O bom filho

O bom filho You-Jeong Jeong

Resenhas - O bom filho

Archie 11/09/2021

Thriller sangrento
Na minha trajetória de leitor, nunca me aventurei por leituras de thriller - nem um Stephen King basicão passou na minha mão.

Mas esse livro me mostrou tudo que eu estou perdendo! A autora faz um trabalho magistral na construção da narrativa, em que o protagonista - imerso numa cena macabra e sangrenta, completamente sem saber o que aconteceu - e o leitor vão descobrindo juntos como montar o quebra cabeça dos acontecimentos que levaram àquilo.

Apesar de ficar óbvio de quem é a autoria do ato sangrento, ainda é muito intrigante e empolgante ir entendendo como tudo aconteceu, conhecer a história das personagens e ir se engajando na medida em que somos apresentados aos fatos.

Tem uma pegada psicológica bem forte, inclusive consegui reconhecer a psicopatologia bem clara, mas mais interessante ainda é pensar como ela foi constituída analisando a história e a dinâmica familiar.

Mais uma experiência que o Leia Mulheres Uberlândia me possibilitou e eu sou muito feliz com essa escolha!

stonermilker 11/09/2021

ao chegar em certa parte do livro, você já consegue saber tudo o que vai ocorrer praticamente até o fim. mas, isso não tira a vontade e você continua engolindo as páginas por estar extremamente curioso em como o protagonista do livro irá levar as coisas. um ótimo thriller, definitivamente

Tatiana Patrícia 11/09/2021

Suspense muito bom!
O tipo de livro que eu gosto!
Suspense que prende do inicio ao fim!
Da uma agonia pelo personagem, uma vontade de ajuda-lo a lembrar o que de fato aconteceu!

karolyne.reiis 11/09/2021

meu deus, esse livro vai mecher com sua mente( o que de fato é o objetivo dele)
e fiquei chocada com algumas coisas, pra quem gosta de um bom triller psicológico. esse é uma boa dica!!

Milena 07/09/2021

O Bom Filho
A ironia do título antecipa a tragédia que permeia toda a obra. Chocante, pesado e não-convencional! Para quem ama um thriller, fica a ótima dica para ler essa obra!

Ingrid966 04/09/2021

Thriller incrível
O bom filho me surpreendeu positivamente!!
Thriller psicológico (o melhor tipo) que tem gatilhos fortes mas abordado de maneira perfeita. Fala da vida de um homem adulto e das suas lembranças de criança e como tudo gira em torno de um único acontecimento.
O livro se passa em torno de 3 dias intensos vivido pelo personagem e explica claramente como a mente dele funciona, e é incrível! E o final? um plot perfeito.

Cecilia 01/09/2021

O bom filho?
Leitura fácil. Texto fluido Enredo interessante. Mas eu esperava mais do final.
O início do livro é instigante e deixa o leitor bem curioso. Já na metade é possível entender o que aconteceu e já não há tanto suspense. Beirando o final cria-se curiosidade sobre como se dará o final do enredo e personagens, e foi nesse ponto que me decepcionei. Esperava um final diferente. Por esse motivo finalizo dizendo que não gostei do livro, apesar da avaliação boa.

Queria um encerramento diferente.

Dhilia 30/08/2021

Opinião pessoal? Talvez...
É um bom livro.
O que podemos afirmar sobre ele... Tem uma trama que considerei simples, é fácil de ler. O foco acredito ser no desenvolvimento do personagem a partir de um fator trágico e chocante.

A trama é envolvente. Anseia por mais, por descobrir mais. O texto flui, não enrola demasiado e o vocabulário não é tão robusto. Parece simples e direto.

No entanto, a maior parte do plot pode ser tranquilamente deduzida até antes da metade do livro, o que o torna um tanto quanto previsível. Eu, particularmente falando, acabei terminando de ler a obra apenas para comprovar se minhas teorias sobre a trama estavam certas, e com o fim da leitura, elas se provaram parcialmente corretas.

Acredito que o ponto forte não é a linha do tempo presente em relação ao acontecimento dos fatos. A leitura intercala-se entre o momento de agora e o passado. A trama que envolve o tempo atual limita-se na angústia e calmaria que o protagonista expressa.

