Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

Nicolly430 06/12/2022

Te faz refletir!
Li esse livro por ser leitura obrigatória da uerj. Me surpreendi! Não achei chato igual vi muitas pessoas falando. A proposta é muito boa!

Amanda 06/12/2022

Li o livro para um vestibular e achei uma leitura mediana.
No início a leitura foi um pouco arrastada (acredito que por ser um universo diferente e não esclarecer algumas coisas logo de cara).
Faltou abordar um pouco mais sobre os mistérios de Hailsham.
Mas no geral, achei bom.
O livro e o tema da redação da uerj ajudaram a nos fazer refletir sobre algumas temáticas.

Sup3na7ura1 06/12/2022

Confesso que no início tive um pouco de dificuldade de entender a proposta do livro, não entendi oq eles eram e Oq exatamente era aquela escola mas até o final do livro todos os nossos questionamentos são respondidos com clareza. Fiquei triste de não ter o final feliz que esperava, de não ser possível adiar as doações mas fico feliz de no final os dois terem ficado juntos independente de qualquer coisa

julia 05/12/2022

aaa
li só por causa da uerj e nem precisava pq o tema da redação foi super tranquilo, mas pelo menos é mais um livro lido no ano

Rafaella lopes 05/12/2022

Tive que ler o livro por causa da prova da uerj, ent assim não li por vontade própria, porém a história me surpreendeu no final, no começo até o meio parece muito confuso e vc acha que é uma coisa só que ao final tudo é esclarecido. É um livro bem triste com uma boa história

LaBelleDeNuit 04/12/2022

Se opor ao destino imposto fortalece a humanidade?
Fiquei surpreendida com a história do livro, esperava um sci-fi focado no motivo da criação dos doadores e recebi uma chuva de flashbacks em primeira pessoa.
Não é o estilo de leitura que me agrada, mas como precisei ler o livro, aproveitei para fazer algumas reflexões.
Personagens como Kathy e Tommy são cativantes, mas a Ruth é um "pé no saco" o livro inteiro.
O leitor se coloca no lugar de Kathy, narradora personagem, que conta suas experiências em Hailsham desde a infância, mas o autor peca em focar apenas nas lembranças de Kathy.

finnlandia 04/12/2022

Em uma discussão sobre o livro com uma amiga cheguei a essa conclusão e é a mais certa na minha cabeça: Assunto interessante, mas narrativa simples demais.

Se o autor revelasse o motivo pelo qual os personagens estão onde estão e o porquê de tudo acontecer como acontece, talvez fosse ser uma leitura interessante. Achei um pouco desgastante ler 300 páginas de uma coisa que eu não sabia como acontecia, nem por qual razão e sem nenhuma dica significante pra manter o interesse ao longo da leitura. Apenas entediante mesmo, bem estilo livro de vestibular. Inclusive, terminei a leitura com a impressão de que seria bem mais proveitosa se não fosse a obrigação pelo vestibular, mas provavelmente eu só teria abandonado e procurado spoiler, não sei.

Toryy0 04/12/2022

???
Li por causa da UERJ e acabei gostando. Achei a narrativa um pouco desconexa no quesito cronológico nas duas primeiras partes do livro, e a terceira parte foi a minha favorita, onde todas as ideias se fecharam de forma concreta. O livro levanta questões muito atuais e críticas, o que eu gostei muito. Também gostei dos personagens, das reflexões e da profundidade. Os fatos de o livro questionar o destino e o que é ser humano me fascinaram, pois foi um estilo que eu nunca tive contato. Enfim, dei 3 pelo final -que eu acho que poderia ser melhor estruturado- e pela narrativa desconexa, porque, em geral, foi um livro que eu gostei muito muito!!!! ?

nanda356 03/12/2022

Livro com temática interessante, confesso, mas meio cansativo. Tive que optar pelo audiolivro depois de ter começado a ler por epub porque se não fosse pela UERJ eu teria abandonado completamente a leitura.

Achei intrigante o foco do livro ser todo nas memórias da Kathy e a trama envolvendo todo esse sistema de clones ser quase que deixado de plano de fundo. Claro, não dá pra dizer que não tem importância porque tem sim, mas não é exatamente o foco. Outras histórias focariam completamente nisso e nas problemáticas do início ao fim, mas esse focou na vida da Kathy, as suas memórias e as demais coisas que estavam ali entrelaçadas na história acabaram sendo verdadeiramente tratadas e expostas no final.

O livro me deixou pensativa aqui. Curti, sim, mas não é algo que eu me forçaria a ler até o fim novamente, nem se fosse audiolivro.

Luisa ð 03/12/2022

Acho que esse livro é o extremo, ou a pessoa ama ou ela odeia. Eu, fiz o nulo, não entendi foi é quase nada! É impensável, para mim, que esse livro ganhou o Nobel. Realmente não sei nada de literatura.
A história se passa de maneira interessante, no passado, no presente com referências ao futuro, mas fora essa maneira criativa de narração, história em si não me trouxe grande desejo de continuar a leitura. Algumas reflexões sobre a vida, a soberba e crueldade humana foram bem válidas para mim, por isso de o livro como razoável!

duda131 03/12/2022

eu li esse livro obrigada por conta do vestibular da uerj (o que já é uma trava gigante pra eu gostar de um livro) e sinceramente tava achando bem chato até mais ou menos a segunda parte, que eu comecei a ler um pouco mais rápido e passei até a gostar do livro. depois de passar MUITO ódio com a ruth, me questionar porque eles não começavam uma revolta, e até entender em um certo ponto o motivo das doações existirem. eu gostei muito das reflexões que o livro trouxe, em geral achei muito bom mas tirei uma estrela por causa da insuportável da ruth SIM E FDS ela me trouxe flashbacks de guerra de todas as minhas amiguinhas tóxicas da pré adolescência

Juju 03/12/2022

UERJ você me paga e caro pt.2
gente kkkkkkkk o livro é só sobre memórias e passado
de novo, um livro que eu não iria ler por vontade própria
fiquei bem (não sei definir) mas eles simplesmente aceitavam o destino porque aquilo era tudo que eles conheciam mas me dava vontade de virar e falar ?vambora meus filhos reajam e saiam daí? sabe???? enfim