Fogo & Sangue

George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

Mires 18/10/2020

Incrível!
Esse livro é ótimo para quem está começando a ler o universo das Crônicas de Gelo e Fogo. O livro descreve muito sobre a casa Targaryen, conta sobre o primeiro rei que governou os Sete Reinos de Westeros e todos os seus sucessores. Cada rei tem sua história, além de que você conhece também a trama de cada membro pertencente da família daquele rei. Esse livro me fez chorar, dar muitas risadas, principalmente com a história dos filhos de Jaehaerys e Alysanne que são os meus personagens favoritos juntamente com Aegon, o Conquistador.
Conta também a um pouco sobre a Antiga Valíria.
Conta sobre os dragões que sofrem muito na mão dos humanos que utilizam eles como arma de guerra, sendo que esses "animais" também tem sentimentos.
Enfim, é um livro incrível que eu leria de novo, com prazer.

Barbosa 04/11/2020

O livro é cansativo em algumas partes com pessoas que nascem, casam e morrem a todo tempo que você se perde.

Mas tirando isso o livro é muito bom, principalmente o lomgo reinado de Jaehaerys e Alysanne.

Tati Freitas 17/11/2020

Épico
Uma viagem no tempo, desde a conquista dos sete reinos por Aegon o conquistador e suas irmãs, até a morte do último dragão.
Simplemente incrível como George Martin criou um mundo com uma história tão crivel, que me vi acreditando que tudo aquilo realmente aconteceu.

Narah 18/12/2020

É a história da grande e temida Casa Targaryen desde a saída deles de Valíria até a chegada em Pedra do Dragão. Passa por todos os reis as guerras os acordos,pactos e alianças como também desavenças, traições e as milhares de mortes ao longo das eras. É pra quem realmente ama o mundo de As Crônicas de Gelo e Fogo e quer realmente se aprofundar na história. Eu amei conhecer toda a árvore genealógica até chegar ao rei louco e deixou um gosto de quero mais nas páginas finais nos dando esperanças de um segundo livro de continuação.

João Pedro 18/12/2020

Sangue de dragão
"Os meistres da Cidadela que registram as histórias de Westeros usaram a Conquista de Aegon como marco de toque ao longo dos últimos trezentos anos. As datas de nascimentos, mortes, batalhas e outras ocasiões são classificadas ora como DC (Depois da Conquista), ora como AC (Antes da Conquista)" (p. 11)

"Fogo e Sangue" é prova mais do que contundente de que o universo criado por George R. R. Martin em "As Crônicas de Gelo e Fogo" é fonte inesgotável de histórias e de que a obra de Martin se firmou, sem dúvidas, como um grande marco na literatura fantástica mundial. Sem perder a maestria de sua prosa, Martin nos fornece um panorama valoroso sobre a dinastia Targaryen, uma das famílias mais importantes na trama de "As Crônicas de Gelo e Fogo".

A obra é um deleite indispensável para todo fã do vasto universo criado por Martin. Uma pena que o livro é apenas o volume primeiro, e, levando em conta o andar da carruagem na trama principal, não temos nem um vislumbre no horizonte sobre quando sairá o segundo volume.

Helena 15/04/2020

É mais um livro texto, que conta como as coisas aconteceram vendo de fora, mas em alguns momentos o autor volta ao tipo de narrativa dos outros livros e conta a história no estilo romance.
Um livro que ajuda a entender a história de Westeros, sem dúvida.

Simone 14/01/2021

Comecei a ler por ter ficado "órfã" de crônicas de gelo e fogo, mas esse livro é demais! Ele explica a história dos Targaryen, as brigas e disputas na própria família, como se deu a extinção dos dragões e nos apresenta as famílias de Westeros antes da guerra dos tronos. Ajuda a compreender melhor CGF, pois vemos que algumas atitudes vêm de muito tempo antes da rebelião de Robert.

Simone 14/01/2021

Rafa 14/01/2021

O Passado!
Achei o livro um pouco arrastado no começo, demorei pra realmente começar a ler, posso dizer que não é como as crônicas de gelo e fogo.
Tem intrigas, vinganças e sangue, mas os personagens ou são muito ruins ou são bons, a proposta do livro é pra ser como se uma pessoa tivesse relatado aquilo em um livro, então vendo por essa óptica as versões do personagem não estão erradas. Mas senti falta de se aprofundar nós sentimentos, quaisquer que fosse.

