O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

Janaina.Granado 10/06/2012

O Terceiro Travesseiro
O Terceiro Travesseiro conta a história de Marcus, um rapaz que aos 16 anos se descobre homossexual, não foi uma descoberta fácil, em plena adolescência uma fase da vida que já não é fácil teve que enfrentar seus medos. E para ele foi mais complicado pelo fato de "aos olhos" das outras pessoas, ele ser visto como uma pessoa digamos "diferente".

Marcus se apaixona por um outro rapaz, e junto vem a dúvida, será que o outro irá ou não corresponder aos seus sentimentos, e se for correspondido como agir perante as outras pessoas, como contar aos pais, amigos, familiares. Acredito que muitos homossexuais não se sintam a vontade para falar ou se abrir com as outras pessoas, talvez por medo ou receio do que irão pensar. Acho que ninguém tem que ter medo de ser a pessoa que é, o preconceito sempre irá existir e isso com todas as pessoas, não importa se é homossexual, se é gordo ou magro, rico ou pobre, negro ou branco, cabe a cada um de nós saber como agir, jamais deixar que outras pessoas nos diminuam, pois ninguém é melhor do que outra pessoa, não importa sua classe social, religião, ninguém tem esse direito, somos todos iguais.

O que Marcus enfrenta no livro não é nada fácil, mas ele vai em busca da sua felicidade, gostei muito da personalidade dele, mesmo sendo um rapaz novo, se mostrou forte e decidido. A narrativa é em primeira pessoa, Marcus narra todo seu drama, o que me incomodou um pouco foram certas palavras grosseiras. O tema que o livro aborda não é um tema fácil, como sou uma leitora voraz, quando me surgiu a oportunidade de ler, não pensei duas vezes, fiquei muito curiosa, por se tratar de uma tema polêmico, li o livro em menos de uma semana, estava ansiosa pelo final da história para saber como os personagens ficariam.

Por ser uma história real não dá para mudar o final, fiquei muito triste, mas na vida tudo é aprendizado e o sofrimento nos faz mais forte.

Recomendo a leitura, não é um livro que eu possa dizer que amei, mas gostei da experiência de poder ler sobre um universo que é desconhecido para muitos de nós.

@jannagranado

Rodrigo 25/10/2012

O Terceiro Travesseiro
Um romance moderno e verdadeiro. Conturbado e um pouco fora da realidade , com um final justo para a história, mas triste e avassalador para quem se envolve lendo. A sutileza do título é perfeita.

D'AUMON 10/12/2012

Todo mundo Goza
Uma ótima história, uma sacada incrível para a conjuntura em que foi escrito. Porém, uma linguagem muito superficial, uma leitura similar aos contos eróticos virtuais. Um ritmo muito adolescente, o qual ainda me ponho em dúvida se foi proposital ou não, pois, penso que o autor possa ter feito o ritmo juvenil para acompanhar o raciocínio das personagens protagonistas.
Porém, achei que o autor falhou em alguns aspectos no enredo, também. Mesmo com a pegada juvenil, seria interessante que tivesse uma maior força literária, que o enredo fosse mais amalgamado. A impressão que se dá é da que Nelson Luiz de Carvalho subestimou seus leitores, ou pensou em uma leitura mais simples (MUITO SIMPLES) visando atingir o maior público possível. Independente de por qual motivo essa linguagem tenha sido tão simples, acontece que foi uma falha.
Confesso que chorei com o fim da história e confesso que achei muito coerente o encanto juvenil que o autor explorou com a narrativa. Ainda, achei válido todo o erotismo, pois a intenção era mostrar que a intimidade do mundo gay é tão comum quanto a intimidade do mundo hetero. Mas como já dito, faltou realmente uma força literária.
D'AUMON 10/12/2012minha estante
Agora estou lendo o 'Apartamento 41' para que eu possa tirar minhas dúvidas em relação as intenções do autor quanto a narrativa. Acho sempre válido qualquer leitura e qualquer estilo. Não devemos nos prender a esteriótipos.

