O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

Karamaru 02/03/2019

UM TRIÂNGULO (ESCALENO) AMOROSO
Certa vez, ao ler a sinopse de "O terceiro travesseiro", de Nelson Luiz de Carvalho, confesso que a curiosidade refulgiu em mim, mesmo porque narrativas que exploram relações que extrapolam a heteronormatividade não surgem todos os dias nos anais da literatura tupiniquim. As razões para essa lacuna são as mais variadas, e não me convém explicitá-las nesta "microrresenha".

Desde o seu lançamento, o livro parece ter assumido um posto de "'clássico' underground" da internet. Era (talvez ainda seja) muito comum ver referências a ele em blogs e em outros sites. Pode ser uma impressão eminentemente minha, mas a obra carrega consigo ecos da década de 90, talvez principalmente pelo fato de ainda abordar a homoafetividade sob um viés maniqueísta e verborrágico.

Sem surpresas, o livro narra um conturbado e rocambolesco triângulo amoroso entre três jovens paulistanos de classe média. Tudo parece clichê e mesmo o que poderia ser a "grande revelação" do livro não fugiu à regra, na minha opinião de leitor. Mas, se os clichês incomodaram, muito mais o fizeram a construção e o ritmo da narrativa.

Há trechos do livro que me remeteram aos saudosos contos eróticos da web. Certas atitudes das personagens, por mais possíveis que fossem nesta nossa matrix, careceram de sutileza e razoabilidade para dar-lhes verossimilhança. Alguns diálogos me soaram pueris, e as problematizações que foram apresentadas pareceram às vezes relativizadas por paliativos práticos. Como num grande novelão, momentos de tensão e calmaria se alternaram, todavia as mudanças de cenário às vezes me pareceram bruscas.

Terminei o livro com uma estranha sensação de incompletude. Nenhuma personagem me cativou. Tudo me soou artificial (digo "tudo" sem querer exagerar!). Uma leitura fastiosa, que me pareceu datada, submersa nos idos dos anos 90. Nem sempre tem-se leituras memoráveis. Infelizmente, acontece.

@alephbookworm 21/03/2019

O livro tem uma temática importantíssima, tem uma história maravilhosa, mas a escrita deixou muito a agradar, os diálogos ora pareciam muito seco ou muito artificiais. Entretanto, vale muito muito a pena a leitura!

Igor 03/01/2020

Um Ótimo Livro
Gostei bastante do livro por ser da temática LGBT porém achei ele sexualizado demais (nada contra mas acho que ficou exagerado) e também o final para mim destruiu meus sentimentos, fiquei triste e com raiva ao mesmo tempo. Mas não deixa de ser um bom livro.

William423 05/03/2024

Meu Primeiro Livro
Esse foi meu primeiro livro que li na vida, e essa história tocou meu coração , me fez rir, chorar, ficar com raiva e entender algumas coisas. De fato uma história de Amor cheias de coisas que sabemos que podem acontecer entre duas pessoas do mesmo sexo aonde à preconceito. Mas de fato o amor vence e o amor deles venceu porém imprevistos acontece infelizmente. Parabéns para pessoa que escreveu e colocou para fora tudo o que eu li com tanto amor e carinho.

Duda Moretti 09/02/2024

Eu não sei descrever o que eu senti lendo. Foi uma confusão tão grande essa leitura, não recomendo muito, mas se quiser ler, leia.
(Eu realmente não sei o que dizer)

Felipe.Moreira 17/05/2020

Razoável
Foi um livro que li bem rápido, uma temática bastante atual por causa do contexto da história, mas o final não foi lá essas coisas.

pedro.Alexandre 29/06/2020

Um romance poligamico, que existe uma paixão maior entre Marcus e Renato.Mostra o que vem acontecendo eventualmente em famílias sobre aceitação de casal gays e o tabu que é imposto

@thiagoalvs7 31/08/2020

Escrita simples, leitura rápida, mas com muito sentimento
Eu to devastado com o carrossel de emoções que esse livro despertou em mim, a vida de Marcus foi muito parecida com a minha em relação a descoberta da sexualidade. Acho que todo gay em fase de descoberta deveria ler esse livro

Vivianne 07/09/2020

O livro é legal. Não é o estilo de narrativa que curto...gosto de detalhes, de me sentir fazendo parte da história. Mas nesse livro parece q estamos passando por alto pela história dos personagens.

Vi algumas resenhas onde as pessoas reclamavam que pessoas com 16 anos não falam da forma apresentada no livro. Achei um pouco forçado tb. Mas entendo a época onde se passa o livro. Outra coisa q vi pessoas reclamando é o fato dos personagens beberem whiskey, fumarem, dirigirem e morarem sozinhos com 17 anos. Bom, eu vivi os anos 90 e posso afirmar q isso não é impossível. Era outra época! Se na minha vida de classe média eu via isso imagina na classe alta?!

Carla 03/02/2021

Como bissexual, esperava algo que fosse mais representativo, entretanto, a meu ver, esse livro só reforça o esteriótipo errado de que bissexuais são promíscuos...

kah 15/02/2010

Mto bom, so nao axu legal a gente ler na fase da adolescencia....Ja passamos por tanta coisa nessa fase....Aí uma pessoa com mente fraca pega um livro desses e desaaaaaaaaaaaba de tanto chorar!!!!! Igual qdo eu li.....MARA!!!

Refúgio Literário 14/11/2012

Um Amor Diferente
Uma historia de amor diferente, assim defino o livro “O Terceiro Travesseiro” do autor Nelson Luís de Carvalho. Marcus e Renato já vivem um amor que sofre muitos preconceitos, vindos até de sua própria família, porém isso piora quando eles passam a fazer parte de um triangulo amoroso com a entrada de uma garota em suas vidas. E agora como lidar com isso?

De uma forma simples e direta, Nelson Luís traz ao leitor uma forma nova de mostrar o homossexualismo, misturando romance e erotismo a historia se desenrola de uma forma acessível a qualquer tipo de leitor. Mesmo os não adeptos ao homossexualismo, se emocionam com a historia de amor dos três personagens e se enxergam nos sentimos sentidos por eles.

O ponto alto do livro é a luta de Marcus por seu grande amor a Renato, deixando muitas vezes até seu orgulho de lado. Posso dizer, opinar no caso, que um dos pontos fracos do livro é o erotismo mostrado algumas vezes de uma forma exagerado, e causando incomodo aos menos acostumados a esse tipo de leitura. Porém nada retira a essência do livro, nem a grande lição que ele nos traz, pois aprendemos que todo amor é igual, não importa da forma que aconteça. Recomendo sim a leitura do livro, que mesmo não sendo um lançamento é marcante

Luis Mauro 26/12/2012

Repetição
Apesar do livro ser muito interessante em abordar um amor diferente, as falas das personagens indicando constantemente o nome um do outro chega a irritar.
Uma coisa que também observei foram os erros gramaticais e algumas cenas confusas.
Fora isso, o livro é bom, pouco explorado no final e o autor parece ser juvenil em algumas partes.

antribeiro 15/11/2018

Cada página é um gatilho de surpresa , o livro não é parado a história se desenrola e anda como deve ser .
Sem se falar no final que é de tirar o fôlego , parar o coração e arrancar lágrimas dos olhos .

Eder M. 11/12/2018

Foi o primeiro livro de temática gay que li, então achei incrível. Hoje em dia sei que não é tudo isso, mas ainda assim é muito válido lê-lo. Boatos que o livro se trata de um famoso que morreu nos anos 90, por isso é meio raso, para deixar poucas pistas.