Brilhando no Escuro

Resenhas - Brilhando no Escuro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

laura.stussi 05/02/2022

quero ir pra faierie!!!
eu adorei essa história e como a autora consegue fazer uma releitura de vários contos de fadas de uma forma criativa e interessante. me senti um pouco confusa em alguns momentos pq é muita informação pra processar, mas é o primeiro livro de uma trilogia, então já era esperado que fosse mais introdutório.
eu tô loucaa pra continuação, preciso saber logo o que vai acontecer!! Alex e Mabelle tem meu amor todinho

Alex 15/11/2023

Viciante
Como explicar em palavras todas as emoções que senti lendo as páginas desse livro incrível?

Os Contos de Fadas com certeza são muito interessantes nesse universo de Faierie. Mas também, um pouco sinistro. O que é um toque especial, tá?
Alex com certeza é um dos melhores protagonistas que já li, um garoto com tanta personalidade e um potencial incrível que eu tenho certeza que vai se transformar em uma grande coisa! Digo isso de muitos dos personagens ? inclusive, do meu marido (cof, cof) Rumpel.
Eu me apaixonei por todo esse universo, me apaixonei pelos personagens e pelos detalhes que a autora escreveu. Me apaixonei pela escrita viciante, pelas interpretações que podemos fazer, pelas teorias que vão surgindo em nossa cabeça! É tudo incrível, faz tempo que não leio algo tão bom!
Brilhando No Escuro é maravilhoso, e eu espero que muitas pessoas leiam e se encantem também por esse mundinho.
Mas afinal, a conexão de Mabelle e Alex é algo bom? Essa coisa de bem e mal vai continuar mesmo? O que será dessa guerra? E a Alice, hein? Cadê essa garota? Nox vai continuar me fazendo ter essa relação de amor e ódio?
Só me resta esperar...

thefy. 19/01/2024

Crer para ser
Meu primeiro livro 5 estrelas do ano. Eu simplesmente amei o universo de Faierie, a riqueza dos detalhes, os contos de fadas inspirados nos originais. Apesar de Faierie ser um mundo preto e branco, onde só existe a Luz ou a Escuridão, a autora mostra através de Alex, que o mundo não é bem assim.

Alexander é um personagem muito bem construído e muito engraçado, e definitivamente escrito por uma mulher. Mabelle é uma personagem com uma personalidade incrível, que fez me cativar muito por ela. Igualmente com Scarlet, que com certeza é minha personagem favorita.

A história toda me prendeu muito, fiquei muito curiosa para saber algumas respostas, sobre Mabelle, sobre seus pais, o coelho, o Alex, Nox e os outros personagens. Uma história cativante que me prendeu do início ao fim, não vejo a hora de ler os próximos livros da triologia.

Milly 28/11/2022

? Brilhando no escuro foi o primeiro reconto de contos de fadas que eu li, e essa primeira experiência foi muito boa, porque eu adorei a nova perspectiva que foi da as histórias infantis bem como todo o universo que foi criando em volta disso.

?A contrução de mundo desse livro é muito boa, e assim como na maioria dos livros de fantasia esse primeiro livro da trilogia de feitos de luz e escuridão foca bastante em apresentar o universo, que consegue ser riquíssimo em detalhes, e isso as vezes pode deixar a leitura um pouco cansativa, mas nada que atrapalhe muito o desenrolar do livro.

? Eu achei super criativo a nova perspectiva que a autora deu para os contos de fadas, nos mostrando que as princesas não são tão frágeis, mas sim grandes guerreiras, e ela também faz a divisão dos personagens em luz e escuridão, e eu acho que vocês já imaginam quem tá de cada lado!!!

? Bom, se você gosta de muita magia, um conto de fadas um pouco diferente e uma boa treta familiar esse livro vai ser uma ótima leitura.

eajsixart 17/11/2022

brilhando no escuro
eu demorei um pouco (bastante) pra engatar na leitura, mas quando engatou eu não parei mais (terminei em basicamente uma madrugada).
o universo é bem construído, as referências são ótimas e os personagens são no mínimo intrigantes. mal posso esperar pra ler o próximo!

sammylopes 16/02/2024

Perfeitoo
Cara eu amei demais esse universo de Faierie, cada detalhe e como as coisas foram acontecendo me deixou muito envolvida na história. Alexander é um personagem muito fofo e querido e a Mabelle é simplesmente incrível. A história me prendeu muito e não foi nada cansativa. Estou muito curiosa e ansiosa para os próximos livros e saber qual foi ser o final de tudo isso.

olizin 14/02/2022

pronta pro próximo
Curti bastante o livro, a mitologia por trás, as imagens que a leitura evoca. Achei algumas cenas um pouco corridas e encontrei erros de continuidade, mas nada que impedisse o aproveitamento da história. Me apaixonei desde o início pelo mapa e playlist!

