Médico de Homens e de Almas

Médico de Homens e de Almas Taylor Caldwell

Resenhas - Médico de Homens e de Almas

Beto 30/12/2020

A procura de Deus
Quando sua fé fica abalada o livro te da esperança, todos nós procuramos por Deus todos os dias.

anaraquel1981 30/08/2020

A história de São Lucas
700 páginas envolventes, fáceis de ler... um romance com vários pontos históricos. Adorei!

Edméia 11/06/2020

* Um santo , um verdadeiro SER HUMANO !!! Ameiiiiiiiii !!!
Trata-se da história da vida do evangelista São Lucas ! É uma narrativa poética , de uma beleza ímpar , realmente EM-CAN-TA-DO-RA !!!
*Lucano, como se chamava São Lucas , foi um jovem muito bondoso , inteligente e , de início ,
duvidava da existência de um Deus por causa dos sofrimentos próprios e dos outros seres humanos !
*Fiquei muito emocionada com o personagem de Tibério César e apreciei deveras a admiração , o respeito e a confiança dele na pessoa de Lucano !
*Lucano diplomou-se em medicina e ele tinha uma forma peculiar de tratar os seus pacientes !
Ele conversava com os mesmos , queria saber dos SENTIMENTOS , da vida deles !!!
*Vou citar aqui três passagens que me marcaram :

1) Olha que descrição lindíssima da cidade de Jerusalém :
Lucano interessou-se pela vista da cidade, observada daquelas alturas. O
vermelhão ardente do crepúsculo atingia os montes pedregosos ou desenhados em
terraços, montes que rodeavam a cidade, dando-lhe um aspecto ardente. As paredes
tortuosas e recortadas em ameias de Jerusalém tinham um ar melancólico. Um
colorido fosco e avermelhado recobria as ruas apertadas e estreitas como reflexo de
fogo. Um som monótono e sussurrante subia das ruas, abafado e murmurante.
Lucano podia ver o torum romano, suas paredes e colunas brancas brilhando como
neve contra a luz ardente; o teatro romano, como taça dentada; os palácios erguendo-
se acima da infinita e interromnida planície de casas menores com seus telhados
iluminados pelas pinceladas vermelhas do sol. Dominando tudo, via-se o Templo, alto
dentro de suas próprias muralhas, as torres douradas em incandescência, as paredes
rosadas. Como ficava voltado para leste, visto daquele ponto do terraço de Pôncio
Pilatos, o céu que ficava por trás dele mostrava um tom profundo de azul-pavão,
contrastando com o firmamento flamejante do ocidente. A distância, havia um grande
maciço de ciprestes escuros, amontoados ou espalhados por um jardim verde.
- É o Getsemâni131 disse Pilatos, notando o interesse de Lucano. Havia em sua
voz uma nota peculiar. - ( * Página 396 de 443 - Livro em PDF ).

2) Jamais tivera vista tão bela e tão pacífica, ali do alto daquela colina. O mar, para o ocidente, estava da cor das uvas maduras, fluindo para leste, onde as luzes subiam. O porto agitava-se com altos galeões, seu mais alto mastro branco apenas tocado de um tom róseo e fugitivo.O céu ocidental arqueava-se em púrpura e em seus pontos mais baixos as estrelas continuavam a brilhar de leve à proporção que desciam para o horizonte arredondado da terra. Como cansada Ártemis, a lua pálida as seguia, mergulhando para repousar. Cesaréia mal acordara; a cidade ficava entre o mar e a colina em que se erguia o palácio de Pilatos, aglomeradas massas de telhados rasos e brancos rebrilhando como neve. Junto daquele monte erguiam-se montes similares, argênteos pelas oliveiras, murmurantes pelas palmeiras e ciprestes, embora alguns fossem despidos, como que de bronze. Os jardins, porém, que desciam levemente, afastando-se dos palácios gêmeos de Pilatos e Herodes, estavam viçosamente verdes, cheios de passagens de pedregulhos brancos ou vermelhos,encantadores, com seus frescos caramanchões e canteiros, fragrantes pelas árvores resinosas. O ar puro fluía sobre tudo aquilo clarificando-se e fazendo-se iridescente à proporção que a terra se iluminava, e as estátuas brancas, disseminadas através dos jardins, começavam a brilhar ligeiramente. - (* Páginas 370 e 371 de 443 - Livro em PDF ).

