A Cinco Passos de Você

Tobias Iaconis

Resenhas - A Cinco Passos de Você

Rafa 02/03/2019

Sem ar literalmente
Assim que vi que a GloboAlt publicaria esse livro no Brasil, fiquei em euforia. E logo que saiu a pré-venda, já comprei. A edição está linda, com a capa original e uma luva com a capa do filme que estreia agora em março. E por falar em capa, esse desenho dos pulmões tem uma explicação e conexão muito forte com o livro ;)

Stella tem uma grande certeza na vida, ela precisar ficar boa. Portadora de uma doença assustadora, que sempre lhe rouba coisas, a fibrose cística, ela está novamente no hospital para tratar um infecção. Mais uma vez tem que adiar seus planos com as amigas, e de uma vida normal.

Porém dessa vez será diferente, pois ela irá encontrar um novo paciente, Will. Ao contrário de Stella, ele já se conformou com sua vida curta e está preparado para partir. Ele já não se importa com o tratamento e nem com os gastos e energia que sua mãe usa para dar a ele mais tempo.

E por falar em tempo, esse vai ser um fator determinante em toda a situação. Ao se conhecerem ambos vão colidir seus preceitos e principalmente questionar tudo aquilo que acreditam.

Stella não conseguirá entender como alguém como Will está abrindo mão da própria vida, sendo um típico rebelde, quando tantos outros lutam por mais tempo, inclusive ela. Já Will terá dificuldades em aceitar que existem pessoas como Stella, que dão tudo de si e querem algo que ele já não deseja mais: tempo.

Esse é sem dúvida o ponto de conflito da história, e a medida em que eles vão se conhecendo e se apaixonando, conseguem enxergar o lado do outro e a partir daí refletir sobre suas próprias escolhas.

Confesso que as motivações de ambos são sim plausíveis, mas o que gostei foi o livro fazer com eles mudassem a partir da perspectiva do outro. O livro também fala bastante da doença, e na severidade dela.

A cindo de passos de você é realmente a distância segura entre eles, mas é claro que para o amor às coisas são bem diferentes. Realmente os autores conseguem nos prender desde o início, com uma escrita fluída e cheia de momentos fofos.

Existe romance sim, que tem bastante foco, e achei que eles conseguiram prender o leitor sem nos dar aquele toque, que nós e os personagens tanto ansiamos.

O livro é envolvente, terno e fala de família, amizade, viver a vida como se deseja, mas também se cuidar para aproveitar, fala de tempo e superação. Mas principalmente de amor, de que nenhuma mera distância ou falta de ar, é capaz de tirar algo bonito e tão certo quanto se apaixonar.

Recomendo!
Paulinha 19/03/2019minha estante
Você tem o livro em PDF? Queria muito ler ?

katinha 08/04/2019

Plot twist emocionante
"Anime-se Stella. É só a vida. Vai acabar antes que a gente se dê conta."

Toda história tem dois lados, e esse livro nos deixa impactados com duas visões diferentes de uma mesma doença.
Stella e Will tem Fibrose Cística, uma doença crônica que danifica os pulmões e o sistema digestivo; e não tem cura.
Seis passos de distância são o que os pacientes desse transtorno precisam estabelecer entre eles.
Nada de abraços, beijos, carinhos, um simples toque e suas vidas são comprometidas pra sempre.

Stella vive bem conformada com isso, nunca se apaixonou, e seu foco e organização só permitem se dedicar a doença, e quem sabe ter a chance de receber um transplante de pulmão, e prolongar sua vida mais um pouco.
Will não consegue ter a mesma expectativa de Stella, pois, além de FC contraiu B. cepacia, uma espécie de bactéria que ataca principalmente portadores de fibrose cística. E nenhum tratamento funciona pra ele, o que o faz perder as esperanças. Até ele conhecer Stella.

Ela muda totalmente as perspectivas de Will, e aos poucos eles acabam se apaixonando.
Mas como sustentar um amor a seis passos de distância?
Uma história linda, triste e emocionante, que te faz querer lutar pela vida todos os dias e ser alguém melhor.

