Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos

Selma Lagerlöf
Marina Avila

Resenhas - Os melhores contos de fadas Nórdicos

MaVii_ 11/11/2020

Muito linda a edição, toda caprichada e cheia de ilustrações. Gostei muito dos contos principalmente dos raros, único defeito foi que alguns são repetidos, mas isso não atrapalha pq são contados de formas diferentes e te prendem do mesmo jeito, sem ficar chato.

Lara 26/10/2020

Sem duvidas uma edição muito linda
No geral é muito bom, bem tranquilo de ler, apesar de alguns contos serem repetitivos a gente entende que esse era o jeito de serem contados, tem pelo menos 1 ilustração pra cada conto, outros mais.
Sobre os contos populares
?A Leste do sol e oeste da lua? e ?Rei Valemon, o urso branco? são o mesmo conto, mas contado de jeitos diferentes e ?Peer Gynt? e ?O gato em Dovrefjell? também são os mesmos contos, mas contados em perspectivas diferentes o que eu achei que poderia ter dado espaço a uma nova história.
Os que mais que gostei foram ?A criança trocada? e ?poderoso Mikko? e o que menos gostei foi ?Kari capa dura? Por conta do final.

Sobre os contos raros, gostei de todos, principalmente de ?A flor da Islândia? e ?o Anel?.

Marina 20/10/2020

Os melhores contos de fadas nórdicos
Mantendo o primor e alta qualidade de uma obra de arte, está edição de colecionador, nos apresenta, através dos contos, a cultura dos países nórdicos europeus, como Noruega, Suécia, Dinamarca...

Além disso, tem uma seleção de textos raros e inéditos!

Meu conto preferido foi: Lindaura e o velho rei.

Luciano 18/10/2020

Livro lindo, edição caprichadíssima. Os contos te levam a viajar pra esse mundo de faz de conta, com personagens incríveis e que de certa forma te transportam para um universo mágico.
Alguns contos são um pouco repetitivos mas nada que tire o brilho da edição. Parabéns para a editora Wish.

Cris 18/09/2020

A riqueza das histórias nórdicas
Esta edição da Editora Wish reúne Contos nórdicos e lendas tradicionais nórdicos, com autores dinamarqueses, islandeses, noruegueses e suecos, além de outras nacionalidades, do século XVIII. Destes autores, o mais famoso é o dinamarquês Hans Christian Andersen, que tem outros contos mais populares, e que eu já conhecia, como: "A pequena sereia", "O patinho feio" e "A rainha da neve".

O livro é composto por 24 contos: doze contos populares, que são mais fáceis de serem encontrados; e treze contos raros, que são menos conhecidos.

Eu não conhecia nenhum, mas alguns tem alguns elementos muito semelhantes com outros contos de fadas que já conhecemos como: "Kari Capa Dura" e "Noiva Galhuda" (Cinderela); "Poderoso Mikko" (Gato de botas); "Lasse, meu vassalo!" (Aladdin).

Eu gostei da maioria dos contos, teve só uns 3 que eu não gostei tanto. As histórias possuem temas já conhecidos, mas que sempre me encantam como: realeza, nobreza e riqueza, além de personagens variados: trolls, bruxas, fadas, gigantes, elfos e muitos outros, além de muita magia e maldições. As fábulas de animais que falam também são bem comuns.

Alguns dos meus contos populares favoritos:
A leste do sol e oeste da Lua (Peter Christen Asbjørnsen e Jørgen Moe) - Uma família pobre, um príncipe enfeitiçado, e uma jovem que enfrenta o mundo por causa do amor.

A noiva da floresta (Parker Fillmore) - parece uma versão da história da princesa e do sapo.

Alguns dos meus contos raros favoritos:
Lindaura e o velho rei (Anna Wahlenberg) - Uma história de inocência, amor e amizade. Amei.

A última morada dos gigantes (Marie Jeserich Timme) - Uma história sobre gigantes, amores impossíveis, família e perdão, com uma bela mensagem.

