Skyward

Skyward Brandon Sanderson

Resenhas - Skyward

Gui Figueiredo 22/01/2021

Fantástico e divertido
esse livro é muito bom, tem uma pegada meio descontraída, Brandon Sanderson não criou aqui um grande world building mas n foi uma coisa q eu senti falta, por q sempre tinha alguma coisa acontecendo, o livro não fica parado hora nenhum. O final é muito interresante e me deixa muito animado para a continuação!

Kenia Pinheiro 25/01/2021

Aventura espacial
O livro narra, em primeira pessoa, a vida de Spensa, sobrevivente em um mundo subterrâneo, no qual adolescentes são treinados para comporem a guarda defensiva humana, na superfície, contra os misteriosos Krell - guerra com cada vez mais baixas humanas.
O ponto central é a luta de Spensa para entrar e permanecer no centro de treinamento, visto ser considerada por seus recrutadores como uma espécie de "defeito", problema que acometeu seu pai e o fez virar-se contra seus companheiros em meio a um combate.
Confesso que, a princípio, pensei ter caído em mais uma história de garota chata adolescente, em um ambiente distópico e triângulo amoroso bobo, mas a narrativa não se apega a isso: Spin - Spensa - é fruto do seu meio e educação, irascível pelas próprias circunstâncias, ela vai se rebelando contra o sistema, não por uma revolta repentina, mas por uma percepção que vai acontecendo de forma natural.
Seus amigos são outros adolescentes, uns mais outros menos privilegiados, mas nenhum sem uma certa profundidade que forme suas características principais. O ponto engraçado e que dá alguma leveza à trama é a amizade dela com M-Bot, uma nave autocesciente que a ajuda, de forma indireta, a descobrir sobre sentimentos e livre-arbítrio.
Há muitas lutas pilotadas, explosões, descrição de manobras, perdas. Para quem gosta do gênero - eu - é um prato cheio. É um livro gostoso de ler, pois o autor realmente não se prende aos clichês do gênero. Os personagens são fenotipicamente diversificados e não há papeis sexistas.
O final não é bem um plot twist, mas uma explicação dos fatos, dando espaço a continuações que podem ser tão boas quanto o livro original.
Nota 6/10.

Luana 27/01/2021

O livro é muito bom, empolgante, descritivo, conseguimos entender a dinâmica de tudo.
Senti falta de mostrar mais a ligação com a família, ela ganhando mais espaço, um diálogo de pq a comandante odiava tanto ela, mas não a destruiu contando o segredo. Enfim, é muito bom e recomendo.
Necessito de uma continuação rsrs

Diego 02/02/2021

Ao espaço e além rsrs
Quem nunca ficou sentando olhando as estrelas, desejando desbravar os mistérios do espaço? Nesse livro puder curtir e me imaginar voando em uma aeronave, realizando manobras de voo e vivenciar alguns misterios intrigantes do universo.

Mika 04/02/2021

Não tenho palavras pra descrever o final desse livro! A adrenalina que me possuiu enquanto terminava de ler ele foi sensacional!
Esse livro vai além de uma história de ficção científica, ele fala sobre a coragem, de não desistir de um sonho mesmo que muitos lhe dizem o contrário, além de abordar sobre o que é ser um covarde.
O crescimento da personagem principal é bem feito e o desenrolar da história é bem tranquilo.
Adorei ter esse livro como o primeiro meio de contato com a escrita do autor.

Karol 07/02/2021

Brandon Sanderson não decepciona
O livro é excelente. Brandon Sanderson tem a incrível capacidade de prender a atenção do leitor com maestria, mesmo quando descreve temas extremamente técnicos e mecânicos, como ocorre em Skyward.

A protagonista, Spin, é cativante e ousada, gerando uma empatia deliciosa, não tem como não se emocionar e não querer voar com ela.

Os demais personagens são complexos e ajudam a história a rodar, tirando o peso da personalidade da Spin da leitura nos momentos em que ela fica muito intensa.

Enfim, livro recomendadissimo e leitura maravilhosa. Já estou implorando por uma continuação - que não vi nenhum sinal de que virá. XD

Jeff 15/02/2021

Amei
Eu não sou fã de Sfi-ci, nunca me chamou atenção. Porém Skyward consegui me fazer gostar do gênero. Achei o livro bom do início ao fim.

As personagens foram me cativando durante a leitura, a construção e desconstrução delas foi simplesmente incrível.