Rayane 11/05/2022

Fantasia cheia de detalhes (@quandoacordei)
Brilhando no Escuro nos leva a Faierie, o mundo de fantasia onde os contos de fadas acontecem de fato. E embora a gente viva em um mundo diferente, Faierie tem forte relação conosco, já que crescemos escutando histórias que são reais por lá. Tudo isso acontece porque o Tempo, detentor do maior poder deste mundo, vez ou outra leva pessoas comuns para este universo afim de que suas histórias sejam contadas no “mundo real”, ainda que com algumas modificações.

Neste universo encantado onde vive a Chapeleira Maluca, Winter e tantos outros seres que para nós sempre foram personagens de historinhas, também vive Mabele, uma jovem que vive — literalmente — nos sonhos de Alexander, que nada mais é que humano comum aqui da nossa Terra. Mas certo dia Alex se vê em Faierie e ao lado da garota com quem sonha desde muito tempo. E é a partir daí que a história se desenrola.

Em um universo totalmente dividido entre luz e escuridão, nosso protagonista se vê entre os dois lados. Se por um lado sente uma conexão única com Mabele que emana luz — da forma mais literal possível — e luta a favor dos mocinhos, Alex sabe que parte do seu destino está selado por sangue para a escuridão. E no meio disso tudo ainda há uma confusa profecia sobre ele que lhe assusta e parece assustar todos os outros também.

Gosto de como o casal desse livro vai se formando aos poucos, sem pressa alguma de acontecer. Assim como amei essa imersão nos contos de fadas e a representatividade feminina. Algo que me incomodou foram os diversos parágrafos sobre pensamentos dos personagens que acabam sendo redundantes e em alguns momentos os diálogos não me soaram tão críveis, por isso dei 3 estrelas. Porém, a imensidão que é o mundo de Faierie me fez perceber como a autora se dedicou muito a criar este universo mágico.

Se você está afim de ler uma fantasia com profecias, guerra e com um universo bem elaborado, Brilhando no Escuro tem tudo para ser uma boa escolha.

site: https://www.instagram.com/p/CasHSxDrA7u/

Cia da Leitura 02/05/2019

?Os sonhos podem ser premonitórios dependendo da criatividade de quem os tem.?
??
Alexander a muito tempo seus sonhos sempre acabam se tornando realidade em algum momento, menos o que ele mais ansiava que se realizasse. Os sonhos sempre tiveram uma explicação, mas nem sempre ele soube interpretar sua essência. Escolhido pelo Tempo para uma missão milenar, foi designado como Viajante do Tempo e Espaço.
??
Enfim chegou o dia em que o sonho tão esperado estava realmente acontecendo. Ele só não imaginava o que descobriria vivendo esse sonho.
Nos sonhos ele nunca via o rosto da menina que estava sempre acompanhada por um coelho e um lobo. Qual foi sua surpresa ao perceber que a garota do sonhos era a mesma em que ?imaginava? em seus devaneios diurnos e estava sempre a desenhando, Mabelle Joly.
??
Sem acreditar no que estava acontecendo, ele tentava entender até que ponto tudo que sonhara era verdade. Mabelle ainda o deixou mais petrificado quando informou que ele estava no tão conhecido dos Contos de Fada, Reino Encantado.
??
Uma menina, um coelho e um lobo, de que história teriam saído?? O Coelho de Alice no País das Maravilhas? O Lobo de Chapeuzinho Vermelho? E a menina??? De que história seria Mabelle??? E muitos outros personagens surgem nesse mundo até então só conhecido nas histórias.
??
Muitos personagens e muitos mistérios! Como esses personagens foram parar nos contos de fadas?? Até que ponto as histórias contam a verdade de cada personagem???
??
Luz e Escuridão, a que lado os tão conhecidos personagens fazem parte? Uma profecia e uma missão, será que serão cumpridas? Quanto mistério há por trás dos Contos de Fadas? Será que há um felizes para sempre?

millena77 17/12/2023

A garota dos meus sonhos
Eu amei tanto esse livro desde o começo da leitura já tava mt empolgada pra continuar lendo, leitura de fantasia nacional ent pfv leiam!!!!!
quando eu soube q ia ter contos de fadas envolvido eu surtei pq amo qualquer coisa relacionada a esse tema e n foi diferente dessa vez. não vejo a hr de lançar o segundo pra poder me aventurar na magia e nesse universo maravilhoso

17/dez/23

{6/7}

nessie 22/12/2023

Mais uma fantasia que ganhou um espaço no meu coração!

A escrita da Fátima e a criatividade dela em inserir personagens de diversos contos diferentes me manteve presa na história e querendo saber mais desse universo a cada página lida. Movida pela curiosidade tive que parar a leitura algumas vezes pra fazer pesquisas sobre os contos que eram mencionados, esse livro despertou em mim uma vontade enorme de ler as versões mais antigas de alguns contos de fadas e eu amei isso!

O universo Faierie é incrível, a descrição das plantas, animais e locais apresentados no livro só me deixaram mais apaixonada ainda por esse mundo. Todas as questões levantadas sobre os conceitos de bem e mal deixaram tudo mais interessante.

