Mulheres na luta

Mulheres na luta Marta Breen...

Resenhas -

Beatriz 03/04/2019

Acabei de ler e estou chorando
O brasil nunca se preocupou em ensinar pra as crianças a historia da igualdade de gênero. Vivemos achando q foi do nada que mulheres pudessem votar e trabalhar, ter direitos basicos civis.
Mas não foi, muita mina morreu para garantir que hoje pudessemos ter maior liberdade. Muita mina mesmo.
Temos um caminho a percorrer ainda. Essa hq eh como se fosse uma cartilha, de forma muito simples e didática ela percorre o mundo e conta cada pequena vitoria ou influencia feminista mais marcante do mundo. Da ilha de Safo a Malala ele mostra de forma clara e bem pontuada as coisas que esquecemos pelo caminho. As mulheres que lutaram por direitos.

Eu quero um exemplar desse livro em cada escola desse brasil
dudinhacostayt 06/04/2019minha estante
Bia eu levei pra escola para mostrar às minhas professoras e todas disseram as mesmas coisas que você! Devia ser obrigatório que todas as escolas passassem esse livro MARAVILHOSO

Bete.Aragao 09/04/2020minha estante
Sim, bia. Esse livro deveria ser usado como paradidático nas escolas. Pena que o movimento feminista ainda não é visto com bons olhos. Um pena mesmo!

Kethellyn1 11/08/2022

Se você quer começar a ler sobre feminismo, começa com esse livro !!
É incrível como tanto da história foi omitida, muitas mulheres inclusive brasileiras que fizeram história mas simplesmente não ouvimos falar delas nas escolas.
As vezes eu me pergunto se não foi primeiro uma mulher que inventou a eletricidade e descobriu o átomo ... e a gente só não as conhece pq foram queimadas como bruxas... ?????

DAN LIMA 08/11/2020

Guerreiras eternamente...
Uma HQ feita na Noruega que trata da luta das mulheres com relação ao preconceito,
combate à violência, a igualdade de direitos, conquistas marcantes entre outros.
Verdadeira aula de história a respeito das mulheres dos últimos 150 anos. Infelizmente, não ensinam nas escolas nem 10% que há no livro. Por que será? Fica a reflexão.
A gente mergulha no universo da mulher como nunca; um trabalho de pesquisa excepcional em forma de quadrinhos. Relatando desde o início, o quanto as mulheres sofreram na pele para chegar onde chegaram.
Em resumo, a mulher atual vive num mundo infinitamente melhor do que há 150 anos. E detalhe: ainda há países que vivem nesse tempo arcaico em pleno século XXI. Por incrível que pareça. É assustador saber disso!
Particularmente: a mulher deve ser o que ela quiser. Fato. Há muitas batalhas para enfrentar. Mas tenho a certeza de que vocês, mulheres, vão ganhar a guerra no final. E digo mais, será ainda neste século. Não parem de lutar!!! ;-)
Recomendo de imediato.
:-)

Polly 14/04/2020

Mulheres na Luta:um bom início para leituras feministas (#108)
Na impressão literária de Hibisco Roxo, falei que só passei a me ver como uma mulher feminista depois da leitura de Sejamos Todos Feministas. No entanto, ainda preciso consolidar essa minha formação com leituras teóricas sobre o assunto. Tudo o que sei sobre a luta vem de vídeos, conteúdo de Instagram e de artigos de sites, ou seja, todo meu conhecimento adquirido é ainda muito filtrado pelo olhar alheio. Preciso mudar isso. O fato de livros mais acadêmicos terem preços um pouco mais salgados que o normal contribuiu nesse meu atraso nessas leituras, que considero necessárias, mas confesso que é complicado sair dessa zona de conforto que a Ficção me proporciona.

Mulheres na Luta ?caiu em meu colo? quando o vi disponível gratuitamente na loja do Kindle nessa quarentena. Eu não podia simplesmente desperdiçar a chance. Trata-se de uma HQ que se propõe a nos contar a história e as conquistas da luta feminista, desde os seus primórdios. De forma leve e didática, Mulheres na luta nos apresenta pautas feministas alcançadas ao longo dos tempos e mulheres que se destacaram nessa empreitada, muitas dando a própria vida em nome da causa.

Gostei especialmente da história da enfermeira americana Margaret Sanger, que confesso que ainda não conhecia. Sanger foi importante, porque lutou para que mulheres tivessem direito ao acesso a informações e a métodos anticonceptivos, ela foi pioneira nessa causa. Além disso, foi a principal responsável pelo incentivo ao desenvolvimento daquilo que seria a alforria de todas as mulheres: a pílula anticoncepcional. Controlando a quantidade de filhos que teriam, ou mesmo se teriam filhos, as mulheres antes de nós conseguiram obter condições de lutar por um futuro melhor e mais igualitário para as gerações posteriores.

