Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

Ana Beatriz 22/03/2024

Peguei esse livro para ler por conta do clube do livro da laufey e foi uma ótima ideia!
Eu sempre tive muito pareço pela mitologia grega, então entrar de cabeça nessa história foi bem fácil. É um mundo muito cativante, mesmo estando cheio de maldade e segundas intenções.
Ler sobre alguém que sempre foi tratada como uma bruxa má de uma forma tão bonita é revigorante. É uma história com um grande senso de aventura.
Vale a pena ler!

clara 21/03/2024

Poderia ser melhor :/
Depois de ler a canção de aquiles pela mesma escritora, fiquei animada para começar esse. infelizmente, me decepcionou.
ja achei a escrita e o pacing d'a canção de aquiles um pouco chatinha, porém gostei, mas esse livro simplesmente demorei décadas para ler simplesmente pq nao conseguia me prender no jeito que era descrito a história.
a única coisa que deixa esse livro interessante é realmente a mitologia por tras, pq é meio maçante demais, simplesmente sentia vontade de dormir toda vez que falava de homem nesse livro, chatinho ta.

isadora 20/03/2024

Foi uma leitura devagar e mais cansativa comparado a outros livros q eu li, achava até q ia demorar mais ou que nao ia gostar de Circe, oq eu nao sei definir pq ao mesmo tempo q AMEI esse livro eu tbm nao gostei mto, mas sinceramente nao sei o motivo de nao ter gostado, se foi a escrita sempre muito monótona e devagar ou outra coisa

Conta a história da feiticeira Circe e da sua vida. A autora conseguiu criar uma personagem que evolui ao decorrer da história, que tem erros e acertos, ela é forte, fodona mas tbm é uma sonsa as vezes, tudo isso faz voce amar a circe. eu amei tambem o passar dos anos e ver todos que cruzaram trajetórias com a bruxa, personagens famosos da mitologia, os deuses e mortais. amo o telégono.

eu estou apaixonada pela circe me inspiro na diva agr

Karol 19/03/2024

Circe é uma personagem riquíssima
Enquanto alguns autores simplesmente querem construir protagonistas que sejam fortes e invulneráveis, praticamente sem carisma, Madeline Miller cria em sua Circe uma das melhores personagens principais que acompanhei em muito tempo. Circe é imperfeita e complexa, possui conflitos e necessidades muito bem delineados, uma humanidade descrita de forma magistral sem qualquer necessidade de ser uma personagem ?fodona, perfeita? ou simplória. Desde suas descobertas infantis e inocentes, até seu encantamento com a humanidade e a capacidade de enfrentar as mais diversas adversidades sem perder sua essência, Circe nos leva pelos meandros de sua longa vida com emoção e simplicidade, criando um impacto significativo nos acontecimentos históricos à sua volta, mesmo que permaneça exilada em sua ilha. Os conflitos são imprevisíveis, assim como o final, que é surpreendentemente doce e bem construído. Foi uma leitura excelente e esse livro merece uma nota muito melhor do que a que tem por aqui.

ceci 19/03/2024

!!
But in a solitary life, there are rare moments when another soul dips near yours, as stars once a year brush the earth. Such a constellation was he to me.

criadeapolo 18/03/2024

Um dos melhores recontos de mitologia que já li
Muito bom! Eu estava ansiosissima para ler, muitos falam muito bem desse livro e dessa autora. Francamente, o que mais me surpreendeu foi o quão leve e fácil o livro é. Ouvi muitas pessoas dizendo que o livro era ótimo mas muito denso e complexo, mas eu discordo. A escrita não é tão complicada e o livro tem um flow magnifico. Muito bom. Ainda não sei como me sinto sobre esse final, mas tudo que posso dizer é que acho que é apropriado, apesar de não saber se realmente gosto dele. A narrativa é incrível e muito bem construída e o arco de evolução da Circe como personagem é impressionante. Definitivamente irei favoritar.

Jessica891 17/03/2024

Eu não sabia o que esperar dessa história, mas entregou tanto! Mas tanto... Que foi uma experiência maravilhosa lê -lo.
Eu amo muito As Brumas de Avalon, e ao ler Circe eu senti os mesmos sentimentos. A autora me fez sentir todos as tristezas e angústia da personagem, momentos de raiva por ela ser tão ingênua, mas vemos a evolução e amadurecimento dela.

Pretendo ler os outros livros da autora em breve. Sério, adorei demais a releitura da deusa da feitiçaria

mafe 16/03/2024

Muito bom!! A conhecia como uma bruxa horrível, que transformava pobres homens em porcos a seu bel prazer. Porém, com esta leitura pudemos enxergar seu lado e sua versão, e vimos que a forma que a retratavam era injusta. Recomendo a leitura e já aguardo ansiosamente o próximo personagem escolhido por Madeline!

Mips 16/03/2024

RECOMENDO PARA TODOS
Esse livro é perfeito do início ao fim, não tem uma parte que seja ruim. Acompanhamos o desenvolvimento de Circe, ela perdendo a sua inocência, se decepcionando, sofrendo, descobrindo seus poderes, é realmente muito bom a forma como a autora constrói esse desenvolvimento. Como Circe vai descobrindo a sua força e passa a enfrentar mais seus medos. Estava com muita saudade de ler mitologia e esse livro foi perfeito para isso, é muito envolvente o livro, cheio de personagens impecáveis.