"Vem a luz, depois a treva; A nuvem no céu troveja; Que este príncipe não veja Aonde meu corcel me leva." Pág. 77

A edição está impecável, com biografia dos autores, prefácio contextualizando a obra, ilustrações maravilhosas, além de ter sido produzido em material de altíssima qualidade.

"Ah, sim, ela estava feliz, quase feliz demais. A beleza e o amor a cercavam por todos os lados; mas a bem-aventurança imperturbada nunca dura muito tempo na terra." Pág. 167

site: http://instagram.com/li_numlivro

Crônicas Fantásticas 15/09/2020

Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos
Resenha por Brena Gentil

Título: Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos | Autor: vários | Editora: Wish| Gênero: contos de fadas, literatura nórdica| Páginas: 320 | Ano: 2019 | Nota: 4,8 / 5,0

“Em montanhas gélidas e fiordes agitados, contadores de histórias dos países nórdicos fantasiavam com aventuras, trolls, gigantes e anéis encantados. A curadoria especial de 25 contos selecionados resgata uma das versões de Cinderela e Aladdin, além de diversos enredos originais e tradicionais que eram contados de pais para filhos em países como Suécia, Dinamarca, Islândia, Finlândia e Noruega. Mais de 40 ilustrações extraídas diretamente dos livros antigos embelezam as páginas desta edição de colecionador, destinada a saciar a curiosidade de jovens e adultos.

Neste volume, é possível conhecer o doce e maduro conto da princesa Tuvstarr, o local lendário que se tornou a última morada de gigantes, o tradicional folclore das crianças trocadas por trolls e diversas histórias clássicas com príncipes transformados em ursos-polares e viajantes corajosos que enfrentam as mais diversas criaturas.”

O livro se trata de um compilado inédito no Brasil, trazido pela editora Wish e traduzido em suas versões originais, de contos de fadas do povo nórdico. São contos que fogem da curva da Disney, por exemplo, com finais nem sempre felizes e mensagens fortes. Nessas fábulas podemos sentir a característica da oralidade – como se estivéssemos numa roda à fogueira ouvindo histórias que se modificaram com o tempo – e a cultura dos nórdicos, um povo que gostava do mar, de explorar novas terras, de animais e criaturas misteriosas.

As histórias têm desenvolvimento e soluções simples e poéticas, sejam elas encantadas ou não, e geralmente passam alguma reflexão sobre caráter ou explicam alguma coisa do mundo para a qual eles não tinham base científica. Muitas dessas histórias têm uma narrativa parecida, em que a jornada do protagonista se dá através de três desafios até que ele seja recompensado. Os elementos mais presentes são a transformação de humano em animal, maldições, trolls, família, casta social, busca pelo amor e pela honra.

Há também alguns contos que precedem as fábulas que tanto ouvimos na infância: “Kari Capa Dura” está para Cinderela como “Poderoso Mikko” está para o gato de botas, “Lasse, meu vassalo” lembra muito Aladdin. Eu gostei mais dos contos nórdicos dessas fábulas.

Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos é composto 25 contos, divididos entre os populares e os raros. A seguir mostrarei quais são esses contos, seus respectivos autores, e falarei um pouco sobre os meus favoritos.

POPULARES

O VIZINHO SUBTERRÂNEO – Peter Asbjørnsen e Jørgen Moe

TEMPESTADE MÁGICA – Clara Stroebe

A ÚLTIMA MORADA DOS GIGANTES – Marie Jeserich Timme

Contos03

A NOIVA DA FLORESTA: um fazendeiro manda seus três filhos atrás de uma noiva. Veikko tem que procurar na floresta e é motivo de risadas entre os irmãos, pois que mulher ele acharia lá? Então ele encontra uma ratinha muito gentil e se apaixona por ela. O desenrolar dessa relação é muito fofo e tem muito a ver com discriminação e superação da superficialidade!

