Areia Movediça

Areia Movediça Malin Persson Giolito

Resenhas - Areia Movediça

LetAcia.Martins 16/05/2021

Recomendo ??
Como começar a falar desse livro???
Gente é uma leitura que pra mim foi meio cansativa, principalmente na parte do tribunal, mas que foi muito boa de ser lida, a personagem Maja Norberg conversa diretamente com o leitor, achei isso muito bom, ela pergunta o que achamos, o que acreditamos ser verdade, gostei disso.
Mas esse livro mexeu muito comigo, pois fala sobre amor familiar, entre pai e filho, entre mãe e família, que voce chega a compreender o desfecho e pensa que não tinha como terminar de outra forma. Faz a gente refletir sobre muita coisa.
E gente o amor que ela sente pela irmãzinha é tão puro e verdadeiro?
Recomendo muitíssimo ???
@blogcoisasdepaloma 23/05/2021minha estante
Eu tenho esse livro há anos e ainda não li

LetAcia.Martins 23/05/2021minha estante
Eu tenho ele a um ano rsrsrsrs, comprei sem saber que já tinha assistido a série, quando chegou que vi que já tinha assistido, mas agora depois de um ano, dei uma chance a ele, e adorei kkkk

lekastilho 15/06/2021

Acho que não aproveitei tanto a leitura porque tinha visto a série antes, mas a narrativa e os personagens são muito bem construídos, além de trazer diversas reflexões sobre os nossos pré julgamentos

Iasmilly 19/07/2021

Por se tratar da narrativa ser em 1° pessoa, a leitura se torna um pouco lenta, mas conforme a leitura flui, você percebe como cada detalhe se torna importante.
Desde o início é perceptível a relação tóxica e abusiva que a Maja está envolvida. Ela poderia ter se livrado disso diversas vezes, mas se afundava cada vez mais.
Achei o final bom, mesmo achando que seria diferente.

Recomendo a leitura, mas terá momentos em que você ficará com muita raiva e nojo, pois possui gatilhos (como relacionamento abusivo, agressão física e psicológica).
Estou pensando em assistir a série.

Gabriele 23/07/2021

Não foi uma leitura tão boa
Foi difícil de entender o sentido deste livro, vejamos: Aconteceu um massacre em uma escola em que alguns alunos e um professor foram assassinados. O livro narra diferentes momentos: o julgamento, a prisão, momentos que antecederam o crime e o dia do crime em si.

Dentro desse contexto há um casal de namorados (os mesmos da capa do livro).

Sebastian, filho de um dos homens mais ricos da Suécia, muito problemático (família, drogas), ele já tem um histórico familiar bastante perturbado. Sua namorada Maja que era tão apaixonada por ele, precisou encarar as consequências do comportamento deste companheiro totalmente mimado e manipulador e por vezes agressivo.

A imagem que tive de Maja era de que ela não havia se reconhecido ainda como um ser independente, a ponto de estar sempre associada a figura do namorado, o que dificultou justamente a sua situação durante o julgamento. (Sem spoilers das razões disso)

A narrativa mescla passado com o presente, a leitura ficou muito desconexa por conta disso, quando eu já estava compreendendo o presente surgia memórias passadas, e isso fez com que a leitura não fluísse, surgiram muitas confusões para entender a continuidade.
Isadora Stéfany 28/07/2021minha estante
O que mais me incomodou é como ela também agia muitas vezes de forma inconsequente e mimada. O que claramente era um problema individual, ela projetava nas outras pessoas. Durante o período em que ela narra os acontecimentos é visível que tem a mesma estabilidade mental que tinha antes de tudo acontecer, então as opiniões equivocadas que ela possuía antes, são preservadas.