Prisi 11/04/2013

É um bom livro pra passar o tempo. Li praticamente de uma vez. No começo confesso que achei desinteressante e até um pouco ridículo, pela facilidade com que as coisas aconteciam (não sei explicar), mas aos poucos fui me deixando levar e começando a gostar do personagem principal. Inclusive a linguagem do livro condiz com a idade desse personagem (Marcus) que tem 16/17 anos. Comecei a gostar pois vi que ele é uma boa pessoa, um pouco ingênuo pra algumas coisas e só o que ele quer é ser feliz ao lado do Renato. Pronto. E tudo parecia muito bem até que a ex-namorada do Renato aparece e aos poucos vai mudando a vida dos dois. A personagem Beatriz, na minha opinião, poderia ser melhor trabalhada. Achei cansativas as cenas em que ela aparecia, chatas mesmo. Mas enfim, resumindo: é um bom livro, tá.. é relativamente leve, despretensioso, valeu a leitura. Ah e, boba como sou, tenho que dizer que chorei no final.

Luan 05/06/2013

Continuação da história
Bom, pra quem já leu o livro e tem curiosidade para saber o que aconteceu, ha um tempo atras eu li que a história é real e aconteceu exatamente como é contada, o Marcus é o escritor, a Beatriz foi embora para os EUA e o Marcus nunca mais viu seu filho. E o Renato, bom, quem leu o livro já sabe o destino dele.
Acho foda, que depois de uns 3 anos essa história ainda meche com minha curiosidade. E só para constar, dizem que o "Marcus" ainda mora no mesmo apartamento em que eles moraram na história.
Luan 05/06/2013minha estante
Os pais do Marcus trabalhavam para os pais de Renato num jornal muito conhecido de SP.

Douglas P Da Silva 28/07/2014minha estante

O Terceiro Travesseiro, não é um simples livro. É um livro com alto conteúdo psicológico.

Amauri 09/07/2013

Não percam tempo..
Criticando ou dizendo como deveria ter sido escrito ou formulado a história.
Os pseudointelectuais da hoje em dia se importam de mais com isso-o que me deixa muito irritado- olhando mais para a edição, formato , tipo de folha , do que a história central.
Foi meu primeiro livro temático GLS, e posso afirmar que me identifiquei com vários pontos ali - não os sexuais obviamente- , li aqui e em outro lugares, as seguintes críticas.
-Falta de romantismo.
-Putaria gratuita.
Me perdoem , mas não só no meio GLS, como em qualquer intimidade, putaria e falta de romantismo sempre existiu- e vai continuar existindo- e não vai ser um livro que vai mudar a mende ta população gay em geral- que geralmente padece da putaria- a história ainda foi um pouco didática, afinal, até coisas ruins servem de mal exemplo.

Quer ler um livro temático gls, pode começar por esse.
Mas se sua vaidade intelectual de ler clássicos e achar o contemporâneo ridículo, recomendo que não seja gay e nem queira ler nada do tipo, afinal a pior hipocrisia é ver pessoa discutindo contextualização literária com comportamento.

Dani 02/01/2014

Enredo decepcionante
Um romance entre dois adolescentes gays que se apaixonam e passam por dificuldades para estarem juntos, mas tudo pode mudar com a aparição da ex-namorada de um deles, onde o outro passa a sentir atrações físicas por ela.
É meu primeiro livro de Romance LGBT e achei a história bastante interessante, com temas muito legais de serem abordados. Li este livro em 4 horas e meia e acho que poderia ter prolongado essa leitura se o autor tivesse um pouco mais de criatividade na hora de narrar acontecimentos importantes do livro, deixando o leitor com uma leitura mais enrriquecida.
Muito mal escrito e com bastante imaturidade, o livro deixou muito a desejar. Fatos que não considiziam com a a história, deixando o enredo bem mais podre, dando ênfase à fetiches sexuais e deixando de lado boas mensagens que a história poderia passar.
Este livro tinha tudo para deixar o leitor à se comover com as situações prestadas pelos personagens, a sentir uma excitação com os fetiches e atos sexuais e tudo para deixar o leitor chorando em boa parte do livro, mas sinceramente resumindo, o enredo cagou.