3 ) Havia tão pouco para ver naquela
rápida escuridão, e no entanto Lucano estava profundamente excitado, como nunca
estivera em sua vida. Não eram os odores intensos e profundos, pungentes e quentes
sobre a brisa do mar, pesados com uma sugestão de incenso, de especiarias,
exalações pela própria terra, o que o comoviam. Não era o cheiro picante das árvores
e da relva ressecada, nem da poeira. Ele conhecia bem o Oriente. Os odores ali
apenas eram mais consistentes do que em Alexandria ou no Cairo, em Tebas ou na
Síria.
Nenhum daqueles odores comovia Lucano, mas apenas a idéia de que ali
tinham vivido os sábios e os profetas, os patriarcas e os homens poderosos, os
homens de Moisés, Davi, Saul, Elias, que aquela era a terra de Golias, de Caza, de
reis e guerreiros, de Samuel.
Ali tinham retumbado os trovões dos tempos. Ali Deus caminhara, como um
terremoto. Ali o Sinai mugira, trovejara e ficara entorpecido pelos coriscos. Ali os
Mandamentos tinham sido dados aos homens.
Ali se havia erguido a concepção de que o homem podia ser mais do que
homem, e que lhe ordenavam que assim fosse. Ali, naquela pequena região, os
gigantes, os Titãs125,e tinham realmente saltado da terra e o retumbar de suas vozes
ecoara mesmo no silêncio. Ali havia mais sabedoria do que a Grécia concebem, mais
grandeza do que Roma conseguira sob o sol. Não existia ali uma polegada de terra
que não fosse abençoada, não havia uma árvore que não se erguesse em maravilha.
Ali os heróis espirituais tinham tido o seu ser, e suas sombras caminhavam em cada
estrada. Ali, uma jovenzinha levara Deus em seu ventre, e ali Ele se manifestara ao
homem, ali Ele vivera e ali morrera, e ali preferia falar como homem. - ( *Página 350 de 443 - livro em PDF ).

Aprendi algumas coisas sobre os costumes dos gregos e dos romanos , sobre a mitologia grega e em como “certas injustiças, corrupções e maldades” existem desde sempre !!!
Li o PDF do livro e no mesmo encontrei 223 páginas a menos e percebi que foi mal feito !!!
Penso em reler este livro em 2021 ! Comprarei o físico – que tem 669 páginas ! – e irei relê-lo !
*Gostei muito dessa escritora britânica , a Taylor Caldwell e já comprei três livros físicos da autoria dela para eu lê-los este ano (2020 ) : “ Um Pilar de Ferro “ (sobre Marco Túlio Cícero , um político romano ) ; “Os servos de Deus “ ( 11 histórias que relatam as agruras vividas pelos apóstolos nossos , contemporâneos ) e “A terra de Deus “ ( narra a vida de Gengis Khan , o imperador dos mongóis ) ! Pretendo comprar mais livros dela ! Comprar e ler ; claro !!!
*Fiquei emocionada nos últimos parágrafos deste livro ! Eu queria saber como Lucano iria agir ,
pensar , reagir diante dos seus próximos projetos ! Eu não queria que a história terminasse ! Fiquei tristinha !!!
*Fiquei estupefata, boquiaberta com o LUXO da vida dos que moravam no palácio de Tibério César ! Muita fartura de comida , muito sexo , muitas jóias preciosas , muitas bajulações , muita riqueza na decoração dos ambientes ... muita podridão na alma das pessoas !!!
Lucano era um homem rico , bonito , inteligente ! Ele sabia falar vários idiomas e era um exímio atleta ! Ele lutava bem ! Realmente , ele foi um importante discípulo de Jesus , mesmo não tendo conhecido o Mestre e foi um grande admirador de Maria , mãe de Deus !
*Dou nota DEZ para este livro e recomendo-o e irei relê-lo, por completo , futuramente , se Deus me permitir !!!

