Todas as cores do céu

Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

Aline.Amado 04/01/2023

Desolador
Que livro! Que escrita!!! É uma história sobre várias formas violências, família, costumes e crenças e sobretudo sobre perdão, esperança e amor.
Foi uma leitura que me deixou muito abalada, mas recomendo .

Claudia.Correia 01/01/2023

Todas as cores do céu
Que livro tocante!
Impossível não se emocionar com a história de Tara e Mutka. Duas realidades e castas diferentes, duas histórias que se entrelaçam para toda a vida. Mutka, descentes de Devadasis e que vive numa aldeia muito pobre já nasce destinada à prostituição, enquanto Tara, uma menina da classe média, cresce feliz e livre em Mumbai, como deveria ser para toda criança. No entanto por volta dos 10 anos Mutka vê sua vida mudada a partir do momento que um homem a leva para viver com sua família.
Através da história dessas meninas, a autora nos coloca de frente com temas como prostituição infantil, tráfico de mulheres, mas também nos faz perceber como só o amor é capaz de reparar danos terríveis.

Ana Clara 28/12/2022

Você tem que esperar até o cair da noite
"Foi só então que entendi que os fios da vida nem sempre são tecidos como queremos; às vezes, o padrão ao final é diferente do que imaginamos que seria, e, naquele momento, eu não tinha mais nada a fazer senão estar em paz com o que ficaria no passado". Pág. 371

O retrato mais verdadeiro sobre a crueldade do mundo da prostituição na Índia. O livro também mostra como essa população/cultura trata e pensa as diferentes castas sociais, que hoje em dia são "ilegais" mas ainda estão presentes no imaginário e costumes sociais dos cidadãos.

A persistência de Tara me inspira. Mas principalmente a simplicidade e resiliência de Mukta. Mesmo passando pelos momentos mais difíceis ela nunca desistiu de viver e reencontrar sua filha (Asha) e Tara, sua meia irmã.

O terminwr esse livro, espero que a realidade dessas mulheres e meninas possa mudar (para melhor!) Cada vez mais. Assim como Mukta, eu sinto o cheiro da esperança.

Ellen 28/12/2022

'Não abandonem a esperança. Às vezes, um ato de bravura é melhor do que uma vida inteira vivida como uma covarde, como uma escrava!'

mthsthn 28/12/2022

"Algumas ligações são mais profundas do que as sanguíneas"
Talvez seja isso mesmo. Seja sobre se sentir bem e sobre entender que estamos para além de ligações impostas pelo sangue e pelas tradições; talvez tudo isso seja por e para aqueles que nos cercam de bondade e esperança. E que a verdade esteja desarraigada do real; como conta Platão: a verdade tem a ver com o bem e não com os fatos. Quem sabe seja sobre tudo isso mesmo e ainda assim sobre nada disso que fora dito.

Poderíamos muito bem fazermos uma análise psicológica de Mukta e Tara em como elas podem ser duas personas de um mesmo alter ego do sujeito. Mas besteira tudo isso. Que vejamos essa obra em sua simplicidade efabulativa e denunciativa, isso mesmo: denunciativa. Não apenas do que acontece na vida de muitas mulheres, e que recebe a anestesia e naturalização através da cultura; mas, ainda, de tudo aquilo que nos transforma, deforma e reforma. Que devemos entender como a constituição de cada um/uma de nós é por meio da memória e da linguagem.

Mas também é pedagógico em sua mansidão. Como que ensinasse por meio de um diálogo numa caminhada de mãos dadas coisas esperança e tempo. Quem sabe eu não tenha saído dessa leitura com outros olhares de esperança? Quem sabe até mesmo eu tenha me apercebido que independente de como as coisas acontecem, elas acontecem. Elas precisam desse acontecimento.

Livro que levarei intimamente em minhas memórias e recomendações futuras.

Livia M. 26/12/2022

?Os livros são melhores do que o mundo em que vivemos.?
Revolta, tristeza, raiva, impotência, esperança e lágrimas.
Descobrir o mundo pode ser tão mágico quanto doloroso, mas ele sempre será colorido.

Letícia Serrão 26/12/2022

O livro tem uma história pesada, porém é um tema que muito me interessa.
Gostei de conhecer um outro lado da Índia e da sua cultura.

lbronski 24/12/2022

Uma bomba de reflexões ?
Demorei a ler esse livro porque não estava com cabeça pra histórias pesadas. Mas, simplesmente maravilhoso, muitas reflexões sobre a desigualdade e desequilibro de oportunidades.

Hester1 23/12/2022

O tema é muito interessante, mas devo confessar que não me envolvi com a estória. Além de achar tudo muito longo e, para mim, cansativo.
Giovana 23/12/2022minha estante
Estória?

Giovana 23/12/2022minha estante
n qro julgar, mas é "historia".
DESCULPA EU TIVE Q FALAR :(

Gleiciane 07/12/2022

Emocionante
Que livro incrível!
Uma história pesada, emocionante, envolvente e necessária.
Conhecer essa história abriu os meus olhos para uma Índia que eu não conhecia. Mukta é uma personagem admirável, com uma força e um coração incríveis.
A amizade entre ela e a Tara é uma amizade real, com falhas, arrependimentos, mas onde o amor prevalece e sempre fala mais alto.
Que presente foi esse livro. Leiam!!

Rosy 06/12/2022

Meu Deus!
Esse livro é de destruir sua alma... Mas, como tudo q me despeça, me faz chorar e querer ficar em posição fetal vale 5 estrelas e vira favorito, nada diferente acontece aqui. Que história INCRÍVEL! Q relação de amizade e depois de família que essas duas personagens desenvolvem. Eu fiquei sem palavras em vários momentos de situações super pesadas, super delicadas, mas o alívio era a relação delas. Uma nunca esquecer a outra. Sempre pensarem em como cada uma está, em tentar encontrar... Tiveram atitudes mto erradas, mas consegui entender e até passar um pano, até pq há a redenção depois. O livro quer mostrar bem sobre as relações. O nunca esquecer quem foi/é importante pra você. Valorizar o tempo que temos e a vida q temos em volta de quem nos quer bem e quem nos ama e q tbm amamos. Lição de perseverança e resiliência. Apaixonante, triste, lindo, de cortar o coração, reflexivo e mto marcante. LEIAM!

JAQUEAMOLIVROS0 04/12/2022

Uma triste realidade
Esse livro me deixou com um misto de sentimentos, indignação e raiva na maior parte do tempo, saber que crianças e mulheres passam por isso até os dias de hoje me deixa indignada. A personagem da Mukta é uma mulher tão forte e bondosa, que mesmo depois de uma vida inteira de traumas ainda consegue ter esperança.

Feh 03/12/2022

Impactante e real
Uma história com personagens tão impactantes e juro que no fundo esperava um final de contos de fadas, sério. Final feliz dentro do possível, gostei bastante desse livro e indicaria pra quem quer conhecer um pouco sobre outra cultura. Pra mim foi quase um choque de realidade, não foi maior porque já tinha consciência do fato. É um livro necessário que aborda um tema pesado e relevante que infelizmente ainda é realidade de milhares (se não milhões) de mulheres no mundo. Hoje, o sentimento é de gratidão por viver em um país onde, apesar de todos os poréns, mulheres podem ser livres pra estudar, trabalhar fora de casa e serem o que quiser ser.