A Elite do Atraso

A Elite do Atraso Jessé Souza

Resenhas -

Nuno 29/06/2023

Mindblowing ?
Esse livro é para aqueles que acreditam piamente na falácia da meritocracia. Jessé traça um panorama histórico e sociológico da formação da nossa sociedade, expondo as máscaras sociais impostas a todos nós a fim de deseducar o povo, tornando-o cego para as reais malezas que destroem o avanço do país e canalizando seu ódio e indignação a bodes expiatórios inexistentes criados pela mídia, em especial a corrupção que existe ?apenas no Estado?. Indignação esta exercida principalmente pela classe média que acredita ser superior às demais enquanto é massa de manobra que legitima a corrupção real e a dominação imposta pelas elites dominantes que saqueiam as riquezas do país e condenam os mais pobres a uma vida sem perspectiva.

Lista de Livros 12/06/2023

Lista de Livros: A elite do atraso, de Jessé Souza
Parte I:

“No Brasil, desde o ano zero, a instituição que englobava todas as outras era a escravidão, que não existia em Portugal, a não ser de modo muito tópico e passageiro. Nossa forma de família, de economia, de política e de justiça foi toda baseada na escravidão. Mas nossa autointerpretação dominante nos vê como continuidade perfeita de uma sociedade que jamais conheceu a escravidão, a não ser de modo muito datado e localizado. Como tamanho efeito de autodesconhecimento foi possível? Não é que os criadores e discípulos do culturalismo racista nunca tenham falado de escravidão. Ao contrário, todos falam. No entanto, dizer o nome não significa compreender o conceito.
A diferença entre nome e conceito é o que separa o senso comum da ciência. Pode-se falar de escravidão e depois retirar da consciência todos os seus efeitos reais e fazer de conta que somos continuação de uma sociedade não escravista. É como tornar secundário e invisível o que é principal e construir uma fantasia que servirá maravilhosamente não para conhecer o país e seus conflitos reais, mas sim para reproduzir todo tipo de privilégio escravista, ainda que sob condições modernas. E, com um toque satânico, demonizar o Estado como repositório da suposta herança maldita portuguesa e, sempre que ele for ocupado pela esquerda, reverberar seletivamente a acusação moralista já pronta.”
Mais do blog Lista de Livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“Já no século XIX, o liberalismo tem esse sentido de recobrir com palavras bonitas como “liberdade” e “autonomia” o que era simplesmente uma reação ao Estado nascente e a sua necessidade de impor a lei e proteger os mais frágeis do simples abuso do poder sob a forma da força ou do dinheiro. O interregno de dominação política dos liberais no século XIX teve esse sentido não de liberar o poder local das amarras do incipiente Estado, mas, sim, de usar a máquina do Estado para o mandonismo e privatismo sem peias e limites dos já poderosos. A liberdade que nosso liberalismo sempre defendeu foi a de saquear a sociedade, tanto o trabalho coletivo quanto as riquezas nacionais, para o bolso da elite da rapina que sempre nos caracterizou.”
Mais em:

XXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte III:

“Todo fascismo é, portanto, reflexo de uma luta de classes truncada, percebida de modo distorcido e, por conta disso, violento e irracional no seu cerne. Na sua base está a manipulação de emoções que geram agressividade, como medo, raiva, ressentimento e ansiedade sem direção, sempre com fins de manipulação política. A incompreensão racional, por parte da população, de processos políticos complexos é utilizada para a construção de bodes expiatórios, um modo historicamente eficiente de canalizar frustração e ressentimentos sociais. A marginalização de grupos minoritários e a violência aberta e disseminada, contaminando a sociedade como um todo, são as consequências inevitáveis de todo fascismo. (...)
O contexto geral do neofascismo contemporâneo parece resultar do processo de desenraizamento político e social dos indivíduos provocado, na esfera política, pelas mudanças do capitalismo financeiro, hoje dominante. Por meio de uma política consciente que destruiu ou enfraqueceu sindicatos, partidos e a capacidade associativa em geral – muito especialmente das classes populares –, o capitalismo financeiro cria o isolamento individual como marca da sociedade contemporânea. Isolado, o indivíduo não apenas pode ser explorado, trabalhar mais ganhando menos, sem direitos trabalhistas. Acreditando-se “empresário de si mesmo”, ele é deixado politicamente sem defesa. Pior ainda, é também cada vez mais dominado pela propaganda neoliberal que diz que as vítimas do desemprego e do subemprego precário, produzidas por um sistema econômico concentrador e improdutivo, são, elas próprias, as culpadas pelo próprio infortúnio. Esse indivíduo isolado e indefeso é assolado por uma agressividade que não compreende e, desse modo, ele ou dirige contra si próprio a raiva que sente por sua própria pobreza e privação ou a canaliza contra bodes expiatórios construídos para este fim. O caso brasileiro é paradigmático neste sentido. Uma multidão de desempregados e subempregados empobrecidos ao longo de anos de política em favor do rentismo nacional e internacional passa a ter a opção de dirigir sua raiva e seu ressentimento contra si mesma – quando não se entrega, como é comum, ao alcoolismo e à depressão – ou contra bodes expiatórios socialmente aceitáveis.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/05/a-elite-do-atraso-parte-iii-de-jesse.html

Dirlene Rezende 31/05/2023

A coisa vai mudar um dia?
Terminei de ler esse livro, gostei. Mas me desepera ver que temos uma elite burra que não suporta ver um Brasil forte e não subserviente pq não quer que uma classe mais baixa tenha acesso a bens e serviços que ele não posso se dizer igual a elite burra. Tenso

Clara Simões 23/05/2023

Um dos livros que eu posso garantir que vai contribuir e desconstruir percepções e conceitos sobre muitas pautas sociais que se encontram enraizadas na nossa cultura. Vale muito a pena!

Guilherme Alves 23/05/2023

Uma reconstrução da história do Brasil
Jessé de Souza é um dos maiores intelectuais brasileiros da atualidade e nesse livro se propõe a reescrever a história do Brasil e como nossa gênese enquanto nação ainda reverbera na atualidade.
No livro ele desconstrói por A+B a tese do brasileiro cordial e do jeitinho brasileiro que permea o imaginário da população, e mostra que somos um país fundado no trauma nunca curado do racismo, o que explica nossa atuação situação principalmente política, como a crise que vivemos a quase 10 anos e a eleição de um protofacista em 2018.
Só acho que o autor foi muito repetitivo e prolixo em algumas partes do livro, o que dificulta o entendimento em alguns momentos, mas é uma obra fundamental para entender nosso país.

Giovanna398 15/05/2023

Como esse livro foi esclarecedor.
Usei o capítulo sobre como as ideologias são criadas e disseminadas pelos pensadores, de como sua criação é planejada e articulada, e não surge naturalmente

Paula 10/05/2023

Ainda assimilando tudo que acabei de ler.

Esse é um dos livros que todos deveriam ler. Trata de um tema super necessário e nos faz abrir os olhos para várias questões da nossa sociedade.

rafa_._cardoso 26/04/2023

Bom, mas...
A escrita do autor é muito boa e não deixa o texto massante de certa forma.

O tema é claramente muito importante, ainda mais atualmente, mas tinha lido antes o livro A Classe Média No Espelho, do mesmo autor, e esse é um Boom de conhecimentos, análises, "dedos nas feridas"... e muitos temas que se repetem aqui.

Erro meu, porque esse livro veio primeiro, mas a comparação foi inevitável.

Entre os dois, fico com A Classe Média No Espelho

William 23/04/2023

A verdadeira face da elite oculta que destrói a nossa nação.
É um livro revelador, bem escrito com bons argumentos e referências que explica e denuncia a elite oculta brasileira que deseja o poder, a manipulação e exploração das classes populares através da grande parte da mídia, da justiça e da política. Em grande parte da leitura ela é densa, mas lendo com calma e consultando um bom dicionário os termos mais técnicos é possível acompanhar o texto. É um livro que irá desagradar muita gente com certeza, mas esses mesmos infelizmente já estão nas garras da elite do atraso e nem perceberam isso. Daria para escrever muito mais nessa resenha, contudo prefiro que você leia o livro de mente aberta e reflexiva para perceber como a nação brasileira foi enganada e manipulada ao longo da sua história. A conclusão que posso tirar da minha leitura é que está na hora levantarmos a nossas cabeças e combater essa elite do atraso.

Thai 17/04/2023

Eu não sei se consigo fazer uma resenha sobre, fundamental, um abrir de olhos, entender as classes existentes e reconhecer em qual delas você realmente está. Entender a cultura da escravidão.

milton.junior 04/04/2023

O autor tem uma sacada brilhante ao criticar a obra clássica de Raymundo Faoro e Sérgio Buarque de Holanda a posicionando como culturalismo racista, no entanto ele desperdiça o espaço para construção de uma obra sociologica sólida para utilizar o livro como espaço para militância política ao PT. Uma pena, a obra inicia de forma genial mas do meio para o final vira uma defesa militante, coisa válida, mas que deixa em aberto o que poderia ter sido se não se transforma-se em panfleto.

Jana 24/03/2023

Vale a leitura.
A elite brasileira, detentora de grandes reservas de capital, com intensa participação no mercado financeiro acaba por rapinar a riqueza social em benefício próprio. Esse grupo age de forma articulado tem sua atuação apagada pela propagação do patrimonialismo e culturalismo que atua de complô com a grande mídia tradicional afim de ludibriar as demais classes ao demonizar o Estado, ou seja, atribuir a ele a única culpa por todas as mazelas sociais do país. Essa tendência faz com que a elite do atraso seja camuflada, legitimando apenas seus interesses próprios. Todo esse esquema é utilizado para ocultar a elite real, que se encontra apartada do Estado

Gualter 23/03/2023

Interessante
A obra de Jessé tem muitos pontos positivos. Todavia , algumas de suas afirmações não me pareceram convincentes. o tom militante, em especial no final do livro, provavelmente não agradará a todos e seus argumentos nesta etapa do livro só convencerão aqueles já inclinados a concordar com o autor. Dito isso, é uma leitura proveitosa, se aproveitada de maneira crítica.

Leila267 22/03/2023

Não é fácil, mas é necessário!
Esse livro é um curso, várias aulas!!! O livro é robusto, e muito rico, trás muitos saberes, muitas vezes é preciso saber certos conceitos e temas, pra compreender algumas colocações. Não achei um livro "fluido". Algumas partes achei cansativo, mas persistir! É um livro muito bom, vale a pena ler!!! ....e reler, pois, confesso que irei reler outras vezes!!!