ex" foi um livro que realmente me instigou! Ele foi até que surpreendente... De um jeito bom, a estrutura do livro me deixou surpresa e a forma como a história do protagonista foi contada é interessante. Os personagens envolvidos.. Esse trama mais psicológico e pessoal do protagonista; as cartas.. Foi tudo muito bem elaborado. O fato do protagonista também não ter um nome me pegou de surpresa também, eu esperava pelo menos um nome para me referir a ele, mas... Não tem nenhum, talvez com o final eu tenha entendido o motivo dele não ter um nome.. Mas também tenho a ideia de que seja para quem ler, também puder se identificar com a história e se ver como protagonista, talvez quem estiver passando pela mesma situação, mas não sei, foi só algo que eu pensei.

Em resumo? O livro é contado através de cartas; pelo que dá para entender durante o livro, o protagonista passou por um conturbado e encontrou conforto em seu amigo que posteriormente veio a ser seu namorado tambem; mas.. ele acabou se mostrando uma pessoa tóxica e sem empatia pelo protagonista, se mostrando alguém realmente... Desleixado em relação aos sentimentos do outro; que assim como no título do livro, acabou com sua saúde mental e deixou um grande vazio após o término. As cartas são todas destinadas ao ex do protagonista e que no final, realmente foram enviadas (E por acaso, que final incrível. Eu gostei muito do final).

Acho que o conteúdo do livro é uma grande reflexão sobre como um relacionamento pode sugar nossa alma; alegria e até nossa saúde mental.
A gente pode ver claramente o quão perturbada a relação do protagonista e a do ex estava sendo; Como o outro... Inferiorizava; enganava e até mesmo humilhava o protagonista... Tentando o moldar em seus próprios padrões, usando como um chaveirinho por ser negro ele ser branco e totalmente o padrão de beleza; A gente vê como essa relação estava sendo abusiva, como estava machucando e encaminhava para brigas e outros comentários idiotas. A gente vê como esse namorado.. Fazia parecer que a culpa era do protagonista sempre que algo dava errado ou fato deles estarem daquele jeito, mesmo que tudo fosse feito "indiretamente".

Tudo isso, juntamente a grande dependência emocional que o protagonista parecia ter no namorado. Eles eram amigo, o namorado dele fazia ele se sentir realmente bem e ele não queria que acabasse, então quando tudo acabou, ele pareceu "enlouquecer" emocionalmente e tudo parecia dar errado e estava afetando seu cotidiano também... E assim a história se seguiu.
Uma história que conta como um jovem que após terminar um namoro e perceber o quão seu ex namorado lhe deixava mal, tentou continuar vivendo e quis cuidar de si, tirar um tempo para si.. Para cuidar de sua saúde porque ele não estava pronto para algo romântico naquele momento, mas muitas outras coisas estavam acontecendo e tudo parecia estar dando errado, se acertado e era isso. Ele estava vivendo e querendo viver, descobrindo coisas que ele nem sabia sobre ele mesmo que nunca poderia sendo a sombra do ex namorado. Descobrindo como foi bom ele ter terminado, mesmo que ainda gostasse muito, ele estava tentando viver realmente.

E cara, eu percebi nesse o livro o quanto a gente precisa ter amor próprio.. E não se deixar depender de uma pessoa de forma emocional; estar atento aos sinais e não deixar as pessoas nos machucarem; nos moldarem em seus padrões.. Como as pessoas erradas podem sugar nossa energia, sabe? Como ate mesmo a frustração desse relacionamento nos faz errar e fazer coisas horríveis também, ficamos emocionalmente desiquilibrados, desesperado por um pouco de aprovação e aceitação. Acredito que o próprio protagonista tenha evoluído, se desenvolvimento e crescido de forma pessoal durante o livro.

Eu gostei do livro sim, acho que ele teve uma narrativa realmente importante sobre esse tema... Como um relacionamento pode nos mudar e machucar assim. Eu, particularmente, nunca estive em um relacionamento.. Mas eu sempre observei a relação desgastada dos meus pais e gosto bastante quando livros abordam temas assim.
A forma como foi tudo estruturado e escrito também me agradou bastante; não é nada difícil de entender, o personagem é alguém que você consegue sentir compaixão e é um livro sincero sobre isso; mostrando as verdades, as mentiras, os erros, tudo.
Mas a partir de um momento eu acabei cansando um pouco da narrativa; se tornou um pouco cansativa e monótona, acho que se ela fosse de outro jeito.. Intercalando entre as cartas e a história acontecendo entre diálogos, eu teria gostado mais. PORÉM! Essa é a proposta do livro é com isso, o final foi bem interessante.
Não foi um livro que tive grande reações, me surpreendi em muitos pontos e nossa, história muito bem escrita, ótima linha cronológica, mas nem fiz muitas atualizações aqui no skoob se eu for perceber, mas.. foi bom de qualquer forma. Sabe quando você quer classificar o livro em: excelente, ótimo e bom? Esse é o tipo de livro que é bom, ele é beeeeeeeeeeeeeemmmm bom. Só bom mesmo, o que não é ruim.

