A Elite do Atraso

A Elite do Atraso Jessé Souza

Resenhas -

alex 20/07/2022

A elite do atraso, de Jessé Souza (2019)
Primeira leitura que faço do autor.

Ele apresenta muitas ideias interessantes, como ele mesmo fala, a partir de um novo paradigma analítico, que abandona a centralidade do patrimonialismo e do populismo (Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro) como fatores explicativos das nossas mazelas, substituindo-os pela herança escravocrata muitíssimo mal resolvida de nossa história.

Não obstante as diversas reflexões atrativas, achei o texto um tom acima do esperado (passou perto da panfletário, tamanha a indignação que o autor demonstra), além de uma avaliação um tanto "fora do lugar" sobre os casos de corrupção mais recentes.

nick 14/07/2022

uma leitura interessante que auxilia na construção do conhecimento político de qualquer um

eu, como uma adolescente de 15 anos, reconheço que não tenho muito embasamento para fazer uma leitura crítica dessa obra, mas posso afirmar com certeza que não é pra qualquer um.

as coisas que consegui filtrar dessa leitura, deveriam ser de conhecimento público. esse é um tipo de conteúdo que deveria ser democratizado, assim como o próprio autor pondera, mas parece um livro feito de intelectuais para intelectuais com termos que poderiam ser substituídos para facilitar a leitura, podendo assim, atingir um público maior.

por mais que tenha sido uma leitura densa e difícil para mim, achei muito interessante e com certeza aprendi muitas coisas que levarei para a vida, concordo com a visão do autor em diversos aspectos (mesmo que, como já disse antes, não tenha o conhecimento suficiente para concordar ou discordar de muitas coisas) e espero ler mais obras do mesmo no futuro.
Guimarães 11/08/2022minha estante
Boa resenha parabéns gostei muito!

Gabriel 10/07/2022

Recomendo
Em "A elite do atraso", Jessé Souza faz uma nova interpretação do Brasil e seus problemas ao negar as ideias de patrimonialismo e propor o protagonismo da dinâmica do conflito de classes como causa do atraso do Brasil.
Um ponto de interesse reside na ideia da negação de patrimonialismo e no protagonismo das classes. Souza afirma que as estruturas do Brasil foram herdadas da escravidão, diferente do patrimonialismo continuado de Portugal, como defendem autores como Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro. Ademais diz que a exploração da "nova ralé de escravos" e classes pobres pelas classes média e do dinheiro justifica o atraso vivido no Brasil.
A obra também aborda o poder da mídia na exploração de acontecimentos políticos e como isso vem a atender os interesses de uma classe dominante e como isso veio a influir, por exemplo, na operação lava-jato. Nesse sentido, afirma-se que a imprensa manipulativa não pode criar realidades, mas explorar preconceitos e deles tirar o maior proveito.
É uma obra essencial para tentar compreender o Brasil a partir de um prisma diferente daquele proposto pelos "intérpretes".

Jessi 06/07/2022

A corrupção real e a corrupção dos tolos
A corrupção dos tolos seria aquela que segundo Raimundo faoro, juntamente com a corroboração de seu ?mentor? histórico Sérgio Buarque de Holanda se encontra no patrimonialismo, em ambientes públicos, pois segundo estes somos filhos da corrupção fruto da colonização de Portugal, o que para jesse não é verdade, pois Portugal era um país muito pequeno para passar em sua gênese a corrupção para o país. Nossa gênese está nos 350 anos de escravidão de opressão a negros e índios que após a ?libertação dos escravos? foram fadados a subempregos, a moradores de favelas, enquanto uma pequena parcela da classe média brasileira se arroga de seus privilégios que os chamam de mérito, fazem uma ponte entre a verdadeira elite brasileira e a elite do atraso dos verdadeiros pobres e negros desse país, frente a verdadeira corrupção do capitalismo financeiro disso, prova disso se tem nos 520 bilhões de reais sonegados em impostos que grandes bancos e empresas devem ao país, enquanto a ?corrupção dos tolos?, a maioria pensa que está no governo que é fruto desse jeitinho brasileiro quando na verdade não passam todos de aviõezinhos dos verdadeiros corruptos do país
Maycom 07/07/2022minha estante
Resenha sensacional ?

Jessi 07/07/2022minha estante
Eu vou fazer uma vídeo resenha dele no meu canal do YouTube

Val 05/07/2022

Necessário
Um livro de linguagem acessível, cheio de informações importantes para entendermos a real dos problemas no Brasil.
Indico fortemente a leitura.

Jonathan Vicente 24/06/2022

Leitura linda!
O livro em si aborda todo um conceito histórico para sabermos como chegamos até os dias atuais.

Para quem não é acostumado com leituras de humanas, sugiro ler com calma e muita atenção para não se perder na leitura.

Parabéns ao autor.

hugofreitas 11/06/2022

A Elite do Atraso, ou A Teoria Que Explica O Brasil
Jessé Souza com uma escrita muito potente, embanhada de uma raiva, um inconformismo, consegue desvelar muitas coisas que damos como certa e que são constituintes da identidade brasileira.
A proposta do autor é clara: mostrar que a grande corrupção, o grande controle das riquezas do Brasil não está no Estado e muito menos na classe média. E sim em uma elite econômica, sempre blindada de qualquer crítica, invisível para a maioria e que assim continua saqueando o Brasil todos os dias.

