Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

Juaum 09/01/2023

Uma lição sobre o que é a vida
Gostei da história e dos temas abordados mas achei a leitura bem arrastada e demora bastante para engatar,porém quando entra no eixo é bem emocionante . Não sei se recomendo muito por causa da maneira lenta como a história é levada ,mas os temas abordados como o limite da humanidade e também o que nos torna humanos valem muito a pena e talvez foi o que me fez não largar o livro.

Os personagens são complexos e bem profundo e só nas últimas páginas conseguimos entender-los realmente.Esse tipo de história é daquelas que eu gosto de chamar de "Cego em tiroteiro",pois você não sabe em si o que esta acontecendo ate as últimas páginas,é uma leitura que você vê tudo acontecendo a sua volta mas não sabe em si o que é.

Esse clima de suspense e mistério é um baita acerto do livro ,mas só acho que poderia ser um pouco mais rápido ou fluído ,pois essa demora me enjoou algumas vezes

Vitoria.Oliveira 08/01/2023

li esse livro com relutância no início, acho que demora muito pra ele ficar bom de fato, maaaaaas a temática é incrível e forte! não é um livro leve, tema principal abordado é sério e triste

livsok 08/01/2023

Iniciei sem grandes expectativas e me surpreendi com a leitura. Este relato não linear traduz uma série de experiências vividas por Kath e proporciona ao leitor uma série de reflexões.

Percebi camadas e camadas de temas que podem ser pensados a partir do livro, tais como a experiência humana de criar vínculos; criar/viver sua própria história (e quem pode fazê-lo); uma crítica à medicalização/objetificação da vida e críticas sociais.

Também me fez pensar sobre o especismo. Se tanto nos toca ler sobre a vida dos personagens humanos, porque não nos sensibilizamos por quem é ?menos humano?? Tal como aponta o autor, há fatos que fazemos um esforço para não olhar.

Definitivamente, é uma leitura que recomendo

Nane Love 05/01/2023

Quando estar vivo plenamente afeta outras pessoas, a existência é um ato de resistência. Assim ?Não me abandone jamais? é quase uma suplica da personagem dizendo, ao leitor que acompanha sua história: ?Não me esqueça jamais?. Ela, ao contar, deixa a sua vida e a dos clones registrada; contraria o curso normal do mundo. Eles, na memória daqueles que os lêem: Vivem.

aneska 05/01/2023

entre o filme e o livro, escolha os dois
tive que ler o livro porque ele foi cobrado na prova de redação da UERJ e confesso que gostei dele na medida do possível. é um livro que traz reflexões bem profundas, complicadas e surpreendentes, com situações que a gente pensa "como assim eles se submetem a isso?" sendo que nós fazemos igual ou pior (uma distopia que se preze, né?)
o filme ta no star+ e eu disse pra escolher os dois porque o que falta em um está no outro. o livro tem aspectos psicologicos que o filme não tem, e o filme tem a ambientação que fica meio complicado de se ter na pura e simples imaginação. dei 3 estrelas porque é um livro maneirinho, mas eu poderia viver tranquilamente sem nunca ter lido ele hahahah alem de que nem tirei uma nota boa na prova entao estou com ódio

thaisbartoloti 04/01/2023

Apenas uma avaliação..
Sou suspeita para falar sobre esse livro porque eu amo o filme, e como o esperado gostei muito da leitura, claro que houve partes em que o livro foi muito diferente do filme porém não é algo que foge aos padrões.

Leitura profundamente tocante onde se consegue sentir o que nossa narradora Kathy H. sente.

O bom de ter assistido ao filme antes de ler o livro é que conforme a história vai evoluindo, nós conseguimos ter visões dos personagens relacionando os atores que os interpretaram.

Michele 03/01/2023

Comecei esse livro esperando ser arrebatada e chorar com a história, mas isso não aconteceu. Gostei de história, a escrita é boa de ler e é triste, mas não tanto pra me debulhar em lágrimas (como ouvia falar).

