O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Luisa Jordana 30/08/2020

O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres
Em contos singelos, retratados na era vitoriana, este pequeno livro nos transporta para um período em que as mulheres não tinham voz, eram tratadas como menos do que seres humanos, como se não tivessem inteligência, como se suas opiniões não fossem relevantes o suficiente para serem ouvidas.

Nos são apresentados doze contos e, ao final, um texto espetacular sobre a escritora Emília de Freitas e o que o cenário brasileiro do final do século XIX e início do século XX representava para mulheres destemidas, que ousavam e quebravam os padrões. Neste mesmo contexto, encontramos todos os demais contos. Histórias de meninas, jovens e mulheres que não se contentavam com a vida que lhes era imposta, com suas posições de apenas filhas, mães e esposas subservientes. Mulheres que lutaram para alcançar seus sonhos ou ver os sonhos de suas irmãs alcançados. Mulheres corajosas, cujas histórias, fictícias ou não, representam a luta de muitas que deram tudo de si para que as gerações futuras tivessem mais chances, respeito e espaço do que elas jamais tiveram. Os sentimentos proporcionados por esta leitura foram de gratidão, perseverança e orgulho por pertencer ao incrível Clube das Mulheres Livres.

Jessika 19/05/2021

Leitura rápida para quem procura distração sem grandes impactos. Não sou chegada em livros de contos, mas resolvi ler pelo tema ter me chamado a atenção, e não me arrependi. Com contos curtinhos e muito interessantes, é impossível parar de ler antes do fim.

Perdida_nas_Estrelas 23/05/2023

Que leitura incrível!
Eu tive uma experiência maravilhosa lendo "O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres" ???

Fiquei extremamente apaixonada pelos contos, entrei na história d'A Dama e imaginei tudo aquilo acontecendo no século 19.
São contos protagonizados por mulheres maravilhosas, de diferentes classes sociais, eu posso dizer que dos 12 contos apenas 1 não foi recompensador chegando ao fim. E acredito que mesmo que seja apenas ficção, de vez em quando é uma delícia sentir essa satisfação ao fim da leitura. Foi melhor do que eu esperava, amei amei amei!
Recomendo muito pois vale a pena demais, além de ser lindíssimo da primeira à última página.

Coruja 17/06/2021

Há tempos que estava de olho nesse título - aí a editora disponibilizou o e-book dele de graça no Dia do Leitor ele foi mais um que meti no carrinho e comecei a ler em seguida. Comecei a ler e a primeira coisa que me chamou a atenção foi a diferença de páginas da versão digital para a versão física: as ilustrações, propagandas de época e outros detalhes visuais que fazem parte do projeto gráfico original não estão disponíveis no e-book. Compreensível, claro, mas isso tira um pouco da experiência de leitura - porque os livros da Wish sempre têm essa experiência dos detalhes, é uma característica marcante da editora.

Enfim, despida das minúcias, se eu for resumir o livro, trata-se de uma antologia de contos explorando a Inglaterra vitoriana do ponto de vista feminino, abordando, no mais dos casos, questões de gênero, violência e privação de direitos. Personagens históricas e anônimas se revezam para contar suas histórias, contos sobre liberdade, crimes, sobre existências ocultas sob o verniz de respeitabilidade exigido pela sociedade.

É uma leitura interessante, curiosa e, como quase toda antologia, tem uma qualidade desigual. Há contos bem interessantes, com uma boa reconstituição histórica e outros que ficam um pouco a dever nesse quesito e batidos em sua exploração - quase genéricos demais. No cômputo geral, contudo, ela me deixou com a impressão de que poderia ter funcionado muito bem ambientado no período do Império brasileiro; que o cenário londrino não seria estritamente necessário à maioria dos enredos. Trazer a história para nossas terras daria um tempero mais tropical, mais surpreendente, com mais ritmo; algo que ficou um pouco a dever no sabor.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/06/o-resumo-da-opera-leituras-e-releituras.html

Lenas 17/12/2023

Esse livro entrou na minha meta por ter sido presente de aniversário.
Mas não gostei e não recomendo. Achei todos os contos repetitivos demais.

Verona 27/04/2021

Adorei essa leitura!! São uma coletânea de contos que se passam na era vitoriana.

?Eu não sou uma mulher comum. Preciso grifar isso para que eu mesma não venha a esquecer.?

