Keeping 13

Keeping 13 Chloe Walsh
Chloe Walsh

Resenhas - Keeping 13

Hév 27/05/2024

I hope every single one of you finds a Johnny, amen
Os livros dessa série me despertam tantas emoções, é honestamente impressionante como a autora desenvolveu bem esses personagens, é uma das found families mais bem construídas que já li. Simplesmente não tem como não se envolver e torcer muito pra que cada um deles só seja feliz, porque Deus sabe que os coitados merecem, cada um carregando uma cruz diferente.

Sobre esse segundo livro: pra ser bem sincera acho que o primeiro continua sendo melhor, muitas partes aqui foram bem arrastadinhas, como se a autora tivesse enchendo linguiça mesmo pra desenvolver o relacionamento dos personagens tomando mais páginas quando não precisava. >Facilmente< daria pra cortar umas 200 páginas aqui e deixar mais sucinto, seria bem mais fluido e ouso dizer que o enredo não perderia muito com uma boa resumida nos fatos. Embora eu absolutamente ame todos os personagens aqui e o casal principal no finalzinho eu já tava meio ?acaba pelo amor de Deeeeeeeus?, and that?s on ler 1500 páginas sobre um só casal. Continuo com a opinião que dei na resenha do primeiro da saga: dividir em 3 livros seria uma decisão visando a saúde mental e ocular do leitor.

Agora aos fatos um pouco mais específicos do enredo: eu conto nos dedos quantas vezes chorei assim com algum livro. Sem brincadeira alguma, passei uns 15 minutos com uma cachoeira nos olhos no pico desse aqui, acho que ninguém tava esperando e foi bem do nada, arrebatador mesmo. O fato em si me deixou abalada, mas a reação de todo mundo que ficou depois da tragédia acabou comigo, principalmente em relação aos pequenininhos. Sinto que Johnny cresceu muito aqui, embora tenha um ciúme que passa do ponto algumas vezes, nos outros aspectos dá pra ver claramente um desenvolvimento do personagem e isso também se espelha na relação do casal. É lindo demais como ele abandona qualquer coisa pra cuidar da Shannon a qualquer momento que ela precisa. E a família dele? meu Deus, que pais!!!!!!!!!! Sem palavras. É isso.

No mais, Gibsie continua sendo um dos meus personagens favoritos de todos e ele traz uma leveza que essa série precisa dentre todo o sofrimento e caos (mas vou admitir que me acabei de chorar também quando o Johnny tava simplesmente sendo o suporte de todo mundo e quando desabou o Gibsie tava lá pra segurar ele ???), mal posso esperar pra ler os livros dele!! Mas também tô bem feliz em ler a visão do Joey nos próximos da série, esse coitado passou por tanta coisa que tô até aflita antecipadamente em ver o que ele pensa e o que aconteceu detalhadamente. Aoife também é um anjinho, aqui, mesmo sendo personagem secundária ainda, ela foi mais trabalhada do que no primeiro livro e me fez criar muito carinho pela bichinha também. Ansiosa pra sofrer e me descabelar com a história desses dois, mas só daqui algum tempo, preciso respirar antes de encarar mais 1500 páginas de um mesmo casal ?? Chloe, ajuda a gente!!!
Vicmayimona 27/05/2024minha estante
Todo mundo só sofre aqui pelo jeito kkkkkk coitados!!

Hév 28/05/2024minha estante
Mulher, demaissss!!! Se colocar esse pobis numa cidade ela vira coitadolandia, pq pense num povo pra ter passado por coisa traumática

Bellaking 28/05/2024minha estante
Prepare o coração para os livros dos meus favs ???

Hév 28/05/2024minha estante
Ai meu Deussss, vc achou mais sofrido que os do Johnny e da Shannon, amg?

Bellaking 29/05/2024minha estante
Sim, mas com sofrimento diferente ?

Filipa9 13/11/2023minha estante

Falou TUDO

Filipa9 03/01/2024minha estante
Obrigado ??

