A Elite do Atraso

A Elite do Atraso Jessé Souza

Resenhas -

Marcel 17/05/2021

E agora entendi o que a expressão "um tapa na cara da sociedade" deveria significar.

Caroline1442 15/05/2021

Um bom livro para te fazer refletir.
O livro é bom, me fez refletir sobre a história do nosso país e as classes sociais. O capítulo sobre a classe média é particularmente interessante e explica como chegamos até aqui.
Também gostei das críticas que o autor faz aos autores clássicos brasileiros, me fez rever alguns conceitos.
Um ponto negativo é a escrita do autor, extremamente repetitiva, o que torna a leitura bem cansativa em alguns capítulos.

JoAo.Eduardo 13/05/2021

Esse livro expõe com detalhes nossa Elite do Atraso. O autor demonstra com excelentes argumentos a manipulação que nos torna cego às mazelas da Elite Econômica, que afundou nosso país em retrocesso e numa onda de fascismo para lucrar mais e garantir que as pessoas da classe trabalhadora não tenham acesso às formas de capital.

Igor.Costa 07/05/2021

O Brasil sob nova ótica
Jesse Souza faz uma análise da construção da ideologia nacional cunhada por notórios intelectuais entorpecidos pela história escravagista brasileira e motivados pela elite, bem denominada pelo autor de ?elite do atraso?, dentro de uma universidade pública, a USP, entrementes como tudo de valor no mundo capitalista, segue capturada pelos donos do poder.

O livro retrata o modelo de captura utilizado pela burguesia para tomar o estado é utilizá-lo como máquina de exploração e replicação do capital. Em um discurso assertivo, o autor desmonta as teses que ajudaram a construir um brasileiro submisso.

Jessé coloca grandes intelectuais brasileiros de cabeça para baixo e esvazia seus pensamentos, ou melhor, demonstra o vazio dos mesmos quanto ao povo e a cultura que aqui se desenvolve.

Somos frutos da escravidão, da exploração, sem esse entendimento não há como reconstruir um povo para montar uma nação. A recente extinção da escravatura não teria desfeita sua marca ao longo de 133 anos, basta verificarmos, por exemplo que o Brasil ocupa a penúltima posição no quesito elevador social da América latina, necessitando de 9 gerações para se alcançar um novo patamar.

Utilizados como marionetes, feitos de tolos e tornados na palavra do autor de imbecis, aceitamos teses e replicamos suas construções nos hábitos e nas conversas de botequim, aplaudindo e ajudando a elite do atraso a fortalecer seu império de forma lega e ilegal.

Gustavo Rafhael 21/04/2021

Jessé Souza usa esse livro para nos mostrar que o Brasil sempre foi regido, em todos os aspectos, por uma elite endinheirada que através do seu poder aquisitivo manipulou e manipula todo o restante da sociedade desde os primórdios.
Analisando e desconstruindo conceitos de autores como Sérgio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro, Roberto DaMatta, entre outros. Jessé constrói sua narrativa utilizando fatos para contrapor esses conceitos.
Por ser meu primeiro contato com uma obra de sociologia, tive um pouco de dificuldade na leitura, mas nada demais.
A elite do atraso é uma obra essencial para entendermos a formação da sociedade brasileira e como a elite que manda no país, através principalmente da imprensa, nos empurraram para esse caos em que o país se encontra atualmente.

Lucy 16/04/2021

Eu esperava mais
Achei um livro importante para ler quando se espera conhecer novos termos e sintetizar o contexto naciinal, para partir para um estudo mais profundo e e cuidadoso de cada um.
É necessário cuidadar com os historiadores citados e pensar que eles são pensadores de seu tempo e se eles estabeleceram pensamentos e critérios importantes para a sua época, não foi por serem quem eram, apenas, e sim por estarem em sincronia com o contexto, lidando com o que estudavam e com o viés tal qual para o objeto de estudo e não fazendo jus do nome que queriam que o objeto tivesse para fazer revolução.
Por mais que haja necessidade de reflexão e de ação, não basta desejo e eu não tenho outros livros e conhecimebtos do autor para falar de suas obras, sobre o intento dessa obra, acredito que se você quiser estudar sobre história e os termos que ela traz, e não tiver nenhum outro livro sobre eles, de jeito nenhum pra ler, e não possa de forma alguma acessar uma biblioteca, então você leia com ressalvas e critério. Seja crítico e atento.

Antero Silveira 12/04/2021

O livro é bastante interessante e o autor faz criticas pertinentes. Leitura fácil, pode ser um pouco cansativa no comecinho mas depois fica super tranquilo e legal.

Igor 26/03/2021

Ótimo como referência acadêmica!
Eu particularmente achei uma leitura complexa e tive dificuldades para compreender algumas coisas. Algo que me ajudou foi ver o vídeo sobre "paternalismo" da Lilia Schwartz. Recomendo um pouco de conhecimento prévio sobre história do Brasil antes de ler.

rgallo 23/03/2021

Para ler e refletir
Gostei bastante, me fez refletir em vários aspectos. Muito bem abordado os assuntos sociais e culturais de nossa nação...

Viviane.Ramos 21/02/2021

A elite do atraso
A verdade realidade em nossa nação, a pátria amada Brasil a terra tupiniquins ,A 500 anos de história e uma triste realidade em nossa sociedade .

Flávio 14/02/2021

Livro que nos faz pensar sobre nossa política atual.
Um livro que deve ser lido sem preconceito, com mente aberta, pois muita coisa estranha têm acontecido no Brasil, nos últimos anos. É um livro que até merece uma futura releitura.

Felipe 13/02/2021

A Elite do Atraso
Esse livro me fez repensar várias coisas em relação a nossa história. Muito interessante perceber como uma pequena parcela da população, a elite mais rica (bem rica!!), consegue influenciar toda uma sociedade através da mídia, da política, do judiciário; consegue impor tantos pensamentos desde o que usamos/comemos até influenciar as pessoas irem para a rua pedir o impeachment de uma presidente democraticamente eleita que não atendia mais aos seus propósitos.

Nessa obra, o autor remete a outros autores como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Raimundo Faroro e tenta desconstruir ideias a muito enraizadas sobre como funcionam a política, a mídia, o judiciário em nosso país. Tive um pouco de dificuldade nessa parte do livro pois não tenho uma bagagem acadêmica nessa área e também porque nunca li nada dos autores que mencionei. Apesar de Jessé Souza explicar todo o contexto, ainda sim, me senti perdido em algumas teorias.

Vale a pena a leitura para que possamos agregar mais informações para aprendermos a ter o senso crítico de tudo aquilo que chega para nós através da televisão, rádio, revistas ou redes sociais. Sempre devemos discutir as ideias antes de aceitá-las como verdade absoluta.

Jeferson 10/02/2021

Livro Essencial para Compreender a Sociedad Brasileira
Com uma escrita bem objetiva(tirando poucos trechos em que o autor recomenda para leigos pular as páginas), Jessé Souza faz uma crítica dura aos autores clássicos das ciências humanas brasileira como Sérgio Buarque de Holanda, Faoro, Gilberto Freyre etc. Argumenta que o pensamento histórico, sociológico e econômico acerca da nossa história é uma continuidade do pensamento escravista e que as ideias dos clássicos vêm de uma linha de pensamento ultrapassada e racista do século XIX e elas estão presentes no senso comum brasileiro, desde o meio acadêmico, conversas de bares e principalmente pela grande mídia para justificar injustiças sociais e explicar a sociedade brasileira e independente da posição política, o autor argumenta que as ideias presentes nesses autores são provenientes de uma ideia liberal conservadora e é utilizada em debates tanto pela esquerda quanto pela direita.
O ponto que eu mais gostei do livro foi seu método para classificar as desigualdades sociais, não partindo apenas da questão econômica, de raça e regional, mas sim expandindo MUITO as variáveis que se propõem a explicar o motivo de uns terem menos e outros terem mais, mesmo que alguns ascendam socialmente, eles dificilmente estarão no mesmo ponto que indivíduos provenientes de famílias ricas e com um capital cultural elevado.
Jessé Souza utiliza o que mencionei para explicar as classes sociais, e como a opinião pública é pautada em tais ideias para favorecer a elite brasileira, ele vai desde a Lava Jato e seus desdobramentos políticos e econômicos até a eleição de Bolsonaro. Os únicos pontos que achei fracos foram questões econômicas no 2º mandato da Dilma que apesar das críticas feitas ao PT durante o livro, dá pra notar que ele pegou leve com os desastres que foram as políticas econômicas do 2º mandato de Dilma( pra quem se interessar eu recomendo "Valsa brasileira: Do boom ao caos econômico" da Laura Carvalho que analisa a economia brasileira desde Lula 1 até o governo de Michel Temer), no final do livro que ele toca superficialmente em temas econômicos e ao meu ver foi o único ponto fraco.