PODEROSO MIKKO: Mikko e o pai eram lenhadores e não tinham riquezas. Órfão de mãe, Mikko se vê desolado com o falecimento do pai, mas antes de morrer seu pai disse que deixou três armadilhas para animais selvagens no bosque. Assim, Mikko resgata um raposo que o ajuda a mudar de vida. Um belíssimo conto sobre consciência animal e recompensas.

A FLOR DA ISLÂNDIA: os pais de Helga de casam e vão morar na Islândia, terra natal do pai. A mãe falece e tudo que Helga lembra é da beleza da Itália contada por sua mãe, de seu litoral e de suas flores. O poderoso Rei das Fadas quer Helga pra si, e lhe oferece um verdadeiro conto de fadas onde ela pode viver onde sempre sonhou. É uma história sobre amor, confiança, responsabilidade… tão bela quanto triste. O fim me lembra muito um clássico da literatura e do cinema, mas eu daria spoilers se dissesse qual…

LINDAURA E O VELHO REI: havia um Rei desemparado, de coração partido e sem família. Seus traumas eram tão intensos que ele enxergava garras nas mãos das pessoas, e ninguém podia tocá-lo. Até que surge uma menininha que o cativa por sua ingenuidade e delicadeza. Uma história sobre encontrar o amor onde menos esperamos e superar as dificuldades do passado. A cada oração desse conto eu ficava mais encantada.

A SAGA DO ALCE E DA PRINCESA TUVSTARR: essa é uma história sobre uma princesa que conhece um alce e decide se aventurar com ele pelas florestas. Diante da liberdade, ela também precisa superar as tentações e desapegar das coisas materiais. Esse conto tem uma mensagem muito forte sobre o mal que o apego a bens materiais nos faz.

A ÚLTIMA MORADA DOS GIGANTES: aqui vamos conhecer um casal de gigantes que foge após Odin e os demais deuses atacarem sua morada, e um casal de humanos, que trouxeram o cristianismo e acabaram com o reinado de Odin. Suas origens são parecidas, mas o fim reservado para cada um é diferente. Apesar da belíssima história de amor dos dois casais, da intensidade das maldições e do sofrimento e do poder da compaixão, esse conto teve impacto sobre mim por passar uma mensagem de opressão do cristianismo sobre outras religiões e culturas, pelo menos essa foi a minha interpretação.

Agora que já falei sobre essa obra esplêndida, gostaria de ressaltar o quanto a edição física me surpreendeu, certamente o livro mais lindo da minha estante, um verdadeiro exemplar de colecionador! Capa dura, papel pólen de alta gramatura, páginas na cor ocre, diagramação e arte espetacular! A Wish está de parabéns!!

Essa obra foi financiada por 1500 leitores através do Catarse e pode ser adquirida no site da editora ou na amazon. Para quem gosta de histórias encantadas e de terror, a Wish resgata muitas obras perdidas com o tempo e lança numa edição exclusiva e atual para o atual mercado. Aconselho acompanhar os projetos da editora, que são sempre diferenciados e realizados com muito carinho!

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2019/05/06/os-melhores-contos-de-fadas-nordicos/

Isabela | @sentencaliteraria 24/08/2020

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
📝 Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos | @editorawish

🧚🏻‍♀️ Nas montanhas gélidas dos países nórdicos, contadores de histórias fantasiaram aventuras envolvendo trolls, princesas e anéis encantados. Nessa curadoria exclusiva de 25 contos da Editora Wish, foram escolhidas tanto histórias tradicionais quanto as mais raras. Além disso temos mais de 40 ilustrações que permeiam esses contos e vieram diretamente de livros antigos, tornando essa uma edição de colecionador.

🧝🏽‍♀️ Dentre as histórias há versões nórdicas tanto da Cinderela (Kari Capa Dura) quanto de Aladdin (Lasse, meu vassalo), além narrativas tradicionais que focam no folclore das crianças trocadas por trolls e em viajantes corajosos que enfrentam criaturas estranhas.

