A Bailarina De Auschwitz

Resenhas - La Bailarina de Auschwitz

eu.anaju 12/01/2023

GENTE, QUE LIVRO!!!
APENAS LEIAM!!

É difícil julgar um livro antes de começar, mas confesso que tenho um mini preconceito com autobiografias, por as vezes ser muito maçante, mas ESSE LIVRO me prendeu totalmente...
Me fez realmente entrar na história de vida dela a ponto de esquecer que ela estava relatando sua história!!

Esse livro me tocou de uma forma tão profunda que me fez chorar a cada frase e a cada superação que ela relatava, a forma como ela se "vingou" de toda maldade , me inspira...
Ela não precisou se vingar de forma física mas sim se tornando uma nova pessoa, buscando a cura interior e inspirando pessoas a se recuperar do luto e do trauma!

Chega a ser difícil fazer uma resenha detalhada desse livro tão completo, tão cheio de aprendizados...

Mas de uma coisa eu sei, esse livro é LIBERTADOR!!!!
LEIAM, ELE TE DA UMA NOVA VISÃO DO QUE É A VIDA!!

Daniel.Malaquias 24/03/2023

Um livro pra se levar pra vida
Não imaginava o que viria das páginas desse livro diário, relato pessoal. Porém o título me despertou interesse, bem como o fato da autora ter vivenciado certos traumas e que traumas e ter sobrevivido a eles. Recomendo por demais essa leitura, além de inspiradora, é estimulante. Queria eu poder participar de alguma palestra da Dra. Edith.

Stephany66 10/03/2023

Hitler não venceu !
Durante a leitura pude observar e sentir pelas palavras de Edith um pouco de como foi viver o Holocausto, como foi dançar no inferno, e como foi ressignificar tudo isso.

Esse livro me libertou ??

E Hitler, vc não venceu.

Thibu 04/02/2021

Magnífico
História sensacional, mostra fatos que eu nunca havia lido sobre o holocausto, uma reviravolta magnífica na vida de alguém que sofreu tanto !

joana 22/03/2022

Bailarina
"Não sabemos para onde estamos indo, não sabemos o que vai acontecer, mas ninguem pode tirar de você o que você põe em sua própria mente."

A Bailarina de Auschwitz narra a história de Edith e a sua vida em campo de concentração nazista, assim como depois do fim da guerra. Uma história tocante e necessária sobre toda a vida de uma garota que venceu Hitler. Que não deixou que nazista vencessem.
Sou fã de livros do gênero mesmo sabendo que vou ficar com emocional destruído,

JessicaCaet 13/05/2023

Não sei direito o que achei
É muito difícil ?julgar? bibliografia.
A parte em que ela conta da vida dela, do acontecimento, essa me tocou profundamente.. ainda mais por ter uma relação tão forte e profunda com minha irmã, pude me sensibilizar com tudo que elas fizeram pra sobreviver juntas, a força que a existência da outra trouxe.
Agora o pós me incomodou um pouco, ainda mais esse discurso de ?A liberdade é uma escolha?, pode ter sido um erro de interpretação minha, mas as vezes, a forma como ela trata isso me parece rasa demais.
Acho louvável o fato dela ter saído dessa e aprendido a como superar, dia após dia, ajudar tantas pessoas, mas talvez na hora de escrever, tenha sido simplista demais.
Por fim, acho que leitura é algo muito individual, ou toca na gente, ou não toca.. é isso.

Pamella.Criisttina 09/04/2022

...
Livro emocionante, não tem como imaginar o horror que todas aquelas pessoas passaram , enfim achei o livro maravilhoso , é uma história linda de superação.

Dede 04/04/2022

vale muito a pena ler, pra todo mundo. principalmente pra quem se interessa por psicologia e história. é um livro absurdo de bom, uma história real e muito inspiradora. queria conseguir escrever algo bom que incentivasse outras pessoas a ler esse livro, mas não consigo pensar em nada bom o suficiente... mas leiam, vale a pena, juro.

Deise.Maria 04/11/2021

É sobre se libertar vivenciais a dor e não se recuperando !!
Eu precisei de muito tempo pra apreciar este livro que se tornou meu favorito pelo simples fato de que não é só um livro sobre a experiência de uma sobrevivente de Auschwitz mas sobre todo o processo de cura e libertação que envolve a vida dela depois da guerra.
Edith Egeer é uma bailarina qie teve sua vida interrompida quando os Nazistas assumem o poder na Thecolosvaquia que até então era a Eslováquia mas com a tomada tomada poder foi integrada.tanto Edith como toda a sua família foram deportados para o campo de concentração com a mesma ilusão dos demais judeus de que iriam trabalhar na fábrica de tijolos,a 2 de três irmãs todas com dos artísticos, klara a violinista,e Magda amais velha sofreram um golpe duro com a chegada dos Nazistas.
anos depois de sua libertação Edith Egeer escreve este livro não com a finalidade de expor memórias triste de su vida mas para dar esperança e ajudar as pessoas a se libertarem de traumas violentos, mãe de 3 filhos casada com Bela e psicóloga ela hoje ajuda outras pessoas a se curar em de dores emocionais devido a algum tipo de trauma e nos ensina co relatos lindo de como sobreviveu ao pior dos horrores.
Aprendi com este livro que o sofrimento é inevitável mas que podemos escolher o que fazemos com ele.