Me fez lembrar "A culpa é das estrelas", a forma como o amor sustenta as dificuldades de uma doença crônica. Porém, o final foi muito diferente, uma reviravolta incrível.
Desse livro vou levar a determinação da Stella e a força do Will. Duas pessoas com o mesmo transtorno, mas com visões de vida diferente e muitos problemas sociais.
Aquele verdadeiro tapa na cara pra nós, para aprendermos a parar de reclamar e pensar que há pessoas com dificuldades piores, e que mesmo assim lutam pela vida todos os dias.
Indico para aquecer o coração de todos ?

Jhenifer (Girl Books)@_girlbooks 31/03/2019

Livro Maravilhoso! Personagens Maravilhosos!
"Anime-se Stella. É só a vida. Vai acabar antes que a gente se dê conta. [...]
Todos nesse mundo respiram ar emprestado."

Ah muito tempo eu não lia algo que me fez sofrer tanto, sentir tanto desespero com tanta dor pelos personagens e me sentir dentri da história.
Que livro incrível. Que personagens MARAVILHOSOS!
Queria poder tirar a dor deles e fazer tudo ficar bem.
É triste. É doloroso. É de partir o coração e te deixar em posição fetal, mas também me faz querer ser melhor, dar o meu melhor pela vida.
Acabei de terminar esse livro, e sinto uma vontade imensa de desbravar o mundo.
Will o personagenzinho incrível, nos faz enxergar que a sempre um outro lado da história. E a Stella, não tenho nem palavras de tão incrível que ela é, batalhadora, guerreira, poderia ficar horas falando dela.
Leiam por favor!

Fabi 09/03/2019

IRREVOGAVELMENTE APAIXONADA! S2
Nem sei por onde começar essa resenha. Mas vamos lá!
Desde a primeira vez que vi o trailer de A cinco passos de você, eu me apaixonei. Sou fã de carteirinha de A culpa é das estrelas, e é inegável as comparações entre essas duas histórias. Gostamos de sofrer né? Nossa intuição diz que é sofrimento e nós vamos lá e nos apaixonamos de cara.
Então, após ver o trailer inúmeras vezes (e ainda não me canso de ver), fiquei mega feliz ao saber que lançariam um livro sobre o filme. CARAMBA, pensa numa pessoa que não via a hora de poder ler este livro! O medo de descobrir o final era grande, mas minha vontade de conhecer essa história, era muitíssimo maior.
O legal deste livro, é que como ele é baseado em um filme, temos na nossa cabeça os atores que interpretam cada personagem. Cole Sprouse, ahhhhhhh como esse cara é lindo!! Eu sorria feito boba, quando a personagem Stella narrava: Will abre aquele sorriso de canto. Ahhhhhhhh, eu já lembrava da carinha fofa do Cole no trailer. S2 S2 S2
O livro tem momentos que você se diverte, pois as falas sarcásticas de Will, são uma coisa a parte. Stella é toda nervosinha e ele é todo tranquilo e que adora tirar ela do sério. Ah como amo esses dois! ^^
Momentos de você suspirar e ficar sorrindo que nem uma boboca, com as palavras fofas que Will diz a Stella. Louca pra ver isso no filme! \0/
Momentos de você ir quase às lágrimas, ou literalmente chorar com esse amor impossível. Você se sente um inútil na história, por não poder mudar a situação dos dois. :’(
Terminei este livro, com vontade de ler ele de novo. E claro, ainda mais ansiosa pelo filme. Meus amigos, LEIAM ESTE LIVRO! Só preparem o coração antes de tudo. ;)
Fabi Lagassa 09/03/2019minha estante
Não acredito que vc acabou de ler! Acabei agora! Concordo com tudo! To apaixonada!

Tânia (@ritmoliterario) 09/03/2019minha estante
Queria ler, mas tenho medo do final :(

Maria Rosa 09/03/2019minha estante
Gente, eu também terminei recentemente. Mais ou menos 3 horas.

Fabi Lagassa li o livro em 24 hrs d tanto q amei kkkk

Fabi 10/03/2019minha estante
Tânia, até que o final ñ foi tão traumático como imaginei. Leia sim.

Maria Rosa, agr só falta vermos o filme. \0/

Maria Rosa 10/03/2019minha estante
Gente, eu assisti a trailer umas mil vezes, já ouvi a playlist também. Apaixonada por tudo. Pessoal que ganhou o livro da editora recebeu ingressos e caderninhos com a capa do livro e filme, bem que na compra do livro poderia vir esses caderninhos, achei fofo. Comprei o ebook na amazon e agora fiz uma amiga comprar para ela ler também.

