Vida de Droga

Vida de Droga Walcyr Carrasco




Resenhas - Vida de Droga


174 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 11 | 12


Thainá Cristina 09/03/2012

A História conta a vida de Dora uma menina rica, que perde tudo e se envolve com pessoas erradas que apresentam-lhe as drogas.

Na época da minha adolescência ser americanizada tava na moda. Então tudo que era brasileiro não prestava. Samba, Pagode e Calor estavam fora de moda e era vergonhoso admitir que seus pés gostavam de um ritmo acelerado e que você curtia uma praia a tarde, mesmo sendo carioca da gema.

Enfim no ano de 2003 esse paradigma foi quebrado no meu mundo literário quando surgiu Thalita Rebouças com "Traição entre Amigas" e Walcyr Carrasco com "Vida de Droga".
Este surgiu em minha vida graças a Alerte. A única professora de português que gostei e me lembro do nome. risos.

A escrita de Walcyr fez com que eu me apaixona-se ainda mais pela leitura e quando escrevi essa resenha me fez querer reler toda a história novamente.

O drama vivido por Dora foi e continua sendo atual.

Esse é um livro que sobreviveu a mudanças de cidades e de casas, mas que continua comigo e digo que é essencial para a leitura dos jovens de hoje! Vale a pena conferir e prestigiar a literatura brasileira!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriela 26/12/2011

Cópia de Christiane F.
comentários(0)comente



Any Athayde 06/08/2011

quando li "Vida de droga" achei que seria um livro como qualque outro,mais me surpriendi,li ele todinho em uma noite,não consegui para de ler,chorei,ri me surpriendi.. so posso dizer que vale muito a pena vocÊ parar para le-lo.

E a realidade da maioria dos jovens brasileiros,contada em um ponto de vista unico..
Fanii 13/08/2011minha estante
eu li quando tinha 12 anos,e até hoje posso dizer que é um dos melhores que já li da literatura brasileira e mundial,é muito bom...mesmo!!




Letícia 27/07/2011

Um livro que me fez chorar. Simplesmente por estar mostrando a realidade, pelo fato de histórias como essa estarem acontecedo todos os dias na nossa sociedade. É triste acompanhar a tragetória da parsonagem: de uma vida muito boa ao fundo do poço.
Li, reli e gostei muito.
comentários(0)comente



Rayssa 19/07/2011

Lido e relido diversas vezes por no mínimo cinco anos. A forma com que esse livro é escrito me criou novas perspectivas e me fez perceber lados nunca antes imaginados. Inclusive, o fato do Walcyr ser jornalista me incentivou a cursar jornalismo também.
comentários(0)comente



