Tudo Que a Gente Sempre Quis

Tudo Que a Gente Sempre Quis Emily Giffin

Resenhas - Tudo Que a Gente Sempre Quis

Mariana_ 28/06/2021

Gostei!
Eu tinha o e-book há um tempo, resolvi ler esse ano. Meu primeiro da autora. Apesar dos capítulos grandes demais, gostei. Só queria um final mais elaborado para alguns personagens. Recomendo! Muito bom!

Mila F. @delivroemlivro_ 13/02/2020

Os temas abordados são muito importantes!
Demorei a escrever essa resenha sobre Tudo que a gente sempre quis porque foi realmente difícil assentar minhas ideias e compreender minhas emoções. A verdade, é que o livro não saiu como eu esperava, foi menos do que esperei, mas nem por isso se caracteriza como uma leitura ruim.

É, talvez eu tenha criado algumas expectativas que eu nem sabia que tinha criado. Talvez eu tenha lido na época errada. Talvez o livro não tenha sido tão marcante como seus temas. Talvez eu tenha tido um problema com os personagens, seus pensamentos e atitudes. Talvez eu não tenha me conectado e encontrado uma forma de entrar dentro do livro.

Deixem-me falar um pouco sobre o que vamos encontrar em Tudo que a gente sempre quis: acompanharemos particularmente duas famílias: Tom e sua filha Lyla, Nina e Kirk e seu filho Finch.

A vida dessas duas famílias se cruzam porque Finch acaba publicando uma foto de Lyla desmaiada e seminua em seu perfil social e com uma legenda racista. Finch vem de uma família abastada e Lyla é de uma família humilde, e houve uma repercussão muito grande em torno dessa foto que se tornou um grande escândalo acabou envolvendo famílias e escola.

A partir desse momento as duas famílias começam a refletir sobre suas vidas, sobre a educação dos filhos e os parâmetros sociais tão diferentes e injustos. Em realidade, Tudo que a gente sempre quis, é um livro que é muito mais do que aparenta e trata de temas sensacionais e imprescindíveis e que mesmo sabendo da existência deles ainda são tabus.

Emily Giffin elabora todo um discurso persuasivo e reflexivo sobre: feminismo, violência domestica, exposição nas redes sociais, racismo, estupro, violência verbal, traição, criação de filhos, abandono de família, alcoolismo, valores, o poder do dinheiro. É um livro muito forte.

Porém, a forma como a autora acoplou os temas em seu enredo, querendo falar sobre todos eles, acabou pecando em alguns e deixando de lado - ou dando menor destaque - outros que eram tão importantes quanto.

Por exemplo, o livro todo me incomodou bastante ter sido bastante frisado a questão do racismo e ter negligenciado a questão da exposição da jovem seminua e desmaiada na rede. Incomodou-me ainda mais o fato da própria Lyla querer deixar tudo para trás, até entendo ela querer esquecer o ocorrido, mas me pareceu que a atitude se dava por um motivo completamente errado.

Foram tantos pequenos detalhes em Tudo que a gente sempre quis que me incomodaram e me fizeram virar os olhos ou chamar palavrão que seria enorme essa review se eu fosse falar sobre tudo, então vou ficar só nos exemplos acima.

Contudo, posso dizer que Tudo que a gente sempre quis cumpre um pape fortíssimo ao fazer o leitor refletir sobre as situações que ocorrem lá e assim poderem pensar em sua própria visão e opinião a respeito, coisa que dificilmente faria se não houvesse essa leitura para motivar tais reflexões. Pelo menos foi isso que me ocorreu.

Em resumo, mesmo sendo um livro com temas tão fortes e importantes creio que faltou uma maturidade a mais em sua abordagem, de modo que para mim ficou aquém do que poderia ter sido, mas se tornou uma leitura extremamente vária e necessária, portanto, não posso deixar de recomendar, só não vão criar tantas expectativas.

site: www.delivroemlivro.com.br

anaadrde 27/06/2021

socorro
eu não parei de ler até terminar isso, é MUITO viciante e me prendeu de uma forma maravilhosa, o livro em si aborda vários assuntos que pode ser gatilho, como suicidio, automutilação, estupro? achei que aborda coisas pesadas de um jeito ?leve?, mas pra outras pessoas pode não ser igual, já que cada um tem seu gatilho

Luiza.Glaciete 11/03/2020

Excelente
Livro muito bom! Leitura envolvente e que aborda assuntos complexos.

Luiza Bugelli Valença 06/01/2022

Não é o livro que eu sempre quis
A obra ?Tudo o que a gente sempre quis?, concebida por Emily Griffen, definitivamente não é a leitura que eu sempre quis. Muito pelo contrário. Encontrei diversos elementos na história que me desagradaram. Mesmo assim, não posso desmerecer o livro como um todo, visto que ele constrói uma sutil crítica ao modo como a sociedade é organizada hoje em dia: quem tem dinheiro, tem tudo, inclusive o privilégio da vista grossa da justiça.

Nina é uma mulher rica, casada com um homem rico, que tem um filho rico e mora em uma mansão de gente rica. Contudo a vida de Nina nem sempre foi assim?. Ela cresceu em uma casa humilde e depois de se casar, levava uma vida estável, porém sem exageros luxuosos. Entretanto, quando o projeto laboral de seu marido deslancha, pilhas e pilhas de dinheiro caíram na conta da família. Em contrapartida, o dinheiro trás consequências se não lidado com cuidado. O fato do filho virar um menino mimado que não sabe lidar com a consequência de seus atos foi um resultado do enriquecimento da família. Os traços negativos do do filho atingem o ápice quando ele posta uma foto em uma noite de bebedeira com os amigos. Quais serão as consequências deste ato? Será que a família aprenderá algo desta grande confusão no qual o menino se meteu?

Em primeiro lugar, ressaltarei os pontos da obra que me desagradaram: os capítulos extremamente longos tornam a história menos interessante; a repetição de ideias e pensamentos dos personagens mostram uma certa falta de profissionalismo da autora; há uma personagem brasileira que é construída de forma estereotipada, tornando a narrativa um tanto quanto ultrapassada; e o maniqueísmo imposto pela autora em diversas situações pode se tornar incômodo. Por outro lado, o enredo apresenta uma crítica social a sociedade em que vivemos, na qual mentiras são caladas por dinheiro. Ademais, o final não é utópico, ou seja, ele não cria um conto de fadas para uma história tão real e delicada; mas sim um desfecho real.

Por fim, percebe-se que o livro poderia ser muito melhor se tivesse sido escrito por alguém menos amador, que soubesse aproveitar melhor os ganchos do enredo. Recomenda-se o enredo para os que desejam ler uma história fictícia, mas que se assemelha muito a realidade do século 21.

Mari 27/08/2020

Eu estou sem palavras para descrever a maneira que este livro me tocou. Me surpreendi do início ao fim, e o final me emocionou bastante. Os personagens são muito bem construídos e possuem uma profundidade imensa. A mensagem que é passada também carrega muita profundidade e sensibilidade.
De longe, é o melhor livro que já li nos últimos tempos.

Rafaella 29/08/2020

Maravilhoso!!
Que livro gostoso de ler!!
Bem polêmico, mas muito necessário nessa época que estamos vivendo com tantos preconceitos.
Uma história bastante envolvente que você fica enlouquecido pra saber o que vai acontecer no próximo capítulo, principalmente nos últimos.

Alex 10/09/2020

História Muito Atual
Eu diria que o livro demorou umas 100 páginas para me pegar. Depois disso fica difícil de parar. Além de ser um tema super atual e que mostra várias facetas da sociedade.

Daiane 28/09/2020

A história é muito boa. Porém achei que várias passagens eram desnecessárias, claro que entendi que a autora queria ao faze-las: firmar o caráter e as atitudes dos personagens. Mas isso eram coisas tão óbvias, que não precisavam ter descrições tão amplas do passado.

Emilly 02/11/2020

Envolvente!!
A história me prendeu rapidamente, os temas q a autora trouxe são necessários e eu achei q ela foi direto ao ponto sem enrolação, apesar de ter deixado algumas pontas soltas o q deixou de ser 5 estrelas.

Mariana 08/12/2021

Amei muito esse , mas o final deixou muito a desejar, esperava algo mais impactante. Mas é bom. Trata de assuntos interessantíssimos, acho que recomendo.
Talvez eu releia.
Gostaria que aqui no Skoob tivesse uma "aba" para listarmos possíveis releituras.

TaynA170 10/02/2021

Um livro atual
Com um contexto muito próximo da realidade atual do mundo, o livro conta as histórias em primeira pessoa, intercalando cada capítulo com a visão de uma das pessoas envolvidas.

Uiara.Marcossi 15/01/2022

Um tapa na cara
Um tapa na cara!!! O que estamos fazendo com nossas vidas? Que exemplos damos aos nosso filhos?
Como nossas ações impactam quem está ao nosso lado? O que devemos aceitar na e para nossa vida?
Tudo isso dentro de uma ótima história!
Recomendo para adolescentes e seus pais ...
Jussara Marcossi 26/01/2022minha estante
Amei esse livro!

Bruna 18/03/2022

Morninho....
Não é aquele tipo de vai ser "noooosssa, memorável!"

Mas é interessante, achei que faltou mais emoção nos eventos.... A coisa ficou intensa mesmo nos capítulos finais.

Mas é um livro bom..

Be 08/03/2021

Fascinante
Livro de estreia da autora conquistou 5 estrelas! Cada capítulo é narrado por um dos personagens principais. A história aborda conflitos juvenis e o impacto destes na vida adulta.