Bia 10/03/2019minha estante
Amei também ansiosa pelo o filme !!!!

Nossa!! Tb queria esses presentes. Inveja desse pessoal kkkk

Juliana.Berçot 11/03/2019minha estante
Ainnnnnnn eu quero! Vc me deixou louca.

Fabi 12/03/2019minha estante
Que bom q te causei essa sensação Juliana kkkkk.

Juliana.Berçot 12/03/2019minha estante
kkkkkkk! Eu amei aquele meio sorriso de canto que ele deu no trailer. Ounw.

Fabi 12/03/2019minha estante
É uma fofura ver e ler esse gesto.

Nah 14/03/2019minha estante
Eu acabei de terminar e to triste por ter lido tao rapido!!! Queria ter lido mais devagar. To me sentindo sozinha agora pq não tenho outro livro pra ler HAHAHAHHHA

Fabi 14/03/2019minha estante
Kkkkkkk
Tb li ele MT rápido. No dia q terminei, nem tive ânimo d começar outro livro.

Kelly 17/03/2019minha estante
Me conta como é o final do livro pffff, vi o filme contém, mas todo mundo fala que o livro o final é diferente

Paulinha 19/03/2019minha estante
Alguém tem o livro em PDF? Queria muito ler ?

Elaine - @narealidadedasletras 20/03/2019minha estante
Vou começar ele amanhã estou super ansiosa por essa leitura!!

Fabi 21/03/2019minha estante
Ohhhh bem no dia da estréia do filme!

Mey 11/04/2019

Temos diversos livros sobre romance entre jovens doentes ou que apenas um dele está gravemente doente, que fazem tanto sucesso ao arrancar lágrimas de todos e que acabam ganhando adaptações para o cinema que fazem chorar tanto quanto livro. "A Cinco Passos de Você" é bem assim, casal de jovens com fibrose cística se conhecem e acabam se apaixonando, mas essa história tem algo a mais, a começar de que é um filme que virou livro e que esses dois não pode se tocar, nada de beijos, abraços, sexo ou qualquer contato físico, eles precisam ficar a 6 passos de distância.

Toda a questão da doença incurável já é muito triste, mas nesse livro temos uma doença que separa o casal principal constantemente, porque eles não podem se tocar, eles tem um romance que nunca pode passar de conversas e trocas de olhares. E como é lindo vê Stella e Will se apaixonando um pelo outro, se encantando pelo jeito de ser de cada um e aprendendo a viver um com o outro.

Temos aqui duas pessoas diferentes, Stella é carinhosa, controladora e certinha, que faz de tudo para sobreviver. Will é sarcástico, rebelde e desapegado, só quer viver pelo tempo que lhe resta. Aí está a diferença, apesar de sempre seguir a risca o tratamento Stella não vive a vida que conserva e Will com o desleixo do tratamento não sobreviverá para ver o mundo. Mas qual dos dois está certo? Você precisa ler o livro e entender.

Adorei a escrita da história e fiquei positivamente surpresa, afinal, é um roteiro adaptado para um livro, algo que não funciona, mas aqui funciona muito bem e temos uma história envolvente e encantadora. Devorei o livro em três dias.

"A Cinco Passos de Você" é uma linda história de amor, não apenas entre Will e Stella, mas de todos os personagens envolvidos na história que reaprendem a viver e amar as pessoas a sua volta, entendendo que cuidar é amar, deixar ir é amar, viver é amar, sobreviver é amar. Um livro muito lindo que mais uma vez me provou que os YA pode sim serem incríveis e ensinar muita coisa.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com/2019/04/resenha-cinco-passos-de-voce.html

Livia 31/03/2019

Eu sei lá
Eu chorei, eu ri, eu fiquei com raiva.
Pensei que fosse o mais novo "A culpa é das estrelas" e não é. A estória tem sua personalidade própria.
Achei clichê em muitas partes, mas quem não gosta de um? Afinal, são clichês pq no fundo, todos sabem que é legal.
Eu fiquei bem triste com o final. Acho que eles poderiam morrer transando. Mas né, fazer o que? Rs
Eu gostei. Indico. Só vou favoritar porque chorei

Ully 16/04/2019

O jeito que Stella fala de Will e vice-versa faz com que você se apaixone por eles à cada segundo, e o final dá um gostinho de ?quero mais?

