O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Marina.Beatriz 15/03/2024

Não queria dar uma nota tão baixa (o skoob computou 3, mas eu dei 2,5) pra uma obra que busca falar sobre temas tão importantes e de uma forma tão interessante: por meio de cartas e textos escritos para uma coluna de jornal vitoriano.

Não posso dizer que gostei do enredo e da escrita de todas as histórias da antologia; algumas, na minha pífia opinião, foram bem chatas e confusas. Isso não quer dizer que o livro é completamente ruim, algumas narrativas foram boas e até consigo tirar algumas frases de efeito inspiradoras.

Infelizmente, sou uma pessoa que se apega muito a detalhes e em alguns momentos percebi que houve uma certa confusão na "linha de tempo" proposta pelo conjunto e um erro no uso de jargões que são, claramente, muito modernos para serem utilizados na era vitoriana.
Marina.Beatriz 15/03/2024minha estante
A nota é 2,5 (não sei pq o Skoob colocou 3 e não quer mudar minha resenha)

Vanessa 16/05/2021

Não sei o que pensar?
Algumas partes foram boas, mas achei bem chato. É um livro com verdadeira importância feminista, mostrando mulheres e suas lutas, isso sem dúvidas foi sensacional.
Porém, cai pela minha expectativa, estava esperando algo maior e melhor.
Henrique De Rafaello 16/05/2021minha estante
Expectativa vs Realidade das resenhas que vemos antes de ler.?

Yv. 08/01/2021

Perfeito apenas
Achei incrível, tem contos que te deixam com raiva e feliz no final, contos que trazem frio na barriga... e o melhor de tudo é que é um tipo de leitura que você abre o livro e só fecha quando acaba, por ser leve...
Tão bom que vou até forçar minha mãe a ler
Gorey 09/01/2021minha estante
"Vou até forçar minha mãe a ler" ????????

Daniela 15/06/2019

“Importa saber que existo, e reivindico poder e domínio da minha própria existência.” (pág. 108)
• Antes de falar dos contos: Que edição maravilhosa! É nítido o quanto tudo foi pensado com muito carinho e cuidado pela editora, a capa, as cores, as propagandas, toda a diagramação, incrível! O tipo de livro que eu compraria só pela beleza, ainda mais com um tema tão original.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Violoncelo: Um conto delicado. Em suas linhas pude sentir a música e o instrumento contra a pele através das descrições da autora. O começo e o final se encaixam de forma poética.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• O Artista: Também doce e delicado. Ao ser escrito em forma de carta trouxe sentimentos que muitas de nós, mulheres, teriam ao se deparar com o acontecido e as surpresas que o conto nos reserva.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• As Aulas de Hipismo da Srta. H.: Um conto ousado. Assim como os outros, me surpreendeu ao trazer informações de regras e normas que existiam antigamente e que limitava a mulher. Acabou me lembrando de um dos meus livros favoritos: A Dama do Falcão.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• A Farsa: Um conto de força e resistência. Nos mostra o quão subjugada a mulher era e me fez imaginar quantas delas não devem ter se arriscado como a protagonista na tentativa de viverem melhor.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• O Silêncio da Névoa: Diferente e surpreendente! Nos leva a outro lado de toda luta, que apesar de ser obscuro é igualmente possível e muitas vezes, necessário.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Amélia Vai Para o Inferno: Que delícia de narração! O modo como os acontecimentos se deram me fizeram ler sem nem perceber o tempo passar. Um conjunto de situações que levam de uma consequência à reação e assim nos conta a vida da protagonista.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• A História de Mrs. H.: Um conto mais real, menos poético e forte. Nos mostra o quanto pequenas coisas podiam levar uma mulher à morte, mesmo quando elas faziam o possível para sobreviverem.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• A Mulher Entre as Estantes: Avassalador. As descrições me fizeram sentir cada mínimo sentimento da protagonista. Pude compreender da onde veio sua ousadia, assim como coragem e empatia.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• A Senhora Burton e o Vulcão: Com descrições miraculosas aqui escalei rochas com a personagem. O conto se diferencia pelo fato da coragem da protagonista ser fortalecida pela presença de um homem, alguém que não a limitava por seu gênero.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Madame Smith: O místico e a amizade se encontram aqui, nos levando a conhecer duas mulheres diferentes, mas com almas que provavelmente se reconhecem.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Prometeu Rebelado: Um conto arrebatador! Ainda que para mim tenha sido um pouco difícil lê-lo por seu estilo de narração, a história não perde sua beleza!
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Não suportariam, os faustos, o fato de uma negra ex-escrava receber o título de princesa? Não, preferiam ver-me homem a ver-me majestade.” (pág. 136)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
@dancando.com.as.letras

site: https://www.instagram.com/p/ByvpwNkji7d/

Hobb 25/01/2020

Mulheres incríveis, isso resume tudo
Simplesmente, amo um livro! Em cada uma das páginas desse livro, encontramos inspiração e força ao conhecer histórias de personagens femininas que agarraram seus objetivos com unhas e dentes.