Mariana 15/09/2019

Já tinha ouvido falar da série quando comprei o livro, sempre prefiro ler primeiro. Não conhecia a escrita da Malin Persson e agora que conheci virei fã!
Uma história com surpresas na medida certa e uma tensão que te prende do início ao fim. Foi difícil parar de ler pra seguir com a vida normal sem saber o que aconteceu/aconteceria com a Maja, rs.
Pra quem gosta de suspense e temas relacionados a julgamento, é um prato cheio! Além do massacre escolar, a história aborda o uso de drogas, a xenofobia, relações entre pais e filhos, relacionamento abusivo e o serviço (ou seria desserviço?) da mídia perante um julgamento. Se passa na Suécia e o livro é narrado pelo ponto de vista da Maja, que está sob julgamento após um massacre ter ocorrido na sua escola.
Agora quero assistir a série pra ver se é tão boa quanto o livro!
Alcione13 15/09/2019minha estante
Uma bela resenha meus parabéns e até agora não tinha me despertado interesse mas parece bacana

Mariana 05/11/2019minha estante
Obrigada! Achei legal! Se ler, espero que goste também :)

Alcione13 06/11/2019minha estante
Vou ressaltou bem ia pontos positivos. Eu via como clichê adolescente. Vou pôr na lista

Alcione13 06/11/2019minha estante
*você

Alyne10 27/11/2021

Arrastado
Narrado do ponto de vista de Maja, que trata o leitor como um confidente, Areia movediça entrelaça as memórias da garota a um cenário de tensão racial e econômica que, aos poucos, ajuda a revelar as peças de um surpreendente quebra-cabeças. Panorama perspicaz de uma juventude desmoronando, o livro toca em temas como imigração, conflito de classes e o isolamento adolescente, embalados por uma ótima narrativa de crime e tribunal

ClAudia.Gubert 05/01/2020

Maçante
Livro suuuper maçante!! Terminei em dois dias, não pq estava gostando, mas para me “livrar” logo! Achei Maja super infantil, não gostava de ninguém (nem dos pais, só via defeitos em todas as pessoas). Enfim, não gostei.

Danielle 28/03/2020

O livro é bastante cansativo, é narrado pelo ponto de vista da unica sobrevivente de uma massacre na escola que está sendo julgada pelo assassinato dessas pessoas.

Começou interessante mas como vamos ser apresentados a tudo que levou a tragédia a acontecer desde o início conhecendo um pouco de todos os envolvidos e tudo que aconteceu até chegar a cena do crime, começou a ficar um tanto enfadonho. Chegando na parte final onde temos o desfecho se a protagonista é culpada ou não fica mais ágil e interessante.
O final foi satisfatório no geral o livro foi razoável.

Iris 21/08/2020

Quem é Maja Norberg?
Um tiroteio dentro de uma escola, uma das pessoas que empunhava uma das armas está presa e preste a ser julgada, tudo parece dentro dos trilhos, até o momento em que você se pergunta quem realmente é Maja Norberg?

Uma assassina que incentivou seu namorado a cometer um massacre, ou apenas vítima das circunstâncias?

Onde todos os persongens são completamente duvidos e você não pode ter certeza de absolutamente nada, pois a sua única fonte de informação está presa acusada de ser a mandante de um massacre.

Um livro que mostra como relações abusivas terminam em tragédia.

Sebastian Fagerman, não se dá bem com seu pai, e isso acarreta comportamentos completamente inapropriados, mas ninguém enxerga isso, ninguém consegue falar sobre os problemas dele, pois ou seu pai está indisponível para qualquer assunto relacionado a ele ou então, é apenas visto como um garoto rico e mimado, cheio de regalias.

Maja é vista como sortuda por se relacionar com Sebastian, Maja é vista como popular por namorar com ele, Maja é vista como a única que pode acalentá-lo, de todos os lados ela sempre é vista como a responsável por controlar seu namorado e cuidar para que ele não acabasse em uma confusão, seus pais, seus amigos, o pai dele, deixam em suas mãos o que ela não pode conter.
Maja se arrasta em um relacionamento abusivo, afinal só ela pode controlá-lo, se move na areia movediça até ficar atolada até o pescoço. Não sabe como sair, afinal na visão dela, Sebastian a ama e ela é a única coisa que ele precisa.

Maja sufocada por esse relacionamento, se vê dentro da situação mais complexa possível, Sebastian entrou na sala de aula ao lado dela, Sebastian começou puxando o gatilho e quando Maja se dá conta, Amanda- sua melhor amiga- e Sebastian, estão mortos pela arma que ela usou. De dentro da prisão e dos tribunais conhecemos aos poucos, indo ao presente e passado, a história de Maja e todas as suas nuances.

