Todas as cores do céu

Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

Luciana Maria 17/10/2023

Vida de luta
Gostei muito. Um enredo forte, quase chorei. Leitura fluída.
Quantas pessoas como Mukta tem uma vida de luta. Luta diária para se manter viva, manter a esperança por dias melhores, por reencontrar alguém, ver na adversidade algo bom, essa é Mukta essa é a realidade de muitos mundo a fora. Uma amiga como Tara é um presente divino, que felicidade de quem tem esse vínculo com alguém.
Valeu a leitura!!

Rossana 16/10/2023

O Favorito do Ano
Mesmo que eu tente muitas vezes, acho que não vou conseguir descrever esse livro. Maravilhoso sob todos os aspectos! Uma leitura gostosa, fluida e envolvente; texto escrito com uma rara delicadeza; personagens tão reais que parecem conhecidas nossas; uma história emocionante do começo ao fim.
A amizade e a esperança são os temas centrais dessa linda historia.
A vida de Mukta me deixou abandonada, sensivel. Quanto sofrimento? Queria acreditar que isso não acontece nos dias de hoje, que tudo não passa de ficção, no entanto, a realidade é muito pior.
O paradoxo é que, apesar de triste, é um livro lindo.
Que livro lindo!
Inesquecível!
Eu o indicarei muitas vezes. Merece o lugar de honra de minhas leituras até agora, em 2023.
O Favorito do Ano, e olha que li outros bem maravilhosos também!
Eu daria 10 estrelas se fosse possível, como não posso...
??????????

Luana.Dorte 15/10/2023

Extremamente forte, mas necessário.
O livro escancara a desigualdade social, o machismo enraizado na cultura indiana e escondido sobre o manto da religião. É um livro denso, que em diversos momentos me obrigou a parar de ler e refletir. Fiquei completamente comovida com todas as passagens da vida da Mukta.

Tecnicamente, não é o estilo de leitura que eu gosto, achei que o enredo muitas vezes é enrolado e a escrita da autora não me agradou. Houve muitas situações inverossímeis, que acabava por estragar o clímax do livro.

Mesmo assim, é um livro que vale a leitura. Forte, chocante e necessário.

lendoeuconto 14/10/2023

Conhecer um pouco de castas
Mukita é forçada a participar de um ritual de sua casta, que a leva a entregar seu corpo a deusa (de acordo com costumes impostos pela casta ao qual nasceu).
No ritual a partir de então ela é forçada a exercer a prostituição.
Nesse ínterim muita coisa vai acontecendo, sua história se cruza com a de outra personagem quando ainda criança.
De uma forma muito bonita, triste e delicada; esse livro nos conta sobre a situação de castas na Índia e a ligação das personagens que nos emociona.

Laura.Kathleen 11/10/2023

Um livro que eu não recomendaria pra ninguém
FALEI MUITO MESMO TÁ!!!

Bom... o livro gira em torna da história de duas meninas e no vínculo que elas construíram, Mukta é uma menina que é perseguida por uma tradição de família/ritual em que a faz ter por obrigação se prostituir, mas ela é resgatada pelo pai de Tara e começa assim a construção dessa amizade.
(Se você quiser saber mais sobre essa obra da uma pesquisada porque nessa resenha eu quero focar na minha opinião e no que eu senti, pq é uma Resenha).

As primeiras 150 páginas demorou 3 meses pra ler, as outras 280 eu li em dois dias desesperadamente porque queria que o final fosse bom.
É um livro muito bom, muito mesmo, mas ele é feito de gatilhos MUITO MUITO FORTE MESMO, eu sofri e chorei muito nesse livro, ele é terrível de tanto sofrimento, e para nós mulheres, é pior porque a gente se coloca ou não consegue imaginar estar naquela situação. Eu não iria recomendar esse livro para um amigo meu, mas eu ia falar muito bem dele e no que eu senti, pois eu acho que esse é um tipo de livro que VOCÊ mesmo tem que se induzir sozinho, ter interesse próprio.
Só pra você ter ideia, a capa da Harper Collins edição TAG, é a cena do primeiro estupro que a Mukta sofreu... e a mulher passou por TANTA coisa, que são indescritíveis.
O mais irreal da Mukta, é que nunca passou na cabeça dela que ela queria se m*tar, eu como ser humano fútil sinto isso por coisas mínimas, mas ela nunca sentiu... se sentiu o livro nunca me contou... a esperança dela era tão irreal que nenhum ser humano vai ter, e eu admiro isso no livro... o que salvou o livro de ter um final "feliz" (entre aspas pois o final ainda foi difícil) foi a esperança irreal que ela teve, era a única... pra mim Mukta morria todos os dias, mas a esperança deixou ela viva.

