Todas as cores do céu

Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

Adriana 26/04/2022

Um dos livros mais emocionantes que li esse ano. Além de conhecer mais sobre a cultura da Índia mesmo que seja do lado negativo, o livro fala sobre uma das mais bela amizade que já li.

Malphys 24/04/2022

A sensibilidade dessa história é o que há de mais bonito. O caminho de duas meninas indianas de castas diferentes que se cruzam e ficam interligados para sempre pelo amor genuíno construído na infância, que não se deixa intoxicar pelos preconceitos e julgamentos que cabem exclusivamente aos adultos.

Mukta e Tara nos mostram como o amor, a lealdade, os momentos de partilha e a esperança são capazes de nos dar força para enfrentar e acreditar na coragem que vem do coração.

Belíssimo, forte e um banho de humanidade. ?Você tem que olhar com muita atenção. As pessoas que amamos nunca nos deixam?.
Michele Boroh 24/04/2022minha estante
Esse é daquelas lindezas que a gente sai recomendando. ??

Lulu 20/04/2022

Cultura
Que livro rico em cultura! Você mergulha nos costumes da India de uma maneira espetacular!
Os personagens são bem construídos ao ponto de dar um ódio na gente quando fazem merda rs (alo Tara)
Ele trata de temas bem difíceis como escravidão sexual, estupro, pedofilia? não recomendo pra pessoas sensíveis. Tem muitos gatilhos.

Joice.Yuko 19/04/2022

Que livro!
Mais um livro falando sobre escravidão sexual. Abusos e violência contra mulheres vítimas do sistema de casta da Índia somada à miséria causada por guerra civis. Todas as cores do céu contra a história de duas amigas de castas diferentes na Índia mostrando o quanto a força de uma amizade ajuda a superar muitos obstáculos. Ao mesmo tempo nos abre os olhos às atrocidades que o ser humano é capaz de fazer ao outro. Que livro!

Carol 07/04/2022

Todas as cores do céu
Este livro nos apresenta uma realidade até então desconhecida por muitos (eu inclusive) nos mostrando como a sociedade indiana é composta, como suas divisões de castas diferenciam de forma gritante seu povo fazendo com que as castas inferiores vivam de forma sub-humana, e como o homem se apodera da crença destas pessoas (a única coisa que elas tem de bom) para benefício próprio. É um livro difícil de ler por nos revelar situações que não queremos acreditar que ainda são possíveis existir. Mas é uma leitura necessária para todos àqueles que precisam aprender a enxergar e acreditar que existem cores, todas as cores, em um céu nublado e tempestuoso.

Larissa 05/04/2022

Livro Emocionante
O livro conta uma emocionante história que ocorre em dois tempos, passado e presente. A narrativa feita por Mukta e Tara é emocionante. Relatando com sensibilidade uma realidade muito diferente da nossa, a autora consegue nos transportar para os cenários em que a história se passa. O que eu mais gostei é que em momento algum a autora apela para miséria para sentirmos as dores das protagonistas, pelo contrário, me vi emocionada em várias cenas dotadas de muita simplicidade.
Impossível ler esse livro e não se sentir tocada pela história. Recomendadíssimo!!!

Flacosfer 03/04/2022

Uma história sobre resiliência
Um livro sobre a cultura na Índia que, infelizmente, ainda deve acontecer atualmente.
Ele nos ensina a não perder as esperanças, através da resiliência dos personagens.

Ste 31/03/2022

"Acho que a nossa vida é como o céu..."
Bem pesado emocionalmente mas delicado e comovente com o encontro entre duas almas destinadas.
Apesar de fictício, a própria autora nos conta que muita coisa é real. Nessas horas, nós, mulheres, ficamos fragilizadas por saber que temos muita luta pela frente ainda, mas ganhamos força vinda de tantas personagens fortes.

"Acho que nossa vida é como o céu. As vezes, Mukta, quando você olhar para o céu, ele vai estar escuro. Você não vai saber em quem confiar. Vai se perguntar se alguma pessoa conseguirá tirar você da escuridão. Mas, acredite em mim, algum dia o nosso céu vai brilhar de novo. E vai ter a aparência e o cheiro de esperança. Não quero que se esqueça disso. Quero que tenha esperança, não desista."

Neiva 25/03/2022

Tocante. Antes de tudo, é importante dizer que o sistema de castas na Índia foi abolido, assim como oferecer as meninas a deusa (que as tornam prostitutas) em 1988, porém, até hoje essas práticas ainda são frequentes, mesmo que ilegais.
Me emocionei muito com a trajetória da Mukta, além de ter sido muito doloroso em várias partes, pois ela sofreu ?o seu destino? sendo abusada sexualmente, por ser de uma casta inferior e também por ser mulher. Mukta significa liberdade e foi algo que foi tomado da personagem.
Uma história onde conhecemos mais da Índia, só que essa parte dolorosa, principalmente para as mulheres em geral, porque até mesmo as de classes mais altas sofrem.
Apesar de todo o peso, temos uma relação muito especial entre Tara e Mukta, uma conexão que faz com que elas nunca se percam, algo bonito de se ver.
Alerta de gatilho, violência, abuso sexual, aborto.

julha 20/03/2022

?isso foi tudo o que sempre tive, a habilidade de ver a beleza nas pequenas coisas, nas pessoas, na natureza. Foi a única coisa que me ajudou a sobreviver.?

otxjunior 19/03/2022

Todas as Cores do Céu, Amita Trasi
Quando a obra tende pro sentimentalismo, meu envolvimento depende da autenticidade das vozes das protagonistas. E aqui mal consegui diferenciá-las. Achei-as apoiadas sobretudo em estereótipos orientais. Tudo muito óbvio e genérico.

Dani.Landim 16/03/2022

Respire fundo e encontre coragem!
Sem dúvidas q esse livro merece 5 estrelas! Sensacional!

Gosto de livros em que os narradores se alternam. Nessa obra, há capítulos narrados por Tara e outros por Mukta. Além de criar expectativa ao enredo, ainda torna a leitura fluída.

Milena 16/03/2022

Um choque cultural!
Ouvi falar muito bem sobre esse livro, e realmente é tudo que falam. Basicamente conta a história de duas meninas indianas, Mukta que era de uma casta baixa e que, de acordo com a tradição, devia passar por um ritual que a tornaria uma "serva do templo" (na realidade uma prostituta), e Tara, nascida numa casta mais nobre. As duas se conheceram quando criança e ainda crianças foram separadas, e o livro basicamente conta a busca de Tara (depois de adulta) por sua amiga.

É um choque cultural muito grande, mostra a realidade do sistema de castas na Índia e como isso é cruel. Vale muito a pena a leitura, principalmente para sairmos um pouco da realidade em que vivemos e entender como é a vida lá. Mas é bom se preparar, é uma leitura pesada!