O Bom Filho

O Bom Filho You-Jeong Jeong

Resenhas - O bom filho

Thamiris 01/12/2020

Não superou minhas expectativas
O livro tem um enredo bom, porém imaginava algo completamente diferente de como é a narrativa. Achei a narrativa um pouco lenta e cansativa em alguns momentos, achei o livro um tanto quanto parado. Apesar de ser lento o leitor quer chegar ao final que para mim não foi tão surpreende. Esperava mais desse livro mas apesar de tudo foi uma boa leitura.

Ale 17/06/2021

Sem palavras
O Bom Filho é um livro que te prende desde o começo. Suas descrições são agoniantes e incrivelmente bem escritas, suas reviravoltas são marcantes e eu amei o jeito que a história foi de encaixando e se desenvolvendo. Apesar de todos os surtos que eu tive lendo, esse é um livro 5 estrelas. Não tenho o que reclamar dele.
Carol 17/06/2021minha estante
Um livro bem pesado?

Ale 17/06/2021minha estante
Simm, mto pesado

Løu huebes 20/03/2020

Adorei
Este livro é um thriller muito bom na minha opinião, mas poderia ter sido melhor.
Certa manhã Yu-Jin Han acorda com um estranho cheiro de sangue, e se depara com um corpo deitado em uma poça se sangue dentro do seu próprio apartamento, com lembranças vagas da noite passada ele tenta entender o que aconteceu naquela noite, a única coisa que se lembra vagamente é de sua mãe chamando pelo seu nome.
Um thriller psicológico confuso e envolvente, como eu amo esse tipo de livro eu pude ler ele super rápido, ele te prende do início ao fim com uma narrativa bem elaborada e envolvente. Narrado em 1º pessoa, vamos conhecer um pouco do passado do Yu-Jin Han para podermos tentar ?entender? o porque do presente. Ele é um famoso vira página, aquele livro que você não consegue parar de ler.
Leia e descubra oque a mente misteriosa do Yu-Jin Han poderá oferecer para você!
Final surpreendente, mas a história é um pouco previsível por isso deixou a desejar, por ser um thriller um pouco de emoção as reviravoltas e surpresas ao decorrer da leitura são essenciais por isso 4,5 estrelas.
Livro Sul Coreano, e que teve inspiração em um caso que chocou a Coreia do Sul no passado, gente eu fico muito feliz por fazer parte da @taglivros por me proporcionar essa experiência, pois eu nunca iria ler um livro Sul Coreano podem ter certeza!

Lari Giotti 28/10/2020

Intenso
Enxergar o ponto de vista de um psicopata foi uma experiência um tanto quanto intensa e em muitos momentos, revoltante.

Aline 1st 27/10/2020

O livro é intenso, como ouvir Cradles de Sub Urban... You-jeong foi brilhante.

luna 11/01/2024

Avassalador
Não me canso nunca de livros viscerais, violentos e lindamente escritos!!!!! apesar de ter adivinhado a maioria das revelações foi incrível como eu ficava mais instigada a cada página.
essa história é acima de tudo um "coming of age" trágico, yujin precisa se descobrir e aprender a aceitar sua natureza assustadora que foi escondida dele durante toda a sua vida e isso foi abordado de uma forma tão sensível e triste, profundamente triste.

PsicoThriller 10/01/2024

Desgraçou minha cabeça
Suspense psicológico coreano, com um bom embasamento psicanalítico e que vai te enlouquecer junto com o protagonista em um puro suco de caos ??

Xianxian 11/04/2021

O mal da humanidade é se adaptar
EU SIMPLESMENTE AMEI!
No começo achei que os longos capítulos iriam me desanimar, mas quando notei já estava praticamente devorando o livro.
É preciso ressaltar que o o protagonista não é um narrador confiável, sua mente para tentar se proteger acaba omitindo detalhes e sua memória transita entre momentos distintos da sua vida.
Toda essa não linearidade das memórias faz com que o leitor várias vezes mude de opinião e seja facilmente manipulado pelo Yu-jin
Amei a a forma como os personagens foram construídos e você se perguntar se o que eles fizeram foi o certo ou não.

Clara 04/10/2020

Nunca tinha lido livro de suspense antes. Me peguei em vários momentos em que eu não estava lendo, refletindo muito sobre o comportamento do protagonista e o desenrolar da história. Gostei! Achei bem escrita também!

e os Livros 11/08/2023

Um Norman Bates moderno
A psicopatia chega aos duplex da classe alta sul-coreana, e não demonstra um pingo de piedade. Leitura pesadíssima da mais alta qualidade.

Ozzy 02/04/2022

Esse livro é menos um suspense de investigação comum, e mais um estudo de personagem, muito bem escrito e elaborado. Se o que você procura é um thriller cheio de ação e reviravoltas, esse não é o livro para você, esse é um mergulho mais lento e cru no psicológico de um personagem, onde o foco está mais nas circunstâncias que levam a situação limite do que na situação em si. Com certeza me deixou na vontade de ler outros livros da autora, pena que esse é o único traduzido para o português, até agora, e só existem outros dois traduzidos para o inglês...

