Todas as cores do céu

Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

Lana 12/09/2022

Emocionante !
Não tenho palavras para descrever o quão bom Todas as cores do céu é !

O livro conta a história de duas meninas, Mukta e Tara. Uma que nasceu para ser oferecida a uma deusa e continuar a tradição familiar na prostituição, a outra, uma menina meiga com pais maravilhosos que possui uma vida livre. Os caminhos delas se encontram mas acabam se separando, então começa a busca. Mukta em busca de esperança, abandonar aquela vida. Tara, em busca de Mukta, após se culpar por ter colocado mukta nessa vida...

A história é sobre empatia, ódio, rancor e a busca pelo perdão. Senti nojo, ódio, felicidade e muita esperança ao ler as sofridas páginas do romance de Amita Trasi. De forma fictícia a autora conseguiu mostrar o retrato REAL do que acontece em algumas partes da Índia. Uma realidade que muitos sabem que existe mas que fecham os olhos para tal... aliás, não está acontecendo com a gente....

Recomendo muito essa leitura. Alerta gatilho para estupro, suicídio, abandono parental e abuso.

Tenho certeza que após vivenciar esse mundo através das páginas irão olhar o próximo de outra forma, com mais amor e empatia.

Selennie 04/09/2022

Torço o nariz quando alguém diz que chorou com um romance juvenil, imagine se lesse uma história dessa.

Estou ficando saturada de livros de dramas realistas, mas esse é bem diferente e necessário.
Alessandra 04/09/2022minha estante
Amei o livro e pensar no que essas meninas passam

Lavinia 02/09/2022

o único jeito de corrigirmos nossos erros é tentando desfazer o mal que causamos
Este livro nos conta a história de Mukta, uma indiana descendente de gerações de devadasis, prostitutas do templo, mulheres que se casam com a deusa Yellamma, o que significa que, depois do ritual do iniciação, elas são obrigadas a dedicarem sua vida à prostituição para homens de sua aldeia. A história se passa no sul da Índia no período de 1986 a 2008, na sociedade de castas. Depois de algumas pesquisas, descobri que este ritual das devadasis fora proibido por lei em 1982, no entanto, ainda ocorrem muitos escondidos, principalmente nas partes mais pobres das cidades e em famílias que creem nesta tradição, além do tráfico infantil e sexual que colabora com a existência de bordéis que abusam de crianças e mulheres para fazer dinheiro, as tornando escravas. É uma ficção, mas, infelizmente, é a realidade de muitas.

A mãe de Mukta tenta ao máximo deixar a tradição longe da filha, no entanto, ela foi conduzida ao ritual aos 10 anos - muitas meninas são aos 8 anos, até mesmo 4 - e se vê presa a este destino cruel e sombrio. Mas, para a sua surpresa, um desconhecido a leva para longe de sua aldeia e permite que ela fique com sua família fazendo tarefas domésticas. Mukta cria um forte vínculo com a filha do homem, Tara, que tem quase a mesma idade que ela. Mukta e Tara vivem juntas durante 5 anos, até que acontecimentos causam a separação de Mukta da família de Tara e ela se encontra encarando novamente o seu destino de ser uma devadasi. Ao longo dos anos Tara vai para os EUA, mas logo volta à Índia e está determinada a encontrar sua amiga, o que ela não sabia era da origem de Mukta, nem ao que ela foi submetida durante esse tempo.

Esta leitura é muito fluida, narrada por Tara e Mukta, a escrita é maravilhosa, fiquei presa ao livro logo de inicio. É uma história muito triste e dolorosa, nunca tinha pensado que essa desumanidade era possível existir em todas as formas de violências ali explícitas, nunca tinha parado para refletir sobre estes possíveis cenários que, provavelmente são mais abundantes do que se imagina. Eu adorei o livro e recomendo muito a leitura, é bem escrito, te traz muitas lições inesquecíveis, a vida de Mukta significa nunca perder a esperança, agarrar-se ao amor e à vida, ter gratidão, perdoar, amar, ter perseverança e resiliência.

"Sabe, quando encontramos um verdadeiro amigo, uma alegria estranha de repente salta de dentro de nós - uma alegria que você não conseguira encontrar sozinho até então, uma alegria que você espera carregar consigo quando seguir adiante."

"Dizem que o tempo cura tudo. Não acho que seja verdade. À medida que os anos passaram, comecei a achar estranho como coisas simples ainda podem nos fazer lembrar de tempos terríveis ou como o momento que nos esforçamos tanto para esquecer se torna nossa lembrança mais nítida."

