Mulheres na Luta

Mulheres na Luta Marta Breen...

Resenhas -

Polly | @blogmadrugadaliteraria 14/04/2020

Mulheres na Luta:um bom início para leituras feministas (#108)
Na impressão literária de Hibisco Roxo, falei que só passei a me ver como uma mulher feminista depois da leitura de Sejamos Todos Feministas. No entanto, ainda preciso consolidar essa minha formação com leituras teóricas sobre o assunto. Tudo o que sei sobre a luta vem de vídeos, conteúdo de Instagram e de artigos de sites, ou seja, todo meu conhecimento adquirido é ainda muito filtrado pelo olhar alheio. Preciso mudar isso. O fato de livros mais acadêmicos terem preços um pouco mais salgados que o normal contribuiu nesse meu atraso nessas leituras, que considero necessárias, mas confesso que é complicado sair dessa zona de conforto que a Ficção me proporciona.

Mulheres na Luta ?caiu em meu colo? quando o vi disponível gratuitamente na loja do Kindle nessa quarentena. Eu não podia simplesmente desperdiçar a chance. Trata-se de uma HQ que se propõe a nos contar a história e as conquistas da luta feminista, desde os seus primórdios. De forma leve e didática, Mulheres na luta nos apresenta pautas feministas alcançadas ao longo dos tempos e mulheres que se destacaram nessa empreitada, muitas dando a própria vida em nome da causa.

Gostei especialmente da história da enfermeira americana Margaret Sanger, que confesso que ainda não conhecia. Sanger foi importante, porque lutou para que mulheres tivessem direito ao acesso a informações e a métodos anticonceptivos, ela foi pioneira nessa causa. Além disso, foi a principal responsável pelo incentivo ao desenvolvimento daquilo que seria a alforria de todas as mulheres: a pílula anticoncepcional. Controlando a quantidade de filhos que teriam, ou mesmo se teriam filhos, as mulheres antes de nós conseguiram obter condições de lutar por um futuro melhor e mais igualitário para as gerações posteriores.

Acho que Mulheres na Luta, além do já citado Sejamos Todos Feministas, seja uma maneira bem interessante de ter o primeiro contato com leituras feministas. Com uma linguagem simples e didática, ele nos apresenta, de forma rápida e resumida, a luta que muitas tiveram que passar para chegarmos até aqui, sem esquecer de nos lembrar do muito que ainda temos que percorrer até chegarmos ao ideal.
Natália 01/05/2020minha estante
nossa, anotado ja na minha wishlist! tudo que sei tambem sobre o feminismo é com base em rede social, e não tinha parado pra pensar que isso é "filtrado" até ler seu relato. Faz total sentido! E esse poder de internet e rede social pode até nos persuadir a ser um feminismo seletivo, ne?
Como primeira leitura nesse âmbito feminista vou ler esse " Sejamos todos feministas" e depois esse "Mulheres na Luta".
Seu relato me ajudou demais, gratidão ?

Mary 17/05/2020minha estante
Nossa , sua resenha me aguçou a vontade de conhecer ainda mais sobre a luta feminina na qual todas as mulheres deveriam conhecer. ??

Reh 28/05/2020minha estante
Que resenha perfeita.
Eu li Sejamos todos feministas tbm, super adorei.
Depois vi O voto feminino no Brasil, isso contribuiu para que eu criasse o desejo de ler mais sobre o assunto.
Aos pouquinhos eu vou conhecendo mais. Rsrs.

Beatriz 03/04/2019

Acabei de ler e estou chorando
O brasil nunca se preocupou em ensinar pra as crianças a historia da igualdade de gênero. Vivemos achando q foi do nada que mulheres pudessem votar e trabalhar, ter direitos basicos civis.
Mas não foi, muita mina morreu para garantir que hoje pudessemos ter maior liberdade. Muita mina mesmo.
Temos um caminho a percorrer ainda. Essa hq eh como se fosse uma cartilha, de forma muito simples e didática ela percorre o mundo e conta cada pequena vitoria ou influencia feminista mais marcante do mundo. Da ilha de Safo a Malala ele mostra de forma clara e bem pontuada as coisas que esquecemos pelo caminho. As mulheres que lutaram por direitos.

Eu quero um exemplar desse livro em cada escola desse brasil
Dudinha Costa 06/04/2019minha estante
Bia eu levei pra escola para mostrar às minhas professoras e todas disseram as mesmas coisas que você! Devia ser obrigatório que todas as escolas passassem esse livro MARAVILHOSO

Bete.Aragao 09/04/2020minha estante
Sim, bia. Esse livro deveria ser usado como paradidático nas escolas. Pena que o movimento feminista ainda não é visto com bons olhos. Um pena mesmo!

Naraiane | @aquarelandosonhos 16/04/2020

RESENHA - Mulheres na luta | @aquarelandosonhos
Mulheres na luta é uma HQ incrível, sobre mulheres muito importantes e apagadas da história. Esse é um daqueles livros que todos precisam ler.

