O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Shé 20/10/2021

Um brinde a todas nós
Aqui vemos alguns relatos e histórias de mulheres que lutaram por seu lugar ao sol.

Lutaram para serem ouvidas, vistas e reconhecidas, não como ?o sexo frágil?, mas como o sexo forte; capaz de aguentar tanto sofrimento, dor, negação e mesmo assim se reerguer.

Uma leitura perfeita para nos inspirar e nos lembrar sobre sororidade e esperança, e principalmente, que lugar de mulher é onde ela quiser.

?Que as próximas gerações de mulheres, de todas as sociedades futuras, perseverem na batalha por igualdade de direitos e justiça. E nos honrem e honrem nossos sacrifícios com ousadia, sim, mas ainda com elegância, destreza e, sobretudo, inteligência.? (Mary Shelley - A Dama)

Hanna.Figueredo 28/10/2021

Contos muito bem escritos e inspiradores !
O Infame Clube das mulheres livres é uma coluna de jornal que publicava contos de mulheres fortes que tentavam a todo custo não serem diminuídas pela opressão machista de uma era. Sendo situado em um período muito conturbado e problemático, as sombras das consequências da revolução industrial e sob o reinado da polemica rainha Vitoria, temos uma representação quase fiel de uma época. Não consigo estabelecer qual é o melhor contos, porque todos são igualmente maravilhosos. Mulheres corajosas e inspiradoras sobre tramas muito bem pensadas. Leiam vele muito a pena, principalmente para apreciadores da era vitoriana e da Inglaterra pós industrialização.

@bookss505 05/11/2021

Gostei bastante da leitura. Super rapido de ler, com personagens interessantes e cheios de historias.

Valentina.Malgaris 14/11/2021

"Eu quero ser tudo que sou capaz de me tornar"
Como o próprio nome diz, o "Clube Vitoriano das mulheres livres" realmente existiu. Eram contos e histórias publicados em uma coluna de jornal de Londres de diversas mulheres fortes e sonhadoras, assinadas por uma mulher conhecida como "A dama".

Posso dizer que gostei muito além do que eu esperava, os contos são muito únicos, e fez ou outra acontece umas reviravoltas muito bacanas!
Quando vi, já tinha lido o livro todo, pois não é uma leitura cansativa.. tu lê um conto, e já quer ler mais, e mais, e mais... E pronto, acabou!! Ah, e sem contar nas belíssimas ilustrações ao longo do livro, são apaixonantes.
Apesar de ter adorado todos os contos, meu favorito foi "Prometeu Rebelado", muito bom. ??

Recomendo!

Livia_Labanca 17/11/2021

Esse livro é simplesmente maravilhoso, do tipo que eu recomendaria a todas as pessoas, amei demais a forma como esse livro contextualiza as histórias, e principalmente a descoberta presente no final dele que me fez ficar extremamente chocada, amei muito

Delam 26/11/2021

"se pudessem os homens impedi-las sequer de chorar, o fariam"
Uma leitura bastante importante e significativa, que trouxe para mim aquilo que eu não procurava, mas que eu precisava ler: histórias de mulheres. Não apenas a história das mulheres nomeadas nas páginas, mas de nós, mulheres e como continuamos nessa luta para conquistar nosso lugar na sociedade, o quanto temos que lutar para sermos livres.
A Dama é de suma importância para essa trajetória, e ler seu nome ao final me deixou toda arrepiada.

"Que as próximas gerações de mulheres, de todas as sociedades futuras, preservem na batalha por igualdade de direitos e justiça. E nos honrem e honrem nossos sacrifícios com ousadia, sim, mas ainda com elegância, destreza, e, sobretudo, inteligência."

André Cermaria 29/11/2021

Bom livro
Livro interessante que retrata através de contos a busca das mulheres por liberdade e igualdade de de direitos. Um livro necessário.

Jacqueline 02/12/2021

Como disse Nairóbi: EMPIEZA EL MATRIARCADO!!
"Se uma garota cai por terra e tem uma jornada a completar, ela não deve permanecer no chão, lamentando na sujeira. Ela deve se levantar, se recompor e ser bem cuidadosa para não cair de novo. E assim até o fim da jornada."

Dividido em 12 histórias diferentes, esse livro é deveria ser um marco na história da luta feminista.
Cada conto trás histórias de mulheres diferentes, mas ligadas pela vontade e sede de liberdade em uma sociedade patriarcal que tenta cortar suas asas e enjaular suas almas. Mulheres à frente de seu tempo que usam a inteligência para sobreviver, mas principalmente para viver.
Apesar dessas histórias datarem do final do século XIX, algumas delas, infelizmente são mais atuais do que gostaríamos, aumentando ainda mais a intensidade de cada parágrafo narrado nessas poucas páginas.

"Amélia teria um futuro que viria com lutas, revoluções e mais um monte de pecados. 'Que eu queime no inferno, então!', Amélia pensou divertida e maliciosa."

"Espero que como mulher você encontre a liberdade de um menino."

Fernandes83 19/12/2021

??
Um pequeno deleite para fortalecer a crença de que mulheres podem muito, muito mesmo, inclusive podem fazer o que não acreditaríamos que fariam? Um pequeno compilado de histórias maravilhosas para lembrar que toda o processo de emancipação da mulher não foi nem um pouquinho pacífico, foi e ainda será com muita luta! Spoiler: não é crença, é realidade!

Desnorteada 20/12/2021

Conta sobre histórias de algumas mulheres. Que por nasceram mulheres tiveram que carregar certos fardos.

Carolina Tonglet Monzi 28/12/2021

Perfeito
Que excelente surpresa esse livro me proporcionou!
Simplesmente incrível!
Não esperava que ia encontrar tamanha potência quando iniciei a leitura!
Necessário

Debby 31/12/2021

Que livro maravilhoso
Quando comecei a ler o livro imaginava uma experiência diferente. Mas confesso que mesmo com essa expectativa eu não imaginei q acharia a leitura tão envolvente.
A narrativa, as histórias, as ilustrações são realmente impecáveis e fazem vc acreditar que tudo aquilo realmente aconteceu. Afinal, por que não?!
Quero comprar mais livros da editora no futuro

Spensa 03/01/2022

Surpreendentemente envolvente
Este livro traz 12 contos narrados por mulheres que não aceitaram a condição de "inferior" que a sociedade de seu tempo impôs as mulheres. Em contos envolventes - todos em formato de cartas, falam sobre seus atos de rebeldia, de coragem e acima de tudo de revolução.

Comecei esse livro sem grandes expectativas e que surpresa boa foi me ver envolvida nas histórias ao ponto dessa leitura se concluir em poucas horas. Linguagem fácil e que comunica bem a mensagem dessa coletânea: a mulher é capaz de fazer o que ela quiser e inclusive os feitos que pensam que ela jamais teria tal coragem de realizar-los.