Areia Movediça

Areia Movediça Malin Persson Giolito

Resenhas - Areia Movediça

Jucyane1 03/02/2021

É um livro denso
Demorei muito para ler esse livro, algumas partes realmente me incomodaram. Fiquei irritada várias e várias vezes. Juro que nunca vou empresta esse livro para alguém, o tanto de coisa que escrevi sobre as minhas reações é impossível de compreender rsrs. Mas a construção que a autora teve durante todo o livro é de admirar, só não colou muito comigo. O fato de ter me incomodado foi o que gerou essa nota, na verdade tenho certeza que era esse o objetivo do livro, ser tirado da zona de conforto.

Khrys 17/02/2021

Maja Norberg
O livro é descrito pela visão de Maja Norberg entre presente e passado. No presente ela está em seu julgamento onde é acusada de homicídio após ser encontrada dentro de uma sala de aula com todos os presentes mortos. Durante o passado as histórias que levaram até o atual momento são contadas.
Achei muito envolvente e apesar de já ter assistido a série, não me recordava do desenrolar da história. Fiquei surpresa mesmo assim. Amei

Jessika.Rosa 28/02/2021

Areia Movediça
"As pessoas não estão interessados no que as outras dizem ou pensam, pelo que eles passaram e a quais conclusões chegaram. As pessoas estão interessadas em ouvir apenas o que acham que já sabem."

Achei o livro no geral mt bom, mas p mim faltou um pouco mais de emoção quando ela contava o q tinha acontecido. Infelizmente eu já tinha visto a série, ent o final não me surpreendeu kkkkkkkkkkkkkk

A leitura é bem tranquila e os capítulos são de um tamanho bom.

Tauane 02/03/2021

A narrativa e mais lenta, o que faz a leitura ser mais lenta, mas apesar disso é uma história simplesmente maravilhosa.

João 09/03/2021

Achei a série melhor que o livro
Apesar de ser um livro bom, o começo dele é bem monótono e a história principal que se passa na série que é a relação dela com o Sebastian, no livro só começa a desenvolver depois da páginas 100. O livro conta bem mais sobre o julgamento e a vivência da Maja na cadeia. Se você for ler, não vá pensando que segue a mesma linha da série, porque é diferente.

gialuir 02/04/2021

Real demais
Apesar de ser uma história fictícia, esse pensamento me passou pela cabeça diversas vezes no decorrer do livro.

O início tem um desenrolar lento, arrastado. As cenas são tão descritivas que às vezes os olhos pesam. Mas quando nos aprofundamos na trama, quando as lembranças e sentimentos de Maja começam a inundar as páginas, tudo nos envolve.

Gosto de como o livro foi escrito. Apesar de ser dividido em partes e capítulos, os momentos se conectam de uma forma que eu aprecio bastante. Quando Maja está no julgamento, aquele é o presente, mas lembranças do passado estão sempre aparecendo. Na prisão, a mesma coisa. É difícil nos situar em uma linha do tempo. Pode parecer confuso em teoria, mas na hora da leitura eu senti bastante fluidez entre as transições e isso ajudou a impulsionar o suspense, o mistério. As coisas vão sendo reveladas lentamente, uma a uma. Já sabemos o fim, e a história nos instiga a querer descobrir os meios e qual será o destino de Maja.

Sobre Maja e a construção dos demais personagens, é o que eu disse: real demais.
Maja tem pensamentos horríveis, e isso me irritou bastante até eu me dar conta de que... nós também temos. Quando Maja fala diretamente com o leitor de forma desagradavelmente verdadeira, fica ainda mais claro. A personagem é tão amarga e tão dona de sentimentos e pensamentos controversos quanto nós, seres humanos não ficcionais. Preconceitos, pré-conceitos, mesquinhez, egoísmo, hipocrisia, tudo é exposto de forma nua e crua.

A pergunta do livro é: "Afinal, quem é Maja Norberg?". No início, achei que ela poderia ser respondida com uma dessas duas palavras: inocente ou culpada. Mas a autora deixou a personagem tão humana, tão cítrica e real que é difícil reduzi-la a termos tão simples. Assim como todos os outros personagens a quem ela dedicou alguma construção. Todos têm bagagens demais para serem enquadrados entre "do bem" e "do mal". Tenho ressalvas apenas quanto a um personagem, que me pareceu inegavelmente ruim.

Sobre Sebastian: instável, violento, problemático, nocivo e... doente. O relacionamento dele com Maja é tenso, dependente e abusivo. O jovem é o retrato do fato de que bens materiais não suprem carências emocionais. Sebastian e suas atitudes são um grito de ajuda que as pessoas não ouviram, não da forma correta. E toda a intensidade da súplica acabou sendo direcionada a Maja, que não tinha estrutura nenhuma para suportar.

Em nenhum momento o livro nos entrega um vislumbre de contos de fadas. Não nos começos, e muito menos nos fins. A única coisa genuinamente linda que eu consegui captar é o amor de Maja por sua irmãzinha, Lina. Esse sentimento passado através das palavras é verdadeiramente emocionante. Puro.

Mas Areia Movediça não é só sobre Maja. Ou só sobre ela e Sebastian. O livro envolve diversas construções sociais cruéis que podem muito bem moldar pessoas, inclusive outros jovens como Sebastian e Maja. É um relato fictício capaz de descrever perfeitamente uma sociedade real. Um mundo doente.