Bete.Aragao 09/04/2020

Guia necessário. Todo mundo deveria ler!
É um livro simples e super didático que serve como convite para entender melhor sobre a luta constante do ser mulher na sociedade. Cada morte, cada frente, cada protesto foi para a gente ser o que somos hoje e usfruir da "liberdade" que temos hoje. Isso é só o começo e devemos continuar na luta. Todo mundo deveria ler e compartilhar esse livro, inclusive nas escolas. Por mais difusão da nossa luta entendimento do que foi preciso pra chegarmos até aqui.

PS.:Fiquei em choque com algumas histórias que não são contadas e que no Afeganistão as mulheres só tiveram direito de voto um dia desses, 2015, mana. Como assim?!?
Vinicius.Jorge 10/04/2020minha estante
Obrigado pela dica

Bete.Aragao 10/04/2020minha estante
???

Anídria 10/04/2020

Se você, mulher ou não, tiver a oportunidade: Leia este livro
Um quadrinho curtinho, porém essencial, quem diria que eu iria terminar aos berros? Não é de tristeza não, é de orgulho! Esse livro trás de uma forma extremamente simples a luta feminina ao longo de muitos anos, pequenas histórias de mulheres corajosas que preferiram morrer por uma causa que acreditavam a se calar diante da injusto, e ajudaram a população feminina ter os direitos que hoje tem. Da última vez que chequei estava de graça no kindle, então, chega de preguiça que não custa nada separar um tempinho pra ler essa maravilha.
Fer. 10/04/2020minha estante
amei, add na minha lista já

Anídria 11/04/2020minha estante
Aaah que bomm uma convertida

Lu 25/05/2020

É um livro bem informativo e caprichado. Da para ver que houve bastante pesquisa envolvida. As ilustrações são simplesmente lindas.

Elaine 10/04/2020

Quem tiver a oportunidade de ler este livro, leia!
Leitura rápida e fácil de entender.

Myrelando 27/06/2020

Esse livro tava na lista a muito tempo, e acredito que é um livro de fácil entendimento e uma ótima introdução ao significado do feminismo.

Saber os nomes e os feitos dessas mulheres foi ótimo, saber que somos fortes desde sempre só prova como não somos o sexo frágil.

Temos que fazer valer nossos direitos, muitas de nós sofreram e sofrem para que possamos aproveitar nossas conquistas.

Fernanda Souza 21/04/2020

Ótimo livro introdutório
A obra é muito válida para incluir as pessoas na importância das lutas femininas e mostrar que apesar de já estarmos lutando há centenas de anos, ainda existe muito para ser conquistado.

Poderia ser mais bacana se fossem mais amarradas as histórias por ordem cronológica talvez, mas atende muito bem ao que propõe.
21/04/2020minha estante
Quero muito ler esse livr

Fernanda Souza 21/04/2020minha estante
Tava gratuito na amazon na semana passada eu acho :(

Lia 21/04/2020minha estante
Não sei onde entra pra ler

João 21/04/2020minha estante
Um dos próximos da minha lista de leitura

Fernanda Souza 21/04/2020minha estante
Leiam, é muito bom.

letmars 14/04/2020

Didático, direto e importante. Adorei!
Ótimo pra quem tem pressa, mas quer saber um pouco mais sobre a história do feminismo.

Fla @resenhasdaflablog 09/05/2020

Necessário
Em poucas páginas pude ver o quanto a luta feminina por direitos e igualdade percorre séculos. Quantas mulheres tiveram que morrer para termos o que temos hoje como o direito ao voto, trabalho e liberdade de gênero.

Super necessário.
Recomendadíssimo.

Lela 19/04/2020

Completamente incrível
Esse livro apresenta, de forma simples, a trajetória e luta das mulheres para conseguir seus direitos.
Ótima introdução para a história do feminismo.

lazybutneat 10/04/2020

Meus futuros filhos e filhas irão ler esse livro!
Linguagem simples e clara. Ótima leitura para crianças e adolescentes (NÃO SOMENTE) e funcionou muito bem pra mim que sou leiga no assunto.
Eu não tinha noção de como o feminismo é tão ligado a outros movimentos, como o abolicionista por exemplo (e sou muito grata por usarem o termo pessoas escravizadas e não escravos, é algo que me incomoda muito).
Um livrinho que despertou minha curiosidade e vontade de aprender mais sobre mulheres fortes que lutaram e ainda lutam por um mundo mais justo.

Janaína 11/04/2020

"Quem não se movimenta, não percebe as correntes que o prendem" - Rosa Luxemburgo
Nunca devemos esquecer que as mulheres são as protagonistas da sua própria história! Esta HQ, através de uma linguagem didática e de fácil compreensão, conta um pouco sobre a luta das mulheres pela conquista dos seus direitos, propiciando uma visão básica sobre a trajetória do movimento feminista. Os quadrinhos tem uma arte bem bonita e são ótimos para se trabalhar com adolescentes, além de instigar os leitores a pesquisar mais sobre a vida das mulheres e fatos citados durante a narrativa.

Thali 17/05/2020

Didático
O movimento feminista explicado, em quadrinhos, desde seu início.