Acompanhamos a visão se Maja, sobre o seu crime, seu julgamento, vemos como os advogados trabalham a seu favor, como Sebastian era miserável, como os sinais claros não são percebidos, e principalmente percebemos como ela não consegue notar que estava presa em um relacionamento abusivo.

Maja é um narrador duvidoso, mas ela é a única que pode contar esta história.

Maja não é apenas uma adolescente rica, ou uma assassina a sangue frio.

Maja Norberg é aquela que foi completamente mudada quando ficou afundada na areia movediça.

Carla.Zuqueti 16/04/2024

Triste e nublado
Maja acabou de fazer 18 anos e está em uma prisão aguardando seu julgamento. Ela é sobrevivente de um ?massacre? em uma escola. E também é acusada de ser uma das autoras.

Maja é uma jovem rica, filha de um pai novo rico do mercado financeiro e uma mãe herdeira. Sua vida é razoavelmente feliz no ensino médio até que ela conhece Sebastian.

Sebastian é filho do magnata Claes Fagerman, um dos homens mais ricos da Suécia. Todos querem agradar Claes e tudo que Sebastian faz é perdoado. Claes odeia Sebastian. Sebastian admira o pai, mas não consegue agradá-lo.

E o relacionamento doentio de Sebastian com o pai e Sebastian com Maja culmina em um atentado onde um professor e alguns alunos são assassinados a tiros. E Maja sobrevive.

Massacrada pela mídia que exige punição, julgada por todos, isolado do mundo, Maja conta sua história enquanto ocorre seu julgamento.

Narrado em primeira pessoa, ?Areia Movediça? - que originou a série da Netflix - conta como uma garota inteligente e rica se envolve em um massacre em uma escola ao se relacionar com o garoto mais rico e desajustado da sociedade sueca.

A história é contada por Maja e fica difícil ter empatia pela adolescente. Ela mesma se condena e tenta transmitir essa aura de culpada para o leitor. O livro levanta muitas questões, principalmente sobre família e paternidade. O quanto você pode se perder tentando agradar pais que projetam sua vida na dos filhos. Ou quando você desiste de agradar e toma outro caminho para chamar atenção.

E quando você sente tanta culpa que desiste de si mesma. E acha que tudo de ruim que vier, está bom. Para mim foi um livro triste, pouco foco no suspense e muito foco em todas as situações que levaram Maja ao fundo do poço. Achei bem cansativo.

Iris.Martins 12/01/2022

Ótimo livro, uma boa história que consegue prender o leitor, porém cuidado ao ler ele, pode ter muitos gatilhos

Dablioc 12/12/2021

O livro começa com o julgamento da Maja, então por aí já sabemos que o final é uma tragédia. No decorrer da história, conheci mais sobre a visão dela e como ela se sentia; o livro é narrado pela própria e mostra como o título faz jus ao conteúdo, como o relacionamento abusivo dela com Sebastian leva tudo de mal a pior.

Anna 02/05/2021

AREIA MOVEDIÇA
É uma história boa, realmente boa, mas a narrativa deixa a desejar.
As descrições do fatos são lentas, o livro não prende você o que deixa a leitura mais lenta ainda.
O livro só me fez querer terminar quando eu cheguei nas últimas noventa páginas.
Demorei mais de um mês para ler esse livro e esse com certeza é um dos livros que eu menos gostei de ler e só recomendaria como última opção.
História boa.
Narrativa lenta.

Jo 29/06/2021

Fiquei com vontade de ler após devorar a série, mas acabei demorando mais do que esperava para mergulhar nessa história. Um drama, com suspense psicológico fantástico. Apesar do seu ritmo mais lento, a escrita de Giolito é incrível, e transmite toda a tensão e dúvida de suas próprias ações, que Maja carrega. Para quem gosta de um drama psicológico, cheio de tensão e muitas lágrimas Areia Movediça é uma ótima indicação.

A série esta disponível na Netflix e é bem fiel ao livro, construindo a tensão narrativa de forma magistral.