Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

aneska 05/01/2023

entre o filme e o livro, escolha os dois
tive que ler o livro porque ele foi cobrado na prova de redação da UERJ e confesso que gostei dele na medida do possível. é um livro que traz reflexões bem profundas, complicadas e surpreendentes, com situações que a gente pensa "como assim eles se submetem a isso?" sendo que nós fazemos igual ou pior (uma distopia que se preze, né?)
o filme ta no star+ e eu disse pra escolher os dois porque o que falta em um está no outro. o livro tem aspectos psicologicos que o filme não tem, e o filme tem a ambientação que fica meio complicado de se ter na pura e simples imaginação. dei 3 estrelas porque é um livro maneirinho, mas eu poderia viver tranquilamente sem nunca ter lido ele hahahah alem de que nem tirei uma nota boa na prova entao estou com ódio

Sara Muniz 19/04/2020

RESENHA - NÃO ME ABANDONE JAMAIS
Não me abandone jamais é uma ficção científica do autor Kazuo Ishiguro (vencedor do prêmio Nobel da Literatura em 2017), publicado em 2005. Chegou ao Brasil em 2016 e já tem uma adaptação cinematográfica. Com uma temática futurística, o autor traz o romance complicado de um modo simples e envolto de drama.

E se no futuro você pudesse ter um clone que viveria só para te doar órgãos quando você ficasse velho? É para isso que Kathy, Ruth e Tommy, três alunos da escola Hailsham existem na história. Eles foram criados em uma escola de clones, todos nascem, crescem, tornam-se cuidadores de clones que já começaram as doações e esperam também para se tornarem doadores. Eles podem fazer várias doações até finalmente morrerem. São clones esperando para serem úteis, esperando para doar seus órgãos para que um ser humano possa viver mais. Seria o plano perfeito, se esses clones não fossem 90% humanos, com sentimentos, emoções, medos...

A história é narrada em primeira pessoa por Kathy, que já é uma cuidadora. Ela volta no tempo e nos conta sobre sua vida, sobre Hailsham, sobre os professores, sobre o que aprendiam lá, para que serviam e como eles tinham de pintar, escrever e fazer diversas obras artísticas. O objetivo disso? Provar para alguém que os clones tinham alma, por isso pintavam, escreviam, cantavam...

Kathy era amiga do casal Tommy e Ruth, por mais que ela sempre tivesse nutrido sentimentos por Tommy, ela era a maior amiga e conselheira amorosa deles. Esse triângulo amoroso só se desfaz depois de muito tempo, quando já é meio tarde.

É um livro extremamente tocante. A escrita do autor é simples e flui muito bem, as descrições são feitas na medida certa, com uma leve pitada estilística do autor de colocar detalhes que incluem a luz do Sol, a temperatura do vento e elementos do gênero. É uma obra diferente de tudo o que eu já li e posso dizer que o romance não é exagerado, as personagens nos passam lições por meio de suas personalidades complicadas (indireta para a Ruth), o que significa que elas são muito bem construídas.

Assisti ao filme também e posso dizer que é excelente. Recomendo muito a leitura e o filme (disponível na Netflix), vale a pena conhecer o trabalho do autor, afinal, ele ganhou um Nobel da Literatura.

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, ACESSE MEU BLOG:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2018/02/resenha-nao-me-abandone-jamais.html

jdelisiario 18/07/2020

Ainda digerindo essa leitura
Cheguei a este livro através de um clube do livro que participo. Ainda não sei o que dizer. Com uma temática intrigante e ficcional, que ao meu ver se encaixa como drama. Finalizo com duas palavras: irreal e humano! #leituraTerapia

Sil 30/12/2022

Devagar
Não tenho muito o que dizer a respeito desse livro, considero uma boa leitura mas não cativante o suficiente a ponto de prender-me por horas. A crítica retratada durante todo o livro é muito bem abordada. Bom aos que gostam de ácidos julgamentos ao mundo que nos cerca, como em ?Admirável mundo novo? de Aldous Huxley.

Isabel.Maciel 27/12/2022

pra mim foi um pouco arrastado no início mas continuei lendo pq precisava pra fazer a redação da uerj. depois de alguns capítulos comecei a gostar bastante do livro e ate me apeguei a alguns personagens. gostei bastante

Jade 26/12/2022

Livro que prometeu, mas não entregou
No geral é um livro mediano, pela sinopse me interessei bastante, pensando que seria uma ficção científica, porém foi um romance xoxo, triste demais, pelo menos não foi tão cansativo e o "plot twist" foi muito rápido para o final, só queria bater na protagonista na maior parte do livro.

Bea.3 07/03/2022minha estante
bota aviso de spoiler, acabei de levar um ??

Kaju 08/03/2022minha estante
? sorry, não tinha me atentado! Mas vale muito a leitura, porque tem muitos outros acontecimentos.

Vitoria.Oliveira 08/01/2023

li esse livro com relutância no início, acho que demora muito pra ele ficar bom de fato, maaaaaas a temática é incrível e forte! não é um livro leve, tema principal abordado é sério e triste

Mel ð¯ 16/04/2022

Uma historia tocante que nos faz refletir sobre o pouco controle que realmente temos sobre nossas vidas e o quanto nos são determinísticas as circunstâncias do mundo no momento em que o integramos.
É um livro que nos entristesse por ressaltar as mazelas na sociedade e que também nos fazem humanos.
O mais marcante, no entanto, é o quanto nos faz nos sentirmos sós.

Lucas 11/01/2023

todo mundo deveria ler
que livro sensacional!
a gente começa sem saber muito o que tá acontecendo, ou mesmo do que se trata a história, mas a medida que você vai descobrindo a realidade dos personagens, é como se o chão desabasse, sério. a temática abordada aqui é pra se refletir durante muito tempo! a gente questiona a humanidade e até onde a ciência tá disposta a ir. é uma história que cabe nas aulas de filosofia e bioética, por isso recomendo pra todo mundo ler. eu acabei o livro e só conseguia sentir uma tristeza enorme, como se eu tivesse levado um soco no estômago.

dica: tem filme, pra quem quiser assistir depois da leitura

Bia 24/01/2023

Cinza
Esse livro é cinza. Totalmente cinza. Entenda isso como quiser. A ideia do livro é maravilhosamente genial e fascinante ? assustadora até ?, mas achei a narrativa muito cansativa. Entendo plenamente que fosse a ideia do livro ser assim. Abordar memórias, contar uma coisa para depois contar outra, ir e voltar no passado? mas realmente não dá pra negar que é uma leitura que você precisa ter foco pra terminar.
A segunda parte foi muito mais demorada e cansativa, a terceira carregou o livro nas costas. Sem dúvidas, é um bom livro. Mas não excelente, pelo menos para mim. Kathy H. me irritava tão quanto Ruth; Tommy acabou sendo meu preferido, não sei como. Acho que tinha muito potencial.