Gabi 02/07/2011

Vida de Drogas - Resenha
Magda: melhor amiga de Dora, mais rica que Dora e o pai de Magda tinha uma fábrica de chocolates.
Joel: pai de Dora, vinha de uma família pobre, sua mãe trabalha em uma padaria e seu pai era alcoolatra e sua mãe tinha que sustentar 5 filhos, trabalhava muito.
André: irmão de Dora, era gordinho.
Cleuza: Mãe de Dora
Joel foi despedido e Dora só descobriu quando foi pedir uma viagem pra Disney de Natal e Cleuza disse que não poderia pagar. Joel queria vender hot-dog, Dora odiava a idéia. Com o tempo a família foi reduzindo os gastos e vendendo bens( carro, casa, não aceitava as ligações a cobrar). As amigas de Dora já sabiam da situação. Como o pai de Dora era dono de uma fábrica,Dora pdeiu um emprego pro pai mas parece que eles estavam com má vontade. Joel conseguiu um emprego na Amazônia. Com a venda da casa ele ganhou um apartamento perto da periferia e dinheiro. O apartamento era simples, quando Dora o viu ficou abalada. Passaram o natal da casa da avó em Minas, só não iam morar lá porque os pais de Cleuza nunca aceitaram o casamento dela com Joel. Na nova casa nem telefone tinha. Dora não podia ia na casa das amigas, era longe.
Dora se sentia solitária, perdida, diferente do irmão havia se adaptado bem rápido. Cleuza voltou a trabalhar. Dora não gostou da nova escola, não conversava com ninguem lá, um menino se aproximou dela, Téo mas era conhecido como Tigre, era bem cobiçado na escola, mas Dora nem dava bola, ele ajudava o pai, mecanico. André foi assaltado e roubaram seu tênis. Dora foi se acustumando, Tigre estava afim de Dora. As vezes Dora chorava com saudades do pai. Era aniversário de Emilia, ela morava próximo ao seu prédio e voltavam juntas da escola, Dora foi ajudar na arrumação da festa. Lá conheceu o primo de Emília, Guilherme. Ambos interessaram um pelo outro, Gui era como um amigo rico de Dora, seus assuntos eram legais. Gui morava na casa que Dora achava mais bonia, seu pai era dentista, seu sonho era ser jogador de basquete. Eles ficaram e ele fumou droga na frente dela, ela resolveu experimentar. Eles passaram a se encontrar, Emília e seu namorado iam juntos. Cleuza dava dinheiro a Dora vendo sua felicidade.
Dora já nao fazia sempre as tarefas de casa, queria ficar co Gui, fumavam um pouco.
Tigre disse que Gui era maconheiro da pesada, mas Dora nem deu idéia. Cleuza quiz conhecer Gui, só de ver ficou emocinada, ele levou um bouquê para Dora.
Cleuza conversava bastante com Dora sobre sexo, mas ela e Gui se limitavam a beijos e abraços.
Naldo era amigo de Gui, ele dava em cima de Dora. Dora sabia algumas coisas sobre droga e pensava que sabia se controlar. Um dia a branca chegou mas Dora não experimentou, eles usavam uma caneta pra aspirarem a droga, Dora começou a ser excluida pois não tinha experimentado. André já sabia que Dora usava drogas, tentava alertar, mas não adiantava. No dia do aniversário Dora ganhou 3 festas, a do namorado, da mãe e dos amigos.
Naldo deu de presente pra Dora, a branca dessa vez ela aceitou e depois foi embora.
Emília só voltou no outro dia, quando o efeito da droga passava ela ficava deprimida, então usou muita e ficou bem doida. Brigou com o namorado e acordou com um homem que mal conhecia, só de calcinha. As drogas estavam controlando Emília, ela decidiu parar, alertou Gui e Dora, mas eles achavam que podiam controlar.
Gui e Dora ficaram um tempo sem sair, depois do escândalo da Emíla, ela só chegou em casa um dia depois do aniversário de Dora. O namorado de Emília acabou terminando com ela quando ficou sabendo o que aconteceu no dia em que brigaram.
Dora viajou com Gui e sua família pra praia. Lá o consumo deles aumentou, Gui até vendeu um relógio dele pra cubrir os gastos. Lá eles tiveram sua primeira vez.
Voltaram a andar com Naldo, lá experimentaram droga na veia. Elias, um novo amigo do grupo era conhcido de uns traficantes, tinha aparência de não tomar banho e não tinha 2 dentes.
O efeito das drogas passava rápido, quando o efeito passava a pessoa ficava depressiva. Elias dava em cima de Dora. Ela e Gui nem se beijavam como antes, gostavam de curtir o efeito da droga.
Gui passou a jogar basquete mal por causa das drogas. Dora já não fazia as obrigações em casa. Cleuza separou de Joel, ele queria se casar novamente.
Os amigos de Dora não tinham mais dinheiro suficiente pras drogas, consumiam muito. Gui e Dora pegaram jóias em casa pra comprar drogas. Na escola já sabiam que Dora usava dorgas. Como não tinham mais dinheiro pra comprar drogas passaram a roubar som de carros. Em um roubo, Gui foi atingido por uma bala, Naldo e Dora fugiram. Acabaram descobrindo tudo. Para Dora melhorar, Cleuza decidiu ir pra casa dos pais, Dora pegou o dinheiro da viagem e fugiu. Foi pra casa de Naldo, mas não podia ficar lá. Ficou em um cortiço com Elias e outras pessoas. Lá encontrou Magda, deitada no chão , estava esqueletica.
Seu tio usava drogas e ela já tinha experimentado. Um dia sua amiga ofereceu e ela usou muito, ficou desmaiada babando no chão. Passou por várias clínicas, mas sempre arrumanva droga. Quando saiu reencontrou a mesma amiga ,que ofereceu e Magda teve overdose.
