Areia Movediça

Areia Movediça Malin Persson Giolito

Resenhas - Areia Movediça

Gabrielle450 07/09/2022

Esperava mais do final, o livro começa com um pouco de suspense e pensei que teria uma reviravolta interessante. Mas na verdade ele só flui e vai pra um lugar totalmente esperado.

Larissa3666 08/12/2022

Interessante mas acabou sendo uma leitura mediana
Achei a estrutura narrativa do livro bem interessante, com a personagem principal nos contando em primeira pessoa o que está passando no julgamento dela e relembrando os acontecimentos conforme ela mesma tem que lidar com seus atos sendo julgados no tribunal. Achei bem legal também a forma como a autora escolheu tratar a relação desses personagens, muito crua e realista, o que passa uma sensação da seriedade do que está sendo retratado, e do que está em jogo para a personagem principal. Mas tirando isso, por muitas vezes o livro perdia minha atenção, talvez por esse sentimento de desaceleração que persiste até chegarmos no clímax da história, assim como eu não conseguir me conectar tanto com os personagens, apesar de entende-los e não achar de todo desinteressante a relação deles. Talvez, por ser uma daquelas leituras com assunto um pouco mais pesado, s você possuir uma conexão com o livro fica meio 8/80, e comigo acabou caindo em um limbo mediano. Mas é uma boa leitura e traz um boa visão sobre relacionamentos no geral e a violência que o ser humano é capaz de causar.

Priscila.Weber 16/12/2022

Emocionante
Sério eu amei tanto esse livro que nem consigo mensurar o quanto! Tudo na vida de Maja muda completamente quando acontece um tiroteio na sua escola e ela acaba perdendo a melhor amiga e o namorado e o pior ela está sendo acusada do crime! Um livro que te prende do início ao fim.

ste. 04/01/2023

A ré está livre para ir.
Maja encontra-se em conflito com os sentimentos que foram causados por um crime.

Há negligência parental, mas isso não fazem os pais da Maja serem tão ruins quanto o pai do Sebastian, mesmo que priorizassem o status social e não notassem que estavam sendo negligentes. Os pais dela acompanharam o julgamento, porém só conseguiram perceber a profundidade dos princípios que tinham e das ideologias que eles seguiam até perceberem que Maja estava envolvida em uma situação ruim e desconfortável.

?? Agora você vai voltar para casa? ? pergunta ela.
Assinto apenas com a cabeça. Não confio em minha voz. [...] E aquela parte dentro de mim que tem se mantido firme há tanto tempo, segurando-me com suas garrafas afiadas, enfim derretr e flui pelo meu corpo.
? Sim. Vou voltar para casa.?

Sabrina 11/01/2023

Uma boa leitura, muito bem escrito e desenvolvido porém a narração feita em primeira pessoa e o fato do livro ser descritivo e não ter muitos diálogos ao seu decorrer transformou a (minha leitura pessoalmente) em algo muito monótono, fazendo com que eu me forçasse muito a continuar a ler por pura curiosidade quando entendi (após ver a série na Netflix e algumas análises sobre a história de maja) pude compreender melhor o motivo da escrita ter sido realizada desta forma e a ênfase na personagem e em seus pensamentos. As cenas no tribunal são muito bem descritas e de excelente detalhamento, assim como os devaneios e pensamentos de maja muito bem pontuados, os debates sociais e a forma como a escritora trouxe este assunto foi muito bem abordado, Por fim o livro e muito bom sendo importante esclarecer o fato de não ser um suspense/terror com um Plot Twist ou reviravolta no final(o que eu imaginei no começo da minha leitura) mas sim tratar da complexidade do contexto presente da nossa personagem principal.

Mah Mac Dowell 12/01/2023

Maja sobrevive a um massacre na sua escola, o qual foi arquitetado e efetivado por seu namorado, Sebastian, que termina morto. Consequentemente, Maja é julgada como cúmplice pelo ocorrido e por ter assassinado seu namorado e sua melhor amiga.

A narrativa é em primeira pessoa. Eu achei o início bem lento, meio sem pé nem cabeça. Faltam alguns detalhes, o que deixa o leitor meio perdido. O início foca muito no julgamento, mas sem dar muitos detalhes do que ocorreu de fato. Entendi que a Autora quis fazer esse suspense para ir soltando ao longo da história, mas achei que essa falta de detalhes deixa tudo meio confuso e vazio.

Fica claro também que a Maja está em um relacionamento abusivo com Sebastian, fator esse que ajuda a desencadear todo o ocorrido. Algumas cenas são bem pesadas.

Achei a história muito arrastada e várias partes meio chatas. Dava vontade de pular. Achei que faltou maior aprofundamento dos ocorridos para que pudéssemos entender melhor os sentimentos da personagem.

Eu também não consegui me conectar muito aos personagens. A Maja é bem apática, é difícil sentir qualquer empatia por ela. Não me conquistou.

Enfim, eu esperava mais do livro. Não é um que eu recomendaria.

??Alerta para gatilhos??

Fernanda631 23/01/2023

Areia Movediça
Areia Movediça escrito por Malin Persson Giolito e oi publicado em 25 março 2019.
A OBRA APRESENTA CENAS DE ABUSO FÍSICO E PSICOLÓGICO, CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS, DESCRIÇÃO DE ASSASSINATO, MENÇÃO A SUICÍDIO.
Em “Areia Movediça”, nesse romance sueco, somos apresentados à Maja Norberg, uma jovem que tinha tudo para trilhar o mais lindo dos caminhos ao iniciar a vida adulta após o fim do colegial.
No entanto, nesta história tudo desmorona quando a garota se vê envolvida no tiroteio que culminou na morte de alguns colegas de sua escola e de um professor, protagonizado por seu namorado problemático, Sebastian Fergerman. Maja tentará provar que é inocente, mesmo quando todas as circunstâncias provam o contrário.
A história começa com Maja, a personagem principal, na primeira semana de seu julgamento na Suécia. A popular jovem é acusada de organizar e executar uma chacina em sala de aula junto ao seu ex-namorado, terminando na morte do próprio e sua melhor amiga, além do restante de seus colegas de classe.
Após nove meses encarcerada, Maja tem a chance de se defender e contar sua versão sobre o que aconteceu no dia do assassinato em massa para todos presentes no tribunal.
Maja nasceu em uma família com um bom poder aquisitivo, sempre foi uma aluna ótima e querida por todos ao seu redor. Ao se envolver com Sebastian, filho do homem mais rico da Suécia, Claes Fergerman, ela se vê prestes a viver um conto de fadas repleto de festas badalas e aventuras luxuosas, que não demoram muito para se tornarem altamente destrutivas.
O livro é narrado em primeira pessoa por Maja como mencionei, que o inicia nos contando sobre o massacre ocorrido em sua sala de aula. Os primeiros capítulos são passados inteiramente dentro do tribunal enquanto a ré narra ao leitor-espectador os acontecimentos entrelaçados com algumas memórias fragmentadas, deixando o texto com uma pitada de curiosidade ou, em alguns casos menos felizes
Ela é encontrada em estado de choque no local do assassinato, cercada por armas, e tudo indica que ela foi 🤬 #$%!& mplice de Sebastian na morte de alguns colegas e do professor, Christer. Maja é presa temporariamente em uma cadeia feminina e intercala a narração de seus dias na prisão a espera de sua sentença com os flashbacks sobre o início e o decorrer do relacionamento com Sebastian, envolvendo os amigos Amanda, Samir, Dennis e Labbe.
Maja nos conta que desde a infância Sebastian tinha a atenção de todas as pessoas sem o menor esforço; sempre fora uma criança carismática, e isso fez dele alguém querido pela maioria, mas também cheio de si. A constante atenção, por sua vez, não partia do pai dele, Claes, que em várias passagens deixa claro, até mesmo verbalmente, que não gosta do filho e que não confia em seu potencial de ter um futuro brilhante.
A mãe de Sebastian, uma ex-miss sueca, não é presente em sua vida, o que causou um enorme trauma na vida do garoto (tudo indica que Claes também fora abusivo com ela e a expulsou de casa). Juntando isto ao fato de que Sebastian se envolve com drogas e tem problemas psicológicos graves, vemos que aos poucos ele se agarra de forma sufocante à Maja, ao passo que cria uma dependência afetiva gigantesca na garota.
O relacionamento dos dois torna-se gradativamente abusivo e Maja se vê imersa em uma grande teia de mentiras, vícios e violências físicas e psicológicas.
Devido à narração em primeira pessoa, e levando em conta que Maja nos conta sua história logo após o episódio na escola, percebe-se que ela está em um estado profundo de letargia, por vezes é insensível e se contradiz quanto ao que passou. Em um primeiro momento, é difícil criar empatia pela personagem, que aos poucos vai se desfazendo da proteção emocional que criou para nos mostrar quem realmente é e porque merece ser absolvida.
Maja é descrita como uma menina popular e mimada pelos pais, que não a impedem de fazer o que bem entende, nem de se envolver com pessoas de alto poder aquisitivo — para eles, isto é motivo de orgulho. No entanto, o status pregado por uma sociedade elitista e decadente e a constante busca por aceitação na adolescência fazem com que Maja anule muito de sua opinião própria e de seus costumes para seguir os comportamentos autodestrutivos (como o consumo de drogas pesadas) das demais pessoas com quem passa a conviver. Percebe-se, então, o poder de influência que as circunstâncias exteriores têm na vida de muitas pessoas, para o bem ou para o mal.
Não só Maja, como todos os outros personagens de destaque, como Sebastian e seu pai, são minuciosamente descritos, até mesmo em suas perversidades, o que torna a obra um estudo psicológico criminal muito relevante e fiel à realidade.
Antes de Sebastian, Maja havia se relacionado com outros garotos, mas vê no protagonista alguém diferente de todos eles, Sebastian se torna uma figura onipresente em vários momentos, quase um personagem mítico na vida dela. Ao narrar como se conheceram na infância, nos primeiros anos escolares, e em como Sebastian foi quem deu seu primeiro beijo, percebe-se que ela nunca o esqueceu, mesmo dentro dos demais relacionamentos.
A forma como ele sempre a cercou, mesmo em boa parte de sua vida se desconectando da personagem, diz respeito à essa trama de manipulação que desde sempre existiu partindo dele para ela, mas que Maja, estando perdidamente apaixonada, não percebia até ver as consequências catastróficas no fim.
Sebastian cria uma falsa sensação de que depende muito de Maja, ainda mais pelo fato de a garota perceber que a família dele é extremamente disfuncional, Claes é o tipo de pessoa que acredita que o dinheiro compra tudo, e faz com que Sebastian tenha o que deseja em detrimento do próprio amor e aceitação do pai.
A protagonista se compadece da situação, uma vez que sua família é o oposto da de Sebastian, e aceita até mesmo comportamentos errados por parte dele, como o vício em bebidas alcoólicas, drogas ilícitas, acessos de raiva e violência, para que assim ele se sinta amado.
O livro inteiro é carregado de temáticas jovens, o que aproxima o público adolescente, mas sem deixar os adultos na mão, pois não tem características “teen”. As referências são pesadas, apesar de tratar-se sobre a vida de meninos prestes a terminar o ensino médio, utilizando relatos de abusos, drogas, depressão, xenofobia e racismo de forma clara e bem detalhada.
A escrita de Malin Persson é magnífica, fiquei muito curiosa em saber mais sobre Maja, a autora faz uma análise psicológica tão intensa que realmente fiquei impressionada, amo quando os autores aprofundam na construção de um personagem e o mostra multifacetado, isso intriga o leitor e ao mesmo tempo o deixa dentro da cabeça do personagem, fica mais fácil entender as motivações, os medos e anseios do personagem, Malin entrega personagens complexos, nada previsíveis e reais.

