A Elite do Atraso

Toni 06/09/2021

Leitura 53 de 2021

A elite do atraso [2017/2019 ed. ampliada]
Jessé Souza (RN, 1960-)
Estação Brasil, 2019, 272 p.

É bem difícil comentar com objetividade este livro quando, no meu caso, tenho tão poucas leituras da sociologia (o único texto criticado pelo autor que li foi Raízes do Brasil). Isso não significa que A elite do atraso seja complicado de ler (pelo contrário, é super acessível), mas apenas que é muito fácil se deixar seduzir pelo discurso inflamado de Souza contra os grandes bancos, a grande mídia e a verdadeira elite que dá golpes em cima de golpes para explorar riquezas que deveriam beneficiar a todos. #soudesses #queima

É possível estruturar os principais pontos do livro em 3 argumentos: 1) a crítica aos textos fundadores da sociologia brasileira (Sérgio Buarque, Gilberto Freyre e Raymundo Faoro) e seu papel na construção de interpretações equivocadas do país (que reforçam a ideia do Estado corrupto e do patrimonialismo como mal nacional); 2) o entendimento da escravidão como trauma nacional fundamental à estratificação social e ao surgimento de uma classe média manipulável pela elite do dinheiro; 3) a criação da “corrupção dos tolos”, baseada no controle da esfera pública e da indústria cultural, que mascara a corrupção real da elite financeira ao manter todo o foco na demonização do Estado e da política. A Lava Jato, por ex., recuperou menos de 1 bilhão de dólares quando no Brasil a evasão fiscal estimava-se em 520 bilhões de dólares.

Ou seja, para o autor, “as teses do populismo e do patrimonialismo caem [...] como uma luva para os interesses dessa elite. Elas servem, primeiro, para tornar invisível a ação predatória de um mercado desregulado como o nosso. Depois, para culpar o Estado e suas elites corruptas—especialmente as de esquerda—de tudo que aconteça sempre que se faça necessário. A responsabilidade da elite e de seus instrumentos, como a mídia, fica também invisível e não é nunca trazida à luz” (p. 148).

Ainda que possam haver problemas que não tenho bagagem para apontar, a análise sobre a classe média aqui é muito boa e nos ajuda a entender de onde vem tanto ódio aos projetos de esquerda e quais discursos precisamos combater.

Girl 01/09/2021

livro ruim
Livro ruinzinho, a autora tem bastante conhecimento mas usou ele só pra falar imbecilidades. E é bem cansativo, livro sem um pingo de ironia ou um pouco de carisma, mesmo que seja teórico, se torna chato e monótono. Coitado de quem tiver esse livro como leitura obrigatória rsrs

Pamylla.Souza 23/08/2021

Somos feitos de imbecís
Incrível!
Segundo livro que leio de Jessé.
Peço, grito: leiam!
Vivemos em uma sociedade fadada ao fracasso.

Pedro.Cabral 19/08/2021

Deixe a covardia na entrada, aqui só tem espaço para a minha
Esse maluco tem uma visão de mundo do [*****].
Ele simplesmente consegue olhar para toda a falcatrua midiática que todo mundo vê, mas não entende, e tirar o que realmente tá acontecendo ali.

A verdade é que se eu conseguisse enxergar a verdade como ele conseguiu nem fudendo que eu colocaria isso para o público. Só nos primeiros capítulos da pra ver o quanto de poder essa elite tem sobre TUDO, então, publicar algo assim é colocar os a cabeça em jogo.

E isso é algo que eu estou pensando desde que comecei a leituras desse tipo: aprendendo como realmente funciona essa merda eu tenho uma bifurcação na minha frente, de um lado eu posso ir pelo caminho mais fácil e aceitar estar merda do jeito que é e assim conviver o resto da minha vida como um covarde. A outra opção é procurar fazer alguma coisa sobre a situação do meu povo(da minha classe) e me tornar um ativista popular.

A escolha que eu fiz hoje foi a da covardia pois eu zelo pelos meus couros e acredito que irei conseguir viver com o sentimento de nem ter tentado.

Me dá até uma vontade de não conhecer nada disso só pra não ficar me culpando. Mas nessa situação eu claramente cairia em algum vício pra preencher o vazio como todo indivíduo da classe média.