Dora passou a viver com Elias, ele dava de tudo pra ela, viviam omo casados. Até que um dia ele não estava lá. Estava devendo traficantes, foi apagado . Dora avisou a Clarice , mãe de Elias, sobre a sua morte, foi na missa do enterro, Clarice se ofereceu pra ajudar Dora.
Dora passou a se prostituir, como Magda, na primeira vez foi difícil, mas depois ela "pensava" que não era ela, era alguem parecida com ela. Dora foi na casa de Naldo, encontrou Gui, ele tinha se recuperado,mas voltou a usar. Dora passou a sustentar a droga dela e de Gui.
Naldo disse que Gui estava aproveitando dela , nem importava de onde vinha o dinheiro. Era verdade. Os trficantes que Dora comprava drogas, queriam que ela pagasse com seu corpo, mas nunca aceitava.
Um dia a polícia bateu na casa abandonada, o cortiço que ficava, e levou todos. Magda tinha dedado depois de ser expulsa de lá por roubar droga dos outros. Dora foi pra FEBEM, e mentiu o nome, deu o ex endereço e acabou sendo descoberta pela mãe.
Cleuza estava namorando Paulo, um colega de trabalho. o avô pagou pra Dora se tratar. Lá ela conheceu Edmundo, um viciado em drogas, tinha aids.
Um dia Gui vendeu sua moto e comprou drogas. Tambem quebrou a casa e foi embora, já era maior de idade.
Emília arrumou um bom namorado, Dora até fucou com inveja. Dora viajou pra Amazônia, ela não gostava de Guta, mulher de seu pai, era índia. Dora ajudava nas tarefas, mas depois parou e acabou brigando com Guta, voltou pra casa ds mãe.
Um dia Dora encontrou com Tigre, ele estava mais bonito e continuava gostando dela, mas Dora o achava muito certinho.
Ed, o menino da clinica passou a se encontrar com Dora, ela dava drogas de graça pra ela. Acabaram descobrindo que Dora voltou a usar drogas. Quando Paulo foi jogar a droga fora, Dora enfiou um tesoura nas costas dele. Cleuza expulsou Dora de casa.
Depois foi pra casa de Mônica, uma amiga de Dora, mas foi expulsa de lá pois roubou dinheiro dela.
A família de Ed descobriu e mandou Dora se afastar dele.
Dora entrou em um carro com dois homens pra fazer progama, eles iam judiar dela, mas ela conseguiu fugir ainda no carro. Passou a viver na rua com uma família que foi rica. Mas descobriram que ela usava droga e expulsaram ela de lá.
Dora estava cuidando de Magda e levou ela pra família dela, mas eles a expulsaram, os empregados deram uma ajuda a elas.
Com dinheiro foram pra um cortiço que Gui e sua namorada estavam. Dora pagou pra passar uns dias lá. Magda acabou sumindo. Dora ficou com raiva e quebrou copos do cortiço e derramou a bacia de crack. Foi expulsa do cortiço também.
Dora pedia esmola pra comprar crack. Ela estava descobrindo como retomar a vida. Estava morando na rua, com umas velhinhas que tambem foram ricas. Elas tinham um prato de ouro, lembrança dos velhos tempos. Dora ia rouba-lo pra comprar crack, quando um vellhinho lhe deu uma pinha e a chamou de neta. Ficou lembrando do seu avô que tinha sumido. Quando criança diziam que ganhar pinha dava sorte. Resolveu não roubar o prato. Estava se sentindo um lixo, que não demoraria pra destrui seus sonhos, ou morrer com um tiro,ter overdose... precisava mudar de vida.
Foi pra casa de Clarice e Esdras, mãe e pai do Elias, e eles a acolheram e queriam ajuda-la a sair daquele mundo. Eles chamaram a mãe de Dora. Paulo iria pagar um clinica pra ela, venderia o carro, gastaria o dinheiro da poupança. Paulo disse que sem ela a família não tinha felicidade.
O tratamento de Dora estava dando certo, pois as mudanças partiam dela. Dora se recuperou, o clima da família estava chato, era como um teatro sem emoções.
O pai de Magda ficou arrependido por renegar a filha,até contratou detetive. Quando perguntavam sobre ela, diziam que ela estava viajando.
Dora estava mal falada na escola, a mãe de Emília não queria que ela se envolovesse com Dora. m dia um garoto da sala dela a agarrou, e ela saiu correndo.
Encontrou Tigre com uma menina, ficou com ciumes.
Ela conversava muito com Clarice. Arrumou emprego na época do natal em uma boutique no shopping. Fez amigos, saia de vez em quando.
Um dia, quando estava andando de ônibus, " viu " Magda, pediu pro motorista parar, mas só parou no outro ponto, correu pra alcança-la mas não conseguiu. Chegou em casa chorando.
Estava pensando , que o crack tornava a vida mais fácil, era dificil lhe dar com os sentimentos.
Dora viu Naldo no seu trabalho, era homem sério,mas continuava usando drogas e dando em cima dela.
Foi a uma festa de Naldo, ele ofereceu e ela uma droga purinha, nesse momento ela se lembrou de tudo o que já havia passado.Disse que não. Ele disse que gostava dela, Dora imaginou eles vivendo com brigas, ele vendendo moveis pra comprar droga.. Dora sabia que ele não deixaria de usar drogas.
Encontrou-se con Tigre depois do trabalho,ele disse que sempre teve uma atração por ela, e Dora disse que estava tentando viver uma vida legal agora, estava estudando, trabalhando. Convidou-o pra sair, ele aceitou.
Dora estava arrumando pra sair com Tigre, agora sabia que começaria uma nova vida.
comentários(0)comente