Filipa9 03/01/2024minha estante
Tinha gente me insultando aqui. Tive que apagar os comentários KKKKKK

natalialino 04/01/2024

Like the river?
?esse sempre vai ser o melhor apelido da história. Todas as vezes que ele surgia, meu coração saltava no peito.

No momento estou respirando fundo pós Keeping 13, não achei que iria sofrer ainda mais pós Binding 13, eu realmente acreditei que NADA poderia ser pior do que já tinha lido lá. Doce engano. Shannon e seus irmãos são guerreiros, resilientes e fortes. Nesse volume temos mais destaque para o casal e também para a família de Shan, foram tantas marcações que meu Kindle quase explode.

A escrita dispensa comentários (novamente), ela consegue ser até melhor. Os diálogos são extremamente bem executados, como um livro tão sério pode te fazer sorrir com a mesma frequência que te faz chorar? Através de MUITO cuidado na escrita da autora. Incrivelmente ela consegue não torná-lo bobo.

Gostaria de fazer um adendo para Shannon e Jhonny, eles são perfeitos juntos e isso é apenas reflexo do quanto são incríveis separados. Um relacionamento sólido mesmo que para dois adolescentes. Eles estão o tempo inteiro cedendo e se doando, é emocionante demais.

Licença poética para mais um adendo referente a Joey e Aoife, imergi na estória deles e não consigo mais parar de pensar no quanto eles sofrem juntos e o amor permanece intacto, sinto que os livros deles serão uma montanha russa de emoções. Claire e Gibs, Lizzie, Hughie, Katie e Feely, todos eles conquistaram meu coração. Uma found family do maior escalão. Todos eles moram em meu coração.

A família do Jhonny, a família da Shannon, vivi em um misto de emoções que beiram as lágrimas e as gargalhadas. O sr. e a sra. Kavannaugh são exemplos de como pais devem ser para seus filhos, rigorosos e ao mesmo tempo incentivadores, amáveis e caridosos. Vejo muito da Shannon e Jhonny do futuro neles dois.

Não acredito que algum outro livro venha a tomar o posto de primeiro lugar das leituras do ano, estou fascinada e obcecada por Boys of Tommen. Se você não quer um romance clichê, bobo e para sair da ressaca, pode cair de cabeça nessa estória, ela definitivamente não é simplória.
Juju 16/02/2024minha estante
Realmente vai ser sempre o melhor apelido ?

Juju 16/02/2024minha estante
A proporção de emoções que a autora leva pra gente nesse livro é surreal demaiiis

Resenha perfeitaaaaaaa

giu 23/04/2023

Simplesmente perfeito, eu ainda leria muito mais sobre eles?
o relacionamento deles é tão fofo, eles são tão queridos um com o outro, amo muito eles!!!! to ansiosa pro livro dos outros
helols 28/04/2023minha estante
Você tem o pdf/epub traduzido?? Se sim tem como me enviar por favor? Eu terminei o primeiro e agora tô procurando o segundo e não consigo achar, estou desesperada já???

giu 28/04/2023minha estante
oiii, eu tenho sim? por onde posso te mandar?

helols 29/04/2023minha estante
eu já consegui amg ?? mas mesmo assim muito obrigadaaa

madelcol 21/05/2023

I?m keeping you. for keeps.
?i?m keeping you, shannon lynch.?
quando dei uma segunda chance pra binding 13, não imaginei que eles se tornariam parte de mim. lê-los foi como encontrar mais um universo diferente do meu onde sou aceita sempre que preciso, como aqueles dias de chuva onde a gente encosta a cabeça no travesseiro e aproveita o barulho das gotas batendo no chão, ou aquele dia de verão onde escutamos o mar ir e voltar e simplesmente respiramos. shannon e johnny abriram uma brecha no meu coração e se instalaram, levando todos os personagens junto.
eu não poderia agradecer mais por terem feito isso.
21/05/2023minha estante
mas gente, já quero ler

madelcol 21/05/2023minha estante
le, você PRECISA ler!!!!??????????