Júlia 30/03/2019

Não é uma resenha
Oq eu posso dizer dele? É perfeito na simplicidade, não tenta ser mais do que é, e faz exatamente o que se propõe.
Admito que quando comecei a ler, só tinha aquela agonia de "mais um a culpa é das estrelas", mas a autora não tenta copiar a história (principalmente no final) e tem sua própria assinatura
O romance é crível, e os personagens não lidam com grandes filosofias sobre a morte a cada 5 minutos, ou grandes acontecimentos, o que deixa com uma sensação maior de aconchego no livro
O romance me lembra "mil beijos de garoto", embora eu considere esse mais bem desenvolvido e com personagens mais cativantes (nunca vou engolir a Poppy Poliana 2.0 e o Rune nem-lembro-direito-dele) você se paixona pelos personagens, e se você não tiver um coração de pedra como eu (rsrs) provavelmente vai chorar (para os fãs de Riverdale e Zack e Cody lembrarem do Cole como Will) e a Stella GENTE eu nunca me identifiquei tanto com uma personagem quanto ela, a pressão de esse perfeita, mesmo quando ninguém te cobra, e como você pode ter dois jeitos de ser completamente diferentes me apaixonou
Enfim, leiam gnt
Beijinhos de luz, a garota do Skoob (kkkkkk desculpa gnt, foi péssimo)

mare 13/04/2019

but he wasn't a match
Claire Wineland se tornou famosa na internet após começar a compartilhar sua rotina com a fibrose cística. Ano passado, aos 21 anos, Claire partiu desse mundo deixando um legado de esperança aos portadores da doença através da Claire's Place Foundation, compartilhando e inspirando todos com histórias positivas. Escrito por Rachael Lippincott, A cinco passos de você pode ser configurado como uma clara homenagem a ativista que dedicou boa parte de sua vida à outros portadores de FC.
O grande ponto do livro é a evidência que o mesmo traz para essa desconhecida doença genética. Não é um tema comum, mas a autora consegue nos integrar no mundo dos portadores, fazendo com que suas atitudes, seus problemas... sejam de fácil compreendimento para todos. Os diálogos são simplórios e, por vezes, vazios. Os grandes momentos do livro passam despercebidos e não transmitem a emoção desejada. Para mim, os dois maiores acontecimentos foram totalmente desprovidos de emoção, e o modo como a primeira morte foi descoberta e narrada, é deprimente.
Tenho em mente que o público alvo são pessoas mais novas, assim como a febre "A Culpa é das Estrelas" em 2012, que, por sinal, eu também não gostei. Mas, sobre esse livro, eu esperava mais, muito mais. Não quero transmitir uma impressão errônea de que de todo, ele é ruim. Não, pelo contrário, é algo necessário. Há, mesmo que nas entrelinhas, uma conscientização sobre doação de órgãos, valorização do próximo, do momento... e isso é demais. Mas sobre linearidade e sentido, peca um pouco.
Não sabemos onde Claire estar, mas procuro manter o pensamento de que ela está bastante feliz com o resultado obtido, feliz de ser representada na Stella, no Will, no Poe e em tantos outros personagens, reais ou não, portadores da fibrose cística.
espero que a minha vida também não seja em vão, will.

Lorenaa 24/03/2019

MEU DEUS
o livro é perfeito, eu nunca me emocionei lendo nenhum livro, mas ao acabar esse eu também me acabei de chorar, o livro é lindo, a história é linda! eu adorei!

Juh 15/04/2019

A cinco passos de você
O que dizer desse livro, um livro super fácil e rápido de ler, a cada página nos faz pensar como e bom está vivo, como as vezes a vida e cruel trazendo doenças, sofrimentos e mortes, nos ensina a amar mais a pessoa ao nosso redor da valor a cada momento...
Não gostei muito do final, porém esse pode ser um detalhe a passar batido pois a história e muito linda.

Marcela.Pinheiro 31/03/2019

A cinco passos de você.
Destruiu o meu coração, consigo sentir o peso dessa história na minha pele.
Você irá sorrir, rir e chorar (muito) esse livro nos trás uma maneira de ver a vida e também nos faz agradecer pelo tempo que temos, pelas pessoas ao nosso redor.
A cinco passos de você irá quebrar o seu coração da forma mais linda possível, com o amor.

Bruna 23/03/2019

Muito fofo!
Eu me envolvi tanto que li numa madrugada!!
Amém demais!
Vale a pena!