Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

rafaella 06/06/2023

Ah, baby baby? não me abandone jamais?
Li em inglês há uns anos atrás e me impactou horrores e me fez xonar na escrita do kazuo ishiguro!! foi a primeira vez que vi uma história que se utilizasse da ficção científica pra tratar de coisas tão humanas. agora com a releitura pela traducao só tá confirmado que é um dos favoritos da vida todinha

Livrônica 02/06/2023

INCÔMODO
Foi o que senti ao ler esse livro.
Num mundo onde pessoas são criadas exclusivamente para serem doadoras de órgãos aos seus "modelos" (no sentido de forma original) amar e ser feliz é um desafio ainda maior.
Será que você lutaria por sua liberdade, pelo amor e pela vida, mesmo sabendo que as chances de seus desejos serem realizados são poucas (ou nulas)?

_bbrcam 31/05/2023

Fez um "boom" na minha cabeça
Achei genial a abordagem do autor, muito interessante. O plot twist no final então me deixou lelé. Uma leitura maravilhosa!!

Evaldo7 30/05/2023

No começo estava chato. No meio ficou interessante. No final, eu chorei.
Dll23: com herói favorito.

Não me abandone jamais é um romance extraordinário escrito por Kazuo Ishiguro que nos leva a uma jornada profunda e emocionalmente impactante. Nesta história, acompanhamos a vida de Kathy H., uma narradora cativante que relembra sua infância e adolescência em Hailsham, um internato peculiar.

Ishiguro cria um mundo meticulosamente construído, onde as crianças de Hailsham são criadas em um ambiente aparentemente idílico, mas com segredos e mistérios ocultos. Conforme Kathy compartilha suas memórias, somos gradualmente apresentados à verdade sobre o destino que aguarda esses jovens.

A prosa de Ishiguro é elegante e sutil, mergulhando profundamente nas emoções dos personagens. Sua narrativa é lenta e reflexiva, permitindo que o leitor se conecte intimamente com Kathy e compreenda sua jornada de autodescoberta e aceitação. O estilo do autor reflete perfeitamente a atmosfera melancólica e a sensação de inevitabilidade que permeiam todo o livro.

Os personagens de Não me abandone jamais são complexos e vívidos. Kathy, Ruth e Tommy, o trio principal, são retratados com profundidade e realismo, cada um lidando com suas próprias inseguranças e desejos. Suas interações e relacionamentos formam o cerne emocional da história, explorando temas universais como amizade, amor e perda.

Este livro também nos leva a uma reflexão profunda sobre a condição humana e a moralidade. Ishiguro aborda questões éticas difíceis, explorando o significado da vida, a natureza da identidade e as implicações de escolhas difíceis. A história nos confronta com dilemas éticos complexos, desafiando-nos a questionar nossas próprias convicções e noções sobre o valor da vida.

Além disso, o pano de fundo distópico adiciona uma camada adicional de intriga à narrativa. Ishiguro cria uma sociedade que se assemelha ao nosso próprio mundo, mas com uma reviravolta perturbadora. Esse cenário sombrio amplifica as emoções e a sensação de inevitabilidade, tornando a leitura ainda mais poderosa.

Não me abandone jamais é um livro profundamente comovente e provocador. A escrita requintada de Ishiguro e a sua abordagem sensível dos temas universais fazem desta uma leitura que permanece na mente e no coração do leitor muito tempo depois de terminar o livro. Recomendo enfaticamente esta obra-prima da literatura contemporânea para aqueles que apreciam histórias complexas e profundas, capazes de questionar e emocionar.

Bella 27/05/2023

Muito bom, vou precisar de terapia
Esse livro me deixou muito intrigada porque a proposta dele é muito diferente.
Ele provoca uma reflexão muito importante quando você se depara com o tema principal dele. Acho que nem se eu quisesse explicar tudo que eu senti quando terminei de ler, eu conseguiria.
Só lendo pra saber. Muito muito bom!

isa farinacio 19/05/2023

No começo tava realmente mt bom, mas aí foi meio q perdendo a graça
Não foi tipo outros livros desse gênero, que em algum momento coisas desconexas e aleatórias começam a acontecer sem motivo nenhum e não agregam em nada na história, talvez ele só tenha me pedido mesmo
Triste pq esse era o livro dele q eu mais tava animada pra ler ?

camiscaarvalho 12/05/2023

Gostei mais do filme que do livro. Achei a leitura bem devagar, muito descritiva, o enredo é ótimo mas daria para ter explorado de uma forma bem mais dinâmica e com mais profundidade dos personagens.