Ainda faltam perguntas a serem respondidas. E também quero muito ver um romance entre a Spin e o Babaca.

ma.ria 20/02/2021

?Costumávamos viver lá, entre as estrelas [...] concentre-se em algo maior. Em algo grandioso [...] conquiste as estrelas, Spensa.?
Li esse livro pela primeira vez em 2019. Comprei na bienal do livro porque estava barato, mas honestamente não dava muito por ele... estava muitíssimo enganada.
Nesse livro acompanhamos Spensa, teimosamente obstinada e corajosa que faz de tudo para entrar na FDD (escola/organização de pilotos) para lutar contra os Krell, raça que mantinha a humanidade presa no planeta Detritus.
?O gosto daquela sopa era melhor do que o sangue dos meus inimigos.
Considerando que eu nunca havia provado o sangue dos meus inimigos de verdade, talvez aquilo não fizesse justiça a sopa.?
Sua jornada é demasiadamente difícil, afinal, ela era filha de um covarde, que durante a primeira grande batalha, tentou fugir e foi abatido... supostamente. Mas Spensa não acredita nisso, e fará de tudo para limpar o nome de seu pai e provar para todos que ela não fará o mesmo que dizem que ele fez. Durante, porém, ela fará amigos que nunca pensou que faria, ?[...] tão determinada, tão habilidosa, tão apaixonada. Você é uma chama, Spin. Quanto todo mundo está calmo, você é uma fogueira ardente. Linda, como uma lâmina recém forjada.? ela ganhará e perderá com a guerra, até não reconhecer mais a si mesma ?ela era como eu [...] mais do que eu mesma, ultimamente?.
Esse livro é emocionante, com o crescimento de uma protagonista fascinante e carismática que nos faz nos apaixonar por ela e ansiar por cada página que lemos. Nosso coração para e recomeça com cada suspiro que ela dá e com cada dor que ela sofre.
Brandon Sanderson novamente nos traz uma obra para refletir com seus personagens sábios ?Não devemos nos esconder nas sombras porque tememos a fagulha dentro de nós. A resposta não é deixar a fagulha de lado, mas aprender a controlá-la.? Spin aprende e nos ensina não só a controlar, mas também aceitar e usar a nossa fagulha.
Definitivamente, deveria entrar na lista de livros que todos devem ler antes de morrer

Anna1439 20/02/2021

Até quase 50% do livro eu não estava aguentando mais a personagem principal, mesmo que eu entenda o porque dela agir daquela forma. Porém depois de um ponto a história começou a ser tão envolvente e interessante que não conseguia parar de ler.
Acontece várias reviravoltas e várias partes triste, o que achei bem real e muito bem produzido dentro da história. Dá para ver que tem algumas críticas veladas, o que foi bem curioso.
Esperando ansiosamente continuação chegar no Brasil, esperando que seja bom, explique e explore tudo que foi deixado no final.

larah38 24/02/2021

CARAAAS
esse livro eh o exato livro q eu tava precisando ler. gostei da sensação que me deu, gostei da narrativa, do desenvolvimento, etc. MAS o que mais gostei no livro foi ver a evolução de cada personagem, mesmo os personagens que não tinham uma narrativa própria a gente cria um certo apreço e sofre com tudo que ocorre com cada um a partir da visão da protagonista!
a "explicação" final não me comprou mt, por isso não dei as 5 estrelas, mas vou esperar o desenrolar do segundo livro sim pra ver oq vai dá.

Jaaqx 01/03/2021

Comecei a leitura sem esperar muito porque "naves espaciais" não fazem parte do mundo de ficção que eu geralmente leio/gosto, mas o Sanderson faz absolutamente qualquer história ser a mais incrível! Não quero dar espaço pra desapontamento, mas começo a achar que é impossível ler um livro do Brandon que não seja espetacular!