Acho que Mulheres na Luta, além do já citado Sejamos Todos Feministas, seja uma maneira bem interessante de ter o primeiro contato com leituras feministas. Com uma linguagem simples e didática, ele nos apresenta, de forma rápida e resumida, a luta que muitas tiveram que passar para chegarmos até aqui, sem esquecer de nos lembrar do muito que ainda temos que percorrer até chegarmos ao ideal.
Natália 01/05/2020minha estante
nossa, anotado ja na minha wishlist! tudo que sei tambem sobre o feminismo é com base em rede social, e não tinha parado pra pensar que isso é "filtrado" até ler seu relato. Faz total sentido! E esse poder de internet e rede social pode até nos persuadir a ser um feminismo seletivo, ne?
Como primeira leitura nesse âmbito feminista vou ler esse " Sejamos todos feministas" e depois esse "Mulheres na Luta".
Seu relato me ajudou demais, gratidão ?

Mary 17/05/2020minha estante
Nossa , sua resenha me aguçou a vontade de conhecer ainda mais sobre a luta feminina na qual todas as mulheres deveriam conhecer. ??

Renata1004 28/05/2020minha estante
Que resenha perfeita.
Eu li Sejamos todos feministas tbm, super adorei.
Depois vi O voto feminino no Brasil, isso contribuiu para que eu criasse o desejo de ler mais sobre o assunto.
Aos pouquinhos eu vou conhecendo mais. Rsrs.

Wendy 27/03/2023

"Mulheres de todos os países, unam-se!"
Nesses mais de 150 anos, uma luta diária para que se faça valer nossos direitos.

Mulheres incríveis que não tiveram medo de lutar e ser reconhecida como membro importante da sociedade, com voz ativa e merecedora de direitos iguais.

"Quando os homens matam, nós, muheres, precisamos lutar para proteger a vida. Quando os homens se calam, é nosso dever erguer a voz."

"Quem não se movimenta não percebe as correntes que o prendem."
ellen.reader 27/03/2023minha estante
Que frase, essa última! Arrepiei

Wendy 27/03/2023minha estante
Bem marcante e verdadeira!

Naraiane.Martins 16/04/2020

RESENHA - Mulheres na luta | @aquarelandosonhos
Mulheres na luta é uma HQ incrível, sobre mulheres muito importantes e apagadas da história. Esse é um daqueles livros que todos precisam ler.

Bete.Aragao 09/04/2020

Guia necessário. Todo mundo deveria ler!
É um livro simples e super didático que serve como convite para entender melhor sobre a luta constante do ser mulher na sociedade. Cada morte, cada frente, cada protesto foi para a gente ser o que somos hoje e usfruir da "liberdade" que temos hoje. Isso é só o começo e devemos continuar na luta. Todo mundo deveria ler e compartilhar esse livro, inclusive nas escolas. Por mais difusão da nossa luta entendimento do que foi preciso pra chegarmos até aqui.

PS.:Fiquei em choque com algumas histórias que não são contadas e que no Afeganistão as mulheres só tiveram direito de voto um dia desses, 2015, mana. Como assim?!?
Vinicius 10/04/2020minha estante
Obrigado pela dica

Lu | @rei_no_literario 25/05/2020

É um livro bem informativo e caprichado. Da para ver que houve bastante pesquisa envolvida. As ilustrações são simplesmente lindas.

BiaQuerino 18/06/2022

Um livro muito bom que trata de muitas mulheres e situações que não temos conhecimento, pena que é bem curtinho e traz pouca coisa, poderiam ter mais páginas e trazer mais mulheres maravilhosas

Elaine 10/04/2020

Quem tiver a oportunidade de ler este livro, leia!
Leitura rápida e fácil de entender.

@leitoraincomum 21/04/2020

Ótimo livro introdutório
A obra é muito válida para incluir as pessoas na importância das lutas femininas e mostrar que apesar de já estarmos lutando há centenas de anos, ainda existe muito para ser conquistado.

Poderia ser mais bacana se fossem mais amarradas as histórias por ordem cronológica talvez, mas atende muito bem ao que propõe.
Brunakelle 21/04/2020minha estante
Quero muito ler esse livr

@leitoraincomum 21/04/2020minha estante
Tava gratuito na amazon na semana passada eu acho :(

Lia 21/04/2020minha estante
Não sei onde entra pra ler

João 21/04/2020minha estante
Um dos próximos da minha lista de leitura

@leitoraincomum 21/04/2020minha estante
Leiam, é muito bom.

Myrelando 27/06/2020

Esse livro tava na lista a muito tempo, e acredito que é um livro de fácil entendimento e uma ótima introdução ao significado do feminismo.

Saber os nomes e os feitos dessas mulheres foi ótimo, saber que somos fortes desde sempre só prova como não somos o sexo frágil.

Temos que fazer valer nossos direitos, muitas de nós sofreram e sofrem para que possamos aproveitar nossas conquistas.

letmars 14/04/2020

Didático, direto e importante. Adorei!
Ótimo pra quem tem pressa, mas quer saber um pouco mais sobre a história do feminismo.

Fla 09/05/2020

Necessário
Em poucas páginas pude ver o quanto a luta feminina por direitos e igualdade percorre séculos. Quantas mulheres tiveram que morrer para termos o que temos hoje como o direito ao voto, trabalho e liberdade de gênero.

Super necessário.
Recomendadíssimo.

Lela 19/04/2020

Completamente incrível
Esse livro apresenta, de forma simples, a trajetória e luta das mulheres para conseguir seus direitos.
Ótima introdução para a história do feminismo.