Henri B. Neto 19/07/2014

Resenha: O Terceiro Travesseiro
Sabe aquele tipo de livro em que você espera um tipo de foco do autor, ele acaba usando outro completamente diferente e - no final - ainda consegue te decepcionar? Bom, foi exatamente assim a minha relação com ''O Terceiro Travesseiro'' - romance de Nelson Luiz de Carvalho, sobre dois adolescentes descobrindo a sua sexualidade.
Vejam bem, o autor tinha um tema e uma história muito boa nas mãos, e que podia ter sido contada de forma brilhante. Mas não foi isto o que aconteceu. Ao invés de se focar na construção dos personagens, do relacionamento entre os amigos, da reação da família - enfim, em coisas mais importantes - o livro passa páginas e mais páginas se retratando apenas como um romance erótico com cenas bizarras. É tempo demais sendo gasto em cenas de sexo, e tempo de menos dando background nos sentimentos de Marcus - o jovem narrador da história.
Depois que eu li ''O Terceiro Travesseiro'', fiquei com a sensação de promessa não cumprida. E, este ponto já não era nem mais culpa da minha expectativa. Os personagens eram imaturos e irresponsáveis demais, nos exaurindo de qualquer tipo de carisma, sem falar que muitas situações apresentadas pendiam para o irreal e o forçado. Enfim, poderia ficar horas desfiando todas as minhas indignações sobre o romance, mas vou poupá-los disso.
(...)
Resenha completa no blog ''Na Minha Estante''.

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2014/06/resenha-o-terceiro-travesseiro.html

Paulo Victor 28/02/2015

Um livro que prende a atenção
Antes de tudo, não especifico este texto como uma resenha, mas uma opinião pessoal sobre a obra.
Há tempos queria ler este livro, pois havia ouvido muito falar sobre ele e até tive indicações.
Ao saber do tema e ler algum resumo, eu imaginava uma história melancólica entre dois jovens homossexuais que lutavam pelo direito de ficar juntos, e toda aquela coisa que já estamos acostumados a ler.
Apesar de não ser o tipo de literatura que me agrada no quesito “linguagem”, o livro conseguiu prender minha atenção justamente pelas descrições bizarras dos atos sexuais entre os adolescentes. Não fosse isso, talvez seria mais uma história entre as outras.
No geral, é uma história interessante que foge da mesmice usada em outras obras que abordam o tema, principalmente no final que acaba tornando toda história muito triste. Não foi uma leitura perdida, valeu a pena! O final do livro me comoveu.

Ítalo Dantas 07/05/2015

“Definitivamente, nós nascemos um para o outro. Para mim, não existe vida sem ele.” - Nelson Luiz de Carvalho.
Eu amo esse livro.
Eu descobri “O Terceiro Travesseiro” através de outra pessoa, e a agradeço muito por isso, em minha opinião, esse é aquele livro de poucas páginas, porém que te conquista a cada palavra.
Li esse livro há um ano, mais ou menos, não me recordo de cada coisa que li nele, porém das partes que mais gostei eu recordo perfeitamente, lembro-me de tudo que Marcus e Renato fizeram juntos e amo, como no final, depois de tudo acontecer, o autor conseguiu me conquistar, colocando “O Terceiro Travesseiro” no topo da minha lista de livros favoritos.
Nunca fui uma pessoa de chorar com livro, porém – Quem é meu amigo sabe, falo bastante isto –, com “O Terceiro Travesseiro”, eu quase chorava em todas as partes, então isso meio que contou vantagem para ficar no topo. Acho que quem ler achará que é, de fato um livro erótico, mas eu não concordou, tem sim, cenas eróticas, mas as demais histórias que contam. O que eles passam ao se assumir, até que Beatriz entra, posso afirmar sem estar equivocado, odeia esta menina.
Então, “O Terceiro Travesseiro”, recomendo sem nem ao menos hesitar.

site: http://wonderstruckliterario.blogspot.com.br/2015/05/resenha-3-o-terceiro-travesseiro.html

Guilherme 08/09/2015

O inferno são os outros
De longe, é o melhor livro com temática GLS que eu li. Não porque é bem desenvolvido, ou porque narra as coisas perfeitamente bem. Pelo contrário, a narrativa é simples, feita pela visão de Marcus, e as cenas são típicas de famílias brasileiras. Mas o livro passa uma realidade, passa um sentimento que você percebe que é verdadeiro.

