O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

Ítalo Dantas 07/05/2015

“Definitivamente, nós nascemos um para o outro. Para mim, não existe vida sem ele.” - Nelson Luiz de Carvalho.
Eu amo esse livro.
Eu descobri “O Terceiro Travesseiro” através de outra pessoa, e a agradeço muito por isso, em minha opinião, esse é aquele livro de poucas páginas, porém que te conquista a cada palavra.
Li esse livro há um ano, mais ou menos, não me recordo de cada coisa que li nele, porém das partes que mais gostei eu recordo perfeitamente, lembro-me de tudo que Marcus e Renato fizeram juntos e amo, como no final, depois de tudo acontecer, o autor conseguiu me conquistar, colocando “O Terceiro Travesseiro” no topo da minha lista de livros favoritos.
Nunca fui uma pessoa de chorar com livro, porém – Quem é meu amigo sabe, falo bastante isto –, com “O Terceiro Travesseiro”, eu quase chorava em todas as partes, então isso meio que contou vantagem para ficar no topo. Acho que quem ler achará que é, de fato um livro erótico, mas eu não concordou, tem sim, cenas eróticas, mas as demais histórias que contam. O que eles passam ao se assumir, até que Beatriz entra, posso afirmar sem estar equivocado, odeia esta menina.
Então, “O Terceiro Travesseiro”, recomendo sem nem ao menos hesitar.

site: http://wonderstruckliterario.blogspot.com.br/2015/05/resenha-3-o-terceiro-travesseiro.html

Milena 08/07/2021

Chorei horrores
Melhor leitura aleatória que eu já tive na vida
Super recomendo
Mas apenas se vc estiver preparado para passar horas seguidas mergulhado na história
Depois de alguns anos resolvi voltar a ler e a experiência foi totalmente diferentes

Guilherme 08/09/2015

O inferno são os outros
De longe, é o melhor livro com temática GLS que eu li. Não porque é bem desenvolvido, ou porque narra as coisas perfeitamente bem. Pelo contrário, a narrativa é simples, feita pela visão de Marcus, e as cenas são típicas de famílias brasileiras. Mas o livro passa uma realidade, passa um sentimento que você percebe que é verdadeiro.

Até que entra uma terceira pessoa na relação de Marcus e Renato. Isso alegra alguns, deixa outros furiosos. E isso me fez levantar uma questão: até onde outras pessoas interferem em uma coisa, simplesmente por não acharem certo? Como aconteceu no caso de Marcus e Renato. Simplesmente por serem dois homens, interferiram na felicidade dos dois, sem pensar nas consequências. Sem pensar que aquilo podia arruinar a vida deles. Não ligaram para os sentimentos, para a felicidade, apenas para o certo, segundo a sociedade. Até quando o "certo" vai ficar em primeiro lugar?

É um livro emocionante, digno de uma adaptação para filme. (contanto que cortem as cenas picantes, que são várias) É um livro pequeno, eu consegui ler em uma tarde.

E quem quiser uma motivação para ler, vou colocar aqui algumas frases tiradas do livro, que eu amei.

"Se a felicidade pudesse ser medida em aura, a minha com certeza, disputando com o sol, iluminaria toda a praia."

"– Renato, por que de prata?
– É diferente... é jovem... é atraente... Como alguém que conheço..."

"A felicidade que sentia era tão intensa, que às vezes me deixava assustado. Sempre ouvia meus pais se referirem à felicidade como algo distante, e sempre, sempre como alguma coisa do passado."

"Naquele momento, uma certeza me veio à cabeça: Deus jamais condenaria um amor tão verdadeiro como o meu. Um sentimento puro como este, desprovido de qualquer preconceito, egoísmo, inveja, nojo ou seja lá o que mais, não pode ser pecado. Deus teria de ser insensível para me condenar ao inferno."
ViiMOreno 01/12/2015minha estante
que lindo kra :"(

Nicolazsilva 23/01/2016minha estante
bem isso....

Aryane 10/09/2015

"Cara, cara, cara, cara..."
Eu tenho um certo cuidado nas minhas resenhas, porque acho que todo livro merece ser lido. Digo isso como leitora e como autora. Então procurarei as palavras certas para resenhá-lo.

