Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Marcelle.Paganini 20/02/2024

Logos quer dizer sentido!
A metade inicial do livro mostra a história do autor nos campos de concentração. Impossível não sentir a agonia. Mas com tanto canto ensinamento que não caberia aqui (e seria spoiler).

Fiz muitas anotações.

Na outra parte ele explica sobre logoterapia, que fez todo sentido para mim que sou psicóloga. Mas não sei se é tão interessante para quem não tem afinidade com psicologia. Não precisa ser terapeuta para entender, mas tem que gostar do assunto.

Vale muito a pena a leitura. Impossível ser a mesma pessoa depois desse livro.

Eu saio outra pessoa e outra psicóloga: toda terapia deve ser uma logoterapia!

Patricia 19/02/2024

Preferido da vida!!!
Eu dizer que é um dos relatos mais profundos e reflexivos já escrito será o eufemismo do século, mas considere dito assim mesmo.
Além da incredulidade diante do fato se serem retos reais e não ficcionais, e de saber da capacidade a crueldade humana, vem a certeza também da capacidade humana de resignação e de ressignificar mesmo as vivências mais impensáveis.
Também me chama a atenção que o ser humano não sobrevive apenas pelo instinto de se manter vivo como todas as outras formas de vida, isso não é suficiente para o humano. O ser humano precisa de sentido para se manter vivo até o amanhã...
E talvez, para muita gente que se "afoga" em entorpecimentos diversos da vida moderna, o que falte seja justamente dar valor ao simples fato de estar vivo para amanhã...
Mais significativa ainda será a experiência de viver se, ao colocar a cabeça no travesseiro, você souber genuinamente porque você quer acordar amanhã ao invés de acordar porque o despertador tocou...

Giacomet1 17/02/2024

Interessante
Eu estava com uma expectativa alta, é um livro interessante. Dado que foi escrito logo após a saída do autor de um campo de concentração, achei que seria arrebatador, e acho que deve ter sido à época da publicação. Na parte em que explica a logoterapia, o assunto foi tratado de forma muito superficial. O autor alerta para isso.

Bárbara 16/02/2024

O pai da logoterapia
Viktor Frankl foi um sobrevivente dos campos de concentração e também o psiquiatra que desenvolveu a logoterapia ? também conhecida como "terapia do sentido". Nietzsche consegue resumir o conceito geral da logoterapia com a seguinte frase: "quem tem por que viver, suporta qualquer como".

O livro me fez repensar sobre o modo como enfrentamos as adversidades que nos surgem pelo caminho. O segredo não está em mudar a situação em si, sobretudo quando ela não pode ser mudada, mas em mudar o modo como você resolve enfrentá-la.

Nos campos de concentração, conforme observa o autor, os seres humanos reagiram de formas distintas à situação que lhes foi apresentada: alguns se aliaram aos carrascos e traíram seus iguais para conseguirem sobreviver; já outros se mantiveram firmes e alinhados com seus valores, ajudando desconhecidos e preservando a sua dignidade. Frankl defende que, mesmo vivendo a experiência mais abjeta possível, o ser humano sempre tem uma escolha.

Para refletir.

analu 15/02/2024

Logoterapia
Logoterapia é uma abordagem psicoterapêutica que visa levar o indivíduo a encontrar o sentido da vida, é sobre isso que se trata o livro. Além de relatar sobre a vida de Viktor Frankl nos campos de concentração, em especial em Auschwitz, é impressionante como ele apresenta as condições mais miseráveis possíveis do ser humano viver e mesmo assim com pessoas lutando para permanecerem vivas.
Um livro impressionante do início ao fim.

GlaucyA0 14/02/2024

Bom livro
Um livro muito bom para quem quer dar start na Logoterapia.
Cheio de conceitos e uma história que estará sempre na cabeça.