Anonima_Sorry 10/05/2023

Reflexivo
Eu comecei a leitura esperando uma coisa, e o livro até entregou, porém no meio da leitura eu já buscava por algo totalmente diferente e acabou que sai muito frustrada de como as coisas acontecem. No entanto ainda não sei se essa frustração é intencional por parte do autor ou não.
Eu não perdôo a Ruth. Ponto. O que ela fez pra mim não tem perdão, ainda mais sabendo que ela fez conscientemente.
O livro trouxe um universo muito bacana que foi mal explorado, a protagonista só sabia focar no passado e não fez uma reflexão acerca da sua própria condição, do que a sociedade esperava dela e de como a situação era injusta e maluca.
Mas talvez essa seja a maneira do autor de provar que ela era tão humana quanto qualquer outra pessoa ??? Estou muito confusa se esse livro é maravilhoso ou apenas mediano, por isso vou dar apenas 3,5.
Quem sabe daqui uns dias ou semanas eu não edite essa resenha né...

Ronan 09/05/2023

Que livro incrível!!!
Kazuo consegue te envolver na história de uma maneira que poucos autores conseguem, com uma escrita belíssima ele desenvolve a história da Kathy H. fiquei emocionado em vários pontos da narrativa, é um livro extremamente triste e lindo, quero muito ler todos os livros dele.

Lu Reis 07/05/2023

"Trata-se de uma distopia e por mais que o título possa sugerir uma história de amor, o filme fala justamente da ausência de amor e humanidade, das pessoas enquanto instrumentos, e trazendo à tona a questão fundamental da vivência dos sentimentos.

"É de pequeno que se aprende a 'ser gente'."

A história nos faz refletir sobre a importância da referência familiar (e da sua consequente ausência), do exemplo (não se aprende o que não se vê colocado em prática), do contato (a demonstração do carinho, do amor).

Somos máquinas a serviço de algo, peças do jogo ou seres humanos que se importam, vivem, sentem e escolhem?"

Paty Gazza 02/05/2023

Never let me go
A maior parte do livro foca no passado dos personagens, enquanto eles crescem em Hailsham e depois que saem da instituição e tentam se adaptar à vida sozinhos, até começarem a desempenhar o papel para o qual foram educados.
A partir do momento em que descobrimos o que eles são e qual o seu propósito, tudo é coberto de uma profunda melancolia, mas são as últimas 40 páginas do livro que realmente me pegaram - quando há uma reflexão mais aprofundada sobre o que significa ser humano, o que é alma, qual o papel da arte etc.
Embora eu tenha gostado da leitura como um todo, demorou 300 páginas para que ela me trouxesse o que eu esperava dela desde o começo.

CInt_lo 30/04/2023

Não me abonde jamais, foi o primeiro livro do autor e já me conquistou pela forma como ele aborda temáticas muito humanas em contextos submersos na ficção.

Bruna 26/04/2023

Interessante e bem escrito
Devo dizer que o que mais gostei no livro foi o modo como as relações são tão bem escritas, os personagens são incrivelmente humanos. Não sei dizer, mas a dinâmica dos relacionamentos em todas as fases (infância, adolescência e fase adulta) foram perfeitamente críveis, entende?

A relação de amizade entre Kathy e Ruth foi tão real! Entre os momentos de companheirismo, para momentos de rivalidade, para momentos de traição e então redenção.

Não sei explicar ao certo, só achei que a narrativa realmente fez parecer real as relações humanas, onde todos tem defeitos e lados ruins.

Único ponto que me cansou um pouco foi que por vezes a narrativa era um tanto maçante? Muitos detalhes, talvez?

Ainda assim, um ótimo livro!

Ve Domingues 26/04/2023

Foi o terceiro livro que eu li do Ishiguro, um autor que eu gosto muito. Embora tenha demorado um pouco para engatar, acabei muito envolvida pela obra.

Gosto da dimensão humana que ele trás para as suas histórias de ficção científica. É uma abordagem um tanto diferente do comum. Não tem como ler seus livros e ficar indiferente.

Marcella.Audrea 22/04/2023

Favoritado
Mesmo eu sabendo o final da história (por ter pegado o resumo pra prova da UERJ) eu decidi ler o livro. Não imaginava que, ainda assim, ele seria um livro 5 estrelas e favoritado. A escrita do autor é muito boa, ele consegue fazer ?idas e voltas? de uma forma tão natural que parece que estamos conversando cara a cara com a Kathy, ela alterna entre passado recente, passado antigo e presente muito bem, não é cronológico mas continua cativante e fácil de compreender. Os personagens são tão reais e humanos, todos conseguem ser amados e odiados ao mesmo pelo leitor. É a distopia mais ?realista? que eu já li.