21/05/2023minha estante
eu vooou, ma! já anotei aqui para minha próxima leitura ?

Xuxu 30/04/2024minha estante
Gostou tanto e deu 3,5? Tadinho do livro moca ?

Duda 12/05/2024minha estante
lê saving 6 que continua com a história do joeyy!!

belmuffin 31/05/2024

?Oi Johnny. Oi Shannon?
Ok sem dúvidas esse é O LIVRO da minha vida. (Não literalmente, claro.) Quando vi que era slow burn (600 fucking paginas) eu pensei que ia abandonar na metade, mas em dois dias eu já estava na página 500. Pela primeira vez eu li um romance onde não tenho reclamações sobre o casal. O Johnny não é tóxico, e não tem nada daquilo ?ele me odiava e fazia bullying comigo, mas agora ele me ama?, é simplesmente um romance fofo e clichê onde o garoto fica caidinho pela garota antes da página 60. E a evolução da Shannon? Meu Deus. Eu me identifico muito com ela em algumas situações com a família dela (não todas, calma) e ver o Johnny protegendo ela de tudo, mds. Eu terminei o primeiro livro e não fiz nenhuma resenha pq quis começar o segundo imediatamente. E as músicas? MEU DEUS AS MÚSICAS, são perfeitas, e eu aconselho a quem for ler os dois livros que leia ouvindo a playlist ?Shannon and Johnny? no spotify, em vários momentos da história, músicas de acordo com os momentos começaram a tocar e isso tornou tudo ainda mais emocionante. E o gibs? Meu Deus, que garoto incrível, to ansiosa pro livro dele e da Clarie (tanto que pulei os dois livros do Joey, pq pelo que eu vi, é apenas contando tudo que aconteceu ao longo dos anos antes e durante Binding 13 só que no ponto de vista do Joey e da Aoife) Agora vamos as minhas partes favoritas:

3. Todas as vezes em que o Johnny defendia a Shannon.
2. A mamãe K entrando no quarto quando a Shan e o Johnny estavam sozinhos (rachei nessa parte KKKKKKK)
E?. Em primeiro lugar:
1. Quando o Johnny tava consolando a Shan pela morte da mãe dela e ele começou a cantar ?Here Comes The Sun? baixinho. Essa é uma das minhas músicas favoritas.

Definitivamente, não vou esquecer dessa história tão cedo. E estou com medo pq está ficando famosa e a qualquer momento a Netflix pode resolver fazer uma adaptação e acabar com tudo (assim foi com ?O Fabricante de Lágrimas?, outro livro incrível destruído pela Netflix.)

Petição pra alguma editora do Brasil traduzir e lançar os livros físicos da saga, por favor ??
pxofhearts 31/05/2024minha estante
Eu torço pra que se um dia rolar uma adaptação, que caia nas mãos da Amazon! A Netflix não sabe adaptar livros bem, e a prime vem se destacando cada vez mais no quesito

belmuffin 31/05/2024minha estante
Simm, as adaptações da Amazon estão perfeitas ultimamente

paloma320 20/05/2024

"todo o meu coração está dentro de você."
sei lá, eu de verdade não sei onde tava com a cabeça quando decide ler esses livros. fui muito guerreira de encarar dois livros com mais de 800 páginas, essa foi a primeira e última vez (eu sempre caio nas panfletagens do tiktok - e sempre me arrependo também).

bom, eu elogiei bastante o primeiro, apesar de não ter achado mil maravilhas. mas esse aqui é muito chato (com todo respeito para quem gostou), é muita enrolação, muito drama, muitos adolescentes. e eu ainda não superei o fato que a história se passa em 2005.

ainda acho jhonny e shannon super fofos, mas o relacionamento deles me estressou muito. a autora focou tempo demais no plot de sexo, era toda hora alguém interrompendo ou ele dizendo que ela não tava pronta e tal, e quando finalmente eles transaram, não foi nada de mais; achei horrível na verdade. chegou um momento que eu achei o relacionamento deles tão maçante, era sempre a mesma coisa. acredito que o namoro deles não tinha tanto material pra render até o final do livro. e queria muito que a shannon tivesse tido mais personalidade, juro a menina era uma santa, na minha opinião a autora pecou muito na construção da shannon nesse segundo livro.