➸ Não consigo comentar sobre todos os contos aqui, mas vou falar sobre meus favoritos. Primeiramente gostaria de dizer que essa edição se tornou uma das mais bonitas de toda a minha estante, e dá pra ver que foi feita com muito carinho. Eu amo contos de fadas, e para quem também ama vale a pena ler por elas!

➸ “A Noiva da Floresta” foi um dos contos populares que eu mais gostei. Vai contar sobre um pai que manda seus três filhos à floresta em busca de pretendentes, e lá eles devem cortar árvores e seguir na direção que elas caírem até encontrar noivas para si. O caçula no começo acha que foi azarado quando a sua aponta para a floresta, mas ao seguir seu caminho conhece uma ratinha que em pouco tempo se prova à altura de ser uma noiva. O final é a melhor parte, e sem dúvidas ensina como é importante amarmos alguém por seu interior.

➸ Já “Flor da Islândia” foi o que mais gostei dentre os contos raros. Nele conhecemos mais sobre as belezas da Islândia, um país famoso por suas paisagens gélidas. Vemos uma “flor” que lá se destaca: a bela Helga, uma jovem que deseja conhecer vários lugares do mundo e por isso se casa com o Rei das Fadas. É uma história bem fantasiosa e fala sobre sonhos e promessas.

❅ Os meus outros favoritos foram: Por que o Mar é Salgado; A Criança Trocada; Poderoso Mikko; Rei Valemon, o Urso Branco; Lasse, meu Vassalo!; A Saga do Alce Skutt e da Princesa Tuvstarr.

site: https://www.instagram.com/p/CEARgCzD9Y0/

Luna e o caos 26/06/2020

Contos de fadas nórdicos
O livro em si é lindo, as artes são maravilhosas e a edição é muito caprichada.
Os contos selecionados são tocantes e belos porém muitos são repetitivos. Entendo que contos de fadas seguem uma fórmula básica de narração entretanto alguns são muito iguais. Apesar disso ele não é chato, muito pelo contrário! Principalmente a seção de contos raros.

Sil | @silestalendo 18/06/2020

Já faz um tempo que venho tentando aprender um pouco mais da mitologia nórdica e quando surgiu uma oportunidade de leitura desse livro, não pensei duas vezes.

Apesar de se tratar de um livro com contos de fadas, acho que a experiência totalmente valeu a pena por poder encontrar histórias que eram contadas a muitos anos atrás, inclusive fazer uma comparação com o que nós crescemos ouvindo e vendo.

Essa coletânea conta com 25 contos, sendo 12 populares e 13 raros. De todos, o conto que mais gostei foi o da Princesa Tuvstarr, que apesar de ter um final bem triste, ganhou meu coração. Além desse, A Leste do Sol e Oeste da Lua também teve um destaque muito grande por ser uma história que eu já conhecia e amava. E, no geral, os outros foram quase todos muito bons, especialmente os raros.

Também não posso deixar de citar o quão encantada fiquei com essa edição primorosa da Editora Wish. A diagramação é linda e perfeita, as ilustrações incríveis e muito bem cuidadas, a tradução impecável e tudo feito com muito carinho! Esse foi um presente de aniversário que me dei no final do ano passado e que valeu cada centavo.

Camila 09/06/2020

Impecável
Todos que têm curiosidade de ler e conhecer mais da cultura nórdica, devem ler este livro. Ótima experiência e curadoria de contos. Meu preferido foi, com certeza, ?A flor da Islândia?.

Ohara 29/05/2020

Eu amei a maioria dos contos, e confesso que "A última morada dos gigantes" foi o meu preferido.

