Todas as cores do céu

Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

JAQUEAMOLIVROS0 04/12/2022

Uma triste realidade
Esse livro me deixou com um misto de sentimentos, indignação e raiva na maior parte do tempo, saber que crianças e mulheres passam por isso até os dias de hoje me deixa indignada. A personagem da Mukta é uma mulher tão forte e bondosa, que mesmo depois de uma vida inteira de traumas ainda consegue ter esperança.

Feh 03/12/2022

Impactante e real
Uma história com personagens tão impactantes e juro que no fundo esperava um final de contos de fadas, sério. Final feliz dentro do possível, gostei bastante desse livro e indicaria pra quem quer conhecer um pouco sobre outra cultura. Pra mim foi quase um choque de realidade, não foi maior porque já tinha consciência do fato. É um livro necessário que aborda um tema pesado e relevante que infelizmente ainda é realidade de milhares (se não milhões) de mulheres no mundo. Hoje, o sentimento é de gratidão por viver em um país onde, apesar de todos os poréns, mulheres podem ser livres pra estudar, trabalhar fora de casa e serem o que quiser ser.

Adriana 28/11/2022

Triste realidade
Saber que ainda existe esse tipo de realidade em pleno Sec XXI é muito triste!!!
O livro fala de esperança, pero.....é triste.
Me apaixonei pela Mukfta e sua sabedoria.
Para quem gosta de conhecer outras realidades, esse é o caminho.

lua 24/11/2022

um soco no estômago
li esse livro ano passado mas ele me marcou de um jeito que é difícil explicar. mas vou tentar.
esse é um livro de ficção, mas por retratar algo que atingiu e atinge várias meninas indianas deixa a gente com o coração pesado. pensar que todos os anos, crianças de 8 anos são levadas à força de suas casas para se tornarem prostitutas é um soco no estômago gente.
chorei várias e várias vezes e pulei alguns capítulos/cenas por ser incapaz de lidar com tanta maldade.
é um livro forte e que tem cenas fortíssimas não só concentradas em violência. acredito que a indicação classificativa adequada é 18 anos.

Marcelon 24/11/2022

Todas as cores da injustiça
Livro indicado pelo moço @fernando é o sexto desse ano de pouca leitura. Incômodo, ele te dá uma amostra grátis de como é o sistema de Castas nos países de cultura Hindu e conta a história de duas garotas, Tara e Mukta, que acabam desenvolvendo um vínculo familiar forte, mas profundamente marcado pela diferença de nascimento delas.

Vale a pena dizer que o livro é todo sobre a exploração sexual de uma das personagens principais por conta da sua condição de nascimento. Então é também um livro de gatilhos. Em alguns momentos é preciso estômago pra ler a narrativa de como o crime organizado explora meninas e mulheres de Castas mais baixas como se fossem bichos.

Duas coisas ficaram óbvias pra mim lendo isso: 1) eu não sei absolutamente NADA sobre o sistema de Castas e; 2) a gente que as vezes acha que vive num país injusto (e vive mesmo, enfim) as vezes não faz idéia que o fundo do poço tem um alçapão.
Fernando.Ribeiro 15/01/2023minha estante
É difícil digerir uma realidade que fica aquém das nossas expectativas pessimistas. O mundo oferece cenários muito díspares a todos que se aventuram.

Natalie 23/11/2022

Livro muito bom, escolhi ele por acaso em alguma promoção e ficou por meses na minha estante, quando peguei para ler, me arrependi de não ter lido antes.
A história é muito densa, tem muitos gatilhos, mas te faz pensar muito em como nossa vida pode ser determinada só por onde nascemos ou a partir de quem, me trouxe muitas reflexões.
Logo no começo do livro eu tive que procurar até onde a história é verdadeira e me surpreendi que não é totalmente ficção.

pineberry 23/11/2022

Mukta.
Daqueles livros importantes pq apesar de não ser baseado em uma história especificamente real, é evidente que é baseado em acontecimentos reais, histórias reais. Por esse motivo, é muito pesado, dói, dá raiva. Mas vale super a pena nem que seja só para ter mais contato com esse tema das castas indianas e em especial questões de prostituição e abusos.
Só não dei nota máxima pq não concordei com um plot twist lá pro final, achei que empobreceu a história e o primeiro twist estava ótimo e explicava tudo perfeitamente.

Cristiane Ribeiro Cazes 21/11/2022

Maravilhoso mas pesado
Um livro com tema pesado cheio de gatilhos de violência contra mulheres, e criancas mas é maravilhoso. Uma cultura diferente. Adoro

I. Ribeiro 20/11/2022

Obra Prima
Que perfeição de livro. Escolhi aleatoriamente, pois decidi me aventurar em literaturas estrangeiras fora dos EUA, e acabei voando até a Índia. A história é muito intensa e pesada para quem é sensível. Contém estupro de menor, assassinato em praça pública, prostituição, entre outras coisas. Apesar de pesado pelo seu conteúdo, infelizmente, reflete uma realidade muito triste presente em vários lugares do mundo.
Para quem não possui gatilhos com leitura, recomendo DEMAIS esse livro.

brunapcorreia 20/11/2022

Que livro difícil, tão difícil quanto "Herdeiras do Mar". Fiquei triste e tocada com a história e pela vida difícil de Mukta. Amei muito, o gênero que eu gosto.

Luiza 16/11/2022

Livro morno escrito sobre uma premissa interessante
Achei a escrita ruim, pobre de recurso narrativo quando precisa adjetivar coisas, não consegue criar uma atmosfera ou desenvolver qualquer suspense que não seja o desfecho da história propriamente dito.
A descrição da Índia é bem estereotipada, como se só houvesse desgraça e todos os indianos fossem corruptos ou simplesmente pessoas cruéis, ponto que estranhei, visto que a escritora é Indiana. Depois que ela começa a descrever São Francisco dá pra matar a charada: ela é indiana porém cresceu nos Estados Unidos, e isso reflete na prosa bem ocidentalizada do livro. A Índia é um país em desenvolvimento, com incontáveis mazelas sociais, mas é culturalmente diverso e muito diferente do que o ocidente compreende como sociedade. Quando leio livros asiáticos, escritos por asiáticos, que vivem e celebram a cultura da Ásia, o resultado costuma ser diferente. Enfim, não achei um relato tão interessante de uma tradição Indiana e isso me lembra um pouco a abordagem reducionista que o ocidente faz das gueixas.

Achei que faltou destreza a autora para abordar uma questão tão complexa - o que poderia ser uma história interessante e cheia de nuances se torna apenas mais um relato chocante sobre tráfico de mulheres e prostituição.

Luann 13/11/2022

é difícil acreditar em um mundo onde uma crença dessa tenha feito sentido para tantas pessoas, é algo que não se passa pela cabeça de ninguém entregar o corpo da própria filha para um divindade.