Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos

Marina Avila

Resenhas - Os melhores contos de fadas Nórdicos

Biaaa. 11/10/2021

Mais da cultura nórdica
O livro consegue reunir várias histórias da mitologia nórdica, pontos de vista diferentes de uma cultura a muito perdida. Como sempre, a editora Wish da um show com a edição, o que só dá mais vontade ainda de ler. Da pra até ver algumas inspirações para o Tolkien.

Elizabeth r 04/10/2021

Esse é com certeza um livro pra se ler várias vezes
Não foi o meu primeiro contato com a mitologia nórdica, mas foi um dos primeiros. Definitivamente o primeiro com "contos de fadas".

Quando li não entendi algumas coisa, achei uma histórias repetitivas e outras não tão legais. O que foi ótimo para levar um choquezinho de realidade.
Tive em mente, durante todo o livro, que aquelas histórias foram passadas anos a após anos antes de serem escritas e por isso há semelhanças entre elas.

É muito bonito de ver o misticismo nas histórias e até a "simplicidade" na resolução dos problemas.
A edição da wish está perfeita, principalmente pelos comentários iniciais sobre os autores.

Quero ler outra vez, me aprofundando mais na cultura e até na religião para poder fazer ligação com essas histórias. Saber sobre geografia e política também é bom e ajuda a entender o funcionamento dos povos nórdicos de antigamente.

lela 01/10/2021

mágico e peculiar
eu adorei o livro, meus contos favoritos foram os ?contos raros?, mas teve alguns específicos dos populares que eu gostei bastante também.

é rico em diversidade envolvendo o sobrenatural, algo bem místico, alguns contos são mais macabros que outros, e há aqueles que achei bem peculiares, contudo, acredito que cada um te agrega de alguma forma e te faz refletir sobre as consequências que os seres humanos tem baseado nas decisões que tomam, tudo dentro de um cenário fantástico.

é um livro para ler aos poucos, acredito eu, e se você tem interesse em conhecer mais sobre a cultura nórdica do século XVIII e as histórias que eles contavam, vale super a pena!

Ramos 18/09/2021

Esse livro é uma obra prima, desde sua impressão maravilhosa ao fato de sua escrita proporcionar o conhecimento de contos e histórias do povo nórdico. Contos estes que muitas vezes se assemelha com os contatos europeus que estamos mais familiarizados.

Vinicius.Dias 02/09/2021

Um banho de cultura e magia nórdica
Se tem algo que sempre vai existir e que continuará encantando as pessoas, são os contos de fadas. A gente passa a nossa infância em contato com essas estórias que muito nos ensinam e nos transportam para um mundo mágico de várias possibilidades e aventuras. Porém, a medida que envelhecemos, perdemos o contato com esses contos e a realidade das nossas vidas vai tomando ares mais sérios e monótonos em meio às preocupações e boletos do dia a dia. Para os que se tornam papais e mamães, existe um resgate desse mundo encantado e dos sonhos de criança quando seus pimpolhos passam a ser apresentados também a esse universo gostoso. Para os outros, cabe a busca proativa de livros que revivam essa criança adormecida em nossos corações. Dito isso, estamos diante de uma dessas obras que dão um quentinho no coração e nos enche de alegria e fantasia.

Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos é um livro que foge um pouco do lugar comum dos contos de fadas justamente por ser focado em autores escandinavos. Apesar de termos sido colonizados por europeus, nossos algozes não eram dessas terras e, por conseguinte, não tivemos contato com essa riquíssima cultura. Se voltarmos no passado e buscarmos um pouco sobre a história desses países, encontraremos as várias incursões dos Vikings por terras desconhecidas, o seu tino para guerra, a melancolia e o bucolismo, além, é claro, da Mitologia Nórdica baseada em suas religiões pagãs antigas.

Justamente por conta das religiões pagãs nortenhas, repletas de muita criatividade e explicações nonsenses para o, até então, desconhecido, os contos nórdicos foram submetidos a uma influência que os levaram para um outro local muito diferente do padrão príncipe / princesa / rei / rainha. Tem isso? Tem sim, mas de maneira muito mais comedida. Aqui nem sempre o príncipe salvará a princesa, ou nem mesmo existirão tais personagens. A aventura será o principal mote por trás das estórias e será o guia para que vários personagens (homens, mulheres, gigantes, elfos, duendes) de várias classes sociais distintas tenham sua jornada explorada e, de quebra, ainda nos ensine algo no processo.