Em resumo, pra mim? Um livro que eu gostei de ler, mas não será um que vou ler e reler várias vezes; tem um enredo interessante e tudo mais. Não é uma história de amor, é uma história "trágica"(entre aspas), mas bem elaborada e com uma história "bonita" de certa forma. De toda forma, eu gostei e levou meu 3,5 ??

Giulia143 14/02/2024

É um livro divertido e emocionante. Já tinha notado isso na escrita do autor em ?Vitalizou?, ele mescla muito bem o humor, assuntos mais delicados, momentos emocionantes e cultura pop. Conseguimos ver atravez das cartas não só a história do protagonista, e do ex, mas também o processo de luto que ele estava vivendo (porque sim, com o término de um namoro vem um processo de luto).

Jessica.Pris 09/02/2024

Gostei desse formato de leitura
Achei bem interessante a história e modo de leitura, uma carta para o ex em cada capítulo, se essa moda pegar kkk, a sinceridade do ex... Cada capítulo mostra como uma ação ou uma palavra tóxica transforma um relacionamento abusivo e acaba deixando o parceiro com a saúde mental detonada, vemos que o personagem principal não consegue ter outro relacionamento se compara com o ex namorado, o final me surpreendeu bastante achei bem triste, foi uma boa leitura quero ler o segundo livro

Lele218 09/02/2024

Zzzzzzz
Tentei ler esse acho que em 2022 e abandonei depois de 42 páginas, mas como foi presente (que eu mesma escolhi) e acho o autor muito simpático, decidi tentar novamente. Dito isto, tentei demais, me arrastei até o final, mas realmente não é pra mim.

Achei o humor do livro ruim, não consegui sentir muita empatia pelo protagonista porque ele é muito chato. Foi um sentimento de vergonha alheia quase que o livro inteiro, não aguentava mais ficar na cabeça daquele garoto. O livro ficou minimamente interessante quando a gente vai descobrir quem é Daniel, mas até ali é uma luta e depois volta a ser um tédio. Como pode um livro de menos de 200 páginas ser tão cansativo de acabar? Também não curti o final, achei totalmente aleatório, quase que pra chocar?

Infelizmente tenho a continuação em ebook, mas vontade nenhuma de ler. Se um ex já é chato, que dirá o outro.

Hudson.Medeiros 04/02/2024

Ressentimento deveria ser o subtítulo
A escrita do protagonista é substancialmente marcada pelo ressentimento contra o ex-namorado e acabou pouco se implicando nas queixas que estava fazendo. Uma opção de livro para um dia em que você quiser usar o tempo de vida para apenas deixar passar... O bom é que é bem curto.

Yasmin 01/02/2024

Não sei. Talvez seja aquele gostinha meio agridoce outra vez, mas eu realmente amei esse livro. Teve horas que ele me trouxe um quentinho no coração, outras onde só sobrou ódio, outras em que ele deu um murro no meu coração sem mais nem menos... Será que eu sou masoquista por ter dito que amo esse livro depois do que eu senti? Talvez.
Por que esse final fez isso comigo, cara?

Ana 25/01/2024

Comecei rindo e terminei chorando
Até agora tô processando esse livro.
Ouvi o audiobook na audible e achei incrível a narração do próprio autor da obra!

O fato de ser escrito todo por meio das cartas que o protagonista endereça para o "Querido ex" deixa tudo mais dinâmico e interessante.

Porém, como nem tudo são flores, acho que o protagonista precisa de mais terapia que ele já faz.
Ele é traumatizado e por vezes paranóico.

O livro inteiro tem coisas impactantes e o final me deixou com o coração pesado.

Queria ter amado mais, mas ainda que não tenha me identificado, são importantes as questões do personagem a respeito de aspectos da vida de garotos Queer.

Foi uma leitura válida.

É isso..

Fernanda2962 25/01/2024

Ehh...
Esperava mais.
No começo foi bem legalzinho, mas do meio pro final ficou meio repetitivo.
É que final ruim, sério.