outra coisa que me incomodou muito foi o fato da autora fazer com que todos os adolescentes tivessem obrigações que iam além da idade deles, principalmente o jhonny; tinha situações que só cabiam aos responsáveis resolver (se bem que os pais da shannon não serviam pra nada, mas esse não é ponto).

a escrita da autora é muito boa, mas ela descreve demais as coisas; além de ter muitos diálogos e cenas repetitivas - o livro poderiam ter umas 300 páginas a menos. mas gostei muito do fim que ela deu aos pais da shannon, acho que esse era o único final possível que eles poderiam ter. inclusive, gostaria muito que a autora tivesse escrito cenas da bisavó da shannon, ela só é citada e não tem nenhuma cenas ou diálogos com os bisnetos (?).

enfim, não é um livro ruim, é apenas muito chato. eu meio que fiquei desesperada com o tanto de páginas, pq quanto mais eu lia, mais páginas tinha. e chegou um momento que eu só queria acabar com a leitura logo. amei os personagens secundários - os amigos do jhonny e os pais dele, a claire, os irmãos da shannon -, a autora escreveu eles muito bem; mas nada me faria ler o restante da série. todos os outros livros são grandes e eu não tenho mais paciência pra ler tanta enrolação. sendo bem sincera, eu não recomendaria pra ninguém.
izabelle 06/06/2024minha estante
amg vc descreveu EXATAMENTE oq eu penso.
fui ver as resenhas e vc foi a única que encontrei falando sobre esses pontos ?ruins? do livro..

paloma320 07/06/2024minha estante
amg é muito difícil achar alguma resenha negativas desses livro; quase todo mundo elegia eles super. que bom que vc também pensa o mesmo, não estou mais sozinha kkkkkkkk

ticiaabs 08/04/2024

I?m keeping you!!!!
MEU DEUS acabei de terminar e, sinceramente, esse livro é tão bom quanto o primeiro
Eu gostei muito da história da Shannon e do Jhonny, mas principalmente porque além de desenvolverem os dois, também desenvolveram todos os outros personagens (bem mais que no primeiro livro)
Fiquei muito feliz em algumas partes, muito triste em outras, em certo momento do livro eu consegui adivinhar o plot que aconteceu por volta dos 70%, mas isso não mudou em nada a minha experiência!!! A escrita é tão boa que você só quer ver os personagens juntos fazendo absolutamente nada, só existindo juntos
Os pais do Jhonny MUUUITO divos, os irmãos da Shannon uns queridos, a Aoife e o Joey são fofíssimos e eu estou MUITO ansiosa pra começar os livros deles!!!!!!!!! Eu gostei muito do caminho que eles tão dando pro Gibsie e a Claire também
O que eu mais gosto nesses livros é como eles fazem você se conectar tanto com os personagens, dá quase pra você sentir o que eles tão sentindo ali sabe. Tipo a Shannon (que meu deus coitada da minha menina Shannon que sofreu grande parte do livro), toda hora que alguma coisa acontecia com ela eu sentia tanto por ela, e ver o ponto de vista do Jhonny também é tão bom
O que me surpreendeu é que não foi como em livros de romance normais que o casal tá bem, acontece alguma coisa e eles se separam, eles simplesmente continuaram juntos desde o momento que eles falaram o que sentem um pelo outro no final de binding 13, e eu achei isso lindo ???? espero que mais pra frente a gente ainda tenha mais do Jhonny e da Shannon, porque vai ser difícil superar esses dois
Com certeza foi um livro favoritado, e tô muito ansiosa pra ler os próximos!!!!
Vanna 14/04/2024minha estante
você sabe aonde acha traduzido??

ticiaabs 14/04/2024minha estante
não sei :( eu li em inglês, e quando fui olhar não tinha achado traduzido

dramione 15/06/2022

"I love you. A crazy fucking amount."
Eu não gosto muito mais de escrever resenhas, tanto que essa nem vai ser uma resenha crítica nem nada, eu só realmente precisava expressar meu amor por esse casal, por essa história, por essa autora, por essas personagens incríveis, eu nem sei por onde começar.