O livro contém 25 contos lançados entre 1841 e 1922 e você acompanhará alguns em que a mocinha salva o mocinho de uma maldição (?A Leste do Sol e Oeste da Lua?, ?O Rei Dragão?), batalhas intensas e inteligentes contra Trolls (?Peer Gynt?, ?A Giganta e o Barco de Granito?, ?Pernacurta e os Trolls?), explicações do desconhecido (?Por Que o Mar é Salgado?), contos de fadas padrão (?A Noiva da Floresta?, ?Noiva Galhuda?), versões regionais para contos já bem conhecidos, como por exemplo Cinderella (?Kari Capa Dura?), Aladdin (?Lasse, Meu Vassalo?) e O Gato de Botas (?Poderoso Mikko?) e muitos ensinamentos bacanas sobre vida, respeito às regras e humildade. Um livro bem completo e que só não foi perfeito por terem trazido duas duplas de contos praticamente iguais, modificando apenas parte das narrativas. Achei que nesses casos, seria melhor se tivessem sido apresentados outros originais em seus lugares.

Foi lançado pela Editora Wish, em capa dura, contendo um marcador de páginas próprio e faz parte de uma coleção com outros dois livros até o presente momento, um de contos originais e outro de contos celtas. Se você quer despertar a sua criança interior e submergir em um mundo de muita fantasia, muita criatividade e muito ensinamento bacana, não perca tempo e adquira pra ontem essa obra. Eu adorei a experiência e não vejo a hora de ler os outros livros da coleção. Um banho de cultura nórdica em terra tupiniquim. Super indicado e aprovado!

?É o diálogo entre culturas que se desnuda diante de nossos olhos? - Dalcin, Lícia.

Bella 11/08/2021

Gostei
Assim como o outro volume dessa coleção, Contos de Fadas Em Suas Versões Originais, é um livro que demonstra o amor da editora em fazê-lo. Ele é bonito, o conteúdo dele é bom, as ilustrações são complementares e permitem uma experiência de leitura muito melhor, então é tudo muito incrível. Eu amei conhecer mais da cultura nórdica, os contos são muito interessantes e bem escolhidos, e nos levam a vivenciar uma cultura diferente, o que é muito especial. Particularmente, livros que contam histórias sobre outros países, culturas, são os meus favoritos, porque eu sempre aprendo bastante e me faz viajar sem sair do lugar. Lendo esse livro, tudo o que eu pensava era “como eu queria ser uma princesinha da Islândia”. Alguns textos também mostram e interligação entre as culturas, pois em um famoso conto chamado Kari Capa Dura vemos que é muito parecido com Cinderela, então talvez tenha sido usado como referência para essa história tão famosa no ocidente. Ou seja, o livro é perfeito e eu não tenho muitas reclamações, apenas em alguns momentos encontrei falhas na tradução, algumas palavras sem plural, por exemplo, mas nada que afetasse muito a leitura. Creio que eu posso afirmar que as minhas expectativas foram atendidas diante dessa obra e eu estou muito satisfeita.

Bruna | @bmartinssss 06/08/2021

Adorei conhecer esses contos. Uma boa maneira de conhecer outras culturas e crenças. Recomendo para quem gosta!

Carla Forner 03/06/2021

Livro maravilhoso, ótima diagramação, tradução excelente contos maravilhosos, sem palavras pra descrever tanto amor

sherloking 08/05/2021

É o seguinte:
Os contos são do século 19, numa época que a Escandinávia já tinha sido bastante influenciada pelo cristianismo e, consequentemente, tais contos também são. Pra mim, isso foi meio ruim, porque esperava algo mais mítico, ligado aos antigos deuses e tudo mais.
E não que não seja fantasioso, afinal, estamos falando de contos de FADAS, mas é perceptível a presença do pensamento cristão frente a criaturas mágicas.
Mas enfim, os contos são realmente bem diferentes do padrão Disney, com situações bem malucas MESMO hahaha, e achei interessante ter esse outro ponto de vista.

Ruan.Oliveira 07/05/2021

Vale a curiosidade, mas é um pouco cansativo
Diferente dos contos de fadas originais, aqui encontramos muitos contos que acabam se repetindo ou que se encerram sem muito significado, o que acaba tornando a leitura muito previsível e cansativa. Pra ser sincero, foram poucos os contos em que eu realmente senti gosto em ler e que se tornaram memoráveis.

O grande marco aqui é sobre conhecer mais da cultura nórdica em relação aos contos de fadas, nesse quesito, a leitura é super válida. Recomendo que leiam aos poucos, uns dois a três contos por dia para que o ritmo não se perca quando se depararem com os que são mais arrastados ou repetitivos, no geral, essa tática funcionou bem pra mim.

Paty 27/04/2021

É um ok bom
A verdade é que eu sinto que não tenho muito o que falar sobre esse livro. Assim, é uma coletânea de contos nórdicos (supostamente são contos de fadas, mas alguns aí são bons demais para serem chamados de "conto de fada").

Eu ia fazer uma mini resenha de cada conto, mas é um trabalheira desnecessária. Para mim, basta que eu diga que há contos bem ruins, tipo, de verdade, MUITO RUINS (e é claro que são ruins para mim, você pode muito bem gostar justamente dos que achei umas belas porcarias). "Ai, mas se você não fala quais são qual que é o fundamento da sua resenha pipipi pópópó". Não vou falar quais são porque na realidade eu não lembro, e o livro já está na estante e a estante não está perto de mim e estou com preguiça de tirar a gata do meu colo para ir buscar o livro na estante que está distante (prioridades né, tu não se mexe enquanto o pet não se mexer).

Mas eu gostei bastante do conto da criança trocada, esse foi bem legal e saiu daquela mesmice chocha dos contos supostamente românticos que são na realidade retratos de relacionamentos abusivos, casamentos sem noção, estupros e por aí vai. Outro conto que gostei bastante e que foi super sem noção de um jeito agradável foi o do monte élfico, muito viajado kkkk Também o conto da princesa e do alce lá, esse conto eu realmente gostei pra caramba e nem sei exatamente porque kkkk não que ele seja ridículo, foi até poético. E o último conto, que se me perguntassem eu diria que é até uma noveleta; ele é bem legal também e tem toda aquela questão da religião em que Odin está (é a religião nórdica mesmo, né?).

Se tem mais algum que eu gostei eu sinceramente não consigo me lembrar. Mas, apesar disso, eu realmente achei essa leitura agradável (suportável se comparar com os do outro livro) e recomendo. Ativou minha imaginação, terminei de ler uns contos aqui e fiquei repleta de ideias apsopaksopkaoksopkaopks

livi123 07/04/2021

Contos de fadas Nórdicos
Livro impecável, gostei muito de conhecer um pouco sobre a cultura dos antigos, sobre seus seres mágicos e a escrita da época. Achei que nesse livro, comparando com o 'Contos de fadas em suas versões originais', as histórias são bem mais leves, mesmo algumas não tendo o final feliz e algumas tem o mesmo estilo, são mais "lentos", mas outras prendem e fazem a gente se encantar. Recomendo muito.?

Tehil 28/03/2021

Contos de fadas são atemporais. E quando não são "adaptados" para atender qualquer pretensão, são melhores ainda. E quando são pouco divulgados, nem sei!!! São surpreendentes.

Shanahan (Me Acabei de Ler) 27/03/2021

Um bom livro!
Um bom livro de contos! Super rico, ainda mais com a edição impecável da Wish!

Achei alguns contos repetitivos, e outros simplesmente não empolgavam!

Li com grande expectativa depois de ler Contos de Fadas em Suas Versões Originais, mas acabou ficando aquém para mim!

Amanda 26/03/2021

É um ótimo livro pra quem gosta de conto de fadas, muitos contos desconhecidos e diferentes eu adorei.. alguns contos eu gostei bastante outro nem tanto... Mas no geral é mto bom conhecer esses contos tão diferentes e cheios de magia.. meu preferido foi a criança trocada... Mas gostei de outros também