A Elite do Atraso

A Elite do Atraso Jessé Souza

Resenhas -

vicabez 04/04/2022

É um livro bem interessante de se ler, realmente consegue mudar a sua forma de ver o mundo. Apesar disso, o autor consegue ser bem repetitivo de vez em quando e a linguagem é bem estranha, indo do acadêmico ao passivo-agressivo em duas linhas. Ainda assim, acho uma excelente introdução à sociologia contemporânea
Lifey4R 04/04/2022minha estante
Foi só eu falar...

vicabez 04/04/2022minha estante
KKKKKKKKKKKK to fazendo um monte agr

Lifey4R 04/04/2022minha estante
Percebi kkkkkkkkkkk

Marcianeysa 26/02/2022

Classe média desnudada
O livro é muito bom, abriu meus olhos a observar toda história brasileira sob outro ângulo. O autor se utiliza de linguagem simples, por vezes agressivas, mas consegue passar brilhantemente suas conclusões. Todo brasileiro deveria ler.
Edson 26/02/2022minha estante
Boa!

Deby Souza 23/01/2022

Com esse livro me senti?
?instruída.
O livro faz uma reflexão histórica e crítica da organização social do Brasil, analisando como as divisões de classes se formaram e se desenvolveram ao longo do tempo, bem como sua importância e influência para a atual situação política do país. O autor pondera, ainda, sobre o papel da mídia na dominação simbólica da sociedade, tal qual na manutenção de privilégios.
Jessé Souza tem uma forma particular de escrever, fator que combinado à densidade dos temas tratados na obra, requer foco dos leitores. Neste sentido, um dos pontos positivos do livro é a repetição de argumentos e conceitos, visto que permite a real compreensão do assunto compartilhado.
Por sua vez, a citação de teses de outros autores, a fim de desconstruí-las e criticá-las, pode gerar confusão para quem não é familiarizado com as posições dos referidos escritores, além de acabar sendo tendencioso, ainda que não seja a intenção.
Ademais, o livro tem uma narrativa fluída e de fácil entendimento depois que se adapta à maneira de escrever do autor. Mesmo quando explica termos e conceitos técnicos, Jessé se faz compreender muito bem. Aprendi várias palavras que não conhecia, assim como novas perspectivas sobre a história e atual conjuntura do país.

Nathi Wapke 15/01/2022

Muito acadêmico
Peguei esse livro achando que seria tranquilo de ler. Quando me indicaram, disseram ser uma leitura importante e para leigos. De fato, ela é de extrema importância a meu ver, mas está longe de ser para leigos.
O livro trás referências importantes dentro do campo da sociologia e necessita de conhecimentos prévios que influenciam na compreensão de determinados conceitos.
Gostei do livro, e do encadeamento das ideias como um todo. Mas acho importante deixar claro que é um livro mais acadêmico.

Caren Gabriele 30/12/2021

Breve comentário
Este livro promete muito mais do que 300 páginas é capaz de cumprir. Enquanto revisão histórica e crítica da herança racista no Brasil, o texto é bem interessante. Mas quando passa para o contexto contemporâneo, o texto me soou redundante.

cinthyaarruda 28/11/2021

Sabe aquele livro que te faz perder o chão? É esse.
A elite do atraso é uma aula de história que muitas vezes ignoramos na escolas mas com o foco no nosso país. O livro é muito bom, te faz refletir sobre os problemas de base do nosso país, no jogo política, em como as grandes empresas mandam e desmandam. No então, para mim, a leitura foi mais lenta por o livro ter uma escrita mais rebuscada dos livros que são meu hábito de leitura, mas não desistir por isso valeu super.

Rafael 04/11/2021

Essencial
Livro essencial para entender a formação histórica do fascismo brasileiro que nos colocou nesse buraco sem fim.

Jéssica Maria 02/11/2021

Controverso.
Crítico aos pensadores brasileiros Segio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro. O autor levanta a temática sobre o processo histórico-colonizador e simbólico da sociedade brasileira.

Defende que a elite desde sempre almeja somente extrair riquezas, explorar e humilhar o pobre. E para mantê-lo insconciente sobre a sua própria condição precisa de instrumentos legitimadores, tais como a ajuda da grande mídia.

Traça uma crítica da classe média, como parcela conservadora, que permanece alheia a realidade, pois, nutre o ódio a pobreza. Todavia, são verdadeiras marionetes das elites saqueadores dos cofres públicos.

O livro é bastante controverso quando retrata do fracasso da lavajato, o papel do jornalismo nessa epoca, PT, sobre as raízes da corrupção brasileira e o golpe de 2016 e a crise econômica e direitos sociais, pós impeachment. No entanto, vale a leitura.

Drielle Geanini 25/10/2021

Esclarecedor
O autor consegue explicar e conectar os fatos que levaram mossa sociedade a apoiar quem rluba nosso país de verdade.

Renata 04/10/2021

Em partes esclarecedor
Apesar de ser repetitivo meu Profis Jesse, joga toda as artimanhas que nos levaram a viver este momento de bosta e sim sou de total acordo que a maior mazela do país é está elite.

Danielle.Duca 27/09/2021

Livro essencial para compreendermos a atual realidade brasileira, na qual as relações políticas, sociais e econômicas são baseadas historicamente na escravidão e no racismo. Cujo reflexo é a perpetuação de uma sociedade forjada na escravidão extremamente desigual. A tal elite do atraso é a maior colaboradora de uma ideologia plantada, através, principalmente da mídia, para fazer o povo de tolo e não permitir que ele progrida social, intelectual e economicamente. A escravidão hoje é intelectual, de modo que a as classes não dominantes jamais tenham oportunidades de enxergar a origem da verdadeira corrupção, que está entranhada na ideologia de superioridade da elite, que tudo faz para não perder seu poderio sobre os mais vulneráveis, inclusive sobre a classe média que atua, para manutenção do poder da elite do poder da elite do atraso.

CarsMatheus 18/09/2021

Interessante
Muito boa leitura, apesar de ter uma base epistemológica diferente concordamos que a ?elite? brasileira é o maior problema dessa nação.

Rosana 17/09/2021

Necessário que todos tenham acesso.
Compartilhar só um trecho do livro que acredito que servirá muito para reflexão

" A verdadeira elite brasileira, que é a do dinheiro, que manda no mercado e que 'compra' as outras elites que lhes são subalternas, criou o bode expiatório da corrupção só da política...para desviar a atenção de sua corrupção disfarçada de legalidade. Toda a sociedade tomou doses diária desse veneno desligado da mídia, pelas escolas e pelas universidades e viu, imbecilizada, como não podia deixar de ser, uma meia dúzia de estrangeiros e seus capangas brasileiros tomarem o seu petróleo, sua água, suas terras, seus recursos. Em nome da moralidade, do combate à corrupção e pelo suposto 'bem do povo brasileiro' roubaram tudo o que puderam e nos deixaram mais pobres...imbecis: é isso que nos tornamos quando acreditamos no engodo do suposto e seletivo combate à corrupção da política como solução para as nossas mazelas".