Confesso que em alguns momentos senti que as coisas ficaram meio corridas e alguns detalhes das personagens poderiam ser mais explorados, mas entendo que não é um livro único e que talvez alguns desses pontos podem ser apresentados na continuação. O universo é muito grande e tem tantos lugares e personagens que podem ser explorados, nada tira da minha cabeça de que a história poderia facilmente virar um filme ou até mesmo uma série, eu iria assistir com toda a certeza do mundo!

Me apaixonei pelo Alex, Mabelle, Scarlet e gostei até mesmo do *** e do Rumpel kkk sei que os dois últimos são personagens com um caráter extremamente duvidoso e que podem fazer eu me arrepender de gostar deles no futuro, assim como qualquer outro, mas me cativaram mesmo assim e me surpreendi com isso.

Terminei o livro com várias perguntas, uma curiosidade absurda pra saber mais de algumas coisas que foram mencionadas nesse livro e extremamente ansiosa pra ler a continuação. Quem são os pais de Mabelle? Evangeline de A Princesa e o Sapo? A Fada Azul de Pinóquio? Tristran e Yvaine de Stardust? Não sei, mas quero MUITO descobrir isso.
Parabéns à Fátima por ter criado esse universo tão incrível e cativante.

Leia Brilhando no Escuro e conheça o universo incrível de Faierie! 💙

NILU 25/12/2023

Brilhando no Escuro é meu terceiro contato com a escrita da Fá. Tendo lido Como Se Fosse Uma Série e Como Não Acabar Com Seu Ídolo (ambos, romances), eu já sabia que ela não iria me decepcionar, pelo contrário, me surpreendeu muito!
Entrando em um novo gênero, a fantasia, a obra nos trás as aventuras de Alex, um garoto de 18 anos que sempre teve uma forte conexão com os contos de fadas, inclusive acreditando que eles aconteceram de verdade. Nosso protagonista não está errado, existe um mundo escondido, no qual todas as histórias que estamos acostumados a escutar, assistir e ler são realidade. Assim, ele é transportado para Faierie e se depara com a garota dos seus sonhos (literalmente), Mabelle.
Nesse sentido, a narrativa se desenrola e conhecemos aquele novo mundo no qual tudo se resume à dois lados: o da luz e o da escuridão. Pode-se inferir que a luz representa os seres do bem e a escuridão, os vilões, mas logo percebemos que não é bem assim "o andar da carroagem"... (resenha completa no meu bookgram @nilubooks)

Myh/Annah 02/11/2018

Porque Brilhando no Escuro brilha na minha lista de favoritos
Quando eu comecei a ler, eu encontrava muitas semelhanças com a série Once Upon a Time, que destrói seu ponto de vista dos contos de fadas, consequentemente, destruindo sua infância também. BNE, no entanto, fez pior comigo. Eu ficava dilacerada com cada história que eu conhecia mais e me surpreendia a cada parágrafo. Alexander, o protagonista, me deixava perplexa com suas atitudes. Ele me fazia ter vontade de estuda-lo, de tão bem construído que é. BNE traz um humor as vezes doce, as vezes maldoso. Bom, depende do alvo da piada. Mas eu ria de todas. Vale lembrar que: a comédia não é o foco e em minha opinião, a dose de humor está na medida perfeita. Também temos Mabelle. Levei muito tempo para confiar nela e gostar da mesma. Não vou dizer se vocês podem confiar nela. Depende de qual lado você é! (Luz ou Escuridão). Não se preocupe, a maravilhosa Fá disponibilizou um teste online para sabermos o nosso. BNE tem um vilão excelente. Digo isso porque ele não é o vilão mais óbvio e eu gosto de vilões assim. As piadas dele são boas e ele parece o Cody Christian. O Rumpel é outro personagem que me deixa intrigada. Carrega uma dose de humor consigo e trata Alex de um jeito peculiar. Eu gosto desse jeito peculiar. É divertido. O desfecho do livro não deixa nada a desejar, de forma técnica. Porque se você ler Brilhando no Escuro e não desejar O Despertar da Escuridão, você leu errado, leia tudo de novo e você entenderá porque eu amei tanto esse livro. Ah, quase esqueci de dizer que: apesar de reconstruir as histórias (e destruir minhas fantasias), Brilhando no Escuro não tem um enredo como o de Once Upon a Time (graças a Deus!). E apenas um recado: se você gostou da proposta de Once, SEM DÚVIDA ALGUMA, você vai AMAR esse livro. Boa leitura ?

alex nico 05/01/2024

A garota dos meus sonhos, literalmente
Comecei a ler com muitas expectativas e Brilhando no Escuro conseguiu superar todas elas. Personagens cativantes (exceto o Nox, não gostei dele) e muito bem escritos, universo desenvolvido e compreensível, e a vontade de continuar lendo aumenta a cada página.
Se tornou um dos meus livros favoritos, com certeza. A escrita da Fátima é encantadora e fiquei apaixonado por Mabelle e Alexander.
Muitas dúvidas ficaram e estou ansioso pela continuação!

1 | 2 | 3 | 4 | 5