Uma das grandes questões do livro é o conceito de patrimonialismo entendido pela maioria de nós: um Estado corrupto que emprega elites, explora o povo e privatiza os bens públicos. Na verdade essa é uma construção social em benefício da elite do atraso. Um exemplo esclarece: só de sonegação de impostos dessa turma o Brasil deixou de arrecadar mais de 500 bilhões de dólares. Em contrapartida, toda a Operação Lava-Jato recuperou apenas 1 bilhão de dólares.

Jessé ainda vai tecer críticas a praticamente todos os teóricos que tentaram explicar o Brasil antes dele: Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre. Aqui talvez seja o ponto baixo da obra, na minha opinião. Jessé não tolera argumentações. Ele afirma que é o único intelectual que conseguiu ver o verdadeiro Brasil. E aqui o leitor precisa abrir um parênteses e anotar as duas obras para ler e poder comparar posteriormente: Raízes do Brasil e Casa-Grande & Senzala.

No mais, a argumentação do Jessé é certeira, derruba a ideia do viralatismo, populismo e tantas outras que colocaram em nosso povo para diminuir a força dos pobres. Já crescemos com a ideia de que somos corruptos, menos, malandros e que o Estado é perverso e a conclusão que eu chego, junto com o autor, é que chegou a hora de mudarmos isso.

Edy 10/06/2022

O livro traz, com a linguagem simples, um compilado da realidade vivida no Brasil desde a escravidão até a atualidade. Mostra de maneira clara como a grande massa é manipulada e a forma política de manter o poder aquisitivo na mão de poucos e assim mantem a estrutura escravagista vendendo a idéia distorcida.

ste 26/05/2022

Da escravidão a Bolsonaro
Usei esse livro como mecanismo de estudo para diversas questões e QUE OBRA, meus caros!

Jessé Souza não brinca em serviço.

Diferentemente de muitos livros politicos que já li, os quais apenas discordam de um fato sem explicar o que tá errado na questão citada, Jessé Souza dá uma aula nesse livro, interligando diversos assuntos, teóricos e destrinchando suas nuances.

Não é um livro pra se devorar, é algo pra se aproveitar. É algo pra pensar. Esse livro mudou algo em mim, de alguma forma. Esse livro quebrou minha cabeça e remodelou várias coisas.

Que honra viver na mesma época que esse homem.

"Esquecemos que tudo que foi criado por seres humanos também pode ser refeito por nós."

Fiquem com esse questionamento.

Tai.Sueð 04/05/2022

Necessário
De fato um livro que nos leva a encarar a realidade de um ponto de vista que faz muitos sentido. A leitura demorou um pouco devido ao conteúdo teórico com o qual não estou habituada, mas ainda assim o livro é bem compreensível.

Burguês safado 04/05/2022

Tirando o forte caráter partidário, achei muito bom
É um livro que traz um olhar diferenciado pra este nosso querido brasil, e que apesar de vez ou outra defender o pt (sério, às vezes eu achei chato ser tão repetitivo nisso) é ótimo pra entender mais as coisas.

Diego.Charles 13/04/2022

Livro muito bom, mas aconselho lê com um dicionário do lado ou anotando as palavras que não conhece, porque as vezes ficava complicado.

Hugo 08/04/2022

Uma nova visão doa elite do atraso
Jessé Souza, como sempre brilhante, as vezes agressivo, mas sempre com argumentos lucidos e que desafiam o senso comum. Livro indispensável para entender como chegamos no buraco que estamos com Bolsonaro e sua politica miliciana. A elite nunca perde, nem que pra isso tenha que colocar um genocida no poder para perpetuar o estatus quo.

Marina 04/04/2022

A cara do Brasil
Sabe aquela música do Cazuza? "Brasil, mostra a tua cara?", pois é, eu acho que foi exatamente isso o que Jessé de Souza conseguiu fazer neste livro. Quem, de fato, está por trás da extrema desigualdade social que enfrentamos e que parece aumentar a cada dia? Herança portuguesa? Culpa dos políticos corruptos? O autor mostra que não é nada disso, e nos faz mergulhar em fatos e revelações que abrem diversas portas para compreendermos o porquê de estarmos onde estamos. Desmistificando a "viralatice" que costumamos comprar, como se não tivessemos jeito mesmo, como se o melhor fosse tudo o que vem de fora, mais precisamento do norte. Enfim, muita coisa que eu suspeitava ou tinha ouvido por cima, mas que Jessé destrincha sem piedade, é o que não queremos ver, ou não conseguimos, Leiam, é revelador, somos nós, é compreender nosso contexto, quem somos e para onde podemos ir.
Rosa254 05/04/2022minha estante
Recomenda o e-book do livro? Ou acha eu vai ser agradável apenas o físico?

Marina 06/04/2022minha estante
Olá, na verdade eu não tenho experiência com e-book, só leio físico kk, mas acho que não teria problema.

Rosa254 09/04/2022minha estante
Grata! Vi na quinta uma live com o Jessé e a Chaui e acho que já deveria ter lido esse livro hahahaha.

Marina 09/04/2022minha estante
Olha, eu recomendo muito! Meu orientador do mestrado me indicou há alguns anos e só a pouco tempo consegui comprar. É impressionante como várias reflexões vão fazendo sentido e começamos a entender muita coisa do nosso país e a linguagem é super acessível, em poucos momentos fiquei "perdida" na leitura kk, mas grande parte fez muito sentido pra mim, tanto que ficou cheio de post it kk