O livro traz alguns dados (acredito eu) pertencentes à psicologia, mas não é bem uma certeza por parte minha. Não pesquisei para saber.

Em suma. É um livro cuja trama prende a atenção, mas também é simples de entender o que acontece afinal com o personagem em questão.

É curto, tranquilo e com um plano de fundo interessante.

Jaquelline.S. 25/08/2021

De 'bom filho' não tem nada!
É um livro bem interessante. Leitura fluida, você quer descobrir logo tudo.
Achei o Yu-jin uma leve mistura de Norman Bates com Grenouille.
Algumas coisas eu adivinhei, antes que se confirmassem.
Esse livro me deu um nervoso, um medo, eu sempre me imagino no lugar dos personagens, então fiquei em pânico. O final me deixou indignada, mas é um livro muito bom, recomendo.
Kamilla 26/08/2021minha estante
Eita ?

amayarafaria 24/08/2021

Livro mais doentio que já li
Até uns 30% achei a leitura um pouco cansativa, mas teve um momento que simplesmente não consegui parar de ler. Recomendo demais pra quem gosta desse tipo de leitura.

dani 24/08/2021

O "bom" filho
"Sim, eu estava tremendo. Um frio azul envolvia minha nuca. Era o medo. Eu mal conseguia respirar. Queria engolir um punhado de calmantes e ficar deitado de barriga para cima. Merda. O que eu ia fazer agora?"

Essa citação traduz a sensação que fica ao terminar a leitura. "O bom filho" foi uma experiência nova para mim, já que foi meu primeiro thriller. Obra que atribuiu à autora You-jeong Jeong o apelido de "Stephen King coreana". Esta foi a terceira escritora sul-coreana que tive o prazer de ler esse ano!

Yu-jin, narrador da história, acorda sentindo o cheiro pungente e inconfundível de sangue. A partir daí, acompanhamos, ou melhor, somos levados por Yu-jin em uma jornada bastante perturbadora em busca de respostas. Para isso, será preciso não apenas recuperar a memória do que aconteceu no dia anterior, mas vasculhar o passado repleto de segredos da família Kim.

Confesso que em alguns momentos me perdi um pouco na linha do tempo e também nos labirintos da mente humana apresentados na obra. Ainda bem que li com minha amiga Sara, que além de ser muito observadora também é psicóloga. Seus comentários certamente enriqueceram minha experiência de leitura. (Ah, e foi ela que me presenteou este livro. Obrigada, amiga!)

Embora o livro não se encaixe na categoria de romance de formação, não deixa de ser uma jornada de autodescoberta (bem inusitada). Também faz uma série de questionamentos à sociedade coreana e ao conceito de família perfeita, que preza a honra e as aparências a todo custo, mesmo que as consequências possam ser trágicas.
Sara.Marques300 24/08/2021minha estante
Ahh, eu que agradeço, sempre é bom ler com você!
E ótima resenha, assino embaixo : )

dani 24/08/2021minha estante
Mal posso esperar nossa próxima leitura! ?

Sara.Marques300 14/12/2021minha estante
Estou esperando para vê quantas estrelas você vai dar.

Su :) 09/12/2023minha estante
queria muito a análise da sua amiga kkkkkk

dani 09/12/2023minha estante
Oi, Su! Ela também fez resenha desse livro ?

Su :) 21/12/2023minha estante
obrigada, vou procurar ?

brugoo 18/08/2021

inacreditável
bem, eu gostei muito da leitura. a história demora até os 30% mais ou menos para realmente começar, por isso demorei para ler, mas depois não consegui parar de ler. foi realmente bem escrita e consegui imaginar as cenas claramente, fora que, a personalidade dos personagens para mim foi bem descritas. o final eu ainda não sei o que dizer... acho que não gostei muito mas pensando bem não consigo imaginar acabando de outra forma não sendo algo previsível

Kássio 15/08/2021

Olha, a autora escreve muito bem e na maior parte do livro acho que ela conseguiu entrar um ritmo frenético que não deixa a gente largar e parar de ler. Só durante uns 20 ou 30% que eu me senti sendo "enrolado" e achei que ela poderia ter sido mais objetiva. De todo modo, certamente não faz meu gênero. Acho que pra histórias de suspense e investigação eu realmente prefiro contos. Romances longos assim me deixam muito aflito e quero morrer com a curiosidade ?