Todas as cores do céu

Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

Renata Rocha 10/06/2023

Uma leitura necessária, serviu muito para conhecer a realidade na Índia, realidade na qual eu nunca tive contato e jamais imaginaria ter, é um livro difícil de digerir algumas cenas e te faz refletir sobre diversas questões, a escrita é muito boa e com qualidade, os personagens não são rasos, você de fato imerge na história e na vida deles isto é muito bem trabalhado, é uma leitura que vale a pena

Lucas990 08/06/2023

O livro é narrado por duas meninas: Mukta, que tem um destino terrível gravado em sua história desde o dia em que nasceu, e Tara, filha do homem que tenta salvar Mukta de seu destino.
A história se passa na Índia entre 1986 e 2007, e aborda diversos temas sensíveis e cruéis que podem despertar alguns gatilhos, sendo o principal deles a prostituição.
Embora previsível, o livro fala de uma realidade cruel sob um olhar esperançoso e cauteloso, o que pode incomodar algumas pessoas que ansiavam por um retrato mais real (leia-se cruel) dos temas abordados. Na minha opinião, é uma leitura que vale muito a pena.

Kleilson.Torquatto 07/06/2023

Uma história densa sobre o sistema de castas na Índia
É um livro bem novelão, com várias camadas. Uma história bem densa e triste onde a autora aborda o sistema de castas que ocorre na Índia, bem como a exploração sexual e o tráfico de mulheres de casta inferior que são levadas aos bordeis para ser prostituídas.

É uma leitura bem gráfica e descritiva, com cenas fortes de violência, dos ambientes onde essas mulheres eram submetidas a viver e as terríveis condições desumanas.

Uma narrativa envolvente e incrivelmente triste, daquelas que você se pergunta a cada página se a personagem ainda poderá ter um final feliz.

É uma história que traz uma jornada de libertação, arrependimento e amor, e é feito pra emocionar.
Super indico a leitura!!

Erica.Barone 04/06/2023

Os livros são uma janela para o mundo. Com todas as cores do céu, aprendi um pouco sobre a crueldade do injusto sistema de castas, viajei até Índia e conheci pessoas incríveis, levando comigo a mensagem de fé e esperança. Tive uma vivência fictícia transformadora.

luizafhorta 02/06/2023

Uma histórica fictícia para narrar uma realidade cruel
Todas as cores do céu é facilmente uma das obras mais dilacerantes que eu já li. Mesmo que não seja uma história real, ela narra a vida de uma criança indiana que teve a sua infância praticamente aniquilada por ser filha de uma prostituta. O livro nos dá esperança em meio à brutalidade. Apesar de ter achado a parte do meio da obra um pouco cansativa, suas páginas seguintes são compensatórias.

Leonardo Lemes 29/05/2023

TODAS AS CORES DO CÉU
Literatura indiana, de tradução cultural e relato social da violência feminil. A história possui duas linhas narrativas e divide o protagonismo entre duas personagens femininas, cada uma com sua jornada e demandas pessoais, sociais e políticas. Um texto altamente reflexivo e crítico em relação aos enfrentamentos de gênero e espaços ocupados pelo feminino indiano, desde o nascimento à vida adulta. O livro aborda o sistema de castas que divide a sociedade da Índia, relatando toda a condenação e a segregação dos povos. A temática da amaziade é um dos pontos principais da obra, pois o vínculo estabelecido pelas protagonistas trabalha a metáfora do laço sentimental e, ao mesmo tempo, a crítica a todo o contexto separatista. A ambientação é diversificada; e o tempo cronológico, datado e contabilizado, essencial para o enriquecimento do texto. É um livro que, a todo momento, lembra o leitor de que enquanto ele lê a narrativa fictícia e verossímil, crianças e mulheres vivenciam todo o contexto violento na vida real. "Deve haver algo sobre a dor, sobre o modo como nos toca tão profundamente, que, às vezes, não conseguimos voltar a ser quem éramos."

Marcelo Costa 28/05/2023

O enredo do livro é interessante e envolvente. Os personagens presentes na história conseguem se destacar, cada um com sua maneira e com chances de mostrarem suas trajetórias. A narrativa é mesclada com diálogos direitos entre os personagens e reflexões dos mesmos sobre as situações pelas quais eles passaram, sendo coesa e com bom ritmo. A linguagem utilizada é rica de significados através do uso de palavras presentes no , especialmente por se tratar de uma trama ambientada na Índia, um país rico de tradições. Os capítulos são divididos entre as duas personagens principais - Tara e Mukta com a indicação do período (data e local) em que as personagens estão. O tema tratado é muito relevante: a tradição devadasi, que forçam meninas de classe social pobre a se prostituirem - isso de uma forma, é bem destacado na história principalmente nas situações violentas em que a personagem Mukta enfrenta. Nunca li nenhum outro livro até então que tratasse do tema e fiquei chocado que ainda existam situação de violência que muitas mulheres indianas pobres possivelmente enfrentam por conta de um sistema político e econômico que massacram pessoas de castas mais baixas e, ao mesmo tempo, é conivente com esse caso. Um outro destaque que eu consigo perceber na história é a possível existência de ONGs que certamente lutam para libertar muitas mulheres em situação de vulnerabilidade sexual. Uma leitura recomendada!