ALERTA DE GATILHOS QUE VAI FERRAR SUA VIDA: o que eu falar não é spoiler, pois antes de ler você tem que saber um pouco da dor.

Estupro, Injustiça social, Tráfico de mulheres, violência, prostituição, sequestro.
Ela foi estuprada, vendida, sequestrada, agredida fortemente, obrigada a se prostituir, obrigada a abortar, e pegou HIV.
*Não é spoiler, é obrigação minha te alertar*
Você ainda quer ler? pense bem... o livro é muito bom, mas pense bem.

thaisid 07/10/2023

Pesado e realista
Eu tenho até vergonha de fazer uma resenha desse livro, pois eu não acho que eu saiba as palavras certas para descrever o que eu senti enquanto fazia essa leitura. Desde as primeiras palavras do livro eu sabia que seria uma leitura muito forte e impactante e no final eu estava certa. Eu sinceramente não sei o que dizer além de que eu senti desconforto e apreensão em saber que essa história não é só ficção, e que nesse momento diversas mulheres e meninas estão passando pela mesma situação da Mukta, e muitas delas infelizmente não tem o mesmo final que ela. Esse livro é realmente muito pesado, porém acho que todos deveriam ler. As vezes nós precisamos de um choque de realidade como esse para sairmos da bolha em que vivemos, e para que possamos conhecer realidades diferentes das nossas.

Nayara.Nairne 01/10/2023

História ficcionais que tem como pano de fundo fatos da realidade sempre me interessam. Eu ja havia lido outros lidos ambientados na Índia e a cultura sempre me surpreende.

Enfim, vale muito a Leitura!

KelenDZ 01/10/2023

História maravilhosa, que fala de sofrimento, injustiças, esperança e perdão.
Conheci mais um pouco da cultura indiana, e fiquei aterrorizada pelas devanasis, de imaginar crianças por volta de 10 anos serem estupradas e transformadas em prostitutas...
Amei o final.

Fran Piva 27/09/2023

Se passa na Índia e tem como pano de fundo a tradição devadasis, nas quais mulheres de castas inferiores são sacrificadas para Deusa, não podendo se casar e estar disponível a qualquer homem que as procurar. Essa tradição da prostituição inicia com crianças, que muitas vezes são vendidas pelas suas familias.
Nesta história, Mukta, uma filha de devadasis é salva por um homem elevada a morar em Bombaim como forma de protege_la. Lá passar a viver com uma família e fazer a melhor amiga Tara. Porém, o rapto de Mukta traz muitas questões a tona. Tara só vai superar a sua angústia quando a encontrada.
Uma história envolvendo.

Dani Veiga 23/09/2023

Me tocou profundamente
Este livro é maravilhoso a autora trás com sutileza a realidade de uma cultura que adota o sistema se castas. Coloca com uma habilidosa escrita a realidade de uma criança ate sua vida adulta, chamada Mukta, lutando pala sua vida, junto a todas as adversidades de ter nascido em um país que a coloca em diversos riscos e dilemas. Explanando também o contraste das famílias ricas com poder aquisitivo muito distante do da protagonista. Aborda sobre as todas as nuances que a adoção trás, tanto para quem adota quanto quem é adotado.
Este livro conta não só a trajetória de lutar pela própria sobrevivência mas também o pós de toda essa luta, o que vencer cada adversidade marca na protagonista, os sentimentos e traumas gerados.
Fala sobre laços sublimes e fieis, quando a vida de Mukta e Tara se conectam emociona, emociona muito.