Se não fosse um covarde eu claramente estaria fazendo todo mundo da classe trabalhadora a conhecer esse conteúdo nem que seja por memes e dizendo que esse livro é essencial para você meu caro leitor de resenhas. Mas esse não sou eu então tudo o que digo de recomendação é que esse livro é bom todo. '-'
Brujo 19/08/2021minha estante
Muito interessante a sua análise, me deu vontade de adquirir o livro também, pra saber qual é o grau da minha covardia... Hehe

Chihiro 19/08/2021minha estante
Eu não conheço e muito menos li o livro, mas pela resenha que escreveu eu só posso dizer: bem-vindo ao clube, ao clube das pessoas que pensam ter de mudar a situação da sociedade e fazê-la enxergar em uma perspetiva diferente, mas que tem medo demais de serem expostas ao público, perder com isso e, consequentemente, fazendo com que dizem dentro de uma concha.
Eu diria que estamos no mesmo clube junto com um monte de pessoas. :")

Pedro.Cabral 19/08/2021minha estante
Nem precisa ir muito longe nos primeiros capítulos o autor já apresenta a ideia central do livro

Laureen.Scarelli 07/08/2021

Que livro importante para entendermos alguns aspectos sociais brasileiros do passado e sobretudo de agora! Estou fritando a minha cabeça ainda... e a privatização dos Correios votada há 2 dias deu um exemplo claro para mim de como a classe média é realmente manipulada pela elite do atraso. E quem permanece para trás, mas na linha de frente da fome, da pobreza, do anafalbetismo funcional, cultural e político, somos nós! Ódio é o que sinto por carregar as consequências de ações pelas quais não posso ter culpa alguma atribuída. Raiva dessa elite do atraso, que só cresce e nos deixa sempre retardatários, fazendo-nos de trouxas.
Felipe.Camargo 07/08/2021minha estante
Leia a Classe Média no espelho, também é muito bom!

Laureen.Scarelli 08/08/2021minha estante
É do mesmo autor, né?!
Lerei!!!

Felipe.Camargo 08/08/2021minha estante
Sim, tem algumas entrevistas que ele fez, é assustador!

Renato 06/08/2021

O não conhecer do sistema
É incrível que não conheçamos o sistema Brasil. O autor apresenta todo um regramento do sistema social brasileiro oculto a nós e com se faz necessário esse conhecimento para o entendimento do país nesse início da terceira década do século XXI.

jrpsousa 18/07/2021

Ruim.
O autor cria monstros para lutar contra eles.
Jessé Souza, declaradamente petista, passa pano para os anos de corrupção do partido. Cria falsas simetrias o tempo todo. Distorce o conservadorismo...
Triste ver o nível de intelectuais que o Brasil forma.

Obs.: existem alguns momentos (raros) em que o autor diz algo útil. Mas logo se perde em suas visões de mundo ideologizadas.
Girl 01/09/2021minha estante
Tirasse as palavras dos meus dedos ?

Diego 11/07/2021

A elite escravocrata brasileira nunca mudou
O livro do professor Jessé Souza procura fazer uma crítica bem sólida contra algumas ideias enraizadas dentro da ciência social brasileira. A noção do "jeitinho brasileiro" e como ela foi trabalhada desde Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Raymundo Faoro, saindo na mídia de massas e até pelas universidades, para nos convencer que somos "inclinados à malandragem" (como se esta característica estivesse em nossos genes ou no ar que respiramos), é derrubada nesta obra.

Souza explica que esses livros clássicos da sociologia brasileira deram-nos uma noção culturalista e até racista de nós mesmos, não dando ênfase ao que realmente importa na história do Brasil: NOSSO PASSADO ESCRAVOCRATA. Este sim: a raiz que pode explicar nossas maiores mazelas.

Ao falar a respeito de uma elite do atraso, Souza não se refere ao fazendeiro, mas sim ao dono do banco ou ao rentista! Ele deixa bem claro quem realmente está na elite que mantém todo o Brasil no atraso: a elite do capital financeiro; invisível até aos grandes críticos sociais do meio acadêmico (e completamente ignorados pelos especialistas de ocasião da mídia). Neste último caso por uma simbiose de interesses, claro.

O livro procura traçar de forma muito objetiva essas noções e diferenças entre classes. Dentro de uma ótica claramente marxista, Souza descreve a corrupção de verdade (dos rentistas e banqueiros) e a corrupção "dos tolos" (dos políticos e suas malas de dinheiro). Não que um político roubando não seja desprezível. Não é. Mas quando instituições financeiras, através de juros ridículos, extorquem toda a riqueza de uma sociedade, esta sim é a sacanagem que interessa. Quando empresas multimilionárias não pagam imposto (que somam bilhões de reais), isto sim é a sacanagem que interessa. Né, Globo?!