Yeda 04/10/2022

O livro fala sobre Yu-jin, que acorda sem lembra de nada do que aconteceu na noite passada, e se depara com uma cena terrível: o corpo de sua mãe degolado e sangue por todo lado. Ele precisa descobrir o que aconteceu. A narrativa é em primeira pessoa e conforme a trama se desenrola, descobrimos, junto com o protagonista, o que aconteceu. E também compreendemos a complexa relação entre mãe e filho e o passado deles.
No geral, é repetitivo. O protagonista é o narrador e a maior parte da história se passa em sua cabeça: Yu-jin mergulhando em memórias, Yu-jin desesperado e Yu-jin tentando se lembrar do que aconteceu e voltando sempre ao mesmo redemoinho de desespero e de negação da situação. O livro poderia ter umas cem páginas a menos e toda a estrutura ainda estaria intacta.
O maior problema desse livro é sua obviedade. Não há problema nenhum em ser previsível, contanto que a história seja bem contada; a premissa desse livro já implica certa previsibilidade e tudo bem. Aqui, a trama não é bem desenvolvida e a história não é bem contada. Já dá para saber como tudo vai desenrolar e todas as "minúcias" nas primeiras dez páginas. E o desenvolvimento da trama é fraco, sem nuance. Nada é demonstrado por atos, tudo o que acontece é o narrador dizendo claramente. Não há detalhes que indiquem nada. E como o livro só foca em um detalhe, tudo desaba; descobrir quem matou a mãe de Yu-jin se torna não só o clímax, mas uma muleta. Não há nada no livro fora isso. A relação entre o protagonista e a mãe só é explorado quando conveniente, sua personalidade também. Então, o que resta quando isso é mal construído? Nada. Outro problema é na primeira metade do livro, em que a autora tenta passar para o leitor o desespero que o protagonista sente. Então são diversas frases repetidas, sobre o protagonista estar desesperado, suando frio, negando tudo de novo, de novo e de novo. Isso é bem cansativo. E é inútil, já que o protagonista é frio.
- SPOILER ABAIXO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
--------CONTÉM SPOILER-------
Eu sou muito receosa com livros que tratam sobre assassinos em série, e esse livro só confirma o meu receio. A maior parte desses livros parece que tiram os requisitos para ser um assassino em série daqueles "Manuais do FBI", "Requisitos do FBI para ser considerado um serial killer" e colocam tudo no livro, escrito com as mesmas frases que a gente vê em qualquer post duvidoso do facebook. Então, do nada, tudo vem. Maltrato com animais, xixi na cama, falta de empatia. Tem até aquela frase óbvia que as pessoas são divididas em "ser útil para o psicopata ou não". É bobo e raso. "Eu minto para conseguir o que eu quero". Meu deus, há tantas formas de mostrar isso em um livro ao invés do narrador literalmente dizer isso. É ridículo. E a forma com que "descobrem" que ele é um psicopata? Pífio. Tudo é preto no branco, escrito em pedra.
"Ele agiu assim, assim e assim"(checa todos os requisitos para ser um psicopata), então ele é um psicopata. Os testes realizados nele que deixaram assustados todos os cólegas psicólogos? Quem escreveu isso? Uma pessoa de 15 anos? Como alguém simplesmente determina que alguém é um psicopata terrível porque a criança não sente empatia? Podre. De novo, parece um post de facebook. Mesmo tendo um questionamento sobre se foi justo ou não "diagnosticar" uma criança dessa forma, a própria trama apoia o "diagnóstico". A psicopatia aqui foi tratada como alguma alergia: você tem os sintomas então é obrigatoriamente isso. A própria personalidade do personagem é baseada nesses requisitos. Poderia ter explorado diversas vias para criar um personagem bom, já que é ficção e, mesmo na vida real, sabemos que esses requisitos não são obrigatórios ou definidores. Isso foi decepcionante, de verdade.
Por fim, o protagonista era para ser um narrador não confiável. Mal executado. Que narrador não confiável é esse que é tão óbvio? Que fala exatamente o que está acontecendo? Que, ao invés de distorcer as coisas, mentir e etc., só fala que está mentindo e dá para definir claramente o que ele está tentando justificar e o que ele não está?

Beatriz.Gianelli 06/11/2020

O livro é excepcional, fiquei presa do início ao fim e não consegui parar de ler nem por um segundo. O fato de ir descobrindo as coisas junto com o personagem principal torna a história cada vez mais interessante.

José Vitorino 04/03/2020

Ter certa intimidade com alguns cacoetes desse gênero é ter metade do caminho percorrido, o plot principal é de uma previsibilidade que é quase um afronte. Mas as recompensas em outros aspectos da feitura fazem a leitura valer. Em especial os desencadeamentos menores.

Não costumo ter predileção por um determinado tipo de texto em detrimento de outros, mas prezo por um ritmo mais lento onde o artesanato da forma ascenda a trama, e não é o caso. A tradução é quadradinha, apenas correta. E é compreensível.

É visceral nos temas, e viciante em algumas passagens, ainda assim, é menos um exercício de polidez que mero passatempo. Tá na média.