Se a rua Beale falasse

Se a rua Beale falasse James Baldwin

Resenhas - Se a rua Beale Falasse

Barb @soueubarb 30/12/2022

Uma música em forma de livro
No início eu não estava embarcando tanto no livro. Demorou um pouco para eu entender e me por no lugar dos personagens. Mas, conforme o livro vai acontecendo ele vai te imergindo, vai te colocando no desespero de uma família que luta por justiça. Vai te mostrando o que é estar com a batalha perdida mesmo antes de lutar. Para mim, não foi 5/5 porque eu esperava um final mais elucidativo, mais amarrado, visto que toda narrativa foi bem pontual.

Leninha 03/01/2023

O simples bem feito
Não existem grandes efeitos nessa narrativa, é um bom escritor, com bons personagens, um bom enredo, e isso simplesmente funciona. Baldwin nasceu pra escrever e isso fica nítido em sua narrativa, não há nada mais a ser dito, só lido.

brunapcorreia 05/01/2023

Acho que vou assistir ao filme essa semana. Tem na netflix. Muito triste essa realidade, o sentimento foi de total impotência. Gostei e nem precisava ser mais longo pra cumprir o objetivo

victoria. 06/01/2023

James Baldwin, Angela Davis e o pilar entre a dor e o amor.
Não esperava que essa obra me atingisse da forma como atingiu.

No ano de estreia do filme, fui capturada pelo trailer e por aqueles personagens que demonstraram tanto amor e dor num vídeo de um minuto. Entretanto, nunca assisti ao filme.

Ano passado, redescobri essa história e ela me tomou mais uma vez, me levando à comprar o livro.

Quando li ?Mulheres, raça e classe?, da grandiosa Angela Davis, me vi dentro de um lugar muito ruim. Sai machucada. Sai com raiva. Queria chorar e gritar devido a dor e a força com que essa mulher consegue escrever.

James Baldwin me causou o mesmo. Tish e Fonny são a representação dos diversos amores interrompidos - mesmo que braviamente - pelo poder que o homem branco exerce em todo o lugar por onde passa.

Tive um pouco de dificuldade para engatar na leitura (mais por questões minhas do que pela obra em si, porém, mais ou menos na metade, me vi imersa na fúria e desespero daquela família tentando provar a inocência de um homem muito amado.

Baldwin escreve lindamente, como se as palavras apenas dançassem, como se o lápis tivesse passeado pelo papel na hora da escrita.

Extremamente forte e bonito, o livro traz para o leitor um incômodo ainda muito atual no que se refere à situação de homens e mulheres negros em todas as partes do mundo, especialmente nos Estados Unidos.

O amor entre Tish, Fonny e o bebê, Fonny e o pai, toda a família de Tish e Fonny é, com certeza, uma das coisas mais bonitas que a literatura já me apresentou.

?Foi o amor que te trouxe até aqui. Se você confiou no amor até agora, tente não entrar em pânico.?

Elói 09/01/2023

Verossímil, dramático e metafórico
Linda e forte narrativa de uma história tão triste quanto comum. A leitura dos textos após o fim da história nesta edição acrescenta muito contexto e camadas no romance. O texto é permeado de relações entre liberdade e prisão, nascimento e morte. Uma sensação de urgência e esperança seguem misturadas durante toda a narrativa em primeira pessoa.

Gabriela.Pereira 11/01/2023

Lindo
O autor escreveu um romance que levanta muitas questões da vida cotidiana, descreve muito bem a importância da relação dos protagonistas com suas famílias, conseguiu falar da história dos dois trazendo as problemáticas sociais sem perder a sensibilidade da história. Eu gostei muito da escrita dele e com certeza vou atrás de outros livros, muito bom!

Tuts 12/01/2023

Uma história sobre opressão
?Ele era incapaz de montar suas defesas porque não podia dar a si mesmo uma razão para estar ali?

Em ?Se a rua Beale falasse?, temos uma história envolvendo dois principais personagens,a narradora Clementine ?Tish? e seu noivo Alonzo ?Fonny?. A trama tem como conflito a prisão injusta de Fonny,quando o mesmo é acusado de estuprar uma porto-riquenha chamada Victoria Rogers.

Os acontecimentos do livro não são narrados de maneira linear e sim de forma mesclada com as memórias da protagonista,alternando fatos futuros,passados e presentes. O livro retrata não somente essa situação difícil vivida por Fonny,mas também vários outros problemas vividos pelo casal-protagonista e seus familiares num cenário de opressão. Os personagens principais são negros que vivem em bairros de maioria branca,numa época onde o racismo e os resquícios do Apartheid era muito presente.