Fernanda R 05/03/2011

vc é culpado pela criação que dá pro seu filho.
Na maioria das vezes você é culpado pelo que seu filho é. Esse livro é a prova do que um filho mimado e egoísta é capaz. Não me lembro o nome do personagem principal, mas sim da história.
Ela era uma filha mimada, o pai dá tudo o que quer, um dia o pai perde o emprego, a família se dissolve, vão morar em local mais humilde e tal, ela despreza um colega do colégio pq ele é pobre. Se mistura com os amigos errados, usa drogas pra não ser careta, vai tão de cabeça nisso que vai morar na rua, se prostitui, rouba só pra comprar drogas.

É uma mimada que um dia, depois de ter feito de tudo, acorda pra vida e vê que ela é culpada pelo que é e o que fez.
É um ótimo livro.
comentários(0)comente



Thamy 23/02/2011

Didático.
Um livro bem didático, acho que essa é a melhor forma de falar sobre 'Vida de Drogas'.
Relata a história de Dora, sobre sua descoberta em relação às drogas.
É um bom livro, tem uma história legal, envolvente, boa de ler... Não costumo ler livros rápido e esse foi bastante, em um dia praticamente.
Um leitura aconselhavel principalmente para adolescentes que estão descobrindo a vida! =)
comentários(0)comente



Cíntia 17/01/2011

O livro mais impressionante que li na minha adolescência. Me ensinou mto e me fez ver a vida um pouco diferente do que eu estava acostumada a ver. Um livro para adolescentes que vale a pena ler!
comentários(0)comente



Dan 07/01/2011

O livro não vale nem para adolescentes, pois trata-se de uma cópia brasileira (muito barata) de Christiane F., drogada, prostituída.
O roteiro não é nada original, o texto é pobre (mesmo para a faixa etária a que o livro é proposto). E o final, manjado e quase ficção científica.
Uma ex-mocinha de Alphaville, viciada em crack, ou melhor, destruída pelo crack, consegue se livrar do vício físico e psíquico em nove segundos e tem um final super feliz de novela brasileira. Vindo do Walcyr, só poderia ser assim.
Mas nesse livro ele não acaba sendo Walcyr, e sim CARRASCO mesmo, porque ler este livro é uma tortura!!!


