Querido Ex

Querido Ex Juan Jullian

Resenhas - Querido ex,

fernandosj 23/01/2024

Confuso
O que eu senti enquanto lia foi uma montanha russa, a história começava bem, ficava morna, esquentava, monótona de novo e no final explode de vez. Inclusive bem contraditório esse final.
Se eu tivesse lido na época que foi lançado eu provavelmente avaliaria melhor, mas as referencias pop me deu uma sensação de datado demais.

Jaciane.Cruz 22/01/2024

Estou em choque?
O quanto essa história mexeu comigo eu nem consigo explicar. Mesmo não sendo o público alvo dela, acabei me identificando em alguns aspectos. A narrativa é leve e irreverente, mesmo tratando de assuntos difíceis e pesados. O final foi arrebatador e doloroso, porém real, o que faz com que a história se torne ainda mais próxima de quem lê. Eu ainda estou em choque e sem chão com tudo que li. Ao longo da história é possível rir, chorar e sentir muita, mas muita, raiva. É uma jornada, que mesmo com um fim trágico, é bonita, porque se trata de um processo de autodescoberta, entendimento e cura. E como mesmo com tanto apoio nós só podemos nos curar se nós nos permitimos a fazê-lo. Quero agradecer ao autor por nos agraciar com essa história, e como eu a li (ouvi) no momento certo. Consigo enxergar uma luz no fim do túnel. Obrigada.

poli 19/01/2024

Querido ex,
Fiquei bem chocada com a história e a complexidade dos personagens. mas principalmente com o final, não esperava mesmo kkkkk tô curiosa pra ler a sequência

Line Ls 14/01/2024

Rio de mágoas e assuntos delicados sob um olhar pop
Achei que ia me divertir e acompanhar só uma série de acontecimentos e frustrações pós término, mas passei por muitas coisas que não esperava: racismo,dependência emocional,exposição,insegurança,raiva,violência,hiv,etc envolto em várias referências pop que muitas vezes reforçam a personalidade e a complexidade da relação abordada ,mas que é meio chato e confuso pra absorver de uma vez só..o final foi um soco no estômago que me fez derramar algumas lágrimas mas do jeito que eu li,não foi uma experiência legal
Se forem ler,estejam atentos e esperem por algumas coisas bastante explícitas e pesadas

isabella 14/01/2024

Esse livro é o puro suco do twitter, foi feito em 2020 então é basicamente só militância e referências a coisas atuais, definitivamente não é meu estilo de livro

Mikaaell 10/01/2024

Gostei
Li em dois dias de madrugada ouvindo a playlist do autor.
Gostei bastante do desenvolvimento da história e principalmente do personagem, apesar dele me irritar um pouco.
O final é bom.

Ju Leão 06/01/2024

Parece real???
Eu AMEI esse livro, a forma como o autor narra é incrível, crua e sao varios tapas na cara.
Esse livro fala sobre tanta coisa, uma leitura sensacional
E que plot twist no final, na minha cabeça toda essa historia realmente existiu kkkkk

Tori.Estelar 31/12/2023

Não gostei ?
Este livro precisa de um aviso de gatilho (tenho quase certeza que não tinha um, ao menos no audiolivro) e só agora que vi que o autor se inspirou no livro As Vantagens de Ser Invisível, e eu não gosto nem um pouco desse livro (com todo respeito pelas pessoas que gostam).

Definitivamente não é meu tipo de leitura.

Lala Clement 27/12/2023

Este livro tem um desenrolar interessante, cada capítulo é uma carta, em cada carta vamos cada vez mais fundo no personagem, trazendo sentimentos, atitudes, cada vez mais complexas e como isso vai nos afetando e atentando a nossa saúde mental

R4vi 17/12/2023

Querido, Juan Jullian(que acabou com a minha saúde mental)
É um história curta que te dá soco na cara e ensina lições importantes demais para serem ignoradas, o livro faz MUITAS, enormes, críticas sociais relacionadas a homofobia, transfobia e racismo, além é claro do famoso relacionamento tóxico que as pessoas conseguem se enfiar(vamo se valorizar, galera!).

Me emocionei demais com esse final, você sente raiva, alegria, ri e chora, todos os sentimentos que nosso protagonista passa a gente também passar e QUE DOR.
Eu tava gritando vendo o quanto ele conseguiu amadurecer, o quanto as pessoas conseguem crescer com um apoio e o quanto muitas precisam conseguir sem nada nem ninguém.

A escrita é leve e, facilmente podemos nos identificar, adorei as reviravoltas e como o Juan nos mostra um personagem imperto cheio de dores que não foram tratadas e elas vão precisar melhorar, porque ninguém pode esperar o ex para sempre.

maxwellcruz_ 11/12/2023

Não tava esperando?
O fato do livro ser construído apenas por cartas não me agradou de início, mas a cada carta eu pude conhecer e entender toda a história que se passava com ele.

Senti raiva, tédio, alegria, esperança e acima de tudo reflexão. refleti por vários momentos em relação a diferentes assuntos.

Tive uma esperança gigantesca da nova relação entre ele e Kalil, mas me decepcionei no penúltimo capítulo, porém entendi que as vezes a liberdade que existe dentro de cada um precisa ser ouvida e posta pra fora.

Fiquei chocado com o final e não esperava esse fim para ele. Espero que no próximo livro eu consiga receber melhor a conclusão dessa história que acabou me impressionando!

Gisele Galindo 06/12/2023

Querido Ex
Estou em choque.

Sempre via esse livro zanzando pelas redes, apps, e não me chamava a atenção. Sinceramente, a capa, a meu ver, não condiz muito. Enfim, após a Black Friday, um grupo de ofertas literárias anunciou ele. Fui ver, pq sou dessas. Não posso ver uma promo de livro dando bobeira. E... mais uma vez, quase desistindo quando... vi que ele estava na Audible (que eu queria testar há tempos). Lá fui para minha aventura narrada pelo próprio autor.

É como se fosse um diário, porém, são cartas que o jovem protagonista escreve para exorcizar o ex (sugestão da psicoterapeuta). Então, não espere um rapaz de mente formada, amadurecido. Ele é imaturo e um tanto quanto egoísta, que no decorrer do texto reconhece alguns de seus próprios "defeitos" também, bem como aponta furiosamente os dos outros, em especial, claro, o do ex, com quem viveu um relacionamento abusivo. O autor pincela momentos, que geram identificação, em que você afirma: caramba, é assim mesmo.

Uma linguagem livre, contudo, nada despretensiosa. Não raro, admirava-me com frases brilhantemente lapidadas.

Em certo momento cheguei a pensar: uau, ainda não me cansou essa trama do ponto de vista só dele e nesse formato. Todavia, faltando meia hora para o término do livro, veio um cansaçozinho, pois começou uma repetição incômoda, nada grave. Quase deixei para terminar depois. Sabe como são essas coisas, né?! "Só mais um episódio, só mais um capítulo..."

Pois bem, devia ter parado. Como dormir com aquele final? Quando dei por mim, estava aos prantos e barrancos em minha cama.

Minha primeira experiência com Audible e...

Querido Ex acabou com a minha saúde mental.

Jamais esperava por esse arrebatamento de emoções, reflexões e injúrias, minhas, vontra nossa história malfadada, tacanha no aprendizado do bem-querer. A palavra empatia nem deveria existir. Deveria ser parte de nós, como um órgão vital. Estou que nem sei. Escrevo ainda no calor da emoção.

O final do penúltimo para o último capítulo, que perfeição! Poético demais, diria. Quando começou o último pensei que alguma coisa estivesse errada com o app da Audible ou fosse uma degustação de outro livro, mas não. Meu pai eterno, estou em êxtase, em lágrimas incessantes... como amo um final surpreendente! Na verdade, inesperado, que serve como mais um grande alerta para todos, para a sociedade.

Ah, aviso, contém diversos possíveis gatilhos pelo livro todo.

Parabéns ao autor e gratidão.