David Alves 26/01/2021

Perfeito...
O que dizer da mente genial de George R. R. Martin? O lorde americano criou um mundo surreal e fantástico. Todos os detalhes são bem pensados e bem construídos.

Conhecemos os Targaryen nas Crônicas de gelo e fogo e descobrimos que eles são incríveis. O livro Fogo e Sangue nos arrebata e nos faz ficarmos ainda mais encantados por essa família. Por todos os fatos ao longo de seus reinados. Saber que teremos série contando a história dessa Casa é um presentaço para os fãs. Aguardo ansiosamente.

giio 01/02/2021

Pareceu um compilado da wikipedia longo longo longo do tipo que eu nao leria se nao tivesse pago por ele.

Acredito que pra quem curte muito o universo de GoT, esse seja um livro essencial. Várias curiosidades, vários detalhes, muitos personagens que na série original são só mencionados. É interessante. Mas é longo e não tem nenhum diálogo. E, pra mim, os diálogos do george r r martin são a melhor caracterísica dos livros dele, então eu penei pra ler esse livro aqui.

Qualquer coisa sobre valíria são apenas menções de 4 parágrafos, e ainda assim, conjecturas. Não há nada declarado. Se sua curiosidade é sobre a destruição da cidade, não vale a pena. O google tem mais informações e você não vai perder 16 horas da sua vida.

Porém, a qualidade do texto é muito boa. Dá pra ler. Só que é um projeto de 1 mês. Demanda um comprometimento.

Recomendo pra quem não tem saco pra um livro tao grande mas quer saber da história, o vídeo do canal Valar Morghulis sobre a dança dos dragões.

site: https://www.youtube.com/watch?v=WY_GyBuuf_c&t=2s

Diego.Silva 28/05/2020

Já quero o volume 2
Dá um gostinho de quero mais.
Ahora quero saber o que aconteceu pra chegar até a guerra dos tronos.

naomyuchida 26/05/2020

Para os amantes da casa Targaryen
Se você gosta da casa Targaryen, vale a pena.
O livro não é um romance, ele é contado do ponto de vista de um meistre o que por muitas vezes acaba tornando a leitura prolixa e cansativa.
O reinado de Jaeharys e Alysanne e a Dança dos Dragões foram, em minha opinião, as melhores partes do livro.

Jeferson.Maia 04/05/2020

O livro me surpreendeu de maneira positiva, logo de cara os leitores mais acostumados com a leitura dos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo irão perceber uma diferença significativa onde os capítulos não são mais apresentados como sendo a visão de um personagem, mas a maior diferença está no fato de que o livro é uma obra que se encontra presente no próprio universo dos livros, tornando-o ainda mais imersivo. Claro que outras marcas registradas de Martin continuam presentes ao longo da narrativa, como diversos nomes de famílias, terras, sedes de poder, fortalezas e uma variedade ainda maior de personagens.
O que mais me agrada no universo do Martin são as artimanhas políticas, guerras, batalhas, atitudes muitas vezes impensadas que levam a desfechos ainda mais surpreendentes, e em especial os segredos e mistérios, nesse quesito Fogo e Sangue não decepciona de maneira nenhuma, já que o livro foi escrito no próprio universo, muitas informações da vida privada de diversos personagens, momentos e tramas não podem ser confirmadas, ou mesmo negadas, pois muitas vezes não houve nenhum presente que pudesse reportar o que aconteceu de fato, ou nenhum dos presentes revelou o que aconteceu, um grande exemplo disso são os boatos de que Orys Baratheon é irmão bastardo de Aegon I Targaryen o conquistador, o livro não tem como afirmar ou negar, o que da certa liberdade aos leitores para optar pela versão que lhe for mais interessante.
De maneira geral um ótimo livro, que não desaponta em momento nenhum, recomendo em especial, para aqueles que querem se aprofundar ainda mais nos acontecimentos anteriores aos apresentado em As Crônicas de Gelo e Fogo, lembrando que o foco do livro gira em torno dos membros da família Targaryen após a conquista de Aegon I e personagens ligados a eles de alguma maneira, ou seja, é um livro histórico sobre a casa Targaryen e seus reis que está presente no próprio universo

Fcomics 25/08/2020

Loucos!
Loucos! Essa é a conclusão que você tem assim que termina de ler o livro. Da ascensão a queda. Da confiança à traição. Dos casamentos juramentados aos não realizados. Guerra entre dragões.

Tudo isso e mais acontece durante o reinado da família Targaryen.

A leitura empolga em boa parte do livro e em outras, se torna massante. Mas é um prato cheio para quem curte a série GoT.