Leticia2513 14/03/2024

Uma releitura necessária
Circe é uma releitura da antiga história da feiticeira famosa pelo poema de Omero a respeito das aventuras de Odisseu. A autora pega uma história sobre uma mulher contada majoritariamente por homens e a transforma em uma cantiga de mulheres para mulheres. Após ler o livro, parece injusto existir qualquer versão que não seja a contada por Miller. Sua escrita é incrível, rica em detalhes e transparece claramente todos os pontos (bons, ruins, divinos e mortal) sobre Circe, a trazendo para além de uma feiticeira cruel por ser cruel, mas uma divindade marcada por histórias e, mais do que isso, uma mulher refém a um mundo dominado por homens (divinos e mortais).

Não acho que é um livro fácil de se ler, a escrita é completa e a história é emaranhada de acontecimentos (e não poderia ser diferente, afinal, circe é uma divindade milenar), mas é incrivelmente necessária, uma vez que é maravilhoso ler um livro regado de histórias de uma mulher que se torna forte e, a sua forma, desafia o sistema em que é inserida na tentativa de fugir da crueldade estrutural marcada em seu ambiente.

indyr 12/03/2024

Notas de rodapé
Seria fácil dizer que fiquei encantada, impactada, apaixonada... Mas não foi só isso!

Eu sou apaixonada por mitologia grega e conhecer o trabalho da Madeline tem sido um deleite por tornar esse tipo de literatura muito mais acessível comparado aos textos antigos. O livro por si só não tem grandes reviravoltas, o que em nenhum momento foi um problema. É uma leitura fluida que você vai curtindo e se deliciando.

A Circe é uma personagem que te cativa desde o início e me gerou bastante afeição e conexão. Me mostrou que mesmo não sendo a deusa mais poderosa todas, ainda conseguiu grandes, mas GRANDES MESMO, feitos que me fizeram acreditar muito mais na força de vontade de uma pessoa.

Esse trecho, já no final do livro, me marcou bastante por mostrar que o valor da vida que temos está no fato dela ser efêmera. Somos pessoas de sorte por termos nascido e também porque algum dia vamos morrer.
"[...] Eu escuto sua respiração, morna no ar noturno, e de alguma forma isso me consola. Ele não está dizendo que não dói. Ele não está dizendo que não sentimos medo. Só que estamos aqui. É isso que significa nadar na maré, caminhar na terra e senti-la tocar seus pés. É isso que significa estar vivo."

Já esse trecho de uma entrevista sobre a autora me deixou um impacto mais positivo ainda:
"[...] Madeline Miller disse que desejava criar um novo mito, um novo épico para Circe, visto que as mulheres da mitologia nunca foram consideradas importantes o suficiente para terem suas histórias contadas dessa forma."

Leria até a lista de supermercado dessa mulher!

YasmimBarroso 11/03/2024

Se você já teve um momento de surto pelos olimpianos
Leia Circe!!!!!!!!

a gente começa achando ela a pessoa mais ingênua do mundo, mas é lindo acompanhar o desenrolar de tudo.

o tempo todo a história dela se cruza com histórias famosas da mitologia grega e é bem gostoso de ler.

Dani - Amando Leitura 11/03/2024

Pobre bixo
Coitada, sério mesmo. Ela passa o livro todo se fudendo. Nada da certo pra coitada. Torci por ela o livro todo e termina daquele jeito. Que tristeza.

leobalarin 08/03/2024

Sirva a mitologia grega bem gelada!
Na história vamos conhecer profundamente Circe, que é uma deusa que acaba se tornando bruxa, e a partir dessa premissa fiquei com vontade de querer ler.
Circe é filha de um deus que acaba descobrindo que ela usou a magia para fazer um mortal se transformar em um deus e usou parte de sua bruxaria aprendida para castigar uma mulher que poderia ser uma rival na aproximação de um homem em que ela estava apaixonada.
E dentro da história isso é inadmissível e então seu pai, Hélio a acaba a exilando em uma ilha sozinha, e aí que começamos a entender tudo o enredo, que trás bastante em paralelo história de outras figuras da mitologia importantes no contexto, o que na minha opinião é o único ponto ruim, pois chegou um momento que eram tantos nomes, tantos personagens que eu já não sabia mais quem era quem, mas o foco não deixa de ser Circe e suas vivências a partir do momento em que se encontra isolada nessa ilha, ela acaba recebendo navegantes que passam pelos mares e acabam chegando até ela, acaba se envolvendo, transforma alguns em animais (o que é maravilhoso).

Muito conflitos fazem parte desse enredo, ela se torna mãe, precisa proteger um filho mortal junto as ameaças de deuses poderosos e por aí vai.

Pra quem gosta de histórias com muitos detalhes esse é um prato cheio.

ceci 02/03/2024

Que livro lindo
a escrita da autora é perfeita e da uma profundidade surreal aos personagens, além das frases lindas que o livro tem.
a Circe não é uma heroína perfeita que perdoa os vilões, muito oelo contrário, ela se rebela contra os pais, e tem que se descobrir sozinha no meio de muitos deuses e ninfas que odiavam ela.
as vezes dava vontade de colocar a circe num potinho pra proteger ela, pq ela sofre muito, mas ela não deixaria eu fazer isso kkkkkkk.