Vity 14/01/2022

Perfeito!
É um livro perfeito do início ao fim, mas possui inúmeros gatilhos durante a leitura, portanto, é necessário que o leitor saiba onde está se metendo antes de ler, pois não são poucos...

É viciante, eu só queria ler e ler, sendo que fazia tempo que não me sentia assim... Um dos melhores livros que já li...

E a série da Netflix é fiel ao livro, assisti ao mesmo tempo que lia, e até alguns (bastante) diálogos do livro eram iguais aos da série, recomendo ambos!

jeesyoung 27/01/2022

muito envolvente
demorei pra me acostumar com o cenário da história mas depois que peguei o ritmo não consegui mais parar, realmente muito bem escrito.

jess.vargas 30/03/2022

Simplesmente abismada com essa história, é intrigante ver como tudo vai acontecendo e como vamos entendendo como funciona os relacionamentos, as loucuras os erros dos personagens para um fim trágico. Fiquei bem tocada com umas partes pq relacionamento abusivo desse jeito é bem chocante, mas curti o final.

Gaby Costa 27/06/2022

?O amor não significa nada quando você acha que vai morrer.?
Conheci a história de ?Areia Movediça? pela Netflix e fiquei muito interessada ao descobrir que havia um livro.

Os minutos iniciais do primeiro episódio da série representam algumas das cenas mais assombrosas que eu já vi na vida e o livro não é diferente.

A apatia da Maya na série perde um pouco de sentido quando a gente entra na cabeça dela no livro. Minha opinião mudou diversas vezes e, mesmo agora, ainda não consigo dizer o que acho do final.

A Malin acertou em cheio na narrativa e na história que ela quis contar.

Gabrielle450 07/09/2022

Esperava mais do final, o livro começa com um pouco de suspense e pensei que teria uma reviravolta interessante. Mas na verdade ele só flui e vai pra um lugar totalmente esperado.

Larissa3666 08/12/2022

Interessante mas acabou sendo uma leitura mediana
Achei a estrutura narrativa do livro bem interessante, com a personagem principal nos contando em primeira pessoa o que está passando no julgamento dela e relembrando os acontecimentos conforme ela mesma tem que lidar com seus atos sendo julgados no tribunal. Achei bem legal também a forma como a autora escolheu tratar a relação desses personagens, muito crua e realista, o que passa uma sensação da seriedade do que está sendo retratado, e do que está em jogo para a personagem principal. Mas tirando isso, por muitas vezes o livro perdia minha atenção, talvez por esse sentimento de desaceleração que persiste até chegarmos no clímax da história, assim como eu não conseguir me conectar tanto com os personagens, apesar de entende-los e não achar de todo desinteressante a relação deles. Talvez, por ser uma daquelas leituras com assunto um pouco mais pesado, s você possuir uma conexão com o livro fica meio 8/80, e comigo acabou caindo em um limbo mediano. Mas é uma boa leitura e traz um boa visão sobre relacionamentos no geral e a violência que o ser humano é capaz de causar.

Priscila.Weber 16/12/2022

Emocionante
Sério eu amei tanto esse livro que nem consigo mensurar o quanto! Tudo na vida de Maja muda completamente quando acontece um tiroteio na sua escola e ela acaba perdendo a melhor amiga e o namorado e o pior ela está sendo acusada do crime! Um livro que te prende do início ao fim.

ste. 04/01/2023

A ré está livre para ir.
Maja encontra-se em conflito com os sentimentos que foram causados por um crime.

Há negligência parental, mas isso não fazem os pais da Maja serem tão ruins quanto o pai do Sebastian, mesmo que priorizassem o status social e não notassem que estavam sendo negligentes. Os pais dela acompanharam o julgamento, porém só conseguiram perceber a profundidade dos princípios que tinham e das ideologias que eles seguiam até perceberem que Maja estava envolvida em uma situação ruim e desconfortável.

?? Agora você vai voltar para casa? ? pergunta ela.
Assinto apenas com a cabeça. Não confio em minha voz. [...] E aquela parte dentro de mim que tem se mantido firme há tanto tempo, segurando-me com suas garrafas afiadas, enfim derretr e flui pelo meu corpo.
? Sim. Vou voltar para casa.?

Sabrina 11/01/2023

Uma boa leitura, muito bem escrito e desenvolvido porém a narração feita em primeira pessoa e o fato do livro ser descritivo e não ter muitos diálogos ao seu decorrer transformou a (minha leitura pessoalmente) em algo muito monótono, fazendo com que eu me forçasse muito a continuar a ler por pura curiosidade quando entendi (após ver a série na Netflix e algumas análises sobre a história de maja) pude compreender melhor o motivo da escrita ter sido realizada desta forma e a ênfase na personagem e em seus pensamentos. As cenas no tribunal são muito bem descritas e de excelente detalhamento, assim como os devaneios e pensamentos de maja muito bem pontuados, os debates sociais e a forma como a escritora trouxe este assunto foi muito bem abordado, Por fim o livro e muito bom sendo importante esclarecer o fato de não ser um suspense/terror com um Plot Twist ou reviravolta no final(o que eu imaginei no começo da minha leitura) mas sim tratar da complexidade do contexto presente da nossa personagem principal.