Juuu 27/05/2023

3??????
Ele é bom livro!!
Mas achei bem devagar e arrastada a leitura mas a história bem construída e o texto bem escrito.

lelecamposc 25/06/2023

Que livro bom! A história é completamente intrigante e o desfecho dela mais ainda. Adorei a narração em primeira pessoa e como o livro acontece aos poucos. Não sabemos do que de fato aconteceu até chegar nas últimas páginas. Conseguimos entender os personagens, conhecê-los de maneira mais nua e crua.
O advogado Sander é sensacional, inteligente e perspicaz. É retratado também o sensacionalismo da mídia e como sempre há mais de um lado em uma história.

Thamis_mt 26/08/2023

Com toda certeza poderia ser melhor
Eu vi várias pessoas falando bem desse livre, mas na verdade não tem oq falar. Leitura arrastada, começos a fica minimamente interessante a partir da página 200,quase todos os pensamentos dela são total sem sentido e desinteressantes e o final já esperado.

Crisjemerson 01/09/2023

AREIA MOVEDIÇA
Conheci pela série da Netflix, no geral é um livro bom, mas acredito que por eu já ter assistido a série antes e já conhecer o final da história isso prejudicou um pouco a leitura. Mas no geral é uma história bem cativante.
Obs: A vida dela seria mais fácil se ela tivesse encontrado outro namorado. ?

Adri 06/11/2023

Meh
Ouvi coisas boas sobre esse livro mas é realmente muito arrastado. as partes do tribunal são as mais legais, outras foram bem desnecessárias e não acrescentavam nada na história. quase abandonei, mas quis insistir. não é extraordinário, é ok

DaiEberhardt 03/12/2023

Gostei mais que esperava dessa leitura. Acho que vale a pena. Contém muitos gatilhos para pessoas sensíveis