A edição da editora Wish, como sempre é perfeita, com um acabamento impecácel.

agathatriste 24/05/2020

Era um vez
O livro contém 25 contos de fadas que são divididos entre contos populares e contos raros. A leitura é muito fácil e a delicadeza dos contos de fadas abriga a história oral de sua cultura, o interessante do livro é apresentar de onde veio o conto, o ano e o autor. Em seu início há um pouco dos autores apresentados no livro e com isso podemos nos deliciar um pouco da cultura nórdica. Um pouco de leveza nesse período de quarentena.

Refugios das Letras 07/05/2020

Vista um casaco grosso, coloque a chaleira no fogo e se assegure de estar devidamente aquecido antes de imergir nas histórias geladas e emocionantes da inóspita e bela Escandinávia. Sempre tive experiências prazerosas lendo livros da editora Wish. O conteúdo textual é apenas um dos elementos que compõe a obra com um cuidadoso acabamento, uma composição de extremo bom gosto e a presença de ilustrações magníficas. Viajamos com os marcadores de texto a cada interrupção de leitura enquanto repousamos as mãos na capa grossa, bem feita e com relevos delicados. Este não é um livro para ser devorado, mas saboreado em pequenas doses como um chocolate refinado que deixamos derreter sobre a língua enquanto degustamos as suas notas suaves.

Resenhar um livro de contos escritos por autores diversos em períodos históricos diversos é uma tarefa complexa: pressupõe adotar uma linearidade que o conjunto da obra dificilmente permite. Mas foi incrível conhecer os contos nórdicos. Com o livro pude conhecer histórias delicadas recheadas de trolls de várias cabeças, duendes, gigantes, bruxas e animais humanizados. Emocionei-me com a fragilidade e inocência com que as crianças escandinavas são retratadas no seu poder de dobrar e amolecer o coração mais duro e selvagem. Principalmente, me surpreendi com o protagonismo das personagens femininas, principalmente em contraposição ao livro Contos de Fadas em suas Versões Originais, da mesma editora. Conheci ainda o modelo de homem nórdico: forte, destemido, apto a desbravar o mundo, mas apaixonado e leal à sua família.

Aguardo ansiosamente pela chegada dos Contos de Fadas Celtas, que deve ocorrer no próximo mês. Porém reconheço, terminei o livro desejando por mais histórias nórdicas.

site: https://refugiosdasletras.blogspot.com/2020/05/os-melhores-contos-de-fadas-nordicos.html

Maria14598 25/03/2020

Quando pensamos na "cultura nórdica", é impossível não lembrar de vikings, viagens épicas e muita bebida. Mas o que não costumamos lembrar são princesas, fadas e incontáveis belezas naturais dos países denominados como "Nórdicos", que são a Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. Esse livro acabou, então, mostrando essa parte mais esquecida de uma cultura tão popular. Eu realmente esperava muitos contos sobre bravos heróis em terras distantes, mas o que encontrei também foram camponeses descobrindo magias e misterioso na própria terra. Cada conto tinha a essência de um povo antigo, muito apaixonado pela própria casa e muito rico em tradição e em mitos. Os melhores, na minha opinião foram "A Noiva da Floresta", "Poderoso Mikko" "Rei Valemon, o Urso Branco", "A Flor da Islândia" e "Pernacurta e os Trolls".

Natalia Noce 23/03/2020

Livro com um capricho sem igual.. figuras lindas de diversas edições dos contos enchem os olhos com tanta beleza.
A introdução muito bem feita e com detalhes que eu não tinha qualquer idéia deu ao início do livro um ar ainda mais interessante.
Meus contos favoritos foram:
- Por Que o Mar é Salgado
- A Noiva da Floresta
- Lindaura e o Velho Rei
- Lasse, Meu Vassalo
- O Anel
- A Última Morada dos Gigantes
O conto Kari Capa Dura, uma releitura de Cinderella, me deixou meio irritada, por que alguém ia querer casar com um príncipe que só tratou ela mal enquanto estava vestida como criada mas quando apareceu toda arrumada ficou super feliz??
Entre os contos populares encontrei duas versões do mesmo com algumas poucas diferenças, não achei necessidade em ter as duas.