Até que entra uma terceira pessoa na relação de Marcus e Renato. Isso alegra alguns, deixa outros furiosos. E isso me fez levantar uma questão: até onde outras pessoas interferem em uma coisa, simplesmente por não acharem certo? Como aconteceu no caso de Marcus e Renato. Simplesmente por serem dois homens, interferiram na felicidade dos dois, sem pensar nas consequências. Sem pensar que aquilo podia arruinar a vida deles. Não ligaram para os sentimentos, para a felicidade, apenas para o certo, segundo a sociedade. Até quando o "certo" vai ficar em primeiro lugar?

É um livro emocionante, digno de uma adaptação para filme. (contanto que cortem as cenas picantes, que são várias) É um livro pequeno, eu consegui ler em uma tarde.

E quem quiser uma motivação para ler, vou colocar aqui algumas frases tiradas do livro, que eu amei.

"Se a felicidade pudesse ser medida em aura, a minha com certeza, disputando com o sol, iluminaria toda a praia."

"– Renato, por que de prata?
– É diferente... é jovem... é atraente... Como alguém que conheço..."

"A felicidade que sentia era tão intensa, que às vezes me deixava assustado. Sempre ouvia meus pais se referirem à felicidade como algo distante, e sempre, sempre como alguma coisa do passado."

"Naquele momento, uma certeza me veio à cabeça: Deus jamais condenaria um amor tão verdadeiro como o meu. Um sentimento puro como este, desprovido de qualquer preconceito, egoísmo, inveja, nojo ou seja lá o que mais, não pode ser pecado. Deus teria de ser insensível para me condenar ao inferno."
ViiMOreno 01/12/2015minha estante
que lindo kra :"(

Nicolazsilva 23/01/2016minha estante
bem isso....

Aryane57 10/09/2015

"Cara, cara, cara, cara..."
Eu tenho um certo cuidado nas minhas resenhas, porque acho que todo livro merece ser lido. Digo isso como leitora e como autora. Então procurarei as palavras certas para resenhá-lo.

Marcus, um menino de dezesseis anos, se apaixona por Renato, até então heterossexual, noivo de Beatriz. Com a convivência, eles descobrem como é ser homossexual em uma sociedade preconceituosa, tendo que esconder seu relacionamento e sentimentos das pessoas.

O livro é basicamente isso. O terceiro travesseiro é uma parte que se descobre ao longo da história e se eu contasse aqui, contaria o livro inteiro.

Acho que o autor infantilizou diálogos, não explorou bem o tema e eu terminei de ler, como se acabasse de passar por um corredor branco. Um livro que traz como pano de fundo a homossexualidade, poderia ser melhor trabalhado, até mesmo para quem é preconceituoso e se arrisca a lê-lo. E, mesmo eu sendo absolutamente a favor das relações homoafetivas, ler que um personagem colocou esperma em um vitamina é meio nojento.

Muita coisa ali poderia ser descartada, principalmente a repetição da palavra "cara" (olha que eu sou carioca e uso a gíria com certa regularidade, mas nem tanto assim) e o nome do outro, nas falas. A impressão que me deu é que o autor enfatizava nomes para que o leitor não se perdesse nos diálogos (como se um enredo pobre desse fizesse a gente se perder). O final mostra claramente que houve uma preguiça em dar um fim digno à trama.

Esse livro só serviu para matar minha curiosidade, já que desde a época da escola se fala sobre ele (naquela época era um escândalo). Já li livros gls melhores que esse.

Não indico.

site: amoremletras.wordpress.com