A Elite do Atraso

A Elite do Atraso Jessé Souza

Resenhas -

Nathalie 08/12/2022

Metendo o pau na classe média, com razão.
Peguei esse livro pra ler porque quero entender um pouco mais de política e o que envolve ela. Em outras palavras, quero montar uma base mais "sólida" pra quando for discutir com as pessoas kkkk. E também me interessou porque foi um dos que o lula leu na prisão
Demorei meses lendo porque é um livro mais lento mesmo, fiz diversas marcações e gostei de ler ele assim aos pouquinhos. Porém eu sinto que não terminei antes porque ele começa a ficar repetitivo. E a parte final é meio que uma síntese também de tudo que ele ja falou ao longo do livro.
Mas enfim
Recomendo demais

Arlete.Lety 04/12/2022

Da escravidão até a atualidade
Excelente explicação sobre como a classe média se ilude e não enxerga a realidade mesmo que esfregando na cara. Falta ao povo consciência de classe, precisa ser politizado e aprender a questionar coisas que não fazem o menor sentido, como por exemplo ter políticos de estimação.

rodolfo 26/11/2022

Uma boa crítica aos explicadores do Brasil
Aonde o livro mais brilha é na crítica do culturalismo racista de Freyre, Faoro e companhia como o autor coloca. A análise sobre a conjuntura brasileira é adequada, mas as vezes parece um pouco superficial (queria que tivesse ido mais afundo). De outra maneira, a resposta sobre as perguntas feitas no livro são reféns do próprio formalismo da questão, o que impede a narrativa de divagar sobre alguns temas auxiliares interessantes que constroem a perpetuação do poder da elite entreguista brasileira. Algumas respostas sobre a manipulação ideológica através dos aparatos ou dispositivos disciplinares (como a rede globo) em si, só são possíveis como ferramenta de perpetuação do capitalismo. Num sentido mais próximo, o próprio Estado funciona como o desenvolvedor do sistema de superexploração do trabalho, servindo unicamente aos interesses do capital. A exemplo mais prático, qualquer "greve" de caminhoneiros ou os mais recentes protestos antidemocráticos, são fundados pelos próprios detentores dos meios de produção, agronegócio, donos de transportadoras etc. Daí discordo um pouco do livro em colocar a classe média na mesma medida que a classe dominante, dois pesos, duas medidas. Não são movimentos populares, são movimentos disciplinares pensados e projetados que, que aí sim, tem grande adesão dos setores conservadores que já apoiam a matriz ideológica do sistema, como igrejas e o protofascismo rompante. Posso até ter entendido errado, mas nesse sentido, a classe média e os pobres de direita, servem mais como validação de um sistema que já existe, independente do gosto deles (Jessé de Souza argumenta que precisa da participação desses enquanto classe). A agudização desses sintomas é sinal das contradições históricas já eminentes ou as que nunca foram aderessadas como a escravidão ou a anistia aos torturadores. Para mim ainda penso que, por mais fascista e antipopular que a classe média brasileira seja, esta muito bem demonstrada no livro como perpetuacao da escravidão como ethos moderno, ou os novos pobres protofascio: a arregimentação desse sistema não é conduzido por essas classes, mas haja de fato uma cooptação. Cooptação essa, que é elemento básico do processo de alienação do trabalho, cujo qual rompe uma nova fronteira tecnológica, com o uso de guerra híbrida digital. Mas isso o livro deixa claro...

Sérgio 21/11/2022

Como seria bom se todos os brasileiros se interessassem em conhecer sobre a verdadeira corrupção, e sobre como somos realmente roubados e enganados todos os dias...

Lara 27/10/2022

Muito bom, recomendo a leitura para ampliar a visão crítica sobre a situação política brasileira da contemporaneidade.

Jana 10/10/2022

Gostei muito das colocações e dos conceitos debatidos no livro. Mostrou o real contexto e utilização dos conceitos de patrimonialismo e populismo, desmascarou a mentira da ?herança maldita? que achamos que o Brasil tem, falou sobre a atual escravidão repaginada e da formação da classe média.
Tudo isso relevante pra entender o atual cenário da nossa sociedade, a elite que rouba silenciosamente escondida atrás da corrupção dos políticos: a corrupção real x a corrupção dos tolos.
Apesar de ter gostado do conteúdo e do livro em geral, algumas partes são muito demoradas e repetitivas, por isso achei cansativo de ler.