O autor consegue desenvolver uma história num tom melancólico num cenário desesperanço,mas que no fundo você ainda consegue ver uma luz ao final do túnel. Como bem diz Márcio Macedo no posfácio(por sinal,muito bons os textos finais),a escrita do autor parece o trabalho de um artista,dando várias pinceladas sobre vários aspectos da trama.

Confesso que até os 30% do livro estava achando a leitura cansativa por não ter me adaptado a escrita do autor,mas depois fluí normalmente quando você se acostuma. De forma geral o livro é uma obra muito boa,a única coisa que realmente me incomodou foi o final. Eu fiquei assim : ?Ué já acabou?? depois da última página. Não entendi porque o final foi tão abrupto,deixando várias pontas soltas que eu achei que seriam respondidas ao final.

Mas ainda assim é uma leitura que eu recomendo muito,porque é um livro muito bom e que retrata a injustiça da nossa sociedade marcada pela opressão e discriminação.

Pedrão 12/01/2023

O amor de Tish e Fonny
O livro conta a história de um casal negro americano, Tish e Fonny, nos anos 70, sofrendo com a desigualdade racial vivida na época.
Intercalando entre presente e passado, Tish vai relembrando o início do relacionamento e atualizando os acontecimentos da luta para tirar Fonny da prisão.
Importante observar que esse preconceito racial ainda existe, os abusos cometidos pelas autoridades também e o quão doloroso é para o casal ter que conviver com essa realidade.
Recomendo a leitura!!!

Nay 06/02/2023

Mais um livro que não sei o que dizer! Gostei muito, mas esse final, eu preciso de mais. Preciso do restante? cadê?

Lana310 20/02/2023

O livro me prendeu muito, o autor tem uma escrita envolvente que te faz não querer para de ler por um segundo, o livro oscila entre o presente onde a família de fonny e tish lutam para tirar ele da cadeia, e flashbacks que contam a história de tish e fonny

Jotinha 15/03/2023

Faz tempo que eu li esse livro, mas relutei em fazer uma resenha, porque, diante da relevância do tema e do meu local de fala, não sei se tenho muito o que acrescentar
É um livro brutal do começo ao fim, não por só conter tragédias, não é isso que quero dizer, mas por ser realista e a realidade é isso, pelo menos é a realidade de muita gente, fica a reflexão.
Todos deveriam ler.

Let Carvalho 26/03/2023

Gosto muito do James e da maneira que ele escreve. Esse livro não me envolveu tanto como o quarto de Giovanni, mas foi um livro interessante.

Wellington.Pimente 02/04/2023

Amor e injustiça
Uma história de amor entre o rapaz de 22 anos Fonny e a sua amada Tish com 19 anos. Esse amor passa por vários testes. Fonny é preso por um crime de estupro que não cometeu e fica evidente quando ele fica marcado por um policial claramente racista. A Tish descobre estar grávida e luta pela sua sobrevivência, de seu filho no ventre, visitas constante ao presídio para apoio emocional ao seu amado, além da busca de estrategia jurídica para libertar o Fonny (que possui uma mãe e irmãs que o desprezam e somente o pai Frank e a família da Tish, ajudam como podem, na tentativa de pagar um advogado para a defesa jurídica do mesmo). Em contrapartida a família da Tish tem uma família muito unida e que ficam muito felizes com a vinda de um novo ente familiar. Acima das lutas e situações que os protagonistas enfrentam, fica muito evidente o amor verdadeiro que há entre Fonny e Tish e como se percebe isso em seus pequenos detalhes. Outra situação que fica evidente nessa obra, é sobre a justiça americana que comete muita injustiça com os negros e que se não houver muita resiliência e as memórias de lutas e sons dos negros de todas as ruas Beale, fica quase impossível suportar esse imenso fardo. Como a Tish observa, é terrível você falar com seu amor, através de uma barreira, um vidro.

03/05/2023

Boa história, escrita melhor ainda
Estou levemente desconsertada. Se a rua Beale falasse não é o estilo de livro que costumo ler, não apresentando um final conclusivo e que evidencia inúmeros problemas de uma sociedade machista e racista de maneira subjetiva, com pequenas falas ou ações que representam apenas uma vírgula na história. O final em aberto me deixa bastante atordoada, mas também entendo que esboça uma perspectiva interessante, indicando que mesmo quando parece haver uma conclusão próxima, a vida acontece e o ponto final pode estar ainda distante.

Gostei bastante da trama, com passagens empolgantes e a melhor cena de "perda de virgindade" que já li. James Baldwin realmente é um mestre da literatura. Uma capacidade de descrição maravilhosa. Confesso que precisei lutar um pouco para me adaptar à escrita dele, mas de fato, um mestre.