?O problema é que, desde que pisei os meus pés na biblioteca, foram os livros que leram a mim(?)?

gio 21/05/2021

Uau
Eu estava esperando um livro mais difícil pra ler. Mas me surpreendi quando de primeira, li mais de 20% de uma vez só. Todas as histórias são super interessantes e envolventes.
Amei muito

Lorraine.Dias 10/02/2022

Coragem feminina
Um compilado de contos que reforçam a força feminina em tempos remotos, onde elas tinham que se manter escondidas atrás de homens, pois senão eram subjugadas e depreciadas.
Os contos mostram reviravoltas fantásticas, além de ideias excepcionais de mulheres que arrumaram um jeito de vencer os obstáculos impostos por um mundo limitador, que só via coisas boas se fossem feitas por homens.
Todo mulher deveria ler.

Murilo.Martouza 24/05/2021

Eu definitivamente amo história
Eu peguei esse livro de graça em alguma data comemorativa em que a editora disponibilizou gratuitamente (acredito ter sido no Dia Internacional da Mulher) e eu não poderia estar mais feliz de ter lido um texto tão poderoso.

O livro se trata de uma ficção, mas é tão real que eu realmente achei que se tratava de uma não ficção. Apesar disso, o plano de fundo do resgate das cartas que foram enviadas à Dama, colunista nunca revelada do Clube Vitoriano das Mulheres Livres, na Londres do século 19 é fantástico. A Dama recebia essas cartas de diversas mulheres, algumas anônimas, e publicava suas histórias empoderadas, confessionais e de frustração periodicamente.

O que mais me fez amar esse livro foi o vislumbre real que ele consegue transmitir da época em questão. Apesar de conter histórias tristes, principalmente se pensarmos que são histórias que definitivamente se aproximam da realidade, o livro também nos instiga a curiosidade sobre até que ponto vai a ficção de fato.

As histórias presentes também me fizeram reflexivo ao pensar na quantidade de figuras importantes do nosso mundo que viveram na mesma época ou em épocas próximas, o que me deixa curioso demais para saber como se relacionavam e como era a vida dessas pessoas nos mínimos detalhes.

@litera2023 12/03/2022

Resistência!
A palavra que melhor define esse livro é: resistência. É um livro que traz vários contos, onde demonstra as lutas das mulheres, para conseguir direitos, contra o machismo enraizado na sociedade, a coragem delas para irem a luta. Enfim, é um livro lindo.

Bia 19/08/2021

Prazeroso
Poderoso e atual recomendo muita a leitura.
Me deu uma grande satisfação de ler sobre mulheres vitorianas que sempre estiverem a frente do seu tempo . É tão realiazador ler como em algumas partes as mulheres se uniam contra o machsimo e o patriarcado.
Mulheres de mentes brilhantes ??

Ohaninha 28/02/2021

Todos deveriam conhecer esse clube
Terminei o livro imensamente inspirada por todas as histórias das mulheres citadas e ainda mais inspirada pela líder desse movimento que encorajou todas essas mulheres a libertarem a voz e falarem de suas histórias publicamente. Me surpreende saber que desde a época vitoriana as mulheres vem exercendo esse movimento feminista, eram poucas que realmente entendiam o seu papel na sociedade e tinham a coragem de lutar contra, neste livro ele nos mostra todas essas mulheres fortíssimas para continuar inspirando gerações de mulheres a lutarem a favor de nós mesmas. Eu simplesmente amei e virou meu livro favorito!

wasabs 10/05/2021

Legal.
É legal para passar o tempo, quem sabe dar uma refletida, mas o livro como um todo é meio... chato. E não sei se previsível é a palavra ideal, mas se torna tedioso. Os melhores contos são, na minha opinião a do violoncelo e da assassina de homens na névoa.

As citações ao caos da época e até do Jack Estripador são legais. De resto... é. OK

may.reader 11/01/2021

Crl que livro foi esse?
Infame, vitoriano e feminino. Assim era o Clube das Mulheres Livres, uma coluna de jornal que lançava periodicamente historias de mulheres fortes, livres e sonhadoras que lutaram para encontrar seu caminho para a felicidade e triunfar sobre a opressão de toda uma era.

Esse livro é impossível de não favoritar, a capa, as ilustrações, as folhas, a escrita, os contos, é tudo muito perfeiiiito ??

Sa | @umadose.de.literatura 06/07/2022

Amei
Aqui temos uma coletânea com vários contos em forma de cartas para uma autora famosa e anônima da época vitoriana. Todas as cartas são escritas por mulheres que contam suas histórias ou histórias de outras mulheres que desafiam a sociedade da época.