Gabriel Leoni 12/02/2024

A vida sempre tem um sentido...
Nessa obra existencialista Frankl vai debater a busca de um sentido mesmo nas situações mais adversas. Essa reflexão é proposta, de dentro de um campo de concentração, sendo essa, uma obra autobiográfica, sendo o próprio autor, um sobrevivente do holocausto. O que leva o homem a continuar, quando vê ao seu lado tanta dor e tristeza? É possível encontrar sentido, mesmo em meio ao caos? Essa é a premissa investigada pelo autor que divide sua obra em duas partes. Na primeira, expõe todos os horrores que viveu e superou nos campos de concentração nazistas. Na segunda, expõe brevemente as bases de sua teoria psicoterápica, chamada de logoterapia. Uma obra indispensável para todos os que se interessam pelo tema do existencialismo. Não se enganem, não trata-se de uma obra de auto ajuda, aqui o enfoque é histórico e científico, na medida em que a tese busca ser comprovada e se torna uma importante escola de pensamento da psicologia.

Andrea M 12/02/2024

Sempre alertas...
Trecho do livro que nos remete aos tempos atuais em que ainda há pessoas adorando "mitos"...

"Naturalmente, você pode perguntar se realmente precisamos referir-nos a 'santos'. Não seria o suficiente referir-nos a pessoas decentes? É verdade que elas formam uma minoria. Mais que isso, sempre serão uma minoria. E, no entanto, vejo justamente neste ponto o maior desafio a que nos juntemos à minoria. Porque o mundo está numa situação ruim. Porém tudo vai piorar ainda mais se cada um de nós não fizer o melhor que pode. Portanto, fiquemos alerta - alerta em duplo sentido: Desde Auschwitz nós sabemos do que o ser humano é capaz. E desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo."

Tatiana427 10/02/2024

Em busca de sentido
Em busca de sentido , do psiquiatra queridíssimo Viktor Frankl, ele que infelizmente teve a experiencia de passar por quatro campos de concentração, perdeu sua família e amigos, o livro conta com muita sensibilidade sua trajetória, desde o trabalho árduo e forçado nas ferrovias, as negociações de sobrevivência por um prato raso de sopa , a febre de tifoide que matou milhares de prisioneiros , como ele auxiliou no atendimento aos doentes, e quando a desesperança era atingia por algumas pessoas através de um simples cigarro, ou preferir pela autodestruição nos fios elétricos que cercava o aprisionamento, quando não tinham sapatos , procuravam nos mortos para se calçarem , os cadarços eram amarravam com arames...
Toda essa crueldade serviu como inspiração para seu artigo pré escrito em seu casaco que foi se perdendo e se reconstruindo através de sua técnica terapêutica a Logoterapia. Diferente dos divas da psicanalise , esta técnica traz como referencia buscar o essencial, o sentido com mais clareza, racionalidade e aceitação sobre os empecilhos da vida.

Curiosidades: Frankl recebeu três títulos de Honoris Causa nos Estados Unidos. No Brasil Frankl recebeu o título de Doctor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na ocasião em que presidiu o I Encontro Latino-Americano Humanístico Existencial LOGOTERAPIA, realizado de 29 de abril a 1º de maio de 1984, em Porto Alegre. Nesse mesmo ano, também, foi agraciado com este título na capital da Venezuela. Na Argentina, Frankl também recebeu os títulos de Professor Honoris Causa pelas Universidades de Salvador, Católica da Argentina e de Medicina de Buenos Aires.

Um excelente presente para esse fim de ano, para refletimos e guardar em nossas bagagem o que realmente importa para começar os próximos dias. Super indico

Yuririn 10/02/2024

O livro e as análises são bacanas. Embora não tenha tido muita informação diferente de outros relatos sobre a segunda guerra em si, as analises feitas foram bem legais e a realidade vivida bem descrita.

Ju Moon 07/02/2024

É um livro forte que mostra a experiência de um psiquiatra em campo de concentração e lá ele observa a si mesmo e a outros ao seu redor, dando início ao movimento importante na Psicologia com a criação da Logoterapia, enquanto tentava sobreviver mais um dia.
Excelente!

Isabel659 03/02/2024

Em busca de sentido
Na parte que ele conta sobre como foi a experiência dele no campo de concentração é muito pesado, e me fez repensar sobre como eu estou dando valor a o que eu tenho.
A parte que ele faz um estilo reflexivo foi de bom entendimento, porém teve algumas partes que foi complicado de entender.
Em termos gerais ele fala que para vida valer a pena tem que ter um sentido
E cita Nietzsche: " quem tem um porquê alguenta o como".