O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

@biacanelas 06/09/2020

Tudo o que diz ser
Infame, vitoriano e com muitas mulheres livres. Esse é definitivamente um livro que, como sempre, a Editora Wish caprichou para fazer em uma edição linda e impecável, entregando nela tudo o que o título promete e um pouco mais. Logo que o abri, entendi que ia virar um dos meus queridinhos na estante aqui de casa.

Acho que preciso começar falando sobre a diagramação do livro para que fique claro meu amor por ele: reunindo diversos contos curtos e de leitura rápida, em uma excelente tradução de época, o livro se passa junto as ilustrações e restaurações gráficas, quase como um pequeno jornal do qual você não consegue tirar os olhos. Todas as imagens são extremamente bem colocadas e adequadas aos contos que virão, esses, tão sagazes que torna difícil você escolher só um como favorito.

Em uma época em que pensamos haver apenas glamour, houve também um grande silêncio para as mulheres, tratadas quase como assim objetos a serem expostos e admirados por homens e pela sociedade, mas cada conto nos diverte com a geniosidade feminina de dar a volta por cima, passando por todo um paradigma para conseguirem sua liberdade. Não tem como não querer sair correndo para conquistar algo você mesma após a leitura!

Erika Almeida 24/04/2021

Amei ???
" Se uma garota cai por terra e tem uma jornada a completar,ela não deve permanecer no chão, lamentando na sujeira. Ela deve se levantar,se recompor e ser bem cuidadosa para não cair de novo.
Assim até o fim da jornada. "

Luanabookclub 15/11/2020

Mulheres Vitorianas Livres
Seleção de contos reunidos publicadas em uma coluna de jornal do século XIX, histórias de mulheres livres, fortes e sonhadoras.

Textos fabulosos em sua escrita, alguns tristes e por vezes cômicos, foram inspirações para mulheres desse período. E Chegaram ao conhecimento público graças as publicações de uma vitoriana corajosa e de pseudônimo Dama.

Ao final existem figuras e ilustrações perfeitas ricas em detalhes, de propagandas da época.

Inspirada pós leitura!

Valeria.Maria 14/12/2020

Leitura rápida e satisfatória
Leitura rápida, mas satisfatória. Os contos são de mulheres que ousaram fazer o diferente, estando à frente do seu tempo. Vale a pena tirar um tempinho e ler esta obra, muito bem ilustrada com propagandas da época.

P. H. de Aragão 19/12/2020

Liberdade em tempos infames
Logo de primeira salta aos olhos a alta qualidade gráfica, como é de praxe da Editora Wish, desde a gramatura e papel de capa e miolo, até a belíssima diagramação com ilustrações e estética antiga. Mas vamos ao conteúdo.

Todos os contos do “Infame Clube” partem do mesmo princípio: mulheres em busca de independência. No entanto, as protagonistas, narrações e atmosferas são bem distintas entre si, com histórias que vão do delicado ao trágico, da discrição ao escândalo, do tangível ao místico, tendo a luta por melhores condições sempre como uma constante.

Tenho a satisfação de participar da antologia com um conto, junto a colegas com dedicação visível à literatura e à liberdade - temas imprescindíveis para tempos de opressão que, infelizmente, ainda não ficaram no passado.

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Inspirações Literárias 24/12/2020

Leitura inspiradora
Uma leitura inspiradora para nós, mulheres do século XXI.

Os contos nos mostram de forma objetiva, clara, impactante e emocional o que foi ser mulher no século XIX e a construção através de lutas, por vezes, sacrificiais das mulheres do passado, para que hoje pudéssemos ser vistas como seres humanos e sujeitos dos direiros, fundamentalmente humanos.

Precisamos ter alegria e orgulho de sermos mulheres. E termos a consciência que a luta é contínua e permanente , pois ainda observamos com desalento e tristeza as altas estatísticas das inúmeras violências contra a mulher, apenas por ser mulher.

Divulguemos esse livro, pois as mulheres desse século precisam ler essas histórias, e assim, se engajarem cada vez mais na solidez dos direitos femininos.

Sol 29/12/2020

Inspiração
Vários contos com mulheres como protagonistas em contextos nem um pouco fáceis de se ser uma mulher.

may.reader 11/01/2021

Crl que livro foi esse?
Infame, vitoriano e feminino. Assim era o Clube das Mulheres Livres, uma coluna de jornal que lançava periodicamente historias de mulheres fortes, livres e sonhadoras que lutaram para encontrar seu caminho para a felicidade e triunfar sobre a opressão de toda uma era.