Gabi Graner 26/05/2023

Impactante
Comecei o livro já em estado de choque e o sentimento só foi piorando conforme os capítulos se passavam. Que dureza ler os relatos e saber que isso acontece na vida real e que inúmeras mulheres são subemtidas a situações insalubres por causa dessas crenças bizarras. É desumano. Um mix de raiva e tristeza e esperança o livro inteiro.

É bizarro pensar que enquanto Mukta se conformava com a sua realidade, eu também estava me conformando, e de repente eu caía na realidade de que isso é impossível, essas situações não podem dar margem a aceitação e não tem como ver nada de bom nisso. Chorei inúmeras vezes e me sinto em completo terror de pensar nessa realidade.

Uma leitura impactante mas necessária. Recomendo demais.

Jackie! 25/05/2023

Uma realidade dolorosa!
Uma das leituras mais difíceis e angustiantes que eu já fiz! Um retrato fictício sobre uma realidade brutal que assola a vida de tantas meninas indianas.

Apesar de não ser uma leitura fácil a parte investigativa me prendeu bastante e o anseio por um reencontro me fez ter esperanças, o que me ajudou a continuar a leitura também.

O livro tem descrições extremamente pesadas, principalmente quando a gente lembra que nesse exato momento, muitas garotinhas e mulheres estão passando pelas mesmas coisas. E mesmo a história se passando do outro lado do mundo, a gente sabe que tem coisa muito parecida rolando por perto, no nosso país, no mundo inteiro.

A autora trata de tudo com muito respeito, da para perceber o quanto ela se preparou para escrever esse livro e dar voz a essas personagens que representam tantas pessoas.

_Gabs_ 19/05/2023

Esse livro é uma sequência de tapas na cara.
Em Todas As Cores do Céu, acompanhamos a história de duas meninas, Tara e Mukta. Nascidas na Índia nos anos 90, ambas viveram em ambientes completamente diferentes.
Mukta vem de uma longa linhagem de mulheres devadasis criadas para louvar a deusa Yellamma. Iniciadas entre os 8 e 10 anos, as meninas devem passar por um ritual de iniciação que consiste na perda da virgindade, para em seguida deixarem seus corpos à disposição dos homens, sendo uma forma de agradar a deusa e trazer prosperidade para a região, o que as torna necessariamente “prostitutas do templo”.
Afim de evitar tal “destino”, Mukta é resgatada por Ashok Sahib e levada para viver em sua casa. Lá, ela conhece Tara e logo ambas se tornam inseparáveis. Infelizmente a diferença de castas de ambas as impede de ter os mesmos direitos e tratamentos, colocando em jogo a relação das duas, e isso é evidenciado durante toda a narrativa.
Tudo muda quando Mukta é sequestrada, vendida e forçada a voltar para uma vida de prostituição, deixando Sahib e Tara no mais completo desespero sem saber para onde ela foi levada. Anos depois, agora vivendo nos EUA, Tara retorna à Índia com o objetivo de encontrar Mukta.
A história de ambas vai se alternando, e podemos acompanhar o ponto de vista das duas ao decorrer dos anos. É um livro com gatilhos bem pesados (como pedofilia, abuso sexual infantil, tráfico e exploração sexual, depressão e suicídio), mas também é um livro sobre luto, perdas, tristezas, arrependimentos, redenção, amizade e família. Durante a leitura fiquei com as mesmas sensações de ter lido A Cidade do Sol, de Khaled Hosseini, na qual a posição da mulher é constantemente posta à prova.
Confesso que iniciei a leitura sem saber nada sobre esse livro e após tudo que a autora apresentou me peguei questionando como atos tão absurdos e grotescos ainda são cometidos nos dias de hoje, mascarados pelo dinheiro, pelas crenças e por ideologias. Fiquei sinceramente transtornada, pois foi um choque de realidade para mim.
Todas As Cores do Céu nos faz refletir sobre várias questões sociais ao mesmo tempo que nos ensina sobre crenças e costumes na Índia contemporânea. Recomendo muitíssimo.

Maria 13/05/2023

Gostei bastante do livro. Conta a história de duas meninas ao longo da vida que por uma causa específica (para não dar spoiler) se separam e a história se torna em função da busca de uma para a outra.
Eu gostei muito da construção dos personagens sobretudo das duas protagonistas, do sistema de castas da Índia e como seu destino está delimitado por isso.
Por momento sentí o livro redundante, perdeu um pouco a dinâmica da história. Mas gostei bastante e recomendo.

Tamara Barros 08/05/2023

Todas as cores do céu
Gosto muito de livros que contam sobre a cultura de outros países, e esse é um livro que fala sobre a Índia, conta a história de uma garota, que devido a sua casta, deverá se tornar prostituta, essa garota é resgatada desse destino e inicia uma amizade de irmã com a filha da família que a resgatou, infelizmente a garota é sequestrada e retorna ao mundo da prostituição.
A história é contada pelas duas garotas até a fase adulta delas.
Muitas revelações durante toda a história .

Lari 07/05/2023

Original e emocionante
Que livro incrível!
Uma história triste mas tratada de forma tão sensível que apesar de tudo nos deixa com um quentinho no coração.

Tara e Mukta vão existir pra sempre!