Primeiramente, Shannon like the river Lynch; ela tem todo meu coração, e eu espero que ela nunca me dê ele de volta. Sou 150% apaixonada por ela, o desenvolvimento dela desde o primeiro livro até o final desse foi a coisa mais linda do mundo. Ela é uma daquelas personagens que são tão reais que não tem como você não acabar se identificando com alguma frase dela, algum pensamento, alguma ideia; ela tem defeitos e medos e é isso que a faz tão real, tão bonita. Ela é extremamente forte, leal e boa, tipo, de alma. E ela é tão fofa! Queria muito guardar ela no meu bolso da frente e levar ela comigo pra todo canto.

Agora, sobre o próprio Mister Rugby, Johnny Kavanagh ? não tem palavras que possam descrever o quão perfeito esse homem é, de verdade. Ele é maduro, responsável (até onde um adolescente pode ser), ele é tudo de bom! O cara faria de tudo por quem ele ama e isso é extremamente admirável. A evolução dele também foi incrível, fiquei extremamente emocionada com a conversa com o pai dele sobre não querer deixar a juventude pra trás. Ele é simplesmente um sonho de consumo, o que eu não daria pra ter tido alguém como ele como meu primeiro amor... Número 13, eu te amo!

Sobre o relacionamento johnnyshannon em si, juro por deus, vou ficar OBCECADA por eles pra sempre. Eu simplesmente AMO essa slightly unhealthy codependency deles ? o que me lembra muito a Lily e o Loren, de Addicted. Eu amo a confiança que um tem no outro, o quanto eles se apoiam e se protegem ? o quanto eles se amam. Foi uma honra ter acompanhado eles desde o comecinho, sem falar que UAU, que smuts perfeitos, juro!

Foi um highschool romance do começo ao fim, tratando de assuntos extremamente delicados e de uma forma incrível, mas sem perder a essência de um romance de ensino médio ? as cenas deles na escola? Eu amei todas.

Eu gostei da forma como a autora abordou os temas delicados dessa trama, e sinceramente, mudou minha visão de mundo sobre muitas coisas (assim como todo livro que trata de assuntos como alcoolismo, abuso físico e psicológico, abuso de drogas e etc faz comigo).

Extremamente ansiosa pro livro do Joey e da Aoife, e do Gibsie e da Claire (esses sim vão ser angst sentimentos reprimidos e tudo o mais).

Vou morrer de saudade de vocês, johnnyshannon. Shannon Lynch simplesmente lendária, afinal, ela venceu sem nem se esforçar esse Binding 13.

"It just means that I'm going to get upset when you're upset, and that when someone hurts you, I'm going to want to cause some serious harm to them in return. I'm all in, Shannon. Scars and all. Fucked up father and all. One hundred and fifty percent. I feel everything for you."
yslopess 20/06/2024minha estante
Adorei sua resenha ??

Milena576 23/04/2023

Johnny e Shannon
Eu não sei o que falar sobre direito, mas, me envolvi tanto, derramei um rio de lágrimas pelos olhos, foram tanto momentos intensos e tristes.

Shannon e todos os seus irmãos viveram um completo inferno desde criança e mesmo estando todos quebrados, e mesmo achando que não iam suportar aguentar mais, eles foram lá e continuaram, seguiram em frente, são todos uns lutadores e sem dúvidas ganharam um pedaço enorme do meu coração e um cantinho nele.
Shan, é uma personagem que sem dúvidas se tornou uma das que eu mais admiro, eu me apaixonei muito no jeitinho dela e amei ver o desenvolvimento e o amadurecimento.

Johnny é tão incrível, forte e batalhou tanto por seu sonhos, se tornou maduro e "adulto" rápido demais pra idade que tinha, e ver ele amadurecendo de forma mais adequada e vivendo mais sua fase adolescente aqueceu meu coração, não tem palavras pra expressar o tanto que ele fez pela Shannon e o quanto ele amou ela mesmo com todo o caos em volta dela, é admirável, mereceram toda a felicidade que conquistaram juntos.

Eu queria poder falar de todos os amigos deles mas ia ficar enorme a resenha, só quero dizer o quanto eu rir, e nossa como eu rir em diversos momentos, principalmente com o Gibs e a Claire, eles sem dúvidas foram feitos um para o outro.

Ah, ia quase esquecendo... os pais do Johnny, Sr. John e Sr. Edel são os melhores pais e seres humanos.

folkzoya 15/03/2024

É um livro bom, não vou negar isso, mas acho o primeiro ainda muito superior a esse em questão. Não quero me alongar muito na resenha, então estarei levantando os principais ponto que me fizeram achar ele inferior em relação ao primeiro.

Primeiro ponto, em minha humilde opinião, a narrativa de casal não é tão interessante nesse livro, acho que a vida pessoal deles rouba um pouco o enfoco de tudo e isso me leva ao segundo ponto, sinto que os momentos do Johnny no rúgbi (que ele batalhou a vida toda para ter uma carreira ali) são sempre cortados, ou sempre acaba se tornando sobre a Shannon e faz com que o Johnny seja um personagem completamente dependente da existência de outro, pq sem ela ele não tem nada para apresentar por a autora não desenvolver isso.

Um outro ponto que gostaria de levantar aqui é que tem muitas partes repetitivas, principalmente entre o casal principal, acaba sendo chato demais e ainda mais em um livro desse tamanho.

Também gostaria de falar sobre o fato de que parecia que a autora não sabia no que focar, em minha percepção pareceu que ela tava tão preocupada em vender os outros casais para os próximos livros e deixou a coisa meio sem nexo e mal encaixada no evento das coisas e ainda mais que é narrado na visão de outros personagens e então parece que eles tão ali encarando que nem o stalker o outro casal para narrar o que ta acontecendo ali.

Achei que esse livro poderia ser melhor, não sei se continuarei a saga, pq sinceramente? Preguiça demais de ler um monte de calhamaço desse, que o tamanho poderia ser evitado se a leitora contratasse agm para fazer uma revisão.
isarznde 04/05/2024minha estante
Eu concordo com tudo o que você falou e ainda acho que você foi generosa com essas 3 estrelas kkkkkkkkkkkkk

Maria 21/12/2023

Eu só queria expressar o meu amor por esse livro. Diferente do primeiro eu acho que esse foi mais tenso e devido a isso mais emocionante também. Simplesmente apaixonada coma a família do Johnny é maravilhosa. Esse livro é um avalanche de emoção ele tem momentos que você vai chorar e que você irar rir e depois chorar muito mais, é como uma montanha de sentimentos. Novamente eu tenho que falar sobre os personagem eles tem meu coração o enredo é maravilhoso e eu já quero ler a história do Joey mesmo com a certeza que irei sofrer.
Mel 26/12/2023minha estante
Amg esse eh a continuação do primeiro neh???

gabireIa 08/12/2023

Mema bosta q o outro.
Livro meio pa mas com ctz entrete. tanto q li rapidinho
mas eh mt triste os personagens secundarios serem mt mais interessantes q os principais
Lo 26/12/2023minha estante
O PRIMEIRO É UMA BOSTA NÉ??

deathastor 21/04/2023

Fui muito triste e feliz
Esse livro foi emocionante do começo ao fim
teve muitas cenas que eu chorei muito, todas envolvendo os irmãos Lynch pq mds como eles sofreram... mas tbm teve muitas cenas engraçadas que me arrancou sinceras gargalhadas. Johnny e Shannon se provaram mais uma vez ser o casal adolescente mais fofo e precioso do mundo, tenho vontade de guardar os dois em um potinho para eles ficarem protegidos para sempre do mundo.