Essa elite financeira captura (pela violência simbólica comprada da mídia) o imaginário de uma classe média que busca desesperadamente se diferenciar da "ralé". Daí que essa elite mantém o esquema escravocrata -- no topo o cara que realmente tem a grana; no meio a classe burguesa que humilha a base; na base os escravos e descendentes de escravos. Este é o Brasil.

A obra (nessa edição) se encerra com um posfácio explicando a ascensão do protofascismo de extrema direita por aqui. Bem interessante.

Rafael.Gomes 10/07/2021

Muito bom e muito ruim ao mesmo tempo
O livro tem um caráter inicial bem acadêmico e procura desconstruir noções gerais de patrimonialismo, meritocracia, populismo e do homem cordial.

Busca substituir tais noções pela luta e conflito de classes, manutenção de privilégios e pela herança escravocrata do nosso país.

Este começo é fantástico e seria muito interessante que fosse lido por muitos.

Entretanto, mais para o final do livro, perde-se o olhar mais acadêmico e é iniciada uma defesa mais ideológica da esquerda (com a qual concordo em vários pontos) sem qualquer crítica ou reconhecimento dos seus erros.

Ou seja, é o um livro escrito para os já ?convertidos?, pois se perde numa defesa exagerada ao final, deixando sem muita credibilidade até a excelente parte inicial?

Indicaria como excelente livro em seus conceitos inicias, mas o livro me deixa triste por saber que não conseguirei compartilha-lo como gostaria e seria necessário fazê-lo.

Trechos:

Toda a nossa atuação no mundo é influenciada, quer saibamos disso ou não, por ideias. São elas que nos fornecem o material que nos permite interpretar nossa vida e dar sentido a ela. Por conta disso, quem controla a produção das ideias dominantes controla o mundo. E também por isso, as ideias dominantes são sempre produto das elites dominantes.

Não é a polícia a fonte da violência, mas as classes médias e alta que apoiam esse tipo de política pública informal para higienizar as cidades e calar o medo do oprimido e do excluído.

Alef 07/07/2021

Inquietante
Acredito que este seja o principal sentimento que tenho agora logo após ler as últimas páginas: inquietação. Ainda que minha visão de mundo seja diferente da do autor, seja por ignorância minha ou por algum outro motivo, o livro é, no mínimo, espantoso, no sentido filosófico de espanto. No mínimo, convida a uma reflexão profunda sobre as raízes do mal político que nos assola.

No mais, achei a linguagem do livro complicada, e um pouco rebuscada, e a escrita do autor também prejudica o andamento em alguns momentos. Mas nada que prejudique em absoluto a leitura para um leitor mediano como eu.

Ainda digo o seguinte: gostei bastante do convite à reflexão e da reflexão proposta.

P. H. de Aragão 06/06/2021

A Sociedade Atrasada
A Elite do Atraso me fez pensar muito durante sua leitura e após, em reflexão sobre várias concepções errôneas em que acreditamos, infelizmente naturalizadas após muita repetição.

Jessé Souza trata de conceitos profundamente entranhados nas mentes de todos nós brasileiros, como as definições de homem cordial, a crença no próprio vira-latismo, e o mito da corrupção (apenas) estatal. E constata a escravidão como base da nossa sociedade disfuncional, que nos últimos anos se escancarou sem pudor em uma visível guerra de classes.

Da mesma forma, o livro também me fez refletir ainda mais sobre os cuidados que devemos ter com as produções culturais que consumimos e propagamos. Pois a escravidão legalizada pode ter acabado, mas a dominação simbólica ainda coloniza nossas mentes e ocupa nossos corpos. Estejamos atentos.

Nota 9/10

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Jader Selleri 27/05/2021

Só queria ver a reação do Moro quando tivesse lendo esse livro. Muito bom. A classe média deveria ler.

Rafael Bezerra 18/05/2021

Livro atual e rico em novas percepções. Se faz necessário à leitura para quem quer entender o Brasil. Leia sem medo.

Marcel 17/05/2021

E agora entendi o que a expressão "um tapa na cara da sociedade" deveria significar.