Guaratinguetá – SP, Junho de 2020.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Michelle 19/05/2020

Admirável
Quando começamos a ler, é muito comum (e natural) ficar impressionado com o tempo de construção para a obra estar da forma que a temos em mãos. Foram 46 anos escrevendo, pesquisando, viajando, reescrevendo, revisando e publicando sobre o Médico de homens e almas.
A autora foi bastante contemplativa, contudo mesmo nas extensas descrições de ambientes, pessoas, lugares, costumes e políticas o livro se faz fluindo. Realmente maravilhoso, como já haviam me dito e tanto indicado.

Flavia_fernandes 13/04/2020

Perfeito

Edu Carvalho 22/03/2020

Surpreendente!!!
No início foi difícil engatar a leitura pelo fato dos capítulos serem bem extensos, porém, ao decorrer da história ela te ganha e rouba seu coração. Ele assusta pelo tamanho mas compensa a leitura! ?

rdiamantino 08/04/2019

Médico de Homens e de Alma
Excelente Livro, a história do Evangelista São Lucas o único evangelista que não conviveu com Jesus. Leitura leve e emocionante.
Manoel.Vicente 26/01/2020minha estante
Gostei tanto do Livro, que o ofereci de presente a um médico muito especial, com uma dedicatória simples, mas de coração. "As vezes não basta ser homem, é preciso ser Médico; algumas vezes, não basta ser Médico, é preciso ser Humano."

Beatriz3345 05/01/2019

Um livro maravilhoso, não tenho palavras para explicar o quão importante foi essa obra para minha visão do imperio Romano e minha visão para com Jesus Cristo.
Foram cinco semanas com esse livro que demorou mais de 40 anos para ser escrito.
Tem uma carga histórica imensa, e ao mesmo tempo uma literatura gostosa de ler, o que é um grande problema, quando o livro é pesado e ao mesmo tempo cativante a gente sofre
Mas valeu a pena!
Aqui acompanhamos a história de São Lucas, um dos apóstolos de Jesus. Passamos por sua infância, seus milagres médicos, suas paixões e desilusões, seus medos e aventuras.
Além de que figuras importantíssimas da história participam dessa narrativa: Tiberio, Pilatos, Maria e muitos outros.

Vicente Ferreira 26/12/2018

Médico de homens e de almas
Um livro profundo, maravilhoso. Lucas nos mostra todo o cotidiano da vida do tempo de Cristo.
Já o li várias vezes e toda vez parece que ele me mostra uma nova faceta de Cristo.

Roberta 04/09/2018

Só eu que não curti ??
Achei bem médio. O narrador é muito descritivo e às vezes, a leitura torna-se cansativa; mas a história é boa

Hester1 09/03/2018

Excelente livro. A angustia existencial de Lucano, médico e médium, assim interpretei eu. Sua angústia em busca de algo que nem ele mesmo sabia o que poderia ser até o encontrar. Retrata também as grandes cidades à época de Cristo. A queda lenta de Roma. Alguns fatos nós encontramos no mundo atual, então concluo que temos evolução técnica mas a moral perdemos.

João Luiz 21/11/2017

Uma pessoa que dedica toda sua vida a ajudar o próximo sem ganhar nada em troca. Que eleva os ensinamentos de Jesus, muitas vezes esquecidos nos dias atuais, que é amar o próximo. Uma excelente leitura, história riquíssima e muito inspiradora!

Valério 16/08/2017

Intenso
Médico de homens e de almas traz a vida de Lucas, um dos evangelistas da Bíblia, desde o seu nascimento. A partir da figura Bíblica, a autora constrói o personagem com ficção, casando com perfeição o real do fictício.
Um dos livros mais belos envolvendo religião, transborda caridade, amor, entrega.
Um livro que inspira. Que, ao terminá-lo, nos deixa com a sensação de que nós e o mundo todo temos um grande potencial, que podemos ser mais, melhores, mais próximos de Deus.
Exemplo de vida a ser seguido com fervor.
Linda obra, transformadora. Excelente livro.

Saskia 02/06/2017

Fantástico!
Leitura maravilhosa! A descrição que o autor faz de Maria é incrível, toca o coração com tanta singeleza. É um livro maravilhoso!