Vicx 31/12/2022

?Suas vidas já foram mapeadas.?
Esse livro me impressionou. Demorou um pouquinho para isso acontecer, mas foi. Inicialmente é até um pouco confuso e deixa várias dúvidas. Que lugar é esse? Quem são essas crianças? Por que dessas atitudes?
Como a narrativa é um relato, as histórias são sempre interrompidas com outras memórias da narradora. Então cria um diálogo de ?depois te conto isso? ?ainda não chegou o momento dessa história?. E isso é bem interessante.
Com isso, há também as diferentes perspectivas que a própria personagem tem. No passado ela tinha um pensamento, mas analisando o relato ela percebe que pensa diferente agora, complementando as ideias. Tem vezes que as narrativas são vagas por ela não se lembrar muito bem de tudo, mas isso não faz com que o contexto e o entendimento se perca.
Passando-se as páginas, as dúvidas iniciais começam a ser respondidas e junto a isso vem a percepção de que esse livro não é simples. Há uma profundidade e seriedade na história, com um assunto que é pensado no meio científico.
É estranho pensar nisso como sendo uma realidade. Tem muitas divergências mesmo e é difícil chegar em uma conclusão. Existem vantagens e desvantagens, ferindo conceitos éticos e beneficiando a humanidade.
Próximo ao fim, é parte que pesa mais e é bem triste. Quando a verdade é apresentada diretamente, sem pena. Foi tarde demais para certas coisas.
Avaliei com 4 estrelas porque até eu me impressionar e querer continuar a leitura demorou um pouco. Teve até romance, e isso levantou um pouco a minha opinião rsrs.
O autor foi bem cirúrgico ao escrever esse livro abordando esse assunto. Leva a vários caminhos e reflexões. Gostei disso.
Mesmo as dúvidas sendo esclarecidas, ?como viver, sabendo que a vida tem limite??

nanath 31/12/2022

não me abandone jamais
fiz essa leitura pra redação da uerj desse ano e surpreendente gostei bastante do livro. a leitura é super leve, flui bastante e a única reclamação é que fica meio arrastada em alguns momentos, então da preguiça de ler. no geral a história é bem interessante, gosto muito de distopias desse tipo e aborda um papo sobre ética médica e futuro muito foda. fiquei chateada pelo finais dos personagens, principalmente da kathy e do tommy, mas nada que já não esperava.

Sil 30/12/2022

Devagar
Não tenho muito o que dizer a respeito desse livro, considero uma boa leitura mas não cativante o suficiente a ponto de prender-me por horas. A crítica retratada durante todo o livro é muito bem abordada. Bom aos que gostam de ácidos julgamentos ao mundo que nos cerca, como em ?Admirável mundo novo? de Aldous Huxley.

fabinholdr 28/12/2022

isso aqui amor é elite
🤬 #$%!& que experiência louca. não tem aqueles livros que a gente lê e pensa "nossa ler é realmente foda amo isso" então rolou isso comigo nesse. de longe é o melhor livro que eu li esse ano.
fabinholdr 28/12/2022minha estante
o palavrão censurado kkkkkk

Umtheus 27/12/2022

Confuso, mas depois fica chato
A primeira metade do livro é a mais lenta, a mais difícil de ler, mas também é a mais intrigante, por não te responder nada, por te deixar no escuro e tudo mais. Depois que o livro te explica o que de fato está acontecendo, ele vai aos poucos ficando chato, girando só em torno de uma única coisa, e o final, na minha opinião, é muito frustrante. Eu queria que a personagem principal se conhecesse mais, se explorasse mais, e quebrasse todo o sistema que ela vive, mesmo sabendo que não é sempre e nem em todas as ocasiões que conseguimos isso. Mas o livro em um todo é bom, a escrita do Ishiguro é reconfortante em alguns pontos e quero muito ler outros livros dele para saber como ele escreve outras histórias.

Nicolas388 27/12/2022

"Crianças devem ser enganadas para crescerem sem traumas"
Tenho que confessar que foi uma leitura muito diferente do que eu esperava. Trata-se de um livro de memórias e, sendo sincero, não era a escrita que eu esperava de um Nobel, o que não necessariamente quer dizer que seja ruim. Pelo contrário, a história é instigante, além de uma das construções mais reais que já vi de personagens, como se realmente os conhecesse e estivesse ali durante cada pequeno evento cotidiano.

Particularmente, gostei de certas escolhas narrativas do autor, como se demorar ao máximo para explanar as engrenagens de sua distopia. Em geral, histórias de ficção-científica sempre têm capítulos e capítulos só de explicações só para exibir o quanto o escritor criou um mundo doido e complicado, mas Ishiguro não tem essa preocupação. Ele está focado em seus personagens, seus sentimentos, sua vida.

É interessante notar que, como clones criados para doarem seus órgãos até "concluírem", isto é, morrer, eles em momento algum colocam suas esperanças num outro destino que não este. Apenas pedem um adiantamento.

Kathy, a narradora-protagonista, relata-nos suas memórias como se nós também fizéssemos parte desse mundo estranho... e será que não fazemos mesmo?
dani 13/02/2024minha estante
Sua resenha me fez querer dar outra chance para a literatura de Ishiguro. Achei bem interessante a premissa desse livro.

Nicolas388 15/02/2024minha estante
Ahh, fico feliz de ter desperta esse sentimento ^^

Isabel.Maciel 27/12/2022

pra mim foi um pouco arrastado no início mas continuei lendo pq precisava pra fazer a redação da uerj. depois de alguns capítulos comecei a gostar bastante do livro e ate me apeguei a alguns personagens. gostei bastante