Wellington.Pimente 13/09/2023

Livro denúncia
Que livro forte! A história passa na Índia, nos anos 90, a personagem Mukta nasce numa casta de prostituta e um homem com desprendimento por não acreditar no sistema de castas e com intuito de salvá-la desse horrível destino, a resgata e lhe dá um lar. Tara, a filha dele, cria um laço especial de irmandade com a garota até que Mukta é sequestrada e a narrativa muito bem escrita por Amita Trasi vai descrevendo onde a Mukta foi parar nesse sequestro humano e seus sofrimentos e tentativa de sobrevivência no local, em história paralela demonstra a Tara em sua busca incessante para tentar encontrá-la e no decorrer dessa busca vai nos revelando as camadas de acontecimentos passados para revelar ou mostrar a verdade dos fatos.

Apesar da Índia declarar que o sistema de castas foi abolido em seu país, sabemos que a realidade pode ser bem mais dura e difícil de resolver. Houve oficialmente cinco castas no país: Os Brâmanes (religiosos e mestres), os Xátrias (governantes/guerreiros), os Vaixás (comerciantes), os Shudras (trabalhadores) e os Dalits (intocáveis). Dentro outras percepções da sociedade indiana, o livro é corajoso, a autora não poupa em nada os detalhes absurdos ou poderia melhor dizer, a sua denúncia do que vem acontecendo em seu país conforme dados divulgados e portanto, de conhecimento público. Sendo que há milhares de casos de tráfegos humanos, majoritariamente de mulheres e crianças que são levados para os grandes centros urbanos, como Mumbai, para serem forçados à prostituição. E as autoridades devido a corrupção/propinas fazem vistas grossas para essa terrível realidade. Assim, a autora faz um livro-denúncia através da sua personagem Mukta, que nasce numa casta de dalits, em que as mulheres são reconhecidas como devadasis, uma prática ilegal desde o final dos anos 80, as famílias pobres ainda oferecem as suas filhas a Deusa Hindu Yellamma, não podendo se casar, assim elas se dedicam aos prazeres dos homens em suas comunidades sendo chamadas de prostituta do templo ou serva da Deusa, as devadasis.

Thatiane.Machado0 13/09/2023

Excelente
Todas as cores do céu é uma representação da realidade de muitas mulheres e meninas da Índia e de outros países. É uma ficção histórica que ocorre em um passado não tão distante e nos faz refletir sobre a grande possibilidades de eventos similares ainda ocorrerem.
A história é excelente e intrigante e as personagens são mulheres fortes, cada uma a sua própria maneira, que lutam para viver da melhor forma com as cartas que lhes foram dadas pela vida. Entretanto, é um livro pesado, com muitos momentos tensos, tristes e desoladores, o que era de se esperar, considerando o tema da história.
Gostei muito da dinâmica passado/presente, com os pontos de vista de Mukta e Tara. Temos, assim, que ir juntando as peças para entender o que ocorreu.
Recomendo o livro para quem gosta de ficção histórica e sabe que livros deste tipo podem ser pesados de se ler, já que tratam de temas sérios e, infelizmente, reais para muitas pessoas.

Gaby 11/09/2023

Todas as cores do céu.
É um livro sobre todas as coisas. Sobre perdão, sobre dor, sobre arrependimento. Esse livro retrata a terrível divisão de castas na Índia, de como tudo é injusto, e como onde você nasce, ou de quem você nasce, determina e terce todo seu futuro.
É um livro doloroso, para dizer no mínimo. Produz no leitor agonia, e inquietação com a realidade vivida por muitos. É uma leitura obrigatória.

[Mas depois, aos poucos, descobri que há uma coisa que todos temos em comum, independente da casta ou da religião: todos somos feridos ao longo da vida, todos queremos sobreviver e ser felizes, e todos precisamos ser bem tratados.]