Bom, alguns deles foram agarrados de modo tão forte, que fizeram mais do que apenas sangrar. Quem disse que mulheres também não podem cometer atos indescritíveis? Além do certo e errado, existe a percepção de cada um sobre o que seria lutar.

Neste livro, temos 12 contos que na verdade são fragmentos de textos encontrados dentro de um misterioso baú. Estes que pertenciam A Dama, uma corajosa mulher que possuía uma coluna em um jornal, intitulada de O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres. Nela, periodicamente, eram publicadas histórias de diversas mulheres.

Confira a resenha completa em www.profundez.com

Ohara 12/02/2020

Histórias de mulheres muito à frente de sua época.

Que não se importavam com o que a sociedade pensava, eram independentes, corajosas e acima de tudo nunca deixaram que ninguém decidissem seus destinos.

Luisa Cruz 22/02/2020

Sem comentários :3 Amei!
O infame clube das mulheres livres
O que falar desta obra de arte ficcional criada por autores brasileiros com ilustrações da época em que as mulheres eram apenas vistas como donas de casa.
Maravilhoso! Amei muito os contos de cada personagem neste livro contando sua luta pela independência! Nota: 5/5

Lara 27/02/2020

Leiturinha da noite concluída! A escolha de hoje foi uma antologia realizada pela @editorawish , organizada por Valquíria Vlad e Karine Ribeiro, contendo 12 contos selecionados dentre nossos escritores nacionais tão criativos.
A história central dessa antologia é o período Victoriano, movimentos sufragistas, e qualidade de vida feminino. Todos os contos tem a história de uma mulher que busca viver uma vida sem as limitações impostas pela sociedade bem preconceituosa da época (muito mais que a de hj). Então conhecemos histórias de mulheres que ousaram tocar instrumentos musicais não apropriados para moças, mulheres que fugiram de suas casas para ter uma vida mais feliz, sem as privações de um casamento arranjado, uma bibliotecária que ajuda uma mulher a se livrar de uma morte violenta tramada por seu parceiro, prostitutas que tentam viver suas vidas em meio ao perigo da violência das ruas e do assassino mundialmente conhecido, o Jack estripador.

Ariska 24/04/2020

Mulheres brilhantes
Os contos deste livro nos dão uma visão diferente sobre a época que foram contados. E das mulheres da época, algumas se parecem muito com as mulheres atuais.

Micaelly.Santos 26/03/2024

Mais um livro de contos?
Amei todos esses contos, gosto de histórias feitas por mulheres e para mulheres falando essencialmente de mulheres, a ambientação no passado é muito interessante e o formato de publicações é viciante.

Jefferson.AlcAntar 31/05/2020

Interessante!
Leitura super rápida, li em um dia. Contos bem bacanas, só fiquei perdido em um ?a senhora burton e o vulcão? mas amei todos os outros! Queria mais, wish nunca decepciona. #umaportodastodasporuma

Aline 09/06/2020

Uma leitura,rápida fluída e apesar de ser ficção pareciam histórias reais,quantas mulheres naquela época não passaram por situações relatadas em cada conto ou não fizeram algo igual o descrito ali?.
Muito bom sem contar no acabamento em si nas ilustrações e os anúncios da época colocados no livro.

Michelly 25/06/2020

O infame clube vitoriano das mulheres livres
São pequenas histórias de mulheres que eram muito a frente de seu tempo.
Muito bom, leitura fluida e rápida.

Jamily 29/07/2020

Necessário
O livro é um compilado de contos/relatos de mulheres que quebraram as regras da sociedade opressora que viviam para alçar vôos e realizar sonhos, indo de encontro a tudo e todos pra terem o que queriam. É um livro forte que nos mostra o quanto somos (e sempre fomos) incríveis. E o quanto somos (e sempre fomos) apagadas.

Marianne59 27/08/2020

Uma por todas, todas por uma!
O livro é uma antologia com 12 histórias de mulheres da era vitoriana, como o próprio nome sugere. Mulheres fortes que eram oprimidas pelo patriarcado da época, mas que não foram silenciadas, e, apesar de tudo, buscavam viver sem as limitações impostas, por parte da sociedade, que tinha como justificativa o seu gênero.

As histórias dessas mulheres vem nos mostrar e ensinar que a luta feminista sempre existiu e, desde muito antes, nossas ancestrais lutaram para termos a liberdade que temos hoje, mesmo que ainda falte muito para alcançarmos a igualdade de gênero. Essas histórias, cada uma com sua singularidade, nos passa mensagens importantes de coragem, liberdade e, sobretudo, o poder da força feminina. Uma por todas, todas por uma!

Apesar do livro ser uma ficção, ele carrega história de mulheres reais. Aconselho a vocês darem um Google toda vez que encontrarem o nome de algumas dessas mulheres. Enfim, foi uma das minhas melhores leituras do ano, até agora.

O livro é belíssimo, uma edição rica de detalhes e cheio de ilustração de propagandas da época (o que ajuda a nos transportar para Londres do sex. XIX).

É isso, um xero ?