Larga essa porcaria e vai ler Christiane F.!!!!!
Marcela Vidinha 10/04/2011minha estante
Christiane F; forever. Mas eu achei o vida de droga divertido


Rafael 10/01/2013minha estante
Dá duro neles, Dan ! Abaixo o sistema !


Iury 19/04/2018minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKK
Tô rindo tanto desse comentário. Eu li esse livro quando tinha 12 anos e confesso que abriu muita coisa em minha mente e, mesmo sem ter lido, imagino a cópia de Christiane F. Só pelo que eu conheço da história.


Fernanda 04/02/2019minha estante
Também li esse livro na adolescência, quinta série para ser mais precisa. Lembro que na época morri de chorar por tudo que li e nem me importei se o livro era um clichê ambulante, porque eu nunca tinha pensado naquilo tudo. Nunca tinha pensado em realidades parecidas com de Dora e no quanto eu sou privilegiada...
Então assim, para uma quase criança não achei o livro pobre (lembro que me prendeu tanto que passei a madrugada lendo e chorando sozinha no quarto) e não achei clichê na época (por apresentar uma realidade super diferente)
Indico para adolescentes e pré adolescentes, principalmente para eles pararem de achar que são os centros dos problemas do universo (já passei por isso e sei o tanto que é chato), mas realmente hoje, depois de mais de uma década, realmente não leria de novo hahaha


edufreg 27/08/2019minha estante
kkkk livro de droga




Leliita 15/10/2010

Li esse livro quando tinha 13 ou 14 anos, para a escola, e lembro que na primeira leitura, o li todo em um único dia, meses antes da prova. Foi o primeiro livro que 'devorei' na vida. Já gostava de ler, mas com esse livro descobri de verdade a magia da leitura.

História muito boa, triste porém realista, prendeu totalmente minha atenção de forma que quase nenhum livro fez até hoje. Mostra bem o que o dinheiro fácil não faz com os jovens (e muita vezes até com adultos). Sofri a cada má decisão da protagonista, assim como não aguentava mais esperar para vê-la se recuperar e sair do buraco onde tinha se metido.

Recomendo sempre que alguém me diz que não gosta de ler. Principalmente adolescentes.
comentários(0)comente



Camila 14/08/2010

Muito bom!
Esse é o livro que marcou minha paixão por leitura. Não curtia muito livros e tals. Mas foi ler Vida de Droga pra mudar por completo minha opinião (:
Eu achei a história bem parecida com a de Christiane F., mas com todo um jeitinho brasileiro. Até mesmo a Ficher mudou sua opinião depois de ler esse livro. E olha que para convencê-la...
Kah 22/08/2010minha estante
hahahaha, ah eh eh? não sabia q eu era tão teimosa assim rs, muito bom mesmo este livro, GENIAL... recomendo super




vitoria 08/07/2010

Livro pra todas as idades!! (cuidado proibido pra menores de 13anos)
esse livro, esse autor...PERFEITOS!
vida de droga fala da historia de uma menina rica que tinha tudo o que queria!!!, mais o pai perdeu o emprego e ela vai morar na favela, daí ela começa a conheçer coisas nova como a droga, se vicia e vira dependente e para poder comprar a droga ela se prostitui...só lendo
ADVERTENCIA: Livro viciante!=]
vale a pena ler
!!
comentários(0)comente

lucas 08/07/2010minha estante
Parece mutio o estilo do walcyr carrasco,gostei.




174 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 11 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR