A Impossível Faca da Memória

A Impossível Faca da Memória Laurie Halse Anderson

Resenhas - A Impossível Faca da Memória

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vanessa 17/01/2021

Apenas apaixonada pela escrita da autora. Decidi começar a leitura sem nem saber a sinopse e me surpreendi muito com essa história.

caua 04/11/2020

A autora nesse livro trouxe uma personagem muito diferente das que eu já li, o livro conta a história de Hayley kincain e uma garota de 18 anos, que se muda para a cidade de quando ela foi embora quando criança , o pai dela está em um momento que acabou de passar por um trauma.
O LIVRO e muito rápido de ler por que os capítulos são bem PEQUENOS e bons eu gostei dele pois não foca muito no romance e sim entre a relação de Hayley com seu pai.

Nicole 22/07/2020

Foi um livro sensível para mim em algumas questões, pois passei por situações parecidas (menos extremas) que a protagonista. Mais um vez a autora acertou ao tratar um tema difícil, com delicadeza, com leveza, mas com profundidade também. A cena do celular e a cena que ele vai na escola dela pra mim são de longe as que mais mostram os pontos que ela quis tratar. Queria ter mais do epílogo, do que teve depois, acho que era necessário nesse caso.

Ana Luiza 04/05/2019

Emocionante e necessário
A HISTÓRIA
Hayley Kincain não é como os "zumbis" da sua escola, adolescentes com vidas tediosas e seguras que apenas aceitam tudo o que lhe dizem para fazer. Ela cresceu viajando de caminhão com o pai, Andy, que lhe ensinou tudo o que uma pessoa precisa saber de verdade para sobreviver. E isso tornou Hayley capaz de cuidar muito bem de si mesma, mas também do pai, cujas memórias da guerra o assombram até hoje.

“Estava com os fones de ouvido, mas sem música. Precisava ouvir o mundo, mas não queria que o mundo soubesse que eu estava prestando atenção.”

Há bons dias, claro, mas desde que o pai resolveu que eles deveriam se mudar para a casa da falecida avó para Hayley se formar em uma escola de verdade, os dias sombrios ficam cada vez mais comuns. Nesses dias, o pai está bêbado, ou chapado, ou os dois. E nesse estado ele se torna mais propenso a narrar pela milésima vez as coisas horríveis que viu e fez quando era um soldado, assim como gritar e afastar Hayley.

E com o pai em um estado cada vez mais terrível, Hayley preferia estar de volta à estrada, e não em uma escola estúpida que não a ensina nada de útil. Hayley não suporta seus colegas "zumbis" e a conselheira da escola que fica se intrometendo em suas vida e perguntando sobre seus planos para o futuro. A única pessoa que Hayley gosta na escola é Gracie, uma garota fofa e divertida, mas cuja família problemática a permite entender Hayley em um nível que nenhum dos outros "zumbis" parece entender.

Mas Hayley fica com vontade de matar Gracie quando ela o apresenta a Finn, um belo garoto do time de natação que está tentando trazer o jornal da escola de volta à vida. Gracie o convenceu de que Hayley escreve bem e Finn não a deixará em paz até que ela escreva algo para o jornal. Apesar de odiar o jeito com que ele está sempre fazendo perguntas e vendo todas as emoções que ela tenta esconder, Hayley também começa a apreciar a inteligência de Finn e seu humor peculiar. Mas como ela pode se deixar envolver em um romance adolescente quando as coisas na sua casa estão desmoronando? E, pior do que isso, como ela vai encarar as memórias obscuras e doloridas que ela se esforçou tanto para esquecer, mas que parecem vir cada vez mais a tona desde que ela chegou a cidade?

TEMÁTICAS DA OBRA
A Impossível Faca da Memória não é uma obra fácil de ler e, para quem está em um momento de fragilidade, não acho ser uma leitura indicada. O livro traz cenas pesadas e tensas que podem acabar sendo gatilho. A obra não suaviza a luta do pai da protagonista com a própria saúde mental. Em grande parte do livro Andy está intoxicado e agindo de forma violenta. Contudo, isso é um ponto positivo para a A Impossível Faca da Memória, já que mostra de forma crua e chocante o impacto da guerra em uma pessoa. O livro não romantiza transtornos mentais e, apesar de não usar tais nomes, mostra bem como é difícil para alguém com Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Depressão e Ansiedade colocar sua vida de volta nos trilhos.

O mais inteligente de A Impossível Faca da Memória para mim é como demonstra que tais transtornos causam um efeito em cadeia dentro do núcleo familiar, já que assistir o pai se deteriorar ao longo dos anos causou a Hayley traumas e cicatrizes igualmente difíceis de curar. Mais do que saúde mental e ciclos de violência (psicológica), A Impossível Faca da Memória também explora as temáticas da co-dependência emocional entre Hayley e o pai, assim como o luto de Andy por tudo o que perdeu na (e por causa da) guerra, o vício em álcool e drogas e outros comportamentos autodestrutivos e até mesmo suicidas. O livro mostra como é difícil pedir ajuda, tanto para Andy quanto para Hayley, e a sensação de desconexão do resto do mundo em uma pessoa que há anos luta com transtornos mentais.

Mas, nem todas as temáticas da obra são negativas. A Impossível Faca da Memória também explora o amor e a lealdade entre Hayley e seu pai, a amizade sincera de Hayley e Gracie, assim como o jovem, mas poderoso, amor da protagonista com Finn.

A LEITURA
(...)
A EDIÇÃO
(...)

CONCLUSÕES FINAIS
A Impossível Faca da Memória não é um livro fácil de ler. A obra aborda temáticas pesadas como co-dependência emocional, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Depressão, violência psicológica e mais. Contudo, a trama também traz amizade, lealdade e romance, além de bom humor. Se fosse resumir, diria que A Impossível Faca da Memória é uma trama sobre a importância de se pedir ajuda, mas também da dificuldade de o fazê-lo.

Em um mundo em que tantos lutam com a saúde mental, esse é um livro importante e necessário, especialmente para os mais jovens, que vão se identificar bastante com a protagonista. Divertido e emocionante, A Impossível Faca da Memória me causou várias emoções e me prendeu do início ao fim. Eu amei o livro, que me deixou ansiosa para ler mais obras da autora, assim como confiante de recomendar A Impossível Faca da Memória para todos.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: https://www.mademoisellelovesbooks.com/2019/05/resenha-impossivel-faca-da-memoria-laurie-halse-anderson.html
Ana Luiza Lanari 14/05/2019minha estante
É YA??