"A mágica está nas palavras, minha menina querida. Quando você dobra os pensamentos de alguém com palavras que tocam a alma, isso se chama inspiração."

e para finalizar...

"Acho que nossa vida é como o céu. - Amma suspirou, ainda olhando para cima. - Às vezes, Mukta, quando você olhar para o céu ele vai estar escuro. Você não vai saber em quem confiar. Vai se perguntar se alguma pessoa conseguirá tirar você da escuridão. Mas, acredite em mim, algum dia o nosso céu vai brilhar de novo. E vai ter a aparência e o cheiro de esperança. Não quero que se esqueça disso. Quero que tenha esperança, não desista."

+18: inúmeros gatilhos como abandono parental, aborto forçado, classicismo, estupro, suicídio, depressão, prostituição, violência, violência contra a mulher, tortura

Elisa 28/08/2022

Inspirador e assustador
Eu não esperava que a história fosse me comover tanto como aconteceu. Foi angustiante ler a história de Mukta (que é a história de tantas outras meninas novinhas na Índia). Mas foi inspirador ver o lado de Tara, mesmo que ele fosse chatinha em alguns períodos do livro, o quanto ela foi corajosa e persistente de encontrar a sua amiga.

Se você quer ter a consciência e desejar sair da bolha que vivemos, indico de todo o meu coração a leitura desta obra.

Neide22 21/08/2022

Todas as Cores do Céu traz um pouco da cultura da Índia e fiquei muito assustada em pensar que a história de Mukta possa ainda hoje acontecer com outras meninas.
A história é ao mesmo tempo de tristezas e de esperança.

Carol.Cuofano 15/08/2022

Todas as cores
Mais uma leitura concluída "Todas as cores do céu" de Amita Trasi.

Nesta narrativa acompanhamos Mukta, que aos dez anos foi submetida a um ritual de sua casta que a transformou em uma prostituta. Depois, ela foi ajudada por uma pessoa que a levou para Bombaim e a criou em sua casa junto de sua filha Tara.

As duas desenvolveram uma relação de irmandade até que a primeira foi sequestrada. Após uma tragédia, Tara e o pai saem da Índia e ela retorna, anos depois, em busca de Mukta.

A narrativa é bastante envolvente e prende o leitor em capítulos que alternam a vida das duas mulheres tanto no presente quanto em flashbacks.

É muito triste acompanhar a história de Mukta que, em nome de uma deusa e por pertencer a uma determinada casta, é sexualmente explorada por pessoas que se valem do artifício quase religioso para justificar suas ações predatórias em busca de dinheiro. Assim como ela, muitas garotas são exploradas e vivem em situações extremas de maus-tratos.

A busca de Tara, começa como uma possível reparação de um erro e acaba envolta a um esquema muito maior e mais complexo do submundo de Bombaim.

Mesmo com uma narrativa bem triste, eu gostei do livro pois ele apresenta a realidade de uma cultura bem diferente da que eu estou acostumada e conheço. Vocês já sabem que esses livros são impactantes para mim.

Justamente pela temática, essa não é uma leitura fácil, mas recomendo muito o livro.

Izadora 07/08/2022

Todas as cores do céu e muita sororidade
Ler Amita Trasi me arremessou ao Conto da Aia, de Atwood, e ao entendimento de que nós, mulheres, nascemos marcadas como rebanho, categorizadas por um valor de mercado geracional. Quem dera fosse distopia, mas é só a realidade moral do machismo colonizador.
O livro "Todas as cores do céu" mostra que a dor da perda pode ser universal, mas a permissão para senti-la depende de classe social e poder econômico. Em maior ou menor medida, seremos obrigadas a renunciar da nossa humanidade para sobreviver. Afinal, não é para isso que as mulheres servem?
A história de Tara e Mukta é comovente e trágica, justamente por ser real demais. Como carnes de açougue, somos expostas em fileiras melhores e piores, mas todas com o mesmo destino: apodrecer. Na ânsia de se salvarem, algumas carnes de primeira oprimem as outras, prostrada no fundo da última prateleira. Acreditam que, assim, subirão no pódio do masculino, mas a verdade é que apenas se tornam marionetes de seus algozes.
Em meio a uma narrativa de dores lancinantes, Amita Trasi apresenta um caminho: a união das oprimidas transformará o sofrimento partilhado em força para resistir. Isso sim é sororidade. Por fim, deixo um conselho: é nas memórias que mora a sua identidade. Faça de sua história refúgio e não se perderá.