Kaiane 06/07/2023

Sensivel
Confesso que não esperava muito desse livro, pois o tema do holocausto me gera certo desconforto, porém... que surpresa agradável! Apesar de Edith relatar fatos horríveis que passou em sua adolescência, o modo como ela conta a sua superação e como conseguiu trazer aprendizados daquele período... é fascinante.

Ninguém deveria passar por nada parecido do que aconteceu naquela época, porém o livro traz a importância da esperança e que acontecimentos ruins de nossas vidas não devem nos rotular, que devemos tentar tirar o melhor das experiências sempre, e isso não significa "apagar" a parte ruim.

Enfim, todos deveriam ler esse livro, ele é de uma sensibilidade incrível.

Polaquini 14/10/2021

A liberdade vêm de dentro.
EGER, Edith Eva. A bailarina de Auschwitz. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 303 p.
Edith é uma das sobreviventes do campo de concentração de Auschwitz. Se mudou para os Estados Unidos junto com o seu marido e filha pequena um tempo depois do fim da guerra. Se formou em psicologia clínica pela University of Texas at El Paso e deu segmento à linha de estudo de Viktor E. Frankl, outro sobrevivente do holocausto e fundador da logoterapia.
A obra é uma autobiografia dos horrores vividos pela autora no campo de concentração e fora dele. A história começa contando um pouco como era a vida no início da guerra, sua relação com as irmãs e pais e o seu primeiro amor, que ela conheceu em um grupo de estudos. Mandada junto com os pais e irmã para os campos de concentração, viu de perto sua adolescência e futuro promissor como bailarina ser arrancado de suas mãos. Quando finalmente conseguiu ser resgatada ainda teve que lidar com a fome e com o preconceito, algumas vezes até mesmo entre judeus que viviam nos Estados Unidos e que não viam com bons olhos os Greeners (nome pejorativo dado os judeus que ganhavam o visto, green card, dando a permissão de ir morar nos Estados Unidos).
Sendo uma biografia a obra conta com uma descrição linear advinda da memória da autora. Há trechos na obra que fazem o leitor questionar se o que está sendo lido realmente é uma obra de ficção ou um relato fidedigno dos horrores dos campos de concentração, tamanha é as crueldades relatadas neste livro. O livro fecha com um tom de esperança e de cura, ao contrário de uma autora destruída pelos horrores vividos achamos ao final uma autora que superou todas as dificuldades e seguiu em frente.
A biografia serve tanto para aqueles que querem uma descrição minuciosa dos horrores dos campos de concentração como para aqueles que querem se inspirar a mudar de vida, uma vez que a autora convida em vários trechos da obra a reflexão sobre a vida e como podemos fazer para mudar e melhorar. O segundo livro da autora, A liberdade é uma escolha, seria praticamente uma síntese de todos os ensinamentos aprendidos dentro e fora do campo de concentração.
Enquanto não formos livres continuaremos andando perdidos na escuridão. - Edith Eva Eger.

Thyanne.Ribeiro 12/04/2022

Profundo e muito forte. Não sei se possuo a maturidade suficiente para entender, compreender, aceitar e aprender com essa leitura. Me deixou com a cabeça virada e em chamas.

Ana Cláudia 31/05/2024

Ninguém pode tirar de você o que põe em sua própria mente ?
Acreditei que iria ler somente sobre os horrores do Holocausto, mas este livro é uma viagem para dentro de você.

Uma viagem que te transforma. Não é um livro de autoajuda, mas tudo que ele traz, faz você transcender.

"Não podemos apagar o sofrimento, mas somos livres para aceitar quem somos e o que fizeram conosco, e então seguir em frente."

Jeni 27/05/2021

Inspirador
Edie conta a história de vida dela como sobrevivente do holocahsto, mas o livro é muito mais do que isso! É uma história de superação e ao mesmo tempo um guia, nos dizendo como superar também os nossos problemas. A forma como ela inclui em seus relatos sua experiência como psicóloga é realmente incrível. A gente têm essa visão por dentro de como a profissão a ajudou a chegar na cura dos traumas do passado, tendo relatos de pacientes, de métodos terapêuticos e conversas durante consultas, mostrando que os pacientes a ajudaram tanto quanto ela ajudou eles. Além de tudo isso, a cada linha minha admiração por essa mulher só crescia! Quanta coisa ela viveu, quantas pessoas ela ajudou apesar de toda a dor que sentiu, quanta luz ela emana até hoje! Tudo isso porque sempre trabalhou no seu perdão e na sua positividade, é uma verdadeira lição de vida pra todos nós. Incrível de verdade.

Rafa 04/10/2022

?Não se esqueça, ninguém pode tirar de você o que você colocou em sua própria mente.?

Milagrosamente, ela conseguiu sobreviver aos horrores da segunda guerra e do pior dos campos de concentração: Auschwitz. Mas levou anos para se libertar dos traumas sofridos durante aquele período.

Edith Eger é muito mais que uma sobrevivente de Auschwitz, é uma heroína! A sua emocionante história de vida precisa correr o mundo para nos lembrar o quanto o ódio, o extremismo e o preconceito podem causar danos irreparáveis à toda humanidade.

Acima de tudo, uma história de amor, esperança e, principalmente, do poder libertador do perdão.