Nada Carmen Laforet

Resenhas - Nada

Amanda Nachard 05/04/2022

Lido mas não preferido.
Apesar de ser um fenômeno da TAG e ter uma ideia interessante, o livro narra a vida da personagem de maneira interessante. Coisas acontecem com uma jovem e algumas reflexões são levantadas, mas achei um pouco morno.

Dessa Policarpo 09/09/2020

Que montanha russa de sentimentos inexplicáveis; aquela sensação de estar vivendo na plenitude aquilo que é narrado; de conseguir visualizar na mente os cenários; de sentir uma expectativa muito grande quando Ena fala que logo estarão juntas, e uma emoção e alegria imensas com a carta recebida por Andrea. Quantos momentos de esperança, aflição, angústia, tristeza e enfim a paz. Que livro!

Tah_baddauy 18/10/2020

De nada só o título do livro mesmo, nessa leitura nós deparamos com a falência moral e espiritual do ser humano...

Lais.Lagreca 14/03/2021

Eu me interessei pelo livro já pela capa (a versão da TAG) e pelo título. “Nada”?
Como assim? Me perguntei.
Então, ao saber que a personagem principal é uma estudante de Letras (já me identifiquei mais) e que a narrativa se passa no período pós-guerra civil espanhola (amo aprender e refletir com romances históricos!), não tive dúvidas de que iria querer ler esse livro.
Depois disso, também soube um pouco mais sobre a autora, o que contribuiu para aumentar minha curiosidade.
Enfim, dito isso, gostaria de registrar que essa leitura se revelou para mim muito prazerosa ainda que angustiante (como assim? rs)... a pobreza material dos personagens misturada às particularidades da existência de cada um deles, as questões pessoais da personagem principal, seus sonhos, suas expectativas, seus medos, suas frustrações, toda essa mistura de sentimentos expostos de forma bem direta pela autora talvez possa ser uma espécie de metáfora da Espanha naquele momento... uma busca por manter um status que já não se sustenta mais, uma aparência, vaidade, medo, saudade, uma tristeza pelas perdas, um vazio pelo presente, um vazio na barriga, um vazio na alma...

Angustiante, envolvente, com uma linguagem direta e clara.

Gostei muito!

Maria 15/02/2020

NADA ? NADA DE INTERESSANTE
Às vezes sentimos um vazio dentro de nós, como se algo faltasse. O romance de estreia de Carmen Laforet, por mais que tente mostrar o vazio da cidade de Barcelona após a guerra, não nos completa.

Recém-chegada em Barcelona, Andrea deve aprender a conviver com os familiares que a abrigam, ao mesmo tempo que aprende a viver. Viver a vida da cidade grande se mostra complicado para nossa protagonista acostumada com o interior.

Quer ler a resenha completa?

bit.ly/nada-de-interessante

Aninha Selva 16/06/2020

Cansativo
A história não tem um foco. A impressão que tive é que as coisas eram jogadas e ficava tudo embaralhado.

Livia M. 20/11/2022

O desprezível na sua forma mais aprazível.
Chegou, sobreviveu e partiu.
O nada como resultado de tudo.
De Barcelona a Madri,
Agora é tudo ou nada.
E pra Rua Aribau um ciao.

No fim o nada foi o começo de tudo.

Vini 17/09/2020

Nada
Livro angustiante que transparece um sentimento constante de ?nada? na vida da protagonista. Leitura que captura de forma esplêndida esse desaparecimento da personalidade da protagonista.

Daianebcs 08/04/2023

Nada
Andrea, órfã, se muda para Barcelona para casa da avó, uma casa que já tiveram sua glória mas que se definha a cada dia. A sensação que tive é que embora pareça que não acontece nada neste 1 ano em Barcelona, na realidade muda tudo na vida de Andrea. Todo sofrimento, vazio, solidão e pobreza lhe dá a força necessária para sobreviver.

Sara_Chiamolera 28/11/2021

Que livro!
Acabei a leitura e não sei explicar como me sinto.

A escrita de Laforet é sensacional, te transporta para Barcelona, para aquela casa decadente na rua Aribau.

Em muitos momentos foi possível sentir a angústia de Andrea.

Esse livro tem uma potência inominável.

Amei, recomendo fortemente.

Debora 03/01/2019

Um refúgio no Nada
Nada é uma palavra usada várias vezes ao longo do livro.
"- Andréa, o que vc está sentindo. - Nada!"
- Andréa, o que vc está pensando. - Nada!
Andréa é a protagonista do livro, uma órfã de uma família aristocrática completamente falida.
Sai do interior para viver em Barcelona, pensando que sua vida será de descobertas, alegria e conhecimento. Mas ela encontra uma família de loucos, esfomeados, acabada e uma casa / vida em ruínas. É o período pós-guerra na Espanha, de ascensão do governo do ditador Franco, em uma Barcelona cinza e com fome.
Em meio a este cenário, Andréa vai buscanco / construindo uma maneira de viver e crescer, se desenvolver. Acompanhá-la é duro, mas também nos permite aprender muito.

Duda 25/05/2023

Tudo que existe em Nada
Não sabia muito bem o que esperar quando iniciei Nada, de inicio senti a narrativa parecida com as da Elena Ferrante. Uma jovem do interior que se muda para a capital em busca de estudar e conseguir sobreviver no mundo, todavia, diferente das heroínas de Elena, não sabemos se Andrea era uma estudante brilhante, a mesma deixa puramente claro em cada capitulo que seu único proposito era sobreviver, e os estudos proporcionavam esse sonho do fim de sua pobreza atual. Para conseguir isso Andrea vai morar com parentes, esses que a pobreza castigou a ponto de perderem sua humanidade, vivem em um apartamento assombrado por fantasmas do passado, magoas e amores perdidos. A violência é a atmosfera que envolve o livro de seu começo ao fim, desde quando Angustias fica chocada por Andreia ter caminhado sozinha até sua casa ao chegar na cidade, quanto a violência que acontecia dentro de sua própria casa. Ao fim, a narrativa se mostra um plano de fundo com personagens envolventes e com suas historias e Andrea vagando em seus pensamentos e na sua própria mente buscando um proposito para continuar sendo espectadora desse amaranhado de situações e de sua própria vida.

Larissa 12/01/2023

O nada, que não era nada mesmo
O livro narra a história de Andrea, uma menina de 18 anos que é forçada a se mudar do campo para a casa da avó em Barcelona no período posterior a Guerra Civil Espanhola. Nessa casa ela passa a conviver com os tios (um mais psicopata que o outro) e com a a avó (que passa pano pra todo mundo).
No geral a leitura é muito bem construída, mas a história deixa muito a desejar. Quando a gente acha que vai acontecer alguma coisa, a gente acha errado. Não é um livro que eu recomendaria, porém, se você gosta de identificar as características da época, do local, ou de uma leitura simples entre livros, até vale a pena.
Brave1 12/01/2023minha estante
O título da resenha AKAKAKAKAKAK AMEI