Jane.FAlix 01/08/2022

Todas as Cores do Ceú
Mukta é uma menina de casta inferior que vive em uma pequena aldeia com sua mãe e avó num casebre muito pobre. Elas são de uma família de servas da deusa hindu Yellamma (devadasis), isso quer dizer que elas devem servir de prostitutas a todos os homens que as procuram. Mukta não entende o que isso significa até que, aos 10 anos, é levada a participar do ritual que a tornaria uma devadasi. A partir desse momento, ela se casa com a deusa e fica a “disposição” para se deitar com qualquer homem da vila.

Tara vive em Mumbai com seus pais em um apartamento de classe média e leva uma vida tranquila de criança. Seu pai era um bom homem e ajudava algumas crianças órfãs e abandonadas, até que tivessem para onde ir.

Até que um dia, em visita a sua aldeia, o pai de Tara resolve ajudar Mukta e a leva para sua casa, Assim a vida de Mukta e Tara se conecta. E é nesse momento que começa uma amizade marcada pela diferença de classes entre as duas.

Mas, acontece algo muito sério na vida das duas e acaba por afastá-las e depois de muitos anos Tara resolve procurar por Mukta, porém não será assim tão fácil encontrá-la.

sardeca 28/07/2022

Todas as cores do céu é um livro lindo, triste, inspirador, cruel e muitos outros adjetivos.
É um livro sobre tradições, amizades, destinos, perdão, caminhos, famílias?.
Apesar de seu conteúdo extremamente delicado é um livro rápido, você passa o livro todo pensando ?cara, quando que essa garota vai ter paz?? E você se pega passando de página em página, de capítulo em capítulo, ansiando por um final feliz. Com certeza a melhor leitura que eu fiz nesse ano!!

Bruna.Adenice 27/07/2022

Devastador. Porém, necessário.
Bom, para quem gosta de fugir de temas e autores clichês, essa é, sem dúvidas, a obra adequada.

Temos aqui a abordagem da cultura indiana escrita por uma autora não tão conhecida pelo grande público, o que traz todo um diferencial a experiência de leitura.

A história parte da premissa de duas jovens, uma vítima de uma cultura machista, abusadora e horrenda enquanto a outra, com uma realidade de vida totalmente oposta não mede esforços a fim de reencontrar sua amiga de infância.

A narrativa da história é não-linear, o que aprecio muito, sendo narrada no passado por Mukta enquanto a fase recente é do pintor de vista da personagem Tara, que divide conosco a sua saga em busca de reencontrar a amiga Mukta.

Para quem aprecia histórias de culturas diferentes, com plot twist interessantes e muita, mas muuuuita emoção provavelmente irá apreciar, e muito, essa história.

É preciso salientar que há momentos com cenas de gatilho, como relato de estupro, mas isso já era totalmente previsível quando se vê o enredo central da história.

Não é uma história fácil. Contudo, a autora sabe tratar temas sensíveis com muita responsabilidade fora que consegue cativar seu leitor de imediato, já que os personagens de modo geral são extremamente interessantes e todos tem algo a contar. Ninguém aparece na história "por acaso".

Só me incomodou um pouco a relação sempre subserviente da personagem Mukta em relação a Tara. Por mais que houvesse um carinho, cumplicidade, achei que se sobressaia a relação de superioridade de uma em relação a outra. Fora que, em diversos momentos senti que Tara tinha atitudes mimadas e egocêntricas, especialmente com as pessoas que a ajudaram na busca por Mukta. Do tipo de pessoa que bate o pé, dá piti se o outro não atender suas vontades de imediato.

Mas, de qualquer forma, é uma leitura que valeu a pena da primeira a última página. Com certeza, irei buscar por outros trabalhos da autora.

Rutinha100czs 26/07/2022

Que história poderosa. Sobre esperança, mesmo quando tudo desmorona; sobre amizade; sobre perdão e redenção.

Adrielle104 24/07/2022

Esperança
Eu costumo dizer que não tenho fé na humanidade e que somos podres pelas atrocidades que as pessoas causam umas as outras..

Tara e Mukta são o espelho das vítimas de circunstâncias causadas por tradições, religião, poder, ganância e machismo.

Essas meninas são esperança e perseverança, fico feliz pelo final feliz apresentado mesmo que na realidade o mais provável seria um desfecho menos gratificante

Ana Negherbon 23/07/2022

Sofrimento
Nossa eu sofri lendo essa história, é muito triste, é da um baita aperto no coração quase o tempo todo até o final do livro. Mas a história é incrível, vale muito a pena a leitura, você não consegue parar de ler até que ?tudo? esteja resolvido.

Bru.knutz 23/07/2022

Que livro triste, tristeeeeee

A mukta falando de esperança e eu não sabia se sentia, não sabia se tinha esperança dela ser encontrada. Que história difícil ???