O Diário de Mikhael

O Diário de Mikhael Daniel Mastral

Resenhas - O Diário de Mikhael

Pavozzo 29/08/2021

Emocionante e necessário
É um diário de um jovem de 15 anos que relatou por alguns meses a sua experiência de depressão - a qual, infelizmente, acabou vencendo. Há partes escritas pela mãe e pelo pai, que contextualizam toda a situação, acrescidas de depoimentos de familiares, amigos, colegas e pessoas que passaram por situação parecida.

Peca pela qualidade literária e estruturas narrativa/explicativa um pouco confusas, mas isso não retira a importância que um depoimento desse tipo tem para muitas pessoas.

Dividido entre solidarizar-me e identificar-me, li com lágrimas nos olhos do início ao fim. Rezo para que Deus conforte essa família e para que eu não caia na tentação de fazer a minha passar por algo parecido.
Bela,masnaodocrepusculo 24/08/2022minha estante
Simplesmente inesquecível. Me falta palavras pra descrever oq é esse livro.

Paloma 07/02/2024

Foi bem triste ler o diário do Mikhael e o relato dos pais dele sobre o suicídio.
Se trata de uma história real... E assim, não tem como minimizar o que ocorreu.
De toda forma, achei que esse livro pode servir de alerta para estarmos atentos às pessoas ao nosso redor.
Mas às vezes, nem a medicina e nem a fé podem salvar as pessoas dos seus monstros internos.

S.C.Sunbeam. 25/12/2022

A resenha mais difícil que já escrevi
Foi uma amiga que me recomendou este livro e mal sabia eu que sofreria tanto com essa leitura. Aqui já deixo o meu alerta, se você for sensível, assim como eu, a estes temas, evite ler este livro, pois pode se tornar um tremendo gatilho.

Bom, não irei escrever tanto sobre o conteúdo em si, mas sim sobre a minha opinião referente ao livro. Foi uma leitura difícil, cada vez que percebia estar próximo o final do livro, mas sentia a ansiedade tomando conta de mim. Mikhael não venceu a árdua luta contra a depressão e foi muito triste ver/ler isso. E o que me deixou mais reflexiva foi o fato de que isso é uma realidade, ISSO ACONTECE COM MUITOS JOVENS. A depressão é perigosa e um mal horrível aos jovens/adolescentes/crianças/idosos (afinal, ela não olha para a idade do indivíduo).

Algumas partes do livro ficaram confusas, demorei a me localizar, mas deu sim para entender a premissa do livro... Espero que Deus tenha recebido o jovem Mikhael em seus doces braços e que o Espírito Santo tenha consolado os pais desse rapaz.

Sem mais para o momento, agradeço por dispor de seu tempo e ler minha resenha. Beijos!

Suéllen 15/02/2022

Dos porões da alma ao paraíso
Um livro pesado, forte e muito emocionante, foi o primeiro livro que li e chorei durante a leitura. Pode se dizer que a história se passa em forma de documentário.

Daniel e Isabela (pais de Mikhael) contam como foi toda a trajetória do filho na luta contra a depressão e contextualizam em detalhes todo o sofrimento do menino e da família.

Incluíram também relatos do próprio Mikha, o que nos sensibiliza profundamente, quando ele diz que não aguenta mais, é sufocante, deprimente. Ele queria sair dessa, ansiava em ser um garoto "normal", porém, não conseguia.

Mas acima de tudo, como os próprios autores dizem, essa é uma história de amor.
"Essa é uma jornada de muito aprendizado, de ensinamentos, de lágrimas, de aflições e de perda. Mas, acima de tudo, essa é uma história de amor."

Dem 15/02/2022minha estante
Mais um pra minha lista! Pare de ler, Su! kkkkkk

Suéllen 16/02/2022minha estante
Kkkkkkkkk.. eu ri ? !! "Pare de ler" ??

Luana 15/03/2020

Muito forte. Triste, mas necessário.

Mari 29/08/2021

Uma história de amor
O livro é puro, sem pretensões, da luta de uma família real com a depressão e problemas psiquiátricos, que infelizmente não terminou da melhor forma. Me fez pensar na fragilidade e tristeza, mas também na força e amor incondicional de pais e familiares pelo Mikhael. Pra mim, é uma história de amor.

Mari 15/09/2021

Que livro?!! Pdf grátis @colecionanando_viagens__
Esse livro é sensível, emocionante, cheio de experiências, ensinamentos... A narração dos pais é emocionante, nós faz refletir, amar mais!! Super indico!!!!

lis 30/04/2023

Provavelmente a minha leitura mais pesada nos últimos meses, não sei nem o que falar, muitos gatilhos ?

Lourena2 05/08/2021

Necessário
"Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." ROMANOS 8:38-39

Nesse diário conhecemos três pontos de vistas a dos pais e a do Mikhael, o dos pais contam como ele era antes da depressão e como isso mudou drasticamente suas vidas, e a do Mikhael é a maior tristeza e angústia que passa na cabeça de quem sofre com essa doença. Esse livro é pra se ler com empatia, respeito e solidariedade. No final do livro o Daniel Mastral mostra pesquisas, depoimentos de pessoas que perderam alguém e passagem da bíblia que faz o leitor refletir bastante.

Tamires.Toledo 04/09/2021

...
Posso dizer que achei esse livro por caso no tiktok após um podcast do Daniel onde ele citava o livro e por curiosidade fui pesquisar e ler sobre o mesmo. Posso dizer que fiquei completamente destruída do início ao fim, é um livro forte onde você sente a dor dos pais e da família de Mikhael. Eu não sei para quem leu, mas para mim que tem o mesmo problema que Mikhael tinha, foi completamente necessário ler que alguém passa pela mesma coisa que eu.
Eu por agora não tenho muito o que falar, acabei de ler e tô absorvendo as coisas ainda, mas acredito que esse livro é extremamente necessário.
Mari 15/09/2021minha estante
Sim!!!!

Yasminb0 30/09/2021

Um livro que te deixa muito triste
Eu comecei a ler pensando que eu não iria chorar, mas eu me enganei.
Eu chorei tanto, mais tanto, eu imagino a dor dos pais ao perderem um filho. Depressão não é frescura, nem drama, é coisa séria, pode levar a suicídio!!
Obs: não recomendo para quem estiver instável psicologicamente, pois contém gatilhos: mutilação, depressão, suicídio, cigarros, bebidas alcoólicas.

Madu 09/12/2021

"dor que produz dor"
É uma leitura extremamente emocionante. O relato de como o Mikhael se sentiu durante o avanço da depressão é doloroso, sincero e desconfortável demais. Acho que não teve uma vez em que peguei para ler essa obra, que eu não tenha acabado chorando... a luta dessa família contra a depressão, o luto deles por conta do filho, é tudo intenso demais.
Não é uma leitura para qualquer público, há diversos temas delicados retratados como só a realidade pode retratar.
Porém, penso que seja válido para quem deseja entender um pouco o que se passa na mente de alguém que enfrenta toda essa dor...
Sobre a obra em si, ela não é escrita como um livro qualquer, em prosa e organizado. São escritos de um diário, então, os erros são reproduzidos também.

Gabi 04/08/2022

Muito emocionante, narrado por cartas do filho e o depoimento dos pais. Chorei muito lendo, queria em todos os momentos abraçá-los. Essa família foi muito forte após tudo que passaram.