Esse livro é impossível de não favoritar, a capa, as ilustrações, as folhas, a escrita, os contos, é tudo muito perfeiiiito ??

nathfrensch 23/01/2021

Belíssima edição
O livro é super bem feito, mas a minha edição veio com um erro. Boa parte está de cabeça pra baixo. Com alguém mais aconteceu isso?
Além das histórias inspiradoras para as mulheres, a edição mostra várias propagandas de época. Uma maravilha.

Nane 31/01/2021

Apaixonante
" ...nasci bastarda de um banqueiro que, embora não tenha me assumido, me colocou para tomar conta de uma biblioteca pública, achando - pobre dele-, que em toda a minha ignorância e falta de aportes intelectuais, eu tiraria o pó dos livros e nunca os leria."

Edição perfeita, com imagens da época. Contos rápidos de serem lidos mas de uma profundidade incrível. Vale muito a pena.

"- O que você faria se fosse livre como um pássaro?
- Iria de janela em janela procurando passarinhas como você para lhes contar que elas também têm asas e que ninguém deveria poder impedi-las de voar."??

nmstoppa 15/02/2021

Que livro, meus amigos, que livro!! Como eu gostaria de ter lido todas as edições do Clube, são textos tão lindos, profundos, que nos fazer perceber como o mundo era, como ele é, e o que tem para melhorar.

Quem está em busca de uma obra que fale sobre feminismo, empoderamento e sororidade no século XIX, esse é o ponto certo!

Ohaninha 28/02/2021

Todos deveriam conhecer esse clube
Terminei o livro imensamente inspirada por todas as histórias das mulheres citadas e ainda mais inspirada pela líder desse movimento que encorajou todas essas mulheres a libertarem a voz e falarem de suas histórias publicamente. Me surpreende saber que desde a época vitoriana as mulheres vem exercendo esse movimento feminista, eram poucas que realmente entendiam o seu papel na sociedade e tinham a coragem de lutar contra, neste livro ele nos mostra todas essas mulheres fortíssimas para continuar inspirando gerações de mulheres a lutarem a favor de nós mesmas. Eu simplesmente amei e virou meu livro favorito!

kitski 10/03/2021

O Infame Cube Vitoriano das Mulheres Livres
“Preciso ser ouvida, mesmo que jamais seja compreendida.“

O período vitoriano é marcado por sua singularidade em vários costumes do passado. Novas tendências na literatura, moda e arquitetura surgiram, e com isso as mulheres da época precisavam se ajustar ao momento. Na antologia “O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres” conhecemos relatos de diferentes mulheres que desejam e lutavam arduamente por algo em comum: liberdade.

“— O que você faria se fosse livre como um pássaro?
— Iria de janela em janela procurando passarinhas como você para lhes contar que elas têm asas e que ninguém deveria poder impedi-las de voar.”

Um livro que vai além da situação social e emocional da mulher vitoriana. Uma ficção que traz discussões acerca da representatividade na época.

“(...) a mulher já nasce silenciada. Se pudessem os homens impedi-las sequer de chorar ao nascer,o fariam. Acontece que o silêncio não compensa a tristeza da vida, e o grito, mesmo que possa ser o último ato, é o risco pelo qual vale a pena morrer.
E é assim que pretendo encerrar a peça da minha vida: gritando.”

site: https://www.instagram.com/p/CLKFXn2jH1B/

alexiamc 26/03/2021

Mil formas de ser mulher
"Como uma estrela brilha à outra através do mar etéreo, acredito que as almas se reconheçam por toda a eternidade" (p. 128).

Trata-se de um livro de ficção sobre uma suposta coluna de jornal que publicaria histórias de mulheres na Era Vitoriana, um dos meus períodos favoritos da História. Cada conto é uma carta enviada à coluna.

Eu adorei esse livro e toda a ideia dele! Os contos são muito bem escritos e as histórias são, ao mesmo tempo, cativantes e inspiradoras. É o tipo de livro para se reler quando se está sentindo a hostilidade do mundo...

A única coisa que me incomodou é que as datas de 3 contos não casam, por isso dei 4,5 estrelas.

Hellen Umbelina 02/04/2021

Livro de contos incríveis
?Não se chega à liberdade, à justiça, ao hosana sem o sofrimento, sem a dúvida do caminho, sem o risco do erro?.
Livro com 12 contos incríveis. Maravilhosa companhia em tempos tão sombrios como o que estamos vivendo. Cada conto relata histórias de mulheres subversivas, da era vitoriana e que servem de muita inspiração. Amei e vai entrar para a lista de livros para sempre estar relendo.