Satiro 27/09/2022

A elite que vitimiza nossas esperanças gradativamente
Obra bem enriquecedora e provocativa, o que a torna extremamente boa e essencial. Nos questiona em demasia o que sabemos sobre nossa realidade política e social, fazendo com que uma reflexão ocorra a cada linha (primordial para um livro do gênero) e majoritariamente embasado de fontes - sinto que ainda pecou um pouco nesse aspecto pois necessitava de mais referências.
Outro fator negativo é a crítica com pouca ênfase na narrativa da esquerda popular (que pode ser justificado pelo livro não ter esse foco, mas ainda senti falta) e que ao longo do texto a gente sente uma carência disso pois ele mesmo nos gera tal espírito indagador.
Mas retornando aos elogios, elucida bastante e de maneira bem articulada a crítica à GRANDE ELITE desse país que promove a desigualdade acima de tudo e que sempre há um porquê desses em nosso retrocesso ao longo do(s) século(s). Elite essa que possui o espírito egocêntrico e cruel tão grande que dizima milhares (talvez milhões) de maneira direta e indireta.
Ou seja: há muita luz nesse livro, pena que gera um sentimento de desespero e revolta. Mas como a própria obra diz: se algo foi feito por gente, também pode ser desfeito por gente.

Imbecis do mundo, uni-vos! (FRASE NECESSÁRIA DEMAIS).

Juan 11/09/2022

Livro maravilhoso que visa mostrar pq a farsa do combate à corrupção do Estado é um fantoche da verdadeira corrupção que é a da elite brasileira, os donos das grandes empresas, que sonegam impostos, colocam seu dinheiro todo em paraísos fiscais e depois emprestam para o Estado a juros exorbitantes, criando a nossa impagável dívida pública. É assim que se criou a aberração Bolsonaro, que se popularizou (além de seu discurso de ódio) com seu discursos de combate a corrupção, principalmente contra o PT, o único partido que conseguiu melhorar minimamente a vida da população pobre.

Mabi 04/09/2022

Chocante e esclarecedor!
Um fato: verdades duras são ditas nesse livro. Uma coisa que posso dizer para resumir a obra é a capacidade de reflexão que esse livro proporciona, gostei muito da escrita e não senti tanta dificuldade na leitura, além de poder aprender alguns termos que não conhecia como o tal patrimonialismo. Foi chocante saber o papel de cada peça no tabuleiro político do Brasil, a elite do atraso continua nos explorando diariamente e "rapinando" todos o bens públicos brasileiros. Uma outra coisa que me fez refletir é sobre admitirmos que fomos enganados esse tempo todo para prestar atenção em uma corrupção que não é a real causa da situação do Brasil hoje. Foi bastante desconfortável ler e é difícil de resumir a obra de Jesse Souza, tem muitas coisas a serem discutidas, só posso dizer que todos os brasileiros deveriam ler obras como essa. Quem sabe no futuro a gente não lute pelos nossos direitos que foram tirados, meio que já passou da hora, temos que prestar atenção em quem provocou o nosso empobrecimento e a piora da nossa qualidade de vida, e não foram os políticos os grandes responsáveis, mas a elite do atraso, essa que o livro fala tão bem!

Jessica858 03/09/2022

Muito redundante
O livro é bom, mas se torna repetitivo e isso cansa a leitura. Se tirasse metade do que foi escrito ficaria com o mesmo sentido. A crítica é bem evidenciada mas pela redundância se torna chato a leitura.

Vinicius 03/09/2022

Uma Obra-prima!
Parabéns Jessé Souza.

"O ódio ao pobre hoje em dia é a continuação do ódio devotado ao escravo de antes."

Esse livro seguramente é um dos melhores do grande Jessé Souza, demorei para terminar essa leitura porque é muito densa e tem muitos conceitos, mas sendo o Jessé vale muito a pena, ele certamente é um dos maiores intelectuais do Brasil seja entre os vivos como ele ou entre os mortos, desejo ler toda a obra dele um dia. Em elite do atraso ele desconstrói nossa interpretação da sociedade brasileira para depois construí-la de modo correto.

Foi inevitável o Jessé me convencer de suas ideias e conclusões, a análise da classe média é fenomenal e a crítica a grande imprensa é cirúrgica e extremamente verdadeira, iria dar exemplos que sozinho pude perceber, mas desisti para não deixar muito longa a resenha.

Ler esse livro foi um verdadeiro estudo, pois o tema é muito extenso e a compreensão não é fácil, além de ter umas palavras complicadas. O autor não facilitou e está bem acadêmico, sinto que o livro não foi escrito para o grande público, parece mais um livro base para outras pessoas explicarem para o grande público, demorei 2 meses na leitura, entretanto, acredito que quando eu ler pela segunda vez terei uma compreensão muito mais ampla e lerei bem mais rápido.

Aqui vai umas pequenas interpretações com as minhas palavras:

O autor tem a tese de que o racismo científico baseado na cor da pele não acabou só mudou de embalagem, agora é chamado de culturalismo, a ideia de que uma cultura é melhor que outra, que europeus e "americanos" são melhores que africanos ou latinos, por exemplo, e que isso é colocado na cabeça dos cidadãos de ambos os lados, um para se sentir superior e o outro para se sentir inferior e com isso ambos ficarem conformados com suas situações.

Outra tese é que a corrupção no Brasil não começa na política, a corrupção vem da elite que usa o poder e o dinheiro para romper os políticos para atender seus interesses, enquanto a corrupção dos políticos é na casa dos milhões, o lobby da elite é de bilhões e um dinheiro que vai para fora do Brasil.

Simplesmente não dá par falar de tudo que eu gostaria sobre esse livro em uma resenha, pois já está enorme e eu nem falei da classe média, e nem dei exemplos claros da manipulação da mídia, que tem casos recentes que são contundentes.

Poderia escolher muitos trechos dessa obra grandiosa então foi difícil colocar só esses:

"Muito se fala sobre a escravidão e pouco se reflete a respeito. Fala-se na escravidão como se fosse um nome e não um conceito científico que cria relações sociais muito específicas."

"Como todo processo de escravidão pressupõe a animalização e humilhação do escravo e a destruição progressiva de sua humanidade, como o direito ao reconhecimento e à autoestima, a possibilidade de ter família, interesses próprios e planejar a própria vida, libertá-lo sem ajuda equivale a uma condenação eterna. E foi exatamente isso que aconteceu entre nós."

"A classe média sempre foi, desde meados do século passado, no Brasil, a tropa de choque dos ricos e endinheirados. É preciso compreender, no entanto, como isso se tornou possível."

"Todas as classes do privilégio tendem, necessariamente, a ver seu privilégio como inato ou merecido. Como diria Weber, os privilegiados não querem apenas exercer o privilégio, mas querem também que esse mesmo privilégio seja percebido como merecido e como um direito."
Jécyka 04/09/2022minha estante
Parece ser maravilhoso! Pela sua resenha top achei que daria 5 estrelas e favoritado.

Vinicius 04/09/2022minha estante
Kkkkk vdd só não dei 4.5 em vez de 5, pq o Jessé poderia ter facilitado mais a leitura para que o livro fosse mais lido e tido um público maior

Andréia Barbosa 13/09/2022minha estante
Mas que resenha foi essa?! Tô de boca aberta!! Se essa resenha de categoria está assim, imagina como deva ser o livro! Parabéns

Vinicius 13/09/2022minha estante
Obrigado Andréia, que comentário precioso o seu, chega fico sem jeito ^_^

Isadora 13/03/2023minha estante
Amg eu acho que vc ia gostar de ler "Marx - Uma introdução" do Jorge Grespan. Eu vim aqui na pag de resenhas pq tô pensando seriamente em abandonar Elite do Atraso, pq o Jessé parece estar querendo reinventar o marxismo. Não sei se vale a pena continuar, pq parece que mt do que ele fala eu "já li em algum lugar", sabe? Não sei se é por causa desse livro que indiquei, mas talvez vc goste tb. Obg pela resenha :)

Andre.Thieme 30/12/2023minha estante
Concordo muito com a sua resenha. Achei o livro muito cirúrgico, como li em 2023, talvez já estivesse mais familiarizado com o que ele expõe, ainda assim com clareza e fundamentação excelentes.

Vini 26/08/2022

Recomendável para antes das eleições
Para mim, que nunca leu nenhum texto extenso de sociologia, esse livro foi bem tranquilo de entender. Creio que peguei a mensagem.
O autor articula de forma tranquila (não entrega de bandeja ,mas também não dificulta tanto) os motivos que tornam falsa a ideia de que o problema do Brasil está apenas nos políticos (famoso patrimonialismo).
Acredito que teria aproveitado um pouco mais da argumentação do livro se eu tivesse lido o "Casa grande e senzala ", "Os donos do poder" e outras obras que foram citadas , mas o autor conseguiu fazer com que a mensagem principal ainda pudesse ser compreendida , mesmo sem a leitura destes escritos.
Hoje posso dizer que sou um pouco menos ignorante na política do que já fui e recomendo muito esse livro para quem quer "começar a se aprofundar" no assunto.

M Ferreira 21/07/2022

Este livro não apenas abre os olhos do leitor para a realidade brasileira, como também revela as raízes da verdadeira corrupção. Com uma análise minuciosa, o autor desenvolve um panorama geral da história do Brasil e seus impactos na atualidade.

O livro é dividido em três partes principais. Na primeira parte, chamada "Escravidão é nosso berço", o autor apresenta o contexto histórico da escravidão do Brasil colonial, defendendo que a estrutura social do nosso país é fruto da escravidão e não de uma herança de Portugal.

Na segunda parte, o autor apresenta as classes sociais do Brasil Moderno, afirmando que essas são resultado de uma série de fatores sociais. Sendo assim, não podem ser classificadas apenas pelo ganho financeiro.

Na última parte, "A corrupção real e a corrupção dos tolos", o autor expõe a verdadeira corrupção que encontra-se não apenas na política, mas também no mercado. Além disso, apresenta as razões pelas quais a população brasileira consegue ser enganada e manipulada a não pensar e refletir sobre essas questões.

É uma leitura fundamental para conhecermos mais sobre a realidade brasileira atual. Recomendo!
Vitória Carvalho 21/07/2022minha estante
Eu vi a capa e jurei que era algum livro do bozo, divulgando as suas ideias ?

M Ferreira 22/07/2022minha estante
Deus me defenderai kkkkk