glauco.freitas.3 04/03/2021

#brandonsanderson é o meu autor de fantasia favorito. Sabe construir um universo como poucos e é a principal inspiração pro sistema de magia que vem crescendo em Folclórika, porém, em #skyward rolou um tropecelho.
A premissa é aquela que, se alguém viu um anime nos 80/90, já conhece: a humanidade se fodeu, tomou no zóio lutando contra alienígenas e o último resquício de resistência luta desesperadamente para sobreviver. Os heróis dessa luta são os pilotos de caça que defendem a última cidade humana ataque após ataque e, como sempre, as cenas de batalha são um PUTAQUEPARIU a parte.
Na principal batalha que definiu a sobrevivência do humanidade, porém, um desses pilotos teve mais do que as pregas aguentam e tentou fugir da luta. O Covarde, como ficou conhecido, foi abatido e morto pelos colegas, deixando uma filha que creaceu ostracizada na porra da sociedade e, óbvio, ela é Spensa (que caralho de nome é esse?!), a protagonista do livro que, claro, sonha em ser O REI DOS PIRATAS, digo, A MELHOR PILOTO DE TODAS!
Como um mecanismo de defesa, Spensa cresceu se impondo através das palavras. Inspirada nos heróis mitológicos, sempre que se vê acuada, ela mete a bravata e fala que vai "usar seu crânio como taça para beber o sangue do seu primogênito". Literalmente. No começo é engraçado, mas é uma piada repetida a exaustão...
O #worldbuilding é SENSACIONAL, misturando o clichê com elementos novos na medida certa entre o nostálgico e a novidade. A maioria dos personagens é bem trabalhada, mas você percebe uma certa fórmula surgir: sempre que Spensa vence a alcunha de covarde e se aproxima de alguém, pode ter certeza, essa é a próxima pessoa a morrer - ou a ser expulsa, ou a desistir...
Em outro clichê - que, como todo clichê, não é necessariamente ruim - , Spensa encontra uma nave MUITO mais avançada do que a que os humanos possuem e ela vem com uma IA engraçaralha (e um dos melhores personagens do livro, inclusive).
Das 1537 coisas que poderiam ter acontecido na batalha final, o autor escol h eu a mais Sessão da Tarde possível, o que me decepcionou um pouco. Mas logo depois vem um #plottwist - não o primeiro, aliás - que prepara o final pra um bom #cliffhanger (como eu tô poliglota hj).
No fim é um bom livro, mas nem de longe se compara com #mistborn (obra SUPREMA) ou Os Executores. Lá fora, já tem o segundo livro (que lerei, com certeza). Como eu disse, foi um tropecelho, mas, pra ser sincero, se fosse obra de algum outro autor eu não teria sido tão crítico.
#BJUNDA

Evelyn464 08/03/2021

* surtos *
Eu realmente não sei descrever as sensações e sentimentos que esse livro me trouxe de TÃO BOM

Eu chorei igual um cabrito desmamado umas 10 vezes 5 em certo capítulo que eu fiquei DEVASTADAAAAA.

O livro é maravilhoso, perfeitinho sem defeitos, leiam esse crl de livro bom que vcs não vão se arrepender

meu mood está muito: ?????????

mas um favoritado da vida!! ??

LEIAMMMM!

vitória 09/03/2021

INCRÍVEL
meu deus que livro perfeito,eu não esperava que fosse tão bom assim.
a construção do universo,as críticas sociais,a escrita,leiam esse livro por favor.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 11/03/2021

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Fugindo da extinção, a raça humana saiu da Terra e agora reside em um planeta chamado Detritus. Desde então, eles vivem em uma guerra eterna com uma raça alienígena chamada Krell

No passado, o pai de Spensa desertou em uma batalha importante e desde então é conhecido como covarde. Agora, Spensa tem a oportunidade de se tornar uma piloto e não vai desistir de seu sonho, enquanto nesse meio tempo ela tenta limpar o nome do pai. Mas há pessoas que não desejam ver Spensa formada e ela contará com a ajuda de uma velha nave para atingir o seu objetivo: conquistar as estrelas

Spensa "Spin" Nightshade é uma ótima protagonista. De início ela é bem o clichê do personagem esquentadinho e impulsivo que quer limpar a honra da família. Sempre com uma resposta na ponta da língua, ela também é determinada, corajosa e leal

Spin tem um baita crescimento e evolução. Boa parte de sua impulsividade vem da raiva que sente do modo como seu pai é lembrado. Durante seu treinamento ela descobre informações do que realmente aconteceu naquela fatídica batalha, o que a fará rever suas convicções e o que considera ser corajoso

A construção de mundo do Sanderson não deixa a desejar. As suas descrições são bem assertivas no que é necessário para a ambientação. Assim como Spensa, vamos descobrir que há bem mais sobre a guerra entre humanos e Krells do que a FDD (Força Defensiva Desafiadora) conta

Os personagens secundários são MARAVILHOSOS! A Esquadrilha Celeste me lembrou muito meu Squad 312: personalidades diferentes mas que no final acabam formando uma grande equipe. Boa parte da história foca no treinamento para piloto e acompanhamos suas alegrias e tristezas. Um destaque para a nave M-Bot e seu senso de humor super gostosinho. As interações com Spensa são bem divertidas

Na reta final, temos uma ótima sequência de ação de tirar o fôlego e deixar o coração na mão. O bom é que o Sanderson nos recompensa com informações de cair o queixo, deixando um baita gancho para sua continuação

site: https://www.instagram.com/p/CMQKWqArOKB/