Marcus, um menino de dezesseis anos, se apaixona por Renato, até então heterossexual, noivo de Beatriz. Com a convivência, eles descobrem como é ser homossexual em uma sociedade preconceituosa, tendo que esconder seu relacionamento e sentimentos das pessoas.

O livro é basicamente isso. O terceiro travesseiro é uma parte que se descobre ao longo da história e se eu contasse aqui, contaria o livro inteiro.

Acho que o autor infantilizou diálogos, não explorou bem o tema e eu terminei de ler, como se acabasse de passar por um corredor branco. Um livro que traz como pano de fundo a homossexualidade, poderia ser melhor trabalhado, até mesmo para quem é preconceituoso e se arrisca a lê-lo. E, mesmo eu sendo absolutamente a favor das relações homoafetivas, ler que um personagem colocou esperma em um vitamina é meio nojento.

Muita coisa ali poderia ser descartada, principalmente a repetição da palavra "cara" (olha que eu sou carioca e uso a gíria com certa regularidade, mas nem tanto assim) e o nome do outro, nas falas. A impressão que me deu é que o autor enfatizava nomes para que o leitor não se perdesse nos diálogos (como se um enredo pobre desse fizesse a gente se perder). O final mostra claramente que houve uma preguiça em dar um fim digno à trama.

Esse livro só serviu para matar minha curiosidade, já que desde a época da escola se fala sobre ele (naquela época era um escândalo). Já li livros gls melhores que esse.

Não indico.

site: amoremletras.wordpress.com

Leukarty 16/12/2015

Importante para uma época...
Uma escrita fraca, com diálogo bobos, durante a leitura tive momentos que pensei que livro ruim, isso não tem sentido, porque to lendo isso mesmo... mais mesmo sim quis saber onde todo esse drama ia acabar e conclui bem fraco!!! mais não deixo de ver a importância desse livro para a época que foi lançado.

figayredo 14/08/2016

Puramente visceral!
Eu nunca chorei tanto ao ler um livro (especialmente no final).
A história é contada de maneira bem simples, é o primeiro livro do autor, e há algumas poucas falhas dignas de muitas problematizações (risos). Mas a narrativa é envolvente e, por ser tão real, quase tangível. Acho que me emocionei tanto porque a identificação com a história começou logo nas primeiras páginas. Obviamente eu fiquei muito mais tocado por saber que o romance é verídico; por saber que histórias como esta se repetem quase em sobejo, e quase sempre são escondidas, reprimidas, acabam de forma trágica, etc.
Eu tô sem palavras pra descrever como me sinto ao fim desta leitura. Mesmo.
"Melhor do que estar vivo é poder viver mergulhando numa paixão todos os dias".
Chris 20/08/2016minha estante
Fiquei curiosa! Quero ler

figayredo 20/08/2016minha estante
Leia!

Chris 27/08/2016minha estante
Sim senhor

Eduardo Sbrana 26/12/2016

Bela história de amor retratada em uma péssima escrita
“O Terceiro Travesseiro” é um livro que conta a história de dois adolescentes, Marcus e Renato, e trata especialmente sobre a descoberta da sexualidade, do amor e sobre como enfrentar um amor rotulado como “proibido" pelos costumes da sociedade da época.

É uma obra extremamente simples e rápida de se ler (li o livro em uma só tarde), que em muitas partes me fez mergulhar de cabeça, me comoveu, e apesar da simplicidade na escrita realmente me fez sentir os personagens, seja a felicidade ou a angústia vivenciada por eles. Torci do começo ao fim por Marcus e Renato e vibrei em cada momento de alegria compartilhada pelo casal. Muito bom poder vivenciar um pouco a intensidade do amor destes dois rapazes, mesmo com a decisão não convencional do relacionamento de ambos com “o terceiro travesseiro” (que pessoalmente não me agrada, mas que também não julgo a partir do momento em que é algo de comum acordo entre o casal).

Além disto, em momento algum me senti incomodado pelas cenas de erotismo (que são várias no decorrer do livro), embora estas possam sim não agradar as pessoas um pouco mais conservadoras. Entretanto, senti que um foco excessivo foi dado à situações um tanto quanto desnecessárias (qualquer um que ler o livro saberá muito bem de quais cenas estou falando) considerando o contexto geral do livro e o quanto o mesmo pecou na falta de aprofundamento de acontecimentos muito mais importantes do que detalhes íntimos. Na verdade, as próprias cenas eróticas e de sexo, embora em excesso de quantidade, pecam pela falta de qualidade, pela superficialidade e pela falta de sentimentos envolvidos. Se a quantidade das mesmas fosse reduzida pela metade, mas estas tivessem sido melhor detalhadas, com certeza o livro seria mais agradável.

Quanto aos principais pontos negativos do livro, destaco:

- Diálogos extremamente mal desenvolvidos (com repetição excessiva dos nomes dos personagens e uso de gírias irritantes) e secos;
- Acontecimentos muito pobremente detalhados e com potencial pouco explorado;
- Ritmo de eventos exageradamente rápido (tanto a construção do relacionamento dos dois, quanto o processo de aceitação da família e especialmente a tragédia final foram muito corridas);
- Falta de verossimilhança na história (aparentemente o livro é baseado em um romance verídico, mas senti que a história carrega um tom bem fictício em muitos momentos);
- O livro termina sem esperança, sem uma grande mensagem, mas de uma maneira puramente depressiva e que pra mim não representa o que realmente é um amor verdadeiro. Aparentemente há uma Parte 2 do livro que o autor está para lançar há tempos e que trata dos eventos posteriores ao final do livro, mas publicar um livro que termina de forma tão abrupta como é o caso deste é um enorme defeito.

“O Terceiro Travesseiro” foi o primeiro livro LGBT que tive a oportunidade de ler e que tive grandes expectativas a respeito, as quais infelizmente não foram atendidas. Embora tenha me apegado à história e aos personagens e tenha gostado da experiência de tê-la lido, os inúmeros defeitos do livro se sobressaem ao restante da história. A história de Marcus e Renato poderia facilmente ter sido grandiosa, mas a imaturidade na escrita do autor que não soube retratá-la com mestria não permitiu isso. Uma grande pena.

Aceito recomendações de outros livros do gênero LGBT mais satisfatórios.
Santana 01/03/2017minha estante
undefined

Marzinho 01/03/2017minha estante
Leia Giovanni! Estou muito de acordo com os pontos negativos. Fiquei decepcionado.

Léo 28/08/2022

Bom, gostaria de dedicar ótimos bons minutos para falar a mudança que esse livro fez na minha vida.
Minha primeira leitura lgbt, realizada a 8 anos atrás, quando tinha saido do armário, recomendação do meu companheiro que também está comigo a 8 anos.
Tão cedo saber, que o MEU mundo e a minha comunidade estavam em livros, que era normal o suficiente para ter sexo entre 2 homens exposto de tal forma e 2 homens com uma terceira mulher. É uma das minhas primeiras leituras adultas de adolescência e ainda consegue ser uma das melhores até hoje, logo cedo me fez ver tudo de outra forma, ele tem uma trama totalmente controversa e assustadora que deixa qualquer um em estados sentimentais indescritíveis, terminei o livro aos prantos, mas com conceitos e pensamentos muito mais estruturados! Muito obrigado pela indicação amor e muito obrigado Nelson Luiz de Carvalho, pela obra de arte!

Valeria 12/01/2018

estou abalada com esse final

Jefferson 16/07/2018

Marcus é um jovem da classe média paulistana, o qual sente e descobre o amor que possui pelo seu melhor amigo, Renato. Numa fase de descobrimento, Marcus e Renato precisam encarar a família e a sociedade ao que diz respeito ao amor que um sente pelo outro. Além disso, compartilham suas fantasias amorosas, e com o aparecimento de um terceiro personagem, Marcus e Renato experimentam novas formas de prazer e encaram outros impasses decorrente das suas ações.

Apesar de o autor tratar de aceitação por parte da família e sociedade, demonstrando todo o processo fielmente como ocorre na realidade, o personagem Marcus, desenvolvido pelo autor, parece não entender que sentir atração por alguém do mesmo sexo não se trata de uma opção, e sim de uma orientação sexual.

"Que a minha nova opção sexual não havia me transformado em nenhum Frankstein." ㅤ

O autor retrata um fator que ocorre na aceitação por parte da família: a discrição da pessoa gay. O que me deixa impressionado é que o personagem principal, Marcus, acha esse tipo de coisa como sendo normal, ele aceita essa condição imposta pelos pais de esconder do mundo o que ele é. Eu gostaria que Marcus quebrasse essas barreiras, mas não é o que acontece.

Por todo o livro podemos observar diálogos longos, nos quais não são expostos as posturas dos personagens ao serem dito por eles alguma coisa. Tudo o que acontece ocorre rapidamente. Toda cena é rápida. Além disso, há muitas cenas de sexo, chegando a ser cansativo, enjoativo.

Por vezes o leitor fica em dúvida a respeito das características físicas e psicológicas de alguns personagens, já que muitas delas não são apresentadas. E a descrição detalhada do ambiente e dos próprios personagens são ruins, e muitas vezes senti falta de algo mais detalhado e desenvolvido.

site: https://www.instagram.com/heyyjefferson/

Lapique 26/12/2018

O terceiro travesseiro, Marcus!
O depoimento do autor logo no começo sobre ter escrito nos locais reais onde as cenas se passaram e que não deixou passar nenhum detalhe das tratativas com a pessoa que viveu esse romance não condiz com a sua escrita e nem com a narrativa da história.

A repetição dos nomes a cada fala e a falta de construção correta da personalidade de cada um são motivos pelos quais o livro se torna enjoativo, mas como é quase que uma leitura ?obrigatória? porque em qualquer livraria que você pergunte este é o primeiro indicado tive que ler.

Não vou mentir em falar que chorei e ri muito! Alguns pensamentos que todo LGBT tem foram escancarados, diferente de outros livros de romance gay jovem, mas a escrita deixa muito a desejar.

Fica a dica para quem quer ler romances gays: ?1+1? e ?a minha versão de você?.

Karamaru 02/03/2019

UM TRIÂNGULO (ESCALENO) AMOROSO
Certa vez, ao ler a sinopse de "O terceiro travesseiro", de Nelson Luiz de Carvalho, confesso que a curiosidade refulgiu em mim, mesmo porque narrativas que exploram relações que extrapolam a heteronormatividade não surgem todos os dias nos anais da literatura tupiniquim. As razões para essa lacuna são as mais variadas, e não me convém explicitá-las nesta "microrresenha".

Desde o seu lançamento, o livro parece ter assumido um posto de "'clássico' underground" da internet. Era (talvez ainda seja) muito comum ver referências a ele em blogs e em outros sites. Pode ser uma impressão eminentemente minha, mas a obra carrega consigo ecos da década de 90, talvez principalmente pelo fato de ainda abordar a homoafetividade sob um viés maniqueísta e verborrágico.

Sem surpresas, o livro narra um conturbado e rocambolesco triângulo amoroso entre três jovens paulistanos de classe média. Tudo parece clichê e mesmo o que poderia ser a "grande revelação" do livro não fugiu à regra, na minha opinião de leitor. Mas, se os clichês incomodaram, muito mais o fizeram a construção e o ritmo da narrativa.

Há trechos do livro que me remeteram aos saudosos contos eróticos da web. Certas atitudes das personagens, por mais possíveis que fossem nesta nossa matrix, careceram de sutileza e razoabilidade para dar-lhes verossimilhança. Alguns diálogos me soaram pueris, e as problematizações que foram apresentadas pareceram às vezes relativizadas por paliativos práticos. Como num grande novelão, momentos de tensão e calmaria se alternaram, todavia as mudanças de cenário às vezes me pareceram bruscas.

Terminei o livro com uma estranha sensação de incompletude. Nenhuma personagem me cativou. Tudo me soou artificial (digo "tudo" sem querer exagerar!). Uma leitura fastiosa, que me pareceu datada, submersa nos idos dos anos 90. Nem sempre tem-se leituras memoráveis. Infelizmente, acontece.

@alephbookworm 21/03/2019

O livro tem uma temática importantíssima, tem uma história maravilhosa, mas a escrita deixou muito a agradar, os diálogos ora pareciam muito seco ou muito artificiais. Entretanto, vale muito muito a pena a leitura!

Igor 03/01/2020

Um Ótimo Livro
Gostei bastante do livro por ser da temática LGBT porém achei ele sexualizado demais (nada contra mas acho que ficou exagerado) e também o final para mim destruiu meus sentimentos, fiquei triste